Artes Visuais - Licenciatura

Primeira Semana Integrada de Educação é encerrada com troca de conhecimento sobre a Escola da Ponte

Primeira Semana Integrada de Educação é encerrada com troca de conhecimento sobre a Escola da Ponte
Professor português José Pacheco respondeu os questionamentos dos espectadores do evento online (Foto: Reprodução) Mais imagens

A intensa programação da primeira Semana Integrada de Educação da Unesc foi encerrada na noite desta quinta-feira (18/6) com o evento em nível internacional mediado pelo professor português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte. Levantando a temática “Autonomia e protagonismo na educação”, o evento foi protagonizado pelos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc, sob comando da Pró-reitoria Acadêmica da Instituição.

Profissional com experiência na criação da Escola da Ponte, José trouxe ao debate a dinâmica na qual acredita focada em um percurso educativo diferenciado. Para o professor, o que a educação precisa hoje é conceber a nova construção social de aprendizagem a partir daquilo que cada ser humano é em sua essência. “Uma construção de aprendizagem que respeitando o ritmo de cada um, capitalizando a competência de cada um, mas criando núcleos de projeto, círculos de vizinhança, fraternidade, redes de comunidade de aprendizagem”, explicou.

Entre as lições levantadas pela pandemia atual no cenário da educação, conforme José, está o fato de a educação ir muito além dos prédios abrigam as instituições. “Se tem uma coisa que a Covid-19 me ensinou é que escola não é um prédio e muito menos salas de aula. Os prédios estão fechados e escolas são pessoas que aprendem umas com as outras”, destacou.

O vídeo completo da transmissão na qual o professor focou as atenções à resposta de questionamentos dos espectadores está disponível no Canal da Unesc TV, mesma página na qual podem ser encontrados os vídeos das demais atividades da Semana Integrada de Educação da Unesc realizada entre os dias 16 e 18 de junho de forma 100% virtual.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de junho de 2020 às 22:09
Compartilhar Comente

Mesa redonda debate a experiência das aulas mediadas por tecnologia na educação básica

Mesa redonda debate a experiência das aulas mediadas por tecnologia na educação básica
Evento virtual integrou a programação da Semana Integrada de Educação (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A Unesc promoveu, na tarde desta quinta-feira (18/6) a terceira mesa de conversa da Semana Integrada de Educação. Essa, que é a primeira edição do evento, conta com intensa programação na qual recebe profissionais de diversas áreas para o compartilhamento de conhecimentos. Nesta quinta-feira estiveram na mesa de conversa virtual os professores Luan Alves, do curso de Geografia, Mainara Figueiredo Cascaes, do curso de Ciências Biológicas e Ray Souza da Rosa, do curso de Artes Visuais. O encontro, que teve como tema “Aulas mediadas por tecnologia na educação básica: compartilhando experiências", foi mediado pela acadêmica da 3ª fase do curso de Geografia, Vivian Dias.

Durante o encontro foram tratados pontos como: a importância da tecnologia no ensino atual, os desafios da educação em tempos de pandemia, o papel do Ministério da Educação nas adaptações educacionais, ENEM, a falta de investimento e descrédito da ciência e a educação como chave do futuro.

O evento virtual que integra a programação da Semana Integrada de Educação contou com uma audiência de mais de 170 pessoas.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de junho de 2020 às 17:26
Compartilhar Comente

Unesc dá início à Semana Integrada de Educação

Unesc dá início à Semana Integrada de Educação
Professora doutora Jaqueline Moll abordou assuntos relacionados aos desafios do ensino público (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

É a hora de dialogar sobre o presente e o futuro da educação, transformada e evidenciada pela pandemia de Covid – 19. Esta é a proposta dos CAs (Centros Acadêmicos) de Licenciaturas da Unesc, que nesta terça-feira (16/6) deram início à Semana Integrada de Educação. O momento foi conduzido professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, seguido de palestra concedida pela professora doutora Jaqueline Moll, com mediação do estudante Denis Moraes. 



A iniciativa dos estudantes tem relação com a aceleração de mudanças em questões educacionais, criando desacomodação por parte dos professores, que buscam se reinventar e se tornam cada vez mais mediadores do conhecimento, e o protagonismo por parte dos alunos, com um papel cada vez mais importante no processo de aprendizagem. Estes fatos deram origem à temática da Jornada: Autonomia e protagonismo na educação.

Luciane, ao dar início ao evento, agradeceu a oportunidade de fazer parte deste momento e enalteceu a resiliência dos alunos da Universidade. “Vivemos tempos que nos convocam a refletir, e eles, em um momento tão intenso, foram de uma incrível capacidade de se reinventar e se reorganizarem, aproximando-se e promovendo esta importante oportunidade. As licenciaturas fazem parte de uma das quatro áreas de conhecimento trabalhadas na Universidade. Ao longo de anos, estes cursos vêm formando os professores de Criciúma e região, contribuindo com a educação básica no Sul de Santa Catarina”, enfatizou.

É necessário mudar realidades

Desigualdade, acessibilidade, contexto histórico e má gestão. Estes foram alguns dos desafios apontados por Jaqueline. Abordando a educação básica nacional, a professora refletiu sobre a realidade do país, e fez um paralelo sobre agora e o futuro. “A sociedade brasileira tem um grande desafio. É necessário produzir políticas de inclusão social, repensar as práticas históricas de aprovação, trazer para o centro do currículo os sujeitos e suas reais potencialidades, redesenhar a agenda da educação básica e pensar as relações entre saberes acadêmicos e populares”, aponta.



Ainda no contexto, a professora deu ênfase a outros aspectos, como a crise sanitária; a educação integral, sob a perspectiva de Anísio Teixeira; o significado e a importância da escola pública e iniciativas que podem surgir dentro dela, e o sentido damos à educação.

Transmitido ao vivo pela Unesc TV, o primeiro dia alcançou mais de 1.500 visualizações. Para o evento, foram convidadas escolas e instituições de ensino de Criciúma e região. Os que desejam acompanhar o evento nas salas do Google Meet e ter todos os benefícios como os certificados de participação devem realizar uma inscrição prévia. Caso contrário, podem ser acompanhados no YouTube. Saiba mais clicando aqui.

O evento é vinculado à Proacad (Pró-reitoria Acadêmica) e aos cursos de licenciatura da Universidade.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de junho de 2020 às 21:19
Compartilhar Comente

Unesc oferece arte e cultura sem sair de casa

Unesc oferece arte e cultura sem sair de casa
Professora Viviane Candiotto dará uma aula de forró na live de hoje dos Quintas Culturais (Foto: Divulgação) Mais imagens

As ações de cultura na Unesc foram redesenhadas para que a comunidade não fique sem acompanhar e prestigiar as iniciativas realizadas pelos diferentes agentes de cultura universitários, como o Setor de Arte e Cultura e a Sala Edi Balod. Nesta quinta-feira (16/4) o perfil do Instagram @culturaunesc (link direto) vai estrear a primeira live do projeto Quintas Culturais. Às 18h30, a professora da Universidade e coreógrafa da Cia de Dança Unesc, Viviane Candiotto, vai realizar uma aula de dança de salão, enfatizando um ritmo bem brasileiro, o forró.  |

As lives irão se repetir todas as quintas-feiras, sempre com um conteúdo diferente. A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, antecipa que a equipe do setor está preparando diversas lives e challenges para levar conteúdos e práticas culturais, além de oficinas práticas como as de desenho, origami, produção de brinquedos, canto, piano e música instrumental. “Pensamos que mesmo neste momento de distanciamento social em que estamos preocupados, a arte e a cultura talvez possam dar certo conforto e momentos de descontração o que sabemos, ajuda muito a cuidar da nossa saúde emocional”, conta. 

Às lives do Quintas Culturais somam-se outras ações, como a reprodução de vídeos da participação do Coral Unesc e da Cia de Dança em festivais, concertos e as exposições de artes no campus no canal da Unesc TVLink para Espaço Cultural Unesc no canal Unesc TV.  

Sala Edi Balod em Home Office 

Neste período de distanciamento social em função da pandemia de coronavírus, a Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais e Curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura da Unesc também está realizando atividades virtuais. Por meio do projeto Sala Edi Balod em Home Office, as redes sociais do local são abastecidas com uma programação, que inclui visitas a ateliês de artistas, exposições no espaço virtual, podcast com entrevistas, grupo de leitura, sessões de cinema e debates e lançamento de catálogos. 

A coordenadora da Sala Edi Balod, Daniele Zacarão, explica que o objetivo é proporcionar espaços para formação e fruição no campo das artes, assim como, oportunizar o acesso à cultura de forma gratuita. “A coordenação da Sala pensou nesta iniciativa e logo alunos e egressos do curso de Artes Visuais da Unesc abraçaram a ideia. Temos oito estudantes e quatro egressos envolvidos. Todas as terças conteúdos novos serão divulgados”, conta a professora da Unesc. 

Canais do projeto

Sala Edi Balod no Instagram 
Sala Edi Balod no Facebook 

Seleção de projetos para Espaço Cultural Unesc 

Logo estaremos juntos novamente e pensando nisso, a Universidade prorrogou as inscrições para o Edital de Seleção de Projetos para o Espaço Cultural "Toque de Arte Unesc" até o dia 30 de abril. Serão selecionados três projetos com a temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”, e os artistas receberão cachê cultural pela exposição de suas obras na Universidade. 

O edital para seleção de projetos para exposições temporárias está aberto para artistas, coletivos, colecionadores, curadores e instituições de Santa Catarina. Os selecionados serão divulgados em 15 de maio. 

Mais informações pelo e-mail cultura@unesc.net.

Confira o edital

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de abril de 2020 às 15:39
Compartilhar Comente

Espaço Cultural da Unesc seleciona trabalhos na temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”

Espaço Cultural da Unesc seleciona trabalhos na temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”
Edital do Espaço Toque de Arte abre inscrições para trabalhos artísticos a serem expostos na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Artistas, coletivos, colecionadores, curadores e instituições de Santa Catarina têm, na Unesc, mais uma grande oportunidade de apresentar seus trabalhos. Foi lançado o Edital 076/2020, que torna pública a abertura de inscrições para seleção de projetos para o Espaço Cultural Unesc Toque de Arte em 2020.

O Projeto Exposições Temporárias do Espaço Cultural Toque de Arte Unesc é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e seleciona três trabalhos, que nesta edição devem seguir a temática Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas.

O período de inscrição das propostas foi aberto nesta quarta-feira (4/3) e segue até o dia 30 de março. Os artistas serão avaliados por três profissionais, conforme previsto no edital, e receberão cachê cultural.

As propostas podem ser inscritas ao entregar o documento pessoalmente no Setor Arte e Cultura – Bloco P, sala 11; encaminhando projeto em único arquivo para o e-mail cultura@unesc.net ou ainda encaminhando pelo correio. O resultado final será divulgado no dia 8 de abril.

Confira aqui o edital completo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de março de 2020 às 15:45
Compartilhar Comente