Pedagogia

Acadêmicos participam de palestra sobre Industria Cultural, Educação e Trabalho Docente

Acadêmicos participam de palestra sobre Industria Cultural, Educação e Trabalho Docente
Mais imagens

Turma da sétima fase do curso de Pedagogia participou de palestra com a professora doutora Marta Regina Furlan de Oliveira (UEL). O tema da palestra foi "Industria Cultural, Educação e Trabalho Docente: da semiformação a emancipação humana". A palestra ocorreu na aula da professora doutora Graziela Fatima Giacomazzo Nicoleit, e foi organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Formação Cultural e Sociedade, coordenado pelo professor doutor Alex Sander da Silva.

Por: Maiara Brehm Justin 23 de abril de 2019 às 16:16
Compartilhar Comente

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas
Acadêmicos e residentes interagiram com pacientes das Clínicas Integradas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quem passou pelas Clínicas Integradas da Unesc na manhã desta sexta-feira (12/4) pôde saber mais sobre alimentação saudável e saúde mental, e os pequenos, participar de atividades recreativas. Os cursos de Nutrição e de Pedagogia e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da Universidade, desenvolveram uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde (7/4), que envolveu estudantes e profissionais da área.

Os pacientes das Clínicas Integradas foram estimulados pela Residência em Saúde Mental a visualizarem pontos positivos de sua vida e refletirem sobre o que é felicidade. “Cada pessoa pôde tirar um ‘bilhete da felicidade’ e a partir do que estava escrito, pensar sobre o assunto e escrever o que o faz feliz. Muitas vezes nós temos a tendência a ver apenas que deu errado e não enxergar tudo de bom que nos acontece. E a atividade de hoje trabalhou os fatores de proteção e promoção da saúde mental”, afirma a residente Cássia Tasca.

E quem quis saber mais sobre nutrição, pôde ter informações sobre alimentos ricos em fibras e comuns na geladeira dos brasileiros. “A intenção foi mostrar que é possível ingerir fibras sem ter a necessidade gastar muito para isso. É possível consumir alimentos fáceis de encontrar, com preços acessíveis e sem a necessidade de grandes mudanças alimentares”, afirma a estudante da sétima fase de Nutrição, Mariana Cardoso. Ela e a colega da disciplina de Saúde Coletiva, Joici Gonçalves, levaram frutas como banana e maçã e farinhas como de aveia, além de chia para demonstrar isso. Os pacientes ainda receberam um pacote com granola sem açúcar, frutas e receitas.

Para as crianças que esperavam atendimento ou estavam acompanhando os pais, o curso de Pedagogia realizou atividades que estimularam a imaginação e a criatividade.

A ação foi organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.  

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Mais informações: ^^^^Ô

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de abril de 2019 às 14:31
Compartilhar Comente

Acadêmicos(as) participam de roda de conversa sobre o espaço de literatura infantil na Universiade

Na última terça-feira, a segunda fase do curso de Pedagogia (vespertino) esteve na Biblioteca Eurico Back para uma roda de conversa com a bibliotecária responsável Elisangela Just Steiner e parte da equipe para falar sobre o espaço de leitura infantil na Universidade, bem como ações comunitárias de incentivo à leitura. 
A atividade, organizada pela professora Eloisa da Rosa, fez parte da disciplina Literatura Infantil e Juvenil. Momento importante para repensar a importância de espaços pensados especialmente para a formação de leitores desde a infância e também para prestigiar este espaço construído com tanto carinho pela equipe.
 

Por: Maiara Brehm Justin 09 de abril de 2019 às 19:09
Compartilhar Comente

Cursos de licenciatura da Unesc promovem campanha em prol da Casa Guido

Cursos de licenciatura da Unesc promovem campanha em prol da Casa Guido
Itens como café, feijão e achocolatado, além de guloseimas para a Páscoa serão arrecadados até 12 de abril (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos dos cursos de licenciatura da Unesc mais uma vez estão unidos em prol de uma causa nobre. Na ação “Licenciaturas Solidárias” os alunos trabalham na arrecadação de donativos a serem doados para a Casa Guido, instituição de Criciúma que auxilia crianças portadoras de câncer e seus familiares. Estão sendo recolhidos itens como café, feijão, achocolatado e biscoitos, para uso no dia a dia da instituição e doação aos pacientes assistidos, além de guloseimas como balas e chocolates variados para colaborar com a comemoração de Páscoa das crianças. As doações podem ser entregues nos centros acadêmicos de todos os cursos de licenciatura da Unesc.

Conforme a acadêmica e estagiária do curso de Letras Maria Julia Deucher, a ideia foi iniciada por meio da proposta do início do ano letivo no Trote Solidário. “Pensando em envolver os alunos em uma ação beneficente acabamos escolhendo a Casa Guido por entender sua importância e sua credibilidade na nossa região”, explica.

Para a coordenadora da Casa Guido, Rosane Búrigo Gonçalves, é uma alegria que a instituição seja reconhecida em amparada pelos estudantes da Unesc. “É maravilhoso ver a preocupação deles em realizar uma ação solidária e investir seu esforço para causas como a das nossas crianças. Toda a arrecadação será muito bem recebida e fará a diferença para nós”, comentou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de abril de 2019 às 13:03
Compartilhar Comente

Unesc realiza projeto de extensão com foco na comunicação do autista

Unesc realiza projeto de extensão com foco na comunicação do autista
Ação é realizada semanalmente e tem a participação de acadêmicos de Ciência da Computação, Artes Visuais e Pedagogia (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Um dia inteiramente azul. Assim foi o dia 2 de abril, data em que se é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Segundo dados de 2017 da OMS (Organização Mundial da Saúde), o autismo afeta uma a cada 160 crianças e, tendo em vista o grande número de famílias que lidam com o transtorno, a Unesc realiza, desde 2018, o projeto de extensão Tecnologias Assistivas e Móveis, na inclusão social e digital do autista. A atividade é realizada em parceria com a AMA-REC/SC (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera de Santa Catarina), de Criciúma.

O projeto tem como objetivo propiciar suporte técnico e pedagógico para o uso de tecnologias assistivas e móveis na inclusão social e digital do autista. De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Leila Laís Gonçalves, o intuito das atividades é desenvolver e ampliar a comunicação dos portadores do transtorno. “Muitas vezes o autista tem dificuldade na verbalização, porém existem várias formas de comunicação possíveis, sendo uma delas a tecnologia assistiva”, explica a professora.

A ação busca a possibilidade de interação dos autistas por meio de aplicativos que estimulam a comunicação dos alunos da AMA. Por meio das figuras e efeitos sonoros do programa no tablet, os alunos aprendem novas formas de se comunicar com as pessoas a sua volta.

Conforme a coordenadora, o projeto iniciou com o estímulo de estudar tecnologias e entender o transtorno. Após isso, iniciou-se um estudo e a busca por aplicativos e ferramentas que poderiam colaborar para a realização do projeto.

A etapa atual da ação está voltada para o uso da plataforma Livox, um aplicativo de comunicação alternativa e aumentativa que permite aos usuários com doenças e/ou deficiências prejudiciais à fala se comunicarem e aprenderem por meio de um tablet.

Para a professora, a TA (Tecnologia Assistiva) estimula a comunicação dos portadores. “Acreditamos que contribuem para proporcionar ou potencializar habilidades de comunicação e interação, um dos maiores desafios para a educação de indivíduos com autismo, promovendo inclusão social e digital”, explica a professora.

O projeto conta com a participação de acadêmicos de Ciência da Computação, Artes Visuais e Pedagogia e do o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital (EducDigital). Atualmente, a atividade é realizada semanalmente nas terças-feiras na AMA, com quatro alunos, sempre acompanhada de profissionais da instituição, e conta com a participação do EducDigital (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital). 

Primeiros contatos

Conforme a coordenadora, o primeiro contato é tocante. “Primeiros os alunos têm que se habituar com a nossa presença, alguns não aceitam no primeiro contato, mas com o tempo observamos que podemos ir além da sala de aula, além dos conteúdos abordados pelos alunos”, respalda.

Segundo a acadêmica de Pedagogia, Thaiane Kalenca da Rocha Pimentel, o momento de conhecer os alunos e o transtorno é impactante. “A partir do projeto, nós acabamos vivendo a AMA, vivendo o autismo. É diferente quando temos uma visão externa do que está acontecendo e estar aqui dentro, vendo a situação e convivendo com a rotina deles, é outra realidade”, explica. “É desafiador e gratificante quando conseguimos usar um aplicativo para fugir do padrão das formas de comunicação e conseguimos chamar a atenção deles, conseguimos uma porta mais ampla para o contato”, completa o acadêmico de Ciências da Computação, Luciano Roza de Melo.  

Resultados a curto e a longo prazo

Apesar de o projeto estar em atividade há pouco menos de um ano, os resultados já aparecem. Um exemplo é um aluno que recentemente, após clicar diversas vezes no personagem que representava a ida ao banheiro, conseguiu verbalizar a ação. “Ele ficou clicando no boneco e o tablet emitia a palavra ‘xixi’, então depois de apertar repetidas vezes ele falou ‘xixi’, pegou na mão da professora e foi em direção a porta, sinalizando que queria ir ao banheiro”, conta Leila.  Conforme ela, a atitude do aluno deixou todos os participantes emocionados. “Aquilo estimulou ele a falar e apresentou que já estamos colhendo resultados”, apresenta.

De acordo com a diretora da AMA-REC, Sandra Henrique, o projeto é de extrema importância para a instituição e as ideias de oportunizar novas comunicações alternativas para os alunos se completam com o atual objetivo da Associação. “Nós estávamos procurando possibilidades de realizar isso e quando a Unesc veio com essa ideia do projeto, casou muito bem com o que procurávamos”, explica. Para a diretora, a ação é fundamental para a comunicação do autista e a AMA acredita que o projeto resultará em bons frutos. “É muito importante para o aluno poder verbalizar e a expectativa é das melhores, de que o projeto vai gerar resultados”, acrescenta.

O Autismo

O autismo, ou TEA (Transtorno do Espectro Autista), é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social. O transtorno tem a prevalência no sexo masculino, sendo que, para cada quatro casos de autismo, três se referem ao sexo masculino e apenas um para o feminino.

O diagnóstico se baseia, principalmente, na história de vida do paciente, também sendo utilizados anamnese (exame psicológico) e observações dos profissionais capacitados para a avaliação. 

Os principais sintomas dos portadores são: dificuldade de estabelecer e compreender as relações sociais; dificuldades na comunicação verbal; dificuldade em brincadeiras “de faz de conta”; respostas sensoriais anormais; crises; e outros sintomas.

Dia do Autismo

O Dia do Autismo foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007. Em Criciúma, o dia contou com extensa programação realizada na cidade. Os integrantes do projeto da Unesc participaram da quinta edição da Carreata Azul, promovida pela Cruz Vermelha e pela equipe Multi-Institucional, passando pela cidade com veículos de diversas instituições, com o objetivo de conscientizar a população.

Após a Carreata, os participantes foram até a AMA para continuar as atividades do projeto.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 02 de abril de 2019 às 18:41
Compartilhar Comente