Pedagogia

SEMIC promove palestra sobre as relações de gênero na escola

As acadêmicas e acadêmicos das 5ª., 6ª. e 7ª.  fase  participaram , no dia 26 de junho, do Seminário de Integração Curricular (SEMIC), planejado pelas professoras Claudete Bonfanti Vieira, Maria Aparecida da Silva Mello e Mirozete Iolanda Volpato Hanoff . Um dos objetivos desse Seminário é propiciar espaços de reflexão sobre temáticas relacionadas com a prática pedagógica dos futuros docentes do curso de Pedagogia.
            A temática abordada neste semestre foi “As relações de gênero na escola” ministrada pela Professora Doutora Giani Rabelo. A palestra proporcionou entender o significado de gênero e suas implicações nas relações sociais e no cotidiano escolar. 
 

Por: Maiara Brehm Justin 28 de junho de 2017 às 20:10
Compartilhar Comente

Acadêmicos(as) de Processos Pedagógicos de Geografia participam do Seminário de Integração Curricular

O SEMIC- Seminário de Integração é uma disciplina ofertada na quarta fase do curso de Pedagogia. Essa disciplina é ministrada pela Professora Gislene Camargo que planeja e desafia as demais Professoras de Processos Pedagógicos do semestre, para pensar em pequenos grupos sobre uma temática e apresentar seus trabalhos no Seminário. Neste semestre a temática desenvolvida foi "Cantigas de Roda". 
O grupo coordenado pela Professora de Processos Pedagógicos de Geografia, Andrea Rabelo Marcelino, apresentou com o seu grupo uma cantiga de roda resgatando a cultura indígena. Os(as) alunos(as) pesquisaram, ensaiaram a cantiga em Tupi Guarani e montaram um cenário para a sua apresentação. Foi um momento de grande aprendizagem para todos os envolvidos.
 

Por: Maiara Brehm Justin 22 de junho de 2017 às 15:50
Compartilhar Comente

Festival “Brincadeiras da Infância”

Festival “Brincadeiras da Infância”
Mais imagens

Realizou-se no último dia 20 de junho, a Prática como Componente Curricular da disciplina de Fundamentos do Movimento e da Corporeidade com a turma da 2ª fase do período vespertino (Profa. Bruna Carolini De Bona). A ação foi desenvolvida na EMEIEF Maria de Lourdes Carneiro, localizada na cidade de Criciúma/SC. A ação teve por objetivo, desenvolver jogos e brincadeiras que possibilitassem o resgate cultural do brincar, proporcionando às crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, possibilidades de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Buscou-se afirmar o brincar enquanto necessidade humana e como possibilidade de desenvolvimento das crianças.

Durante a disciplina, desenvolvemos o projeto “Brincadeiras da Minha Infância”. Num primeiro momento, fizemos o levantamento de inúmeras brincadeiras presentes na infância dos acadêmicos. Após levantamento inicial, buscamos organizá-las em categorias, traçando semelhanças e proximidades. A partir disso, chegamos aos seguintes grupos de jogos/brincadeiras: i) Brincadeiras de Roda; ii) Brincadeiras com Bola; iii) Brincadeiras de Pega-pega; iv) Brincadeiras de Pular; v) Brincadeiras Coletivas; vi) Brinquedos.

Tais brincadeiras foram desenvolvidas pelos acadêmicos na escola durante à tarde da última terça-feira, sendo um momento de grande aprendizado e de muita diversão para todos os envolvidos. Parabéns a todos os acadêmicos da turma e nosso sincero agradecimento ao espaço disponibilizado pela escola para o desenvolvimento das atividades.

Por: Maiara Brehm Justin 22 de junho de 2017 às 13:58
Compartilhar Comente

“A Pequena Imperatriz” encanta crianças e adultos na Unesc

“A Pequena Imperatriz” encanta crianças e adultos na Unesc
Alunos do Projeto Teatrando apresentaram a peça nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

De crianças aos mais crescidinhos, o encantamento foi geral com a peça “A Pequena Imperatriz”, encenada na noite desta segunda-feira (12/6) na Unesc. O público mirim embarcou na história da menina cujas ações influenciavam todo o Império. Durante a trama, entre um inimigo perverso, pássaros encantados, comediantes sábios e confusos, um cozinheiro neurótico e o seu fiel servo Fu, a Imperatriz descobre o mundo além da infância. A peça traz ainda reflexões sobre egoísmo, liberdade e responsabilidade.

No palco, professores e alunos do Projeto Teatrando, que engloba os cursos de Pedagogia, Artes Visuais e Letras. O espetáculo foi uma iniciativa da Brinquedoteca da Universidade e do curso de Pedagogia e se tratou de uma adaptação livre da obra de Hans Christian Andersen e Atílio Bari. A peça teve coordenação da professora Gislene Camargo e direção e adaptação de Denis Moraes. A entrada foi gratuita, mas o público pode doar alimentos não perecíveis para comunidades carentes do município.

Segundo o coordenador adjunto do curso de Pedagogia da Unesc, Ricardo Bittencourt, a iniciativa é fruto do Projeto Teatrando, que iniciou em 2016 no curso e cresceu a ponto de envolver outras graduações. “Essa peça é o resultado de um trabalho que pensa novos caminhos para o ensino nas escolas e a formação de professores”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2017 às 22:07
Compartilhar Comente

Peça infantil "A Pequena Imperatriz" vai encantar crianças nesta segunda-feira

Peça infantil
Encontro ocorre nesta segunda-feira no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Esta segunda-feira (12/6) será de espetáculo na Unesc. A Brinquedoteca e o curso de Pedagogia trazem a peça “A Pequena Imperatriz”, uma adaptação livre da obra de Hans Christian Andersen e Atílio Bari. A peça, com coordenação da professora Gislene Camargo e direção e adaptação de Denis Moraes, ocorre, às 20 horas, no Auditório Ruy Hülse.

Segundo Gislene, um dos objetivos do desenvolvimento dessas peças de teatro é repensar no que o professor leva para as crianças na escola, trazendo o teatro como um caminho para o ensino. A participação dos futuros professores é importante. “Quando estiverem atuando nas escolas eles estarão preparados para lidar com situações diversas e são tantos os caminhos que se pode percorrer por meio de uma história”, comentou.

A entrada é gratuita, mas alimentos não perecíveis são bem-vindos. Eles serão posteriormente doados para a comunidade carente.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de junho de 2017 às 20:16
Compartilhar Comente