Pedagogia

Tuelli leva o sorriso no rosto e o sentimento de dever cumprido

Tuelli leva o sorriso no rosto e o sentimento de dever cumprido
Colação de Grau Especial reuniu mais de 50 estudantes nesta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Aos seis anos de idade dar aulas para as galinhas do avô era a principal brincadeira de Tuelli Fonseca. Foi assim que ela descobriu a paixão em ser professora. O amor pelo mundo infantil e a sede por liderar a sala de aula a levaram até o curso de Pedagogia da Unesc. Na noite desta quinta-feira (7/12), Tuelli foi uma das alunas a participar da Colação de Grau Especial da Universidade, e a emoção transbordava por meio do seu sorriso marcante.

Segundo a aluna, a graduação na Universidade a fez se sentir preparada e ter certeza do mundo profissional. “Vim para a Unesc pelas oportunidades de bolsa, e por meio disso consegui seguir na graduação. Além disso, o contato com a extensão fortaleceu os meus laços com a profissão”, ressaltou.

O coordenador da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidade Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, quem conduziu a colação. “A Educação é um bem inalienável, por isso, creio que vocês não se arrependerão e que logo perceberão que valeu a pena, pois esse tesouro não tem preço, o investimento feito em vocês, e o conhecimento adquirido, ninguém poderá tirá-lo. A experiência atravessada, embriagada em cada um de vocês é uma “senha” para a vida toda”, comentou.

Nesta quinta-feira, foram mais de 50 estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Matemática, Direito, Artes Visuais e Historia também colaram grau.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 07 de dezembro de 2017 às 22:17
Compartilhar Comente

Peça “Encantadas” leva a importância da leitura às crianças

Peça “Encantadas” leva a importância da leitura às crianças
Encontro ocorre nesta quarta-feira e é aberto ao público (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Fada Azul do Reino do Vale Encantada convoca uma reunião com as princesas dos contos infantis. A ideia é acabar com a influência das mídias sobre as crianças, já que elas não querem mais ler. A falta de amor pela leitura pode fazer as histórias desaparecerem. É desta forma que os estudantes do curso de Pedagogia da Unesc vão levar crianças de Criciúma e região ao mundo do teatro nesta quarta-feira (8/11), a partir das 20 horas, no Auditório Ruy Hülse.

A peça 'Encantadas' foi criada e escrita pelo estudante do terceiro semestre de Pedagogia, Denis Morais. Segundo ele o objetivo é fortalecer a importância da leitura na vida das crianças. “Precisamos sempre deixar viva a luz da magia que esses contos trazem em nossas vidas. As tecnologias são importantes, e eles estão a nossa volta, porem o mundo encantado precisa estar presente também”, comentou.

Participam do encontro, alunos do curso de Pedagogia e dos projetos Teatrando e Brinquedoteca. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 06 de novembro de 2017 às 20:24
Compartilhar Comente

Atividades lúdicas para um aprendizado divertido na Semana de Ciência e Tecnologia

Atividades lúdicas para um aprendizado divertido na Semana de Ciência e Tecnologia
Minicurso visa estimular acadêmicos de Pedagogia a criarem metodologias interativas (Foto: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Ensinar é um verdadeiro dom. E a profissão em que mais percebemos essa virtude sendo aplicada é a de professor. Mas, muito antes de compartilharem seus conhecimentos, eles “sentam do outro lado da carteira” e tornam-se alunos. Durante a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, é possível ver muito deste compartilhamento. Exemplo disso foi uma oficina realizada nesta quinta-feira (19/10) com uma turma do curso de Pedagogia, que aprofundou seus conhecimentos sobre atividades lúdicas.

“Uma das maravilhas da nossa profissão é ver os olhinhos dos nossos alunos brilhando ao descobrirem o novo. E quando falamos de crianças, é preciso aguçar a curiosidade criando métodos que divirtam e ensinem eles”, comentou Zenaide Pais Topanotti responsável pelo Laboratório de Prática de Ensino de Ciências Professora Mári Stela Campos da Unesc.

Durante o minicurso, os acadêmicos tiveram diversas atividades práticas para aplicarem nas turmas de Educação Infantil e também de Ensino Fundamental I. “Sabemos o quanto esse tipo de trabalho é divertido e também muito bom de fazer. Mas não podemos perder o foco que é repassar o conteúdo aos alunos. Por isso, antes de aplicarem alguma atividade lúdica, pesquisem todas as possibilidades de conhecimento que vocês possam extrair dela. Esta é uma ótima maneira de compartilharem uma aprendizagem significativa, que com certeza será levada por toda a vida pelos seus alunos”, ressaltou a professora Miriam da Conceição Martins que também participou da atividade.

Um dos objetivos criados durante o minicurso foi um boneco ecológico feito com meia fina, alpiste e pó de serra. “Diferentes assuntos podem ser abordados a partir desse boneco, como germinação, tipos de semente, umidade, calor. Além disso, vocês também podem fazer uma abordagem mais reflexiva, relacionando com a origem da vida, por exemplo”, acrescentou Miriam.

Saiba mais


A Semana de Ciência e Tecnologia está com uma programação bem diversificada. O evento segue até esta sexta-feira (20/10). Confira no link 

Texto: Stephanie Barbosa / Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 19 de outubro de 2017 às 17:02
Compartilhar Comente

Professores e alunos levam sorrisos para crianças do Bairro Mineira Velha

Professores e alunos levam sorrisos para crianças do Bairro Mineira Velha
Ação pelo Dia das Crianças envolveu diversos cursos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Estudantes e professores Unesc levaram sorrisos e diversão ao Bairro Mineira Velha neste Dia das Crianças (12/10). A ação proporcionou contação de histórias, caça ao tesouro, oficina geográfica, jogos, brinquedos e brincadeiras, pantomima, pintura de rosto, jogos biológicos, entre outras atividades voltadas ao público infantil e juvenil.

O encontro propôs, por meio das atividades, a valorização e o acesso das crianças a diferentes atividades de extensão, estimulando o conhecimento e a integração social. A ação teve o envolvimento de professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Pedagogia e Teatro.

“Foi um dia de muitas atividades como O sorriso e a interação das crianças, jovens e adultos que por lá passaram, reafirmam e expressam as atividades de extensão comunitária da nossa Universidade”, afirmou a coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo.

O dia especial para as crianças foi promovido pela Associação de Moradores do Bairro Mineira Velha e Promorar I, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 11:59
Compartilhar Comente

Dia das Crianças: Sorrisos e aprendizado em uma ação especial

Dia das Crianças: Sorrisos e aprendizado em uma ação especial
Atividades educativas serão promovidas no Bairro Mineira Velha (Foto: Arquivo) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc vão levar sorrisos e conhecimentos ao Bairro Mineira Velha neste Dia das Crianças (12/10). A ação ocorre a partir das 9 horas na Praça Central do Bairro e vai proporcionar momentos como brincadeiras, contação de histórias e outras atividades voltadas ao público infantil e juvenil.

O encontro vai propor, por meio das atividades, a valorização e o acesso das crianças a diferentes atividades de extensão, estimulando o conhecimento e a integração social.

Interação e reforço acadêmico


O evento vai contar com o envolvimento de 100 acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Pedagogia e Teatro, acompanhados dos seus coordenadores e professores.

O dia especial às crianças é promovido pela Associação de Moradores do Bairro Mineira Velha e Promorar I, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de outubro de 2017 às 16:45
Compartilhar Comente