Pedagogia

Pós-graduação e curso de Pedagogia da Unesc promovem experiência de musicalização no Conteiner Food Park

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de janeiro de 2024 às 09:12
Compartilhar Comente

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura
Mais imagens

Acadêmicos de cursos de Licenciatura estiveram reunidos no dia 23 de novembro para a socialização de pesquisas no Seminário Regional do Proesde – Licenciatura. O evento reuniu 54 estudantes que participam do curso de extensão oferecido pelo Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) na Unesc e no Unibave.

A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas do Sul catarinense, reconhecidas como escolas “piloto” no processo de implementação do chamado Novo Ensino Médio. O objetivo dos acadêmicos foi o de construir uma análise de conjuntura minuciosa sobre os pontos que podem contribuir ou impossibilitar a construção e efetivação da reforma do Ensino Médio, resultado num relatório de pesquisa, enviado para a Secretaria de Estado da Educação.



O evento teve ainda a presença de representantes da Escola Governador Heriberto Hülse (Criciúma) e da Escola Governador Ildo Meneghetti (Passo de Torres), que participaram da socialização entre os bolsistas da Unesc e do Unibave. As coordenadoras do Proesde – Licenciatura da Unesc, Bruna Carolini de Bona e do Unibave, Luiza Liene Bressan mediaram as apresentações e o diálogo com as escolas, resultado de um processo de estudo, pesquisa e extensão, desenvolvido durante todo o ano de 2019.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de dezembro de 2019 às 10:18
Compartilhar Comente

Grupo de Estudos realiza encontro com pessoas da terceira idade

Grupo de Estudos realiza encontro com pessoas da terceira idade
Mais imagens

O Grupo de Estudos em Educação, Saúde e Meio Ambiente da Unesc, teve um momento de troca de saberes, no dia 26 de novembro, com integrantes de dois grupos da terceira idade de Criciúma. Durante a Tarde Cultural, os idosos mostraram seu talento para a dança, além de dialogar sobre questões relacionadas a fase da via que estão passando e compartilhar de momentos de alegria em torno de um café oferecido pelos anfitriões da Universidade. O grupo de idosos veio à Unesc acompanhado pelo professor de dança Anderson Felisberto.



A coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Saúde e Meio Ambiente, Janine Moreira, explica que a velhice é um dos temas pesquisados pelo grupo e que o encontro proporcionou subsídios para novas reflexões sobre a terceira idade. “O objetivo é desconstruir o olhar sobre a velhice”, afirma.

O Grupo de Estudos é formado por estudantes do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e acadêmicos do curso de Psicologia da Unesc. A atividade com os grupos de terceira idade teve ainda a participação de alunos da disciplina de Filosofia do curso de Pedagogia, que foram acompanhados pelo professor Jéferson de Azeredo.

Por: Milena Spilere Nandi 02 de dezembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente

Grupo de pesquisa apresenta trabalhos no Seminário Nacional de Filosofia e Educação

Pesquisadores e estudantes do Gefocs (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Formação Cultural e Sociedade) participaram, de 6 a 8 de novembro, do 6º Senafe (Seminário Nacional de Filosofia e Educação) e 2º Seinfe (Seminário Internacional de Filosofia e Educação), na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os eventos tiveram como tema “Escola, Violência e Ética” e reuniram pesquisadores e estudantes do país para a apresentação e debates de estudos que abordem o tema da violência relacionado à educação, na perspectiva ética.

A Unesc foi representada no evento por professores, alunos e egressos da Unesc, que apresentaram trabalhos desenvolvidos pelo Gefocs. Estiveram nos eventos, os professores Alex Sander da Silva (do PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação) e Daiani Barboza (curso de Psicologia); o egresso do Mestrado em Educação, Carlos Laet e Karoline Cipriano e Greyce Kelly de Souza, acadêmicas do curso de Pedagogia.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 11:25
Compartilhar Comente

Unesc na comunidade

A atuação da Unesc na comunidade se dá também por meio de ações nos municípios. Nesta terça-feira (1º/10), a Universidade, em parceria com o Cras da Santa Luzia, realizou, na praça do bairro, atendimentos de Nutrição e Farmácia, com a participação de professores e estudantes. Orientações sobre o uso racional de medicamentos e avaliação e orientações nutricionais e IMC fizeram parte das atividades.

Já no dia 28 de setembro, profissionais do Setor de Relacionamento e acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia, Odontologia, Fisioterapia estiveram atendendo os moradores de Lauro Müller.

No mesmo dia, estiveram presentes na ação comunitária em Ermo, o Setor de Relacionamento e os cursos de Farmácia (orientações referentes ao uso racional de medicamentos), Biomedicina (tipagem sanguínea), Odontologia (orientações de saúde bucal e sobre atendimento nas Clínicas da Odontologia da Unec), Fisioterapia (terapia manual e auriculoterapia), Enfermagem (orientações sobre saúde e aferição de pressão), Nutrição (avaliação nutricional, IMC e orientações nutricionais) e Psicologia (avaliação do estresse, depressão, qualidade de vida e prevenção ao suicídio).

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente