Pedagogia

PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA APROVAM PROJETOS DE PESQUISA NO EDITAL PIBIC/2017-2018

PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA APROVAM PROJETOS DE PESQUISA NO EDITAL PIBIC/2017-2018
Mais imagens

A produção do conhecimento por meio da pesquisa é essencial para a formação do docente universitário. Assim, a coordenação do curso de Pedagogia tem motivado os professores a participarem dos editais de pesquisa e de extensão da UNESC. No edital do PIBIC 2017/2018 foram aprovados os seguintes projetos:

Tempo e finitude: a percepção ontológica do idoso em relação ao tempo. - JEFERSON LUIS DE AZEREDO

Ensino por Problematização e Pesquisa: a memória da inovação empreendida no Colégio UNESC. - ANTONIO SERAFIM PEREIRA

O Arquivo Histórico Como Lugar de Memória. - GIANI RABELO

Littera - Correlações entre cultura, processamento e ensino: a linguagem em foco. RICHARLES SOUZA DE CARVALHO

Pesquisa e Tecnologias no contexto da Pós Graduação Stricto Sensu - Educação GRAZIELA FÁTIMA GIACOMAZZO

Formação de professores na modalidade EAD na perspectiva dos gestores escolares RICARDO LUIZ DE BITTENCOURT

A teoria e a prática da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez na disciplina de Ciências do ensino fundamental II ZÉLIA MEDEIROS SILVEIRA.

Os projetos de pesquisa aprovados no edital têm validade de um ano para o desenvolvimento das atividades envolvendo o docente e um bolsista de iniciação à pesquisa.

 

 

Por: Maiara Brehm Justin 02 de agosto de 2017 às 18:24
Compartilhar Comente

Acadêmico participa de projeto de extensão e apresenta o trabalho na VII Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC

Acadêmico de Pedagogia, participante do projeto de extensão Entre Contar e Brincar, apresenta trabalho na VII Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC. 

Por: Maiara Brehm Justin 22 de novembro de 2016 às 14:50
Compartilhar Comente

Cantar, Contar e Brincar ocorre na Unesc

Cantar, Contar e Brincar ocorre na Unesc
Atividade do projeto de inovação pedagógica foi feita nesta quarta (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Praça do Estudante da Unesc foi palco, nesta quarta-feira (16/11), de canções, contação de histórias e brincadeiras, conduzidas por estudantes da segunda e quarta fases do curso de Pedagogia. As atividades fizeram parte da segunda edição do projeto de inovação pedagógica “Cantar, Contar e Brincar”.

Os professores envolvidos na atividade foram Bruno Colombo (Fundamentos do Movimento e da Corporeidade), Gislene Camargo (Processos Pedagógicos da Educação Infantil) e Richarles de Carvalho (Literatura Infanto Juvenil).

Segundo Colombo, houve a ocupação de um espaço que verdadeiramente pertence aos estudantes, mas que dificilmente é visto como um espaço pedagógico. “Além disso, professores e alunos puderam interagir e ratificar na prática uma série de temas abordados nas disciplinas que fizeram parte do projeto”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de novembro de 2016 às 22:03
Compartilhar Comente

Coordenadores e acadêmicos do Projeto PIBID Interdisciplinar reuniram-se para socializar as experiências

No último sábado, dia 24 de setembro, os coordenadores do Projeto PIBID Interdisciplinar, professor Ricardo Luiz de Bittencourt e professora Daniela Silveira, reuniram-se com os acadêmicos participantes do projeto para socializar as experiências através da apresentação dos trabalhos “História em quarinhos”, “Mídia e Democracia”, “Do cordão ao cordel” e “Arte na Formação de Professores: Diálogos entre Produção Cultural, Estética e Interdisciplinaridade".

Por: Maiara Brehm Justin 26 de setembro de 2016 às 15:16
Compartilhar Comente

Projeto PIBID interdisciplinar trabalha a cultura afro-brasileira pelo viés da interdisciplinaridade em Escola Municipal de Criciúma

O projeto interdisciplinar intitulado Africanidades: a formação da identidade brasileira iniciou nos dias 14 e 15 de setembro na EMEIEF José Rosso, de Criciúma, com a turma do 5º ano. Sob a coordenação do profº Dr. Ricardo Bittencourt e supervisão da profª Ma. Gislene Sala, o projeto tem por objetivo trabalhar questões que envolvem a cultura afro-brasileira pelo viés da interdisciplinaridade, onde os conteúdos curriculares trabalham de forma integrativa e cooperativa em prol de uma aprendizagem mais significativa. Assim, objetivo geral do projeto está em promover o reconhecimento e a valorização da cultura africana para a formação da cultura brasileira, relacionando-a com o contexto cultural e social dos alunos.

Vale destacar que o PIBID possui, dentre outros objetivos, aproximar os acadêmicos que cursam licenciatura da realidade da escola. Neste sentido, a apoio da escola e da professora da turma está sendo fundamental neste processo.

Por: Maiara Brehm Justin 15 de setembro de 2016 às 19:30
Compartilhar Comente