Matemática

Confraternização do Curso de Matemática 2022.2

No dia 10/12/2022, professores acadêmicos e egressos do curso de Matemática- Unesc se encontraram para confraternizar e agradecer mais um ano de conquistas e superações.

Gratidão à nossa querida professora Elisa e sua família que proporcionaram este momento inesquecível. Agradecimento especial ao professor Edison,  churrasqueiro oficial do curso,  pelo maravilhoso churrasco. 

Agradecemos também  o Leonay, acadêmico da sexta fase, em seu nome a Promat -Empresa Júnior e o Centro Acadêmico pelo contato e convite aos participantes. 

Que possamos replicar esse momento de descontração, amizade, afetividade nos próximos anos!

Um feliz Natal a todos e todas!

E que 2023 nos impulsione para novos desafios!

Com carinho coordenação do Curso de Matemática- 2021-2024

12 de dezembro de 2022 às 09:22
Compartilhar Comente

Destaque da Empresa Júnior do Curso de Matemática - Promat

A Promat, empresa júnior do curso de Matemática da Unesc foi reconhecida como uma das empresas juniores destaque da região sul, no Evento Regional de Empresas Juniores ocorrido no Senac de Criciúma, dia 15 maio de 2022.

Também se destacou no evento WorkWeekend 2022 como a primeira empresa júnior da região a atingir o alto crescimento com meta de faturamento batida em 218%, vencendo o desafio Play no Penta da Fejesc.

Parabéns a todos os envolvidos!!

15 de maio de 2022 às 20:50
Compartilhar Comente

Homenagem ao querido professor Ademir Damazio

Respeitar a todos sem distinção.

 Acreditar no potencial do ser humano, estar sempre disponível, orientar com zelo e priorizar o próximo!

Impossível enumerar todas as razões que o tornam um ser humano tão especial. Gratidão por mais de 40 anos de dedicação e amor incondicional à docência no curso de Matemática da nossa Universidade.

Com carinho,

Coordenação, NDE, Centro Acadêmico e Promat.


21 de março de 2022 às 14:55
Compartilhar Comente

I Fórum Catarinense das Licenciaturas que formam professores que Ensinam Matemática

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Diretoria Regional de Santa Catarina (SBEM-SC) promove entre os dias 19 e 20 de setembro, nas dependências da UFSC Blumenau, o  I Fórum Catarinense das Licenciaturas que formam professores que Ensinam Matemática (PEM), com a temática “Desafios e perspectivas das licenciaturas catarinenses que formam professores que ensinam matemática no cenário atual”.

Este evento tem como objetivo avaliar e debater, na comunidade acadêmica, as políticas de implementação dos Cursos de Licenciatura que formam professores que ensinam matemática, decorrentes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior, formação continuada (Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015) e os  diálogos com as Propostas Curriculares Municipais, Estaduais e Nacionais.

​Neste sentido, busca viabilizar um espaço de reflexão e também de deliberação de posicionamentos em relação aos desafios e perspectivas da formação destes professores no estado, especialmente neste novo cenário que se constitui, a SBEM–SC, juntamente com a participação de professores, acadêmicos, coordenadores e gestores.

Inscrições de trabalhos e participação: http://inscricaosbemsc.paginas.ufsc.br/

Eixos Temáticos e Ementas dos Grupos de Discussão (GD's)

GD I: Matriz curricular e a organização da Prática como Componente Curricular (PCC): quadro atual e perspectivas a partir da Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015.

Ementa: Nesse GD serão debatidas as seguintes questões: O que é a Prática como Componente Curricular (PCC)? Por que foi instituída a PCC nas diretrizes curriculares de formação de professores? Quais as suas características? Como implementá-la no curso de formação de professores de matemática? Quais as contribuições?

GD II: O Estágio Curricular Supervisionado: perspectivas a partir da Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015.

Ementa: Refletir sob a forma como o estágio curricular supervisionado está sendo desenvolvido nos cursos de Licenciatura das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, com base na Resolução 02/2015, e quais implicações para a formação inicial dos futuros professores de matemática.

GD III: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica (RP) e outros programas: articulações entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Ementa: Desafios, limites e possibilidades dos Programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) no contexto da formação e inserção profissional.

GD IV: A matemática acadêmica e a matemática escolar na formação do professor.

Ementa: Apresentar elementos para refletir sobre algumas questões, tais como: Que matemática o futuro professor deve saber para ser um profissional competente? A matemática escolar deve repetir as características de formalidade, demonstrações, simbolismo e rigor da matemática acadêmica? A matemática escolar deve ser independente da acadêmica? A formação matemática acadêmica deve se restringir à matemática escolar? É possível uma relação dialética entre as matemáticas acadêmica e a escolar? Qual é a função da contextualização do conhecimento matemático na formação de professor?

GD V: A formação inicial dos professores que ensinam matemática e diálogos com as propostas curriculares municipais, estaduais e nacionais​.

Ementa: Pesquisas, estudos e relatos de experiência tratando da formação inicial de professores que ensinam matemática em Cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação do Campo. Dentre as temáticas a serem abordadas estão o currículo, o estágio supervisionado e a BNCC em articulação com as políticas públicas e as propostas curriculares municipais, estaduais e municipais. 

Por: Elisa Netto Zanette 28 de agosto de 2019 às 14:09
Compartilhar Comente

Seminário sobre "Matemática e Educação em Debate" reuniu acadêmicos e professores na Unesc

Acadêmicos e Docentes do Curso de Matemática e convidados do Curso de Letras da  Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), participaram hoje (13/08/2018) do Seminário I - Matemática e Educação em Debate

O evento ocorreu no Bloco O – sala 1 da UNESC - Criciúma (SC), no período das 14h às 17h.

Promovido pelo Curso de Matemática, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Centro Acadêmico Pitágoras, contou com a participação de quatro palestrantes com a mediação dos trabalhos desenvolvida pelo Prof. Dr. Ademir Damazio, professor do Curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESC.

Dois temas importantes foram a referência na tarde de atividades acadêmicas.

Tema 1: Debates e reflexões sobre a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio

Participaram como palestrantes: Prof. Dr. André Cechinel e Prof. Dr.  Rafael Rodrigo Mueller 

André Cechinel é Doutor em Literatura pela UFSC, com estágio na New York University (NYU). Mestre em Literatura e graduado em Letras e Literatura de Língua Inglesa (Bacharelado e Licenciatura), também pela UFSC. É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa CNPq-LITTERA, professor do Curso de Letras e do PPGE da UNESC, exercendo atualmente a coordenação adjunta do programa. 

Rafael Rodrigo Mueller é Doutor e Mestre em Educação pela UFSC, graduado em Administração de Empresas pela FURB. É professor do PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA/UNESC/CNPq) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (NINEIT).

A importância das reflexões sobre a BNCC e as implicações na docência e no ensino médio foram enfatizadas pelos palestrastes que sugeriram ao finalizar, a apropriação pelos presentes dos elementos relevantes da proposta por meio da leitura do documento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento do Ministério da Educação, de caráter normativo, que estabelece um conjunto de aprendizagens essenciais nas quais os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Tema 2: Reflexões sobre a Docência no âmbito da Matemática: Universidade x Escola

Participaram como palestrantes: Prof(a) Karine Luiz Calegari Mrotskoski e Prof(a) Ana Lucia Pintro

Karine Luiz Calegari Mrotskoski é egressa do Curso de Matemática da UNESC e professora da rede municipal e estadual de ensino. Professora destaque e com premiações em Feiras de Matemática, recentemente (08/2018) participou com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge da Cunha Carneiro, das Olimpíadas Internacionais de Matemática da Ásia (AIMO), que foi disputada em Bangkok, na Tailândia.  Gabriel Domingos, de 13 anos, Sofia Oliveira, de 13 anos e Lucas Rodrigues, de 10 anos receberam duas medalhas de bronze e da menção honrosa no evento. Seus principais projetos na docência são socializados também, no site “Diário de Aula” - https://www.diariodeaula.com/

De forma expressiva, o entusiasmo pela Matemática e a profissão docente foi evidenciado pela Profa Karine. Citou fatores relevantes para o sucesso na profissão: Trabalho colaborativo, elaboração de projetos, voluntariado, participação em grupos de estudos, envolvimento com a OBEMEP,  Feiras de Matemática, entre outros. 

Ana Lucia Pintro é graduada em Matemática (UnC) e especialista em Educação Matemática pela UNESC.  Professora da rede municipal participa ativamente nas Feiras de Matemática com seus alunos. Tem desenvolvido trabalhos importantes de incentivo à matemática com o uso “Cubo Mágico”. É incentivadora do uso de Tecnologias na Educação e desenvolve atividades com o uso do GeoGebra na Matemática. Construiu um blog onde socializa as experiências “Os alunos que exploravam...” - http://osalunosqueexploravam.blogspot.com/

O incentivo na participação em projetos e provas, como da OBEMEP, as Feiras de Matemática, o Prêmio ACIC de Matemática, entre outras, foram citados pelas palestrantes como oportunidades de contribuir de forma efetiva na formação das novas gerações, de forma diferenciada, no âmbito da Matemática.

As atividades foram finalizadas com uma homenagem - pelo CA e a Coordenação do curso - aos estudantes pelo seu dia (11 de agosto).

Programação do evento

 

Por: Elisa Netto Zanette 13 de agosto de 2018 às 22:00
Compartilhar Comente