Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação

Premiados no Inova Criciúma, acadêmicos da Unesc iniciam implantação de chatbot humanizado

Premiados no Inova Criciúma, acadêmicos da Unesc iniciam implantação de chatbot humanizado
Mais imagens

Uma ideia inovadora e uma excelente participação na Startup Weekend Criciúma foram o ponto de partida para um grupo de alunos da Unesc no desenvolvimento de um projeto de inteligência artificial, contemplado com R$ 25 mil no edital do Fundo Municipal de Inovação de Criciúma. Classificados entre as dez ideias selecionadas no Programa Inova Criciúma, o grupo agora trabalha no desenvolvimento do chatbot humanizado "RoBot". O grupo formado pelos estudantes de Ciências da Computação, Jeanluca Fernandes Pereira, Iury Dia Piva e Murilo Leffa, mais a acadêmica de ciência contábeis, Jessica Tavares, também apresentou a proposta na Feira da Inovação, da X Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, onde mais uma vez foi destaque.

Agora, com os recursos do Inova Criciúma, a futura startup trabalha para cumprir os prazos determinados pelo edital e colocar a ideia em prática. “Segundo o site Reclame Aqui, o mau atendimento no SAC corresponde ao segundo maior motivo de reclamação dos clientes das empresas de software. Pesquisamos 90% das empresas de software e ERP de Criciúma e todas elas relataram problema de superlotação no atendimento do suporte, onde a maioria destes atendimentos são dúvidas que qualquer um poderia resolver, mas a empresa precisa colocar um funcionário para dar atenção a esses chamados, gerando fila nos atendimentos, aumento de custos e impaciência por parte dos clientes”, conta um dos integrantes do grupo, Iury Piva. A partir dessa realidade, o grupo decidiu trabalhar na criação e um chatbot de inteligência emocional, onde o cliente poderá trocar mensagens com a empresa e te suas dúvidas resolvidas por esta IA. A ideia já é adotada por muitas empresas pelo mundo e já vinha sendo trabalhada também em nível de Trabalho de Conclusão de Curso de um dos integrantes do grupo. Segundo Jeanluca Fernandes Pereira ele era um deste clientes que tinha aversão a ficar na fila de atendimento. Então em seu TCC propôs uma ideia de atendimento via ChatBot para a própria central de atendimento da universidade.

Entre os diferenciais da RoBot está a humanização e personalidade individual para cada empresa, bem como um relatório com os problemas mais frequentemente recebidos pelo sistema. Na equipe o grupo conta com um desenvolvedor especialista em IA para chatbots, um desenvolvedor especialista em integração com os serviços de mensagens e arquitetura de servidores, um profissional da área de atendimento ao cliente, um designer especialista em experiência do usuário e uma contadora, responsável pela área de negócios.

Os próximos passos do projeto incluem a validação do plano de negócio e o público alvo da ferramenta e a escolha da incubadora, que fará a capacitação e orientação ao longo do projeto. “O edital viabilizou algo que ninguém pensou e que teríamos muitas dificuldades em levantar esse valor. Tivemos um grande impulso com essa verba”, salienta Jeanluca.

Os recursos do edital serão liberados em três parcelas, onde o grupo precisa atender aos requisitos. Em três meses deve ser feita a primeira entrega, com plano de negócios, a segunda, onde será criado o produto, e a terceira, já com a empresa pronta para adentrar ao mercado de forma autossustentável.

Para a coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa, o projeto comprova a conexão com o curso. “As novas metodologias de ensino trazem a ideia a inovação curricular onde os alunos devem experimentar a prática do mercado de trabalho antes da conclusão de seu curso. As ações como Startup Weekend e Feira da Inovação incentivam a trabalhar em sala de aula as práticas para desenvolvimento de projetos. As parcerias da universidade com os eventos externos e internos são fundamentais”, salienta.

Além deste, vários projetos de acadêmicos da Unesc foram apresentados. “Mas esta equipe, como está em fases mais avançadas teve a maturidade para seguir em frente.  Acreditamos que em breve novos projetos dos nossos acadêmicos terão destaque. Essa premiação incentiva a mim e aos professores a continuar o trabalho com dedicação para que novas práticas no curso desperte e encorajem os alunos a participarem cada vez mais”, conclui.

Para o gerente de inovação da Unesc, Evânio Ramos Nicoleit, a proposta representa uma inovação que soluciona um problema de atendimento e é um negócio escalável que pode atender a diversas plataformas online de produtos e serviços. De acordo com o professor Evanio o projeto vinha sendo aprimorado tecnicamente e apresentado à comunidade por meio de espaços tais como Startup Weekend, Feira da Inovação da Unesc e Programa Inova. “Com a aprovação no edital, o grupo vai receber apoio financeiro e técnico para desenvolver a ideia ainda mais, se consolidar como um negócio inovador para a geração de riquezas, emprego e renda no município e fortalecer o ecossistema de Inovação de Criciúma e região como mais uma startup bem sucedida”, analisa.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOm Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 20 de novembro de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente

Palestra sobre design promove interação e criação em sala de aula

Palestra sobre design promove interação e criação em sala de aula
Mais imagens

Acadêmicos do curso de Design da Unesc, tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra, interagir e criar com uma das referências na área, o designer e professor da Faculdade de Aveiro, em Portugal, Paulo Dago D`Uva.

No encontro, Paulo D`Uva falou sobre as diversas maneiras para obter diferentes processos criativos destinados aos variados públicos, usando como exemplo alguns meios de transporte, como barcos e carros. Ele destacou que um só produto não consegue agradar a todos os tipos de clientes. “Foi uma palestra para expandir as nossas visões, para entender diferentes pontos de vista em meio a criação de um produto”, analisa a estudante Julia Bergmann Nunes.

Após a palestra, o professor promoveu uma atividade dinâmica, de modo que os próprios acadêmicos do curso de Design deveriam criar uma jarra com filtro que tivesse como inspiração o modelo de um carro, possibilitando conhecer o potencial criativo dos universitários.

“Para mim foi importante ter esta experiência de lidar com a criatividade em um curto período de tempo. Para conseguir gerar diferentes alternativas e criar um produto totalmente novo, é preciso muita concentração e dedicação, afinal, no mercado de trabalho não teremos todo o tempo do mundo para gerar alternativas ao mostrar um projeto para o cliente. Foi uma atividade bem desafiadora, que se constituía em criar um objeto utilizando como inspiração outro que não possuía nenhuma semelhança estética, ao mesmo tempo, foi muito empolgante e fez com que eu e meus colegas soltássemos nossa criatividade e conseguíssemos criar algo por meio de organização, planejamento, respeito pela equipe e não esquecendo de manter o foco no público alvo”, conta Júlia.

O designer Paulo D`Uva conta que a proposta foi promover uma atividade de modo que os alunos pudessem olhar para a evolução da linguagem de um determinado produto e a sua influência no design de outros segmentos, seja pelas linhas, formas, tendências, cores que estão surgindo e outras que acabam por sucumbir enquanto tendência.

O designer português é professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro. Foi vice-diretor fundador do Mestrado de Engenharia e Design de Produto desta mesma universidade, além de ser doutorando em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, investigador do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Mídia e Cultura) e atuar na Universidade Europeia – Laureate. Desde 1991, é professor de Projeto em Design de Produto, Design Management, Equipamento Urbano, Metodologia, Interface, Inovação pelo Desenho, Design e Tecnologia e Biônica, tendo passado por instituições de países europeus como Portugal e Itália.

https://www.youtube.com/watch?v=GIcDClxwr6I

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de outubro de 2018 às 22:00
Compartilhar Comente

MEMBROS DO GENINT e PIDI SÃO DESTAQUES NO SICAD 2017-1

MEMBROS DO GENINT e PIDI SÃO DESTAQUES NO SICAD 2017-1
Mais imagens

O Programa SICAD - Simulado Integrado de Conhecimentos de Administração é destinado aos acadêmicos dos Cursos de Administração – Linha de Formação Específica em Empresas e em Comércio Exterior e tem como objetivos: a) Conhecer o desempenho dos discentes em relação aos conhecimentos específicos em Administração, Comércio Exterior e Conhecimentos Gerais; b) Fortalecer os conhecimentos em disciplinas específicas de Administração e Comércio Exterior; c) Fortalecer os Conhecimentos Gerais; d) Integrar docentes e discentes em buscar conhecimentos específicos em Administração e Comércio Exterior; e e) Melhorar o desempenho dos Cursos de Administração – Linha de Formação Específica em Empresas e em Comércio Exterior no processo do SINAES.

Neste semestre (2017-1), os acadêmicos de Comércio Exterior, FELIPE ALVES (GP GENINT / PIDI) e TAMIRES CARDOSO PATRÍCIO (GP GENINT), membros dos respectivos grupos de pesquisa, realizaram a Prova Tipo III (destinada para os acadêmicos da 6a. a 8a.fase) e alcançaram 22 questões corretas (entre 30 questões) e estão selecionados para receber a premiaão de 1o. lugar nesta categoria.

O GENINT e PIDI /UNESC parabeniza o Curso de Administração pela iniciativa, e em especial aos acadêmicos pelo desempenho em destaque.

GENINT/UNESC e PIDI/UNESC

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 14 de julho de 2017 às 23:43
Compartilhar Comente

INTERNACIONALIZAÇÃO E O MUNICÍPIO DE JAGUARUNA

INTERNACIONALIZAÇÃO E O MUNICÍPIO DE JAGUARUNA
Mais imagens

O acadêmico Wagner Bayer do Curso de Administração/Comércio Exterior desenvolveu o seu Trabalho de Conclusão de Curso abordando o tema: A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DO POLO INDUSTRIAL DE JAGUARUNA – SANTA CATARINA .

Resumo: O processo de internacionalização empresarial ocorre quando uma empresa que antes atuava apenas no mercado doméstico, passa a enviar ou receber produtos de empresas estrangeiras, firmando, assim, acordos comerciais internacionais. Para que este processo tenha êxito e a empresa que o adota, tenha sustentabilidade em sua inserção no mercado externo, é necessário observar as estratégias de inserção internacional e verificar qual melhor se enquadra com o seu perfil. Com o fenômeno da globalização, as empresas têm se preocupado com a concorrência externa, vislumbrando as vantagens de atuar em mercados externos. Neste cenário, o estudo tem como objetivo analisar as perspectivas para a internacionalização das empresas do polo industrial de Jaguaruna – SC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e um estudo multicaso, realizado por meio de uma pesquisa de campo. A área de abrangência do estudo se limitou ao polo industrial de Jaguaruna, onde se encontram 10 empresas de diversos seguimentos. O trabalho caracterizou-se por coleta dos dados primários e técnica de coleta qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com cada elemento da pesquisa, auxiliada por um roteiro semiestruturado. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa. Verificou-se que as empresas do polo e o próprio polo industrial necessitam primeiramente de melhorias para, posteriormente, realizar um projeto de internacionalização. Entre os pontos fortes que são apontados a partir da pesquisa, pode-se destacar a localização e a diversidade industrial, e como pontos fracos, a estrutura do polo e falta de auxílio de uma política do poder municipal.

O trabalho foi orientado pelo Prof. Me. Julio César Zilli e teve como bancas o Prof. Me. Ricardo Pieri e a Profa. Dra. Adriana Carvalho Pinto Vieira.

Devido a relevância do tema, um artigo resultante do seu TCC foi publicado no Jornal em Jaquaruna, abordando o tema: O MUNICÍPIO DE JAGUARUNA NO CONTEXTO INTERNACIONAL..

Que novos estudos venham contribuiir para a discussãoi do desenvolvimento do Sul catarinense.

Grupos de Pesquisa GENINT/PIDI/UNESC

 

 

Por: Julio Cesar Zilli 19 de maio de 2017 às 16:00
Compartilhar Comente

Academico de ADM/COMEX

Academico de ADM/COMEX
Mais imagens

O acadêmico de Comércio Exterior/UNESC - Felipe Alves (aluno GP / PIDI) foi contemplado com a 1a. Colocação na bolsa de estudos para a Espanha!!!!

Parabéns ao colega!!!! Um exemplo de dedicação e esforço!!!! 

PIDI/UNESC

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 22 de maio de 2016 às 17:10
Compartilhar Comente