Pedagogia

Pibidian@s apresentam trabalho no Seminário de Pesquisa em Educação

Pibidian@s apresentam trabalho no Seminário de Pesquisa em Educação
Ricardo Luiz de Bittencourt Mais imagens

O Seminário de Pesquisa em Educação, promovido pelo curso de Pedagogia da UNESC no período de 11 à 14 de novembro agregou professores e acadêmicos em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os bolsistas de Iniciação à Docência apresentaram várias atividades desenvolvidas no Pibid/ Subprojeto Pedagogia. Foram apresentados os seguintes trabalhos:

O PIBID SUBPROJETO PEDAGOGIA - Silvia Sales da Silva, Gabriela Mengue de Oliveira, Sonia Abel Coral e Ricardo Luiz de Bittencourt

O PIBID E A APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA - Raphael De Souza Baia Dos Santos, Rúbia Da Silva e Ricardo Luiz de Bittencourt

REFLEXÕES SOBRE O PIBID SUBPROJETO PEDAGOGIA - Maria Eduarda Joaquina e Ricardo Luiz de Bittencourt

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Edilaine Rilo da Silva, Kathina Barbosa do Nascimento, Mariane da Rosa Pereira, Ricardo Luiz de Bittencourt eTatiane Cardoso Custódio

EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS NO PIBID PEDAGOGIA - Daiane Vargas de Medeiros, Gabriela Mengue de Oliveira e Ricardo Luiz de Bittencourt

Por: Ricardo Luiz De Bittencourt 19 de novembro de 2019 às 16:59
Compartilhar Comente

Cursos da Unesc desenvolvem projeto de reformulação de ambientes educacionais do Bairro da Juventude

Cursos da Unesc desenvolvem projeto de reformulação de ambientes educacionais do Bairro da Juventude
Projeto arquitetônico foi apresentado durante evento de homenagem à imprensa (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto arquitetônico para a readequação de espaços educacionais do Bairro da Juventude, desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia da Unesc, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (27/11). Os detalhes da iniciativa, incluindo uma maquete de como ficará a estrutura da entidade após as obras, foram mostrados durante uma homenagem que o Bairro da Juventude fez à imprensa da região.

Os diálogos para o desenvolvimento do projeto iniciaram entre as instituições em 2017, com o objetivo de reformar os espaços e construir novos, para alinhar a estrutura física ao PPP (Projeto Político Pedagógico) do Bairro. Em 2018, iniciou-se o desenvolvimento do projeto na entidade, com o apoio de acadêmicos, bolsistas e dos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jorge Luiz Vieira e Miguel Angel Pousadela, e da professora do curso de Pedagogia, Samira Casagrande. A expectativa é que os novos espaços façam parte da rotina dos alunos do Bairro em julho de 2020.

Segundo Pousadela, com o término das obras, o projeto pedagógico do Bairro da Juventude ficará alinhado à estrutura física. “A revitalização e adequação dos espaços comunitários atenderá os princípios e diretrizes da proposta pedagógica da Instituição”, revela. Durante a apresentação do projeto, a professora Samira explicou os conceitos pedagógicos levados em consideração no projeto. A diretora executiva do Bairro, Sílvia Zanette, encerrou a apresentação agradecendo à Unesc pela parceria de tantos anos em projetos vitais para a entidade.  

Atualmente, a entidade atende 1.500 crianças, adolescentes e jovens que, juntamente com professores e funcionários do Bairro, irão ser beneficiados pelo projeto, que, entre outras coisas, irá integrar espaços e possibilitar um novo olhar aos locais onde as atividades são realizadas diariamente. Um dos pontos a ser modificado é a Biblioteca, que será ampliada para o dobro de tamanho. Alguns dos caminhos entre os prédios receberão cobertura, para facilitar o deslocamento em dias de chuva. O CEP (Centro de Educação Profissional), irá receber novas salas e um melhor aproveitamento do espaço, que irá priorizar a interdisciplinaridade e o aprendizado por meio de metodologias ativas.

Segundo o coordenador de projetos do Bairro da Juventude, Neto Nunes, a instituição, buscou referências em centros educacionais no Brasil que tivessem essa proposta educacional inserida e encontrou ela bem próximo: no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. “O curso tem um ateliê onde os acadêmicos de diversas fases aprendem uns com outros. Uma proposta bem parecida com a que queríamos”, comenta. “Em um determinado momento, nós percebemos que os nossos espaços não estavam coerentes com a proposta educacional. Queríamos fomentar um acesso democrático ao conhecimento. Promover um ensino mais humano. Diminuir a hierarquização da relação entre as pessoas. E para isso, precisávamos de ambientes diferentes”, complementa Nunes.

A assessora do gabinete da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini, que na ocasião representou a Universidade, afirma que o projeto irá proporcionar, com a readequação do espaço, locais de ensino, aprendizagem e construção mais alinhados ao projeto da entidade. “Temos ouvido tanto falar sobre inovação de tecnologia e o Bairro da Juventude tem a preocupação de melhorar os espaços para receber cada vez melhor os seus alunos e colaboradores. Isso é uma importante inovação de ambientes, de modo de acolher e de se relacionar”.   

Tatiane lembra ainda que a parceria com o Bairro da Juventude neste e em tantos outros que envolvem professores e acadêmicos da Universidade vem ao encontro das atividades de uma instituição comunitária como a Unesc, com forte atuação junto à sociedade, seja nas áreas de ensino, de pesquisa ou de extensão. “Estar nesse evento é fortalecer o vínculo com uma instituição que levanta a mesma bandeira que a nossa, que é a transformação, a inserção na comunidade e a sua inserção nela, além do desenvolvimento regional”.



Durante a homenagem à imprensa, os professores e acadêmicos envolvidos no projeto apresentado receberam placas em agradecimento. A Universidade também foi lembrada com a deferência. A apresentação do projeto foi acompanhado ainda pela coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade, Gislene Camargo. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2019 às 16:55
Compartilhar Comente

Dia da Consciência Negra: Unesc promove debates sobre identidade e direitos nas políticas afirmativas

Dia da Consciência Negra: Unesc promove debates sobre identidade e direitos nas políticas afirmativas
Lançamento do clipe “Guerreiros de Bronze” faz parte da programação do evento (Foto: Priscila Cardoso) Mais imagens

O dia 27 de novembro vai ser marcado na Unesc por uma intensa programação em torno do tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”. Em alusão do Dia da Consciência Negra (21/11), diversos setores, cursos, Programas de Pós-Graduação e grupos de estudo da Universidade se reuniram para a realização de um evento que envolverá alunos, professores e funcionários da Unesc, representantes de movimentos sociais e a comunidade. A programação é gratuita e aberta ao público e contemplará apresentações culturais, rodas de conversa, lançamento de livro e de documentário e exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Unesc.

Segundo a coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) da Unesc, que está à frente da comissão organizadora do evento, Normélia Ondina Lalau de Farias, novembro é um mês muito significativo, pois busca o resgate da cultura negra e mostra resistência de seu povo ao levar adiante a riqueza e importância da cultura afro e do povo negro, que ajudou e ajuda a construir o Brasil. “Se reconhecer como negro, se autodeclarar negro, entender a questão da negritude e resgatar a cultura, combater a violência às religiões de matriz africana e poder mostrar que somos um povo que pertence a esta terra e quer ter a sua cultura respeitada é muito importante. Somos mais de 53% da população brasileira que ainda é invisível na sociedade. Mas queremos dizer que estamos aqui buscando e que ocupamos os mais diferentes espaços”, afirma.

O evento pelo Dia da Consciência Negra iniciará às 14 horas, no Auditório Ruy Hülse, com apresentação cultural dos alunos do Colégio Unesc. A programação seguirá até à noite, com lançamento de livro, debates sobre imigração e direitos dos refugiados, além de uma roda de conversa sobre “Protagonismo Negro”, com o repórter EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias.

A programação trará ainda o lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”, às 19h30. O projeto tem o envolvimento da Unesc TV, do Neab, da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e da Ong Voz do Gueto e tem o objetivo de mostrar a história contemporânea dos negros brasileiros e suscitar a reflexão sobre desigualdade e direitos humanos.

O evento tem a organização do Neab e da Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, com o apoio do Colégio Unesc, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação), dos cursos de Ciências Contábeis, de Administração, de Pedagogia, de História, de Geografia, de Biomedicina e de Engenharia Química, da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, do Setor de Eventos, do Setor de Arte e Cultura, do Colégio Unesc e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos.

Programação


Dia 27 de novembro

14h – Apresentação cultural do grupo de dança do quinto anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Tema: Consciência Negra. Autoria da aluna Naomi Ayana Cardoso Ribeiro. Local: Auditório Ruy Hulse;

14h15 – Lançamento do livro “A Nova Casa da Água”, conto africano ilustrado pela aluna do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Julia Zilli. Local: Auditório Ruy Hulse;

15h – Apresentação do documentário “Nós”, de Thiago Simas, sobre a trajetória cíclica dos refugiados através dos tempos e roda de conversa sobre “Cinema e Direitos Humanos” com acadêmicos da Unesc e alunos da Escola de Imigrantes. Local: Auditório Ruy Hulse;

17h – 2º Cara Gente Branca: Consciência e Negritude. Roda de conversa na Praça do Estudante;

19h15 – Apresentação cultural do grupo de dança do quinto anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Tema: Waka Waka. Autoria das professoras Ana Karen Rosado e Juliana Pereira Guimarães Local: Auditório Ruy Hulse;   

19h30 – Lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze” e mesa-redonda sobre “Protagonismo Negro”, com o repórter da NSCTV, EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias. Local: Auditório Ruy Hulse;

Até 28 de novembro

Exposição de trabalhos de estudantes do Colégio Unesc, como fotos da visita à comunidade quilombola São Roque, ilustrações em aquarela para o livro “A Nova Casa da Água” e símbolos Adinkras.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2019 às 12:31
Compartilhar Comente

Oportunidade de compartilhamento de experiências encerra Seminário de Pesquisa em Educação

Oportunidade de compartilhamento de experiências encerra Seminário de Pesquisa em Educação
Mesa redonda acerca da temática do evento marcou o término das atividades na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Seminário de Pesquisa em Educação, evento realizado ao longo de toda a semana na Unesc, foi encerrado com um encontro regado a muito conhecimento compartilhado na noite desta quinta-feira (14/11). Promovido pelo curso de Pedagogia, o seminário reúne os três eixos da formação acadêmica: Ensino, Pesquisa e Extensão. O encerramento da ação contou com a participação especial dos palestrantes Gildo Volpato, Giani Rabelo e Ricardo Luiz de Bittencourt.

Os convidados da noite abordaram, por meio de um bate papo, a temática Pesquisa em Educação, trazendo aos acadêmicos suas visões e experiências no universo da pesquisa. O interesse pelo trabalho como pesquisador, conforme Ricardo, começa de forma simples e tem total relação com a vida do profissional. “Falar de pesquisa significa também falar da nossa história e das pessoas com as quais vamos construindo esse caminho. Ela é o que dá respostas a algo que nos aflige ou a questões da sociedade em si e surge diretamente de perguntas”, pontuou aos acadêmicos presentes.

Ao longo da semana o Seminário contou ainda com apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso e Comunicações Orais e de Estágios.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de novembro de 2019 às 21:59
Compartilhar Comente

Grupo de pesquisa apresenta trabalhos no Seminário Nacional de Filosofia e Educação

Pesquisadores e estudantes do Gefocs (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Formação Cultural e Sociedade) participaram, de 6 a 8 de novembro, do 6º Senafe (Seminário Nacional de Filosofia e Educação) e 2º Seinfe (Seminário Internacional de Filosofia e Educação), na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os eventos tiveram como tema “Escola, Violência e Ética” e reuniram pesquisadores e estudantes do país para a apresentação e debates de estudos que abordem o tema da violência relacionado à educação, na perspectiva ética.

A Unesc foi representada no evento por professores, alunos e egressos da Unesc, que apresentaram trabalhos desenvolvidos pelo Gefocs. Estiveram nos eventos, os professores Alex Sander da Silva (do PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação) e Daiani Barboza (curso de Psicologia); o egresso do Mestrado em Educação, Carlos Laet e Karoline Cipriano e Greyce Kelly de Souza, acadêmicas do curso de Pedagogia.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 11:25
Compartilhar Comente