Pedagogia

Sonhos na Pedagogia: Construindo a Escola dos Sonhos

Cultivar sonhos, é inerente ao educador. e imaginação é essencial. Para tanto, na disciplina de Supervisão Educacional, estudamos alguns textos de Rubem Alves sobre a escola da Ponte. Nossos estudantes de pedagogia recentemente mergulharam nessa ideia, criando poesias sobre a "Escola dos Sonhos".

Imaginação transformada em palavras, descrevendo salas de aula curiosas como espaços do conhecimento, da criatividade e da arte. Essa atividade reforçou a importância de um ambiente escolar que incentive a criatividade e a busca pelo conhecimento. Compartilhamos essa jornada com vocês, porque acreditamos na educação como um esforço coletivo. Junte-se a nós para celebrar a imaginação e inspirar a criação da "Escola dos Sonhos".

Profa Zélia Medeiros Silveira

05 de setembro de 2023 às 20:39
Compartilhar Comente

Projeto de leitura e escrita

O Projeto de leitura e escrita, proposiçãodo NDE para auxiliar a turma da 7ª fase 2023/1: A turma da sétima fase tem demonstrado dificuldades na escrita, na leitura e na interpretação de textos. Os professores observam que as/os estudantes precisam melhorar esses aspectos para a escrita do projeto e trabalho de final de curso.O NDE sugeriu encontros com as temáticas demandadas e em conversa com professores da fase e com acadêmicas, foi aprovado. As temáticas desenvolvidas foram:

  1. . Escrita acadêmica ABNT com parceria com a Biblioteca;
  2. A dor da escrita/Produção e autoria com parceria do ACOLHER;
  3. Introdução à escrita acadêmica com a parceria do curso de Letras;
  4. Escrita e reescrita com a parceira do curso de Letras.
01 de junho de 2023 às 20:44
Compartilhar Comente

Café com quem gosta de aprender e ensinar

Neste dia 25/5/2023 o curso de Pedagogia Presencial organizou um café ao longo da tarde e noite com quem gosta de aprender e ensinar. Foi um dia especial onde os professores passaram momentos de descontração, interação e uma boa conversa ao longo do dia. Momentos como esse são especiais de acolhimento, afetividade, sorrisos, inclusivo, delicioso, tudo muito especial, comentários dos professores que por lá passaram.

25 de maio de 2023 às 21:45
Compartilhar Comente

Acadêmicas/o realizam um experimento na disciplina Processos Pedagógicos de Matemática

No dia 11.05.2023 as acadêmicas e acadêmico da quarta-fase realizaram um experimento didático na disciplina de Processos Pedagógicos de Matemática, ministrada pela professora Eloir Fátima Mondardo Cardoso. As/o acadêmicas/o desenvolveram tarefas de estudo dos conceitos matemáticos: cor, forma, tamanho e posição, conforme o sistema Elkonin-Davidov, com dois estudantes do Ensino Fundamental anos iniciais, filhos de duas acadêmicas da turma.

O objetivo foi oportunizar uma intervenção teórico/metodológica do modo de organizar o ensino de matemática estudado nas aulas da disciplina. O foco principal das tarefas nesse sistema é que os estudantes desenvolvam a ação investigativa no processo de apropriação dos conceitos matemáticos.

“Com esse trabalho, tivemos uma noção de como será na sala de aula, de como agir diante das perguntas feitas pelos alunos, e de como vamos trabalhar com eles. Para mim foi um momento incrível e com certeza levarei essa experiência para os meus alunos, quando eu me formar pedagoga, para que eles possam ter a mesma emoção e experiência que eu tive. ” Comentou a acadêmica Duane Silva da Rosa.

“Gostei muito da experiência, como acadêmica e como mãe também, pois pude acompanhar o progresso e o entusiasmo das crianças ao ir entendendo e avançando nas tarefas através da ação investigativa.”  Disse  a acadêmica e mãe do estudante João Miguel, Priscila Lima Lopes.

19 de maio de 2023 às 13:52
Compartilhar Comente

Curso de Pedagogia promove prática colaborativa sobre curricularização da extensão

Professores e estudantes do curso de Pedagogia Presencial da Unesc, promoveram na noite do dia 10/05, no Auditório Edson Rodrigues uma prática colaborativa ao compartilhar, a trajetória da curricularização da extensão do curso, até o final deste mês, as experiências das atividades de Extensão realizadas pela Instituição, como parte da programação do Mês da Extensão. Nesta quarta-feira (10/05), a atividade ocorreu com as/os estudantes da primeira e a segunda fase do curso, proporcionando esclarecimentos, interações e muita aprendizagem, além de estimular a  participação dos estudantes em outros projetos promovidos pela Universidade.

11 de maio de 2023 às 19:06
Compartilhar Comente