Pedagogia

PEDAGOGIA E COLÉGIO UNESC : uma experiência de ensino de matemática na perspectiva davydoviana com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

O Curso de Pedagogia nos últimos anos, por meio da disciplina de Processos Pedagógicos de matemática, procura romper com o modo tradicional de ensinar e aprender. A professora Eloir Fátima Mondardo Cardoso, que ministra a referida disciplina é componente do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática uma Abordagem Histórico-Cultural (GPEMAHC), cujo objeto de estudo são as apropriações do modo de organização de Ensino Desenvolvimental. Esta proposta de ensino se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural de Vygotski e foi organizada por Davydov e seus colaboradores.

As produções deste estudo são socializadas por meio do Seminário Interinstitucional de Educação Matemática, anualmente desde 2013, pelos acadêmicos, acadêmicas e professores das disciplinas relativas a organização do ensino de matemática das Instituições de Ensino Superior: UNESC, UNISUL, UNIBAVE e UESPI.

Nesse semestre, a professora Eloir, acadêmicas e acadêmicos da 5ª fase/vespertino da UNESC, estão desenvolvendo com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, tarefas de ensino e aprendizagem referentes à elaboração do conceito de número, conforme a proposição davydoviana.

Os pais destes alunos, em uma reunião, demonstraram total apoio, além da equipe diretiva da escola, e da professora da turma que apontam os primeiros diferenciais dessa proposta.

Um pai comentou: “minha filha já sabe o dia que as acadêmicas vão, e espera ansiosa pelas aulas. Numa noite depois da intervenção das acadêmicas, ela fez eu jogar o que ela havia feito e disse que iria me ensinar. Eu gostei muito de aprender dessa maneira, creio que está sendo significativo para ela”.

O projeto desenvolvido nesse primeiro semestre será socializado e avaliado no VI Seminário Interinstitucional de Educação Matemática, na UNISUL em Tubarão.  A experiência é inovadora, ainda causa estranheza por parte dos acadêmicos que tiveram uma formação tradicional e não sabem ensinar matemática de outro jeito.  Porém, os dados estatísticos que temos em relação ao conhecimento matemático a nível nacional e internacional, indica que  já está mais do que na hora de rompermos com o ensino reprodutor e tradicional.

Gislene Camargo, coordenadora do Curso de Pedagogia da UNESC.

 

Por: Maiara Brehm Justin 03 de abril de 2018 às 14:53
Compartilhar Comente

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc
Obra é resultado de 26 anos de escrita do professor Sansone Pereira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ao entrar no Auditório Ruy Hülse, no campus da Unesc, o público já percebeu que a noite desta sexta-feira (31/3) seria diferente. Recepcionadas por alunos do curso de Pedagogia, as pessoas ganharam um bilhete com a poesia do professor e pesquisador da Universidade, Sansone Pereira. Isso era o início do lançamento do livro “Surpreender-se”, lançado em um evento que misturou diversas manifestações artísticas.

A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Segundo Pereira, o livro traz uma linguagem simples e de fácil compreensão. “Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, comenta.

O lançamento do livro teve a presença de familiares de Pereira e acadêmicos, além de professores da Unesc que foram ou são alunos do autor ou colegas de trabalho. “Minha autoria poética não é minha. Assim como os poetas, as pessoas com as quais eu me relacionei e me relaciono são inspiração”.

Programação cultural


O encontro contou com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela professora Gislene Camargo. A intervenção cênica foi desenvolvida por estudantes que entregaram bilhetes com poesias de Sansone Pereira ao público.

Já os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, fizeram um recital com poesias de Pereira.

A Cia de Dança Unesc apresentou a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto. Houve ainda uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também ficou por conta do Musical Unesc. O Sarau Unesc também esteve presente, com as músicas e canções populares apresentadas pelos professores Richarles Carvalho e Zeca Virtuoso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 21:36
Compartilhar Comente

O formador do cidadão

O formador do cidadão
Matheus Reis Mais imagens

Além dos 11 mil estudantes do Ensino Superior, a Unesc possui cerca de 300 alunos no Ensino Fundamental e Médio. Neste processo, na formação do cidadão desde a criança até o momento de receber o diploma da graduação, o professor tem papel fundamental. “O professor desempenha um papel essencial na construção da cidadania e da autonomia crítica dos alunos em todos os segmentos e níveis de educação”, comenta o coordenador geral do Colégio Unesc, Marcelo Feldhaus.

Feldhaus destaca que o professor é quem possibilita ao aluno pensar, questionar e aprender a ler a realidade, para que possa construir suas próprias opiniões. “Para que isso ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações, ele servirá de modelo para seus alunos. Se ele ensina a refletir, ele deve também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo, ele deve respeitar seus alunos, e assim por diante”, explica.

Formando professores

Outro papel fundamental da Unesc é a formação de professores nas suas diversas licenciaturas. A estudante Vanessa Massiroli, da terceira fase do curso de Pedagogia, desde pequena brincava em ser professora. “Quero ser uma professora realizada, desempenhando bem minha profissão. Como a maioria, quero começar dando aula às series iniciais, mas como quero continuar estudando, me especializando e fazendo mestrado, espero dar aulas na Universidade um dia”, conta.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 11 de outubro de 2012 às 17:39
Compartilhar Comente

Colégio Unesc realiza atividades com crianças na Praça Nereu Ramos

Colégio Unesc realiza atividades com crianças na Praça Nereu Ramos
Milena Spilere Nandi Mais imagens

Muitos pais aproveitaram para levar os filhos para se divertirem na manhã deste sábado (6/10), na Praça Nereu Ramos. Pintura de rosto, contação de histórias, confecção de brinquedos, pintura interativa de tela, brincadeiras de rua, cama elástica, lousa digital e espaço com música ao vivo fizeram parte da programação montada pelo Colégio Unesc, em alusão aos seus 20 anos e a campanha Pedágio do Brinquedo. As atividades vão até às 15h.

Durante o evento, a população pode doar brinquedos para a campanha, realizada em parceria com a RBS TV. Os donativos foram depositados pelo soldadinho de chumbo em um brinquedômetro – equipamento com 1,2 metros de largura e 2,1 metros de comprimento, criado e montado pela Unesc para computar a quantidade de doações. O mascote dos 20 anos do Colégio Unesc acompanhou todas as atividades e também divertiu os pequenos.

A ação do Colégio Unesc teve o apoio dos cursos de Pedagogia, Letras, Artes Visuais e Educação Física, que colaboraram com as atividades lúdicas. “A ação foi pensada especialmente para as crianças, para que tivessem um momento de diversão, socialização e aprendizagem, já que os brinquedos e brincadeiras são importantes neste processo”, afirmou Marcelo Feldhaus, coordenador geral do Colégio Unesc. “A nossa participação no Pedágio do Brinquedo foi uma maneira de estimular que os alunos tornem gestos de solidariedade, como doar um brinquedo seu para alegrar outra criança, uma prática no seu cotidiano”, complementou.

Foi o que fizeram as amigas Yasmin Ghellere e Ullymam Frota, ambas com 12 anos. Estudantes do sétimo ano do Colégio Unesc, elas entregaram os brinquedos no próprio Colégio, fizeram mais doações durante a ação e aproveitaram o sábado ensolarado para se divertir na Praça. “Estou gostando muito de estar aqui e poder ajudar outras crianças”, comentou Yasmin enquanto pintava uma tela. “Eu tenho orgulho do Colégio porque não é qualquer escola que faz um evento para ajudar as pessoas”, complementou Ullymam.

A criciumense Cristine Ferreira de Oliveira Lima, levou o filho João Vitor, de 6 anos, para dar brinquedos ao soldadinho de chumbo. “Todos os anos ele separa brinquedos dele para doar. Ele sabe que nem todas as crianças podem ter brinquedos e por isso é importante ajudar”, afirmou.

A campanha do Pedágio do Brinquedo na Universidade encerra segunda-feira (8/10), dia que marca o início das inscrições para o Vestibular de Verão e a abertura dos Jogos do Colégio Unesc. Quem não conseguiu entregar as doações neste sábado, poderá levar os brinquedos na Universidade, inclusive durante a abertura dos Jogos, a partir das 19h30, no ginásio da Unesc.

A cerimônia do evento terá apresentações culturais, acendimento da pira e desfile das turmas. A abertura contará ainda com a presença de ex-alunos do Colégio Unesc, que hoje são atletas profissionais. Todas as turmas do Colégio, do Ensino Fundamental ao Médio, participarão dos Jogos.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 06 de outubro de 2012 às 12:38
Compartilhar Comente (3)

Colégio Unesc e Pedagogia promovem reflexão sobre o Panorama da política brasileira

Colégio Unesc e Pedagogia promovem reflexão sobre o Panorama da política brasileira
Arquivo Mais imagens

A Semana da Pátria será celebrada de uma maneira diferente pelo Colégio Unesc e o curso de Pedagogia da Universidade. Nesta quarta e quinta (5 e 6/9), durante manhã e tarde, os alunos da graduação e Ensino Fundamental e Médio vão participar de atividades de discussão sobre o panorama atual da política brasileira, em especial quanto aos aspectos relacionados a formação de partidos e projetos políticos. As atividades serão realizadas na sede social da Aprofucri (Associação dos Professores e Funcionários da Fucri/Unesc).

A abertura das reflexões será com a mestre em Ciências Políticas Janete Trichês, na quarta, às 10 horas. No mesmo dia, a partir das 13h30, haverá uma oficina crítica, orientada por alunos de Pedagogia. Na quinta o evento ocorre apenas pela manhã, às 10 horas, com uma mesa de ideias com candidatos a vereador de Criciúma e região.

As atividades fazem parte do projeto de extensão “História da política brasileira: rupturas e permanências”, com o objetivo de criar espaços para reflexão e crítica à construção de sujeitos autônomos e participativos.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 04 de setembro de 2012 às 10:23
Compartilhar Comente