Matemática

Dia Nacional da Matematica

O Dia Nacional da Matemática, comemorado anualmente em todo o território nacional em 06 de maio, foi instituído, oficialmente, em 26 de junho de 2013, pela Lei n° 12.835 em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan nascido em 06/05/1985. 

O professor carioca que passou sua infância na cidade de Queluz, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro. Ficou conhecido no mundo todo pelo heterônimo Malba Tahan que usou para assinar cerca de 120 livros sobre matemática, cultura, história e didática da Matemática, que escreveu.

A data especial tem como objetivos, incentivar a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à Matemática, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a Matemática em suas várias dimensões, entre elas a recreativa, a cultural, a utilitária e outras que lhe dão significado (LOPES, 2017).

Em vários países se comemora o dia da matemática: Por exemplo, na Espanha, o “Dia Escolar da Matemática” é comemorado todo dia 12 de maio, data de nascimento de Pedro Puig Adam, o mais importante educador matemático espanhol; Em outros países como nos EUA a data é comemorada no dia 14 de março, o “dia do Pi”, pois lá a data se escreve 3,14; (o mês de março (3) antes do dia da semana (14)); em alguns lugares a data é comemorada no dia 22 de julho em alusão a 22/07 que é uma aproximação de Pi descoberta por Arquimedes de Siracusa  (LOPES, 2017). 

LOPES, Antônio José. A Verdadeira história do Dia Nacional da Matemática. SBEM, 2017. http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/noticias/795-a-verdadeira-historia-do-dia-nacional-da-matematica

06 de maio de 2020 às 10:11
Compartilhar Comente

Unesc empossa novos coordenadores e adjuntos de cursos

Unesc empossa novos coordenadores e adjuntos de cursos
Vitor Netto - Aicom Mais imagens

Evento contou com a participação de docentes, colaboradores e acadêmicos da Universidade (Fotos: Vitor Netto)

 

Professores, colaboradores e a comunidade acadêmica conhecerem na tarde desta quarta-feira (15/8) os novos coordenadores e adjuntos dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Fisioterapia, Matemática, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Jogos Digitais da Unesc. A reitora, Luciane Ceretta, também aproveitou o momento festivo para empossar o novo gerente do DPI (Departamento de Projetos e Infraestrutura) da Universidade.

De acordo com a reitora, a coordenação dos cursos precisa de atitude e pró-atividade. “A Universidade continua na busca pela excelência acadêmica e todas as pessoas que passaram por aqui ajudaram a construir os 50 anos da Unesc. Nós estamos aqui prontos para apoiá-lo em tudo o que for preciso nesta nova gestão universitária”, enfatiza.

O vice-reitor, Daniel Preve, destaca o trabalho que os novos coordenadores deveram desempenhar. “Este é um momento de novas ideias, de reinventar-se e vocês podem contar conosco para que nossos cursos tenham sempre mais excelência”, respalda.

Departamento de Projetos e Infraestrutura

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Unesc, Márcio Vito, também foi empossado como gestor do Departamento de Projetos e Infraestrutura. O órgão tem como objetivo promover e planejar as melhorias da infraestrutura dentro do campus da Universidade.

Além da reitoria e do vice-reitor, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Toreti, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, o gerente do Escritório de Inovação, Evânio Nicoleit, o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande, e o procurador jurídico, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, também participaram do evento.

Conheça os empossados:

Departamento de Projetos e Infraestrutura

- Gestor: Márcio Vito

Enfermagem

- Coordenador: Ioná Vieira Bez Birolo

- Adjunto: Valdemira Santina Dagostin

Engenharia de Materiais

- Coordenadora: Ângela Beatriz Coelho Arnt

Engenharia Química

- Coordenadora: Maria Alice Prado Cechinel

- Adjunto: Michael Peterson

Fisioterapia

- Coordenadora: Ariete Inês Minetto

- Adjunto: Eduardo Ghisi Victor

Matemática

- Coordenadora: Elisa Neto Zanette

- Adjunta: Ledina Lentz Zanette

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

- Coordenador: Volmar Madeira

Tecnologia em Processos Gerenciais

- Coordenador: Volmar Madeira

Tecnologia em Jogos Digitais

- Coordenadora: Ana Cláudia Garcia Barbosa

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de agosto de 2018 às 19:05
Compartilhar Comente

2017-2018 : O BIÊNIO DA MATEMÁTICA NO BRASIL

O Brasil sediará, em 2017 e 2018, dois grandes eventos de relevância internacional: a Olimpíada Internacional da Matemática IMO 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018 01 a 09 de agosto http://www.icm2018.org/portal/en/.

O ICM é o maior evento da área e pela primeira vez será realizado no hemisfério sul.

Estes eventos serão realizados na cidade do Rio de Janeiro e serão organizados pelo Instituto de Matemática da UFRJ e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Com o propósito de potencializar esta oportunidade e fomentar o desenvolvimento da educação no país, foi instituído o BIÊNIO DA MATEMÁTICA BRASIL 2017-2018.

Foi proclamado pelo Congresso Nacional  por meio da Lei Ordinária 13.358 de 07/11/2016.

Conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação. 

Serão dois anos de ações e eventos nacionais e internacionais, que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, impactando milhares de pessoas. 

A agenda positiva se destina a um público amplo, desde estudantes, professores, pesquisadores e renomados cientistas e o público em geral.

São objetivos do Biênio da Matemática Brasil:

  • ‍Incentivar o estudo da Matemática e o raciocínio lógico e abstrato.
  • Oferecer atividades de ensino, artísticas, lúdicas e que sejam prazerosas para todos os públicos envolvidos. 
  • Criar ações onde o público possa interagir com os conceitos e adquirir novos conhecimentos a partir da experiência vivenciada. 
  • Produzir experiências que tratem a Matemática como linguagem.
  • Alimentar e melhorar a relação das pessoas com a disciplina.
  • Popularizar a Matemática. 
  • Atualizar e treinar professores.

Dentre estes eventos destacamos:

2017

A VIII Bienal da SBM será um dos eventos do marco de abertura do Biênio da Matemática. O evento contará com a presença de nomes destacados de diversas áreas. Serão oferecidas palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, exposição de laboratórios e visitas guiadas de escolas ao evento, com uma expectativa de uma grande participação do público de estudantes e profissionais de Matemática do País.

A XIV Semana de Ciência e Tecnologia (23 a 29 de outubro de 2017)  tem como tema "Matemática está em tudo". O tema Matemática está em tudo é uma homenagem ao maranhense Joaquim Gomes de Sousa, considerado o primeiro grande matemático do Brasil.

O Festival da Matemática, como parte da Bienal, integra o conjunto de iniciativas de popularização da Matemática durante todo o Biênio da Matemática.  O Festival tem como objetivo popularizar a Matemática atingindo um público que vai desde os pequenos a partir 2 anos de idade até um público mais exigente e com mais experiência na área. Atividades lúdicas e divertidas voltadas a toda a família formarão o campo ideal para despertar novas formas de vivenciar a Matemática e desfazer o preconceito que existe em relação à disciplina. 

Mais informações: https://www.bieniodamatematica.org.br/o-que-e.html

Por: Elisa Netto Zanette 03 de março de 2017 às 23:28
Compartilhar Comente