Pedagogia

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc
Atividades especiais serão realizadas até às 22h desta quarta-feira (18/9) no Espaço Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A união de esforços dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc resultou em mais um evento cultural voltado à comunidade acadêmica. Acontece nesta quarta-feira (18/9) ao longo de todo o dia o primeiro Piquenique Campeiro, segundo Piquenique do Equinócio de Geografia e terceira Mateada Universitária. A ação está sendo realizada no Espaço Quintas Culturais, no Bloco XXI, e conta com a distribuição de erva mate e água quente aos participantes que quiserem compartilhar um chimarrão.

Duas das lideranças da organização do evento, os acadêmicos Douglas Santana, do curso de Geografia, e Paula Martins, do curso de Letras, acompanham a movimentação no espaço ao longo de todo o dia. Conforme Paula, a iniciativa busca celebrar a cultura, um dos focos dos cursos de Licenciatura. “Nós sempre buscamos promover eventos culturais na Universidade, pois acreditamos que cultura nunca é demais”, destacou.

De acordo com Douglas, além de terem feito o convite em todas as salas de aula dos cursos de Licenciatura, o grupo estendeu o chamado à toda a comunidade acadêmica e contou ainda com a participação de visitantes que estiveram no campus em visita no Unesc Profissões. “Muitos que estavam visitando a Unesc também se interessaram pela nossa iniciativa e passam por aqui para trocar uma ideia e participar. A resposta tem sido muito positiva desde as primeiras horas”, afirmou.

No período noturno, conforme Douglas, serão realizadas apresentações de dança e declamação de poemas no espaço.

Essa é mais uma das atividades realizadas pelo grupo de Centros Acadêmicos, que trabalha na Campanha de Valorização Docente.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente

Alunas de Pedagogia visitam a exposição "Estuário"

Na tarde do dia 02/05, alunas da 2a. fase do curso de Pedagogia participaram de uma visita orientada à exposição "Estuário" que está no espaço toque de arte da UNESC durante o mês de maio. A proposta da visita foi feita pelo professor Richarles, a partir de discussões sobre arte e fruição na disciplina de Literatura Infantojuvenil. Por meio desta ação, foram alcançados os objetivos de ampliação de repertório e de intersecção com a própria disciplina de literatura, por se tratar de uma atividade de fruição estética.

Por: Maiara Brehm Justin 03 de maio de 2018 às 18:14
Compartilhar Comente

Turma de Pedagogia visita exposição Sistema Operacional da Existência

Turma de Pedagogia visita exposição Sistema Operacional da Existência
Acadêmicos conheceram obras do artista Yann Ziegler Mais imagens

Um encontro para reverenciar a natureza e o meio ambiente. Os calouros de Pedagogia da Unesc participaram de uma visita mediada à exposição Sistema Operacional da Existência, do artista Yann Ziegler. Os acadêmicos estiveram, na noite da última quarta-feira (19/4), no Espaço Cultural Toque de Arte da Unesc, vinculado ao Setor de Arte e Cultura,  durante a disciplina Fundamentos das Linguagens Artísticas, ministrada pela professora Edina Regina Baumer.

Os alunos conheceram as obras construídas com sucatas encontradas pelo artista. Nos trabalhos eles encontraram uma temática que busca, por meio do contato com a arte, promover a paz, a inclusão. O grupo recebeu a mediação da bolsista do Setor de Arte e Cultura Bruna Ribeiro.

O local da exposição pode ser encontrado no Hall do Bloco Administrativo da Universidade. As obras ficam disponíveis até o dia 26 de maio

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de abril de 2017 às 11:37
Compartilhar Comente

Um novo olhar sobre a arte

Um novo olhar sobre a arte
Alunos de Pedagogia foram inspirados pelas obras do artista Rafael Ramos Mais imagens

Os alunos de Pedagogia da Unesc criaram suas próprias obras a partir da exposição “Distopia”. Inspirados pela arte do autor Rafael Ramos, os acadêmicos, da primeira fase produziram suas histórias baseadas em diversos olhares. A mostra, intitulada como Memórias, Criação e Histórias é promovida pelo Setor de Arte e Cultura e pelo curso de Pedagogia. A exposição fica disponível para visitação até sexta-feira (25/11) no Espaço do Olhar (Bloco da Biblioteca).

Durante o processo criativo os alunos participaram de uma ação educativa nas aulas de Fundamentos das Linguagens Artísticas para estimular novos pensamentos e pontos de vista. A proposta, durante os estudos, foi escolher uma das imagens da exposição original, fotografá-la e contar uma história a partir de cada imagem.

A atividade estimulou experiências estéticas que buscaram um equilíbrio entre as imagens e os textos. Provocando a criatividade e um novo ver para cada obra.

Conheça a exposição Distopia

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de novembro de 2016 às 11:59
Compartilhar Comente

Pibid Interdisciplinar é recebido com exposição em escola de Criciúma

Pibid Interdisciplinar é recebido com exposição em escola de Criciúma
Entre os temas abordados no encontro esteve o processo de criativo (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes da Unesc que participam do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Interdisciplinar e o coordenador, Ricardo Bittencourt, visitaram o Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), núcleo Escola Dionísio Miliolli, no Bairro Ana Maria, em Criciúma, na última semana, e foram recepcionados com a exposição “Desobramentos”, do artista Leandro Jung.

Durante o encontro, Bittencourt explicou aos alunos do Proeja a importância do Pibid na formação docente dos estudantes e também na própria vida escolar dos alunos e nas aulas de artes.

Jung, que é natural de Orleans, falou sobre o processo criativo de suas obras e da arte dentro do espaço escolar. O encontro contou ainda com a participação do professor supervisor do Pibid, William Marcos Machado.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 13 de abril de 2015 às 21:54
Compartilhar Comente