Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação

Premiados no Inova Criciúma, acadêmicos da Unesc iniciam implantação de chatbot humanizado

Premiados no Inova Criciúma, acadêmicos da Unesc iniciam implantação de chatbot humanizado
Mais imagens

Uma ideia inovadora e uma excelente participação na Startup Weekend Criciúma foram o ponto de partida para um grupo de alunos da Unesc no desenvolvimento de um projeto de inteligência artificial, contemplado com R$ 25 mil no edital do Fundo Municipal de Inovação de Criciúma. Classificados entre as dez ideias selecionadas no Programa Inova Criciúma, o grupo agora trabalha no desenvolvimento do chatbot humanizado "RoBot". O grupo formado pelos estudantes de Ciências da Computação, Jeanluca Fernandes Pereira, Iury Dia Piva e Murilo Leffa, mais a acadêmica de ciência contábeis, Jessica Tavares, também apresentou a proposta na Feira da Inovação, da X Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, onde mais uma vez foi destaque.

Agora, com os recursos do Inova Criciúma, a futura startup trabalha para cumprir os prazos determinados pelo edital e colocar a ideia em prática. “Segundo o site Reclame Aqui, o mau atendimento no SAC corresponde ao segundo maior motivo de reclamação dos clientes das empresas de software. Pesquisamos 90% das empresas de software e ERP de Criciúma e todas elas relataram problema de superlotação no atendimento do suporte, onde a maioria destes atendimentos são dúvidas que qualquer um poderia resolver, mas a empresa precisa colocar um funcionário para dar atenção a esses chamados, gerando fila nos atendimentos, aumento de custos e impaciência por parte dos clientes”, conta um dos integrantes do grupo, Iury Piva. A partir dessa realidade, o grupo decidiu trabalhar na criação e um chatbot de inteligência emocional, onde o cliente poderá trocar mensagens com a empresa e te suas dúvidas resolvidas por esta IA. A ideia já é adotada por muitas empresas pelo mundo e já vinha sendo trabalhada também em nível de Trabalho de Conclusão de Curso de um dos integrantes do grupo. Segundo Jeanluca Fernandes Pereira ele era um deste clientes que tinha aversão a ficar na fila de atendimento. Então em seu TCC propôs uma ideia de atendimento via ChatBot para a própria central de atendimento da universidade.

Entre os diferenciais da RoBot está a humanização e personalidade individual para cada empresa, bem como um relatório com os problemas mais frequentemente recebidos pelo sistema. Na equipe o grupo conta com um desenvolvedor especialista em IA para chatbots, um desenvolvedor especialista em integração com os serviços de mensagens e arquitetura de servidores, um profissional da área de atendimento ao cliente, um designer especialista em experiência do usuário e uma contadora, responsável pela área de negócios.

Os próximos passos do projeto incluem a validação do plano de negócio e o público alvo da ferramenta e a escolha da incubadora, que fará a capacitação e orientação ao longo do projeto. “O edital viabilizou algo que ninguém pensou e que teríamos muitas dificuldades em levantar esse valor. Tivemos um grande impulso com essa verba”, salienta Jeanluca.

Os recursos do edital serão liberados em três parcelas, onde o grupo precisa atender aos requisitos. Em três meses deve ser feita a primeira entrega, com plano de negócios, a segunda, onde será criado o produto, e a terceira, já com a empresa pronta para adentrar ao mercado de forma autossustentável.

Para a coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa, o projeto comprova a conexão com o curso. “As novas metodologias de ensino trazem a ideia a inovação curricular onde os alunos devem experimentar a prática do mercado de trabalho antes da conclusão de seu curso. As ações como Startup Weekend e Feira da Inovação incentivam a trabalhar em sala de aula as práticas para desenvolvimento de projetos. As parcerias da universidade com os eventos externos e internos são fundamentais”, salienta.

Além deste, vários projetos de acadêmicos da Unesc foram apresentados. “Mas esta equipe, como está em fases mais avançadas teve a maturidade para seguir em frente.  Acreditamos que em breve novos projetos dos nossos acadêmicos terão destaque. Essa premiação incentiva a mim e aos professores a continuar o trabalho com dedicação para que novas práticas no curso desperte e encorajem os alunos a participarem cada vez mais”, conclui.

Para o gerente de inovação da Unesc, Evânio Ramos Nicoleit, a proposta representa uma inovação que soluciona um problema de atendimento e é um negócio escalável que pode atender a diversas plataformas online de produtos e serviços. De acordo com o professor Evanio o projeto vinha sendo aprimorado tecnicamente e apresentado à comunidade por meio de espaços tais como Startup Weekend, Feira da Inovação da Unesc e Programa Inova. “Com a aprovação no edital, o grupo vai receber apoio financeiro e técnico para desenvolver a ideia ainda mais, se consolidar como um negócio inovador para a geração de riquezas, emprego e renda no município e fortalecer o ecossistema de Inovação de Criciúma e região como mais uma startup bem sucedida”, analisa.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOm Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 20 de novembro de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente

Reunião Projeto Extensão Vales da Uva Goethe

Na tarde de terça feira (dia 12/09/2017) se reuniram os membros do Projeto de Extensão Vales da Uva Goethe para discutirem dados e andamento do projeto. Estiveram presente Ricardo Pieri (coordenador), Adriana Carvalho Pinto Vieira e Volmar Madeira (colaboradores) e a bolsista Ana Claudia Rocha Fenalli. 

O projeto contribui para fortalecer a missão da UNESC como uma universidade comunitária: "Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida". Ainda, "Ser reconhecida como uma Universidade Comunitária, de excelência na formação profissional e ética do cidadão, na produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, com compromisso socioambiental".

GP/PIDI

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 13 de setembro de 2017 às 10:52
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão Vales da Uva Goethe

Na data de hoje membros do GP/PIDI e integrantes do Projeto de Extensão dos Vales da Uva Goethe estiveram presentes em Urussanga para mais uma etapa da elaboração do projeto. Foi realizado revisão dos pontos de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, do Plano de Negocios e Canvas. Foi dado inicio a verificação dos investimentos, plano operacional, parte dos custos. Estiveram presentes Ricardo Pieri, Volmar Madeira, Julio Cesar Zilli e Adriana Carvalho Pinto Vieira e a bolsista de extensão Ana Fenalli.

GP/PIDI

 

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 29 de agosto de 2017 às 17:48
Compartilhar Comente

Plano de Negócios agricultura familiar - Urussanga

Plano de Negócios agricultura familiar - Urussanga
Mais imagens

Na data de hoje membros do GP/PIDI (Ricardo Pieri, Julio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira e a bolsista de extensão Ana Fenalli) estiveram no Rio Carvão/Urussanga/SC na propriedade de José Baldin para dar continuidade ao plano de negocios para Villa Baldin.

O projeto denominado "Ações direcionadas a capacitação em empreendedorismo e gestão empresarial, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócios para empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe de Urussanga – SC." tem por objetivo desenvolver atividades de extensão universitária capacitando produtores rurais - vitivinicultores – na gestão de suas propriedades ou empreendimentos, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócio, considerando a agregação de valor aos produtos pela incorporação da Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe (IPVUG).

GP/PIDI

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 22 de junho de 2017 às 12:43
Compartilhar Comente

Pesquisa TCC - Curso Ciências Contábeis - Vales da Uva Goethe

Pesquisa TCC - Curso Ciências Contábeis - Vales da Uva Goethe
Mais imagens

Na tarde de hoje a aluna Patricia Mendes Cunha, do Curso de Ciências Contábeis e orientada pela professora Msc Andréia Cittadin esteve nos Vales da Uva Goethe para consolidar os dados para a pesquisa do TCC, sob o titulo "o uso do custeio variável para a gestão de uma vinícola associada à ProGoethe".

GP/PIDI

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 29 de maio de 2017 às 16:20
Compartilhar Comente