Matemática

Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática

Iniciou hoje, o  IX Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática, integrado a XV Semana Acadêmica do curso de Matemática- Licenciatura e o X Seminário de Estágios Supervisionados.

Com o tema “Formação docente relacionada aos clubes de matemática” a palestrante: Profª Drª Maria Marta da Silva refletiu sobre a importância da elaboração dos conceitos matemáticos nas ações do clubes de Matemática, apresentando os principais projetos desenvolvidos na UEG (Universidade Estadual de Goiás) -->  https://www.clumatuegquirinopolis.com/

A atividade foi coordenada pelo Prof. Dr. Ademir Damazio com a abertura do evento pela Profa Ma Eloir Fatima Mondardo Cardoso.

A sessão de Comunicações Orais iniciou após a palestra e os debates. Integrando a banca de avaliadores, Dr. Alex Sander da Silva e Ma. Ediséia Suethe Faust Hobold

Os trabalhos apresentados constam na programação. Acesse pelo link. 

O evento ocorreu pelo Google Meet --> meet.google.com/grz-khgt-ssb
Para se inscrever basta preencher o formulário neste link: http://unesc.net/incricaosemanamatematica.

O evento ocorre no período de 24 a 26 de novembro de 2021 e tem como objetivos:

Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática;
Incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática;
Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática.
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios;
Integrar estudantes, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa, Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC e Programa de Residência Pedagógica.

24 de novembro de 2021 às 23:35
Compartilhar Comente

SEMANA ACADÊMICA DE MATEMÁTICA 2021 e SEMINÁRIOS INTEGRADOS

A XV Semana Acadêmica do curso de Matemática- Licenciatura, o X Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura e o IX Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas/2021 – Reflexões, ocorre no período de 24 a 26 de novembro de 2021, tem como objetivos:

  • Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática;
  • Incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática;
  • Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática.
  • Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios;
  • Integrar estudantes, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;
  • Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa, Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC e Programa de Residência Pedagógica.

As inscrições para o evento e para submissão de trabalhos ocorre via Even3.com.br/xvsam2021/ 


As produções acadêmicas do evento e dos eventos anteriores constam de Anais da Matemática, cuja publicação iniciou em 2017.

Os ANAIS dos eventos de 2017, 2018, 2019 e 2020, estão disponíveis no PORTAL DE PERIÓDICOS da UNESC (http://periodicos.unesc.net/seminariomat/issue/view/270)

EVENTOS ANTERIORES: 2018 a 2020

2020 - VIII Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC e o IX Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: 

https://doity.com.br/seminarios-integrados-matematica-unesc  

2020 - XIV Semana Acadêmica de Matemática

https://doity.com.br/xiv-semana-academica-de-matematica-da-unesc

2019 - XIII Semana Acadêmica de Matemática; VIII Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens; VII Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC 

https://doity.com.br/semana-academica-matematica-2019

2018 - XII Semana Acadêmica de Matemática; VII Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens; VI Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC

https://doity.com.br/xii-semana-acadmica-de-matemtica

26 de outubro de 2021 às 12:00
Compartilhar Comente

II Semana Integrada de Educação

A II SEMANA INTEGRADA DE EDUCAÇÃO, promovida pelos cursos de Licenciatura da Unesc, com a coordenação dos estudantes, ocorre no período de 13 a 16 de setembro de 2021.

Com o objetivo de promover o respeito à diversidade, da cultura da paz e dos direitos humanos, tem como intuito dialogar sobre as diversas temáticas vivenciadas no âmbito da educação e seu cotidiano.

A abertura do evento foi protagonizada pelos estudantes, com a participação do Vice-Presidente do DCE – Diretório Central dos Estudantes da Unesc, acadêmico de Direito, Vittor Teixeira e os representantes dos estudantes das Licenciaturas que estiveram à frente da organização do evento: Brian Andrade de Oliveira e Sandra Leila Baldin.

Com a participação dos acadêmicos, professores, comunidade e em especial, com a presença da Pró-Reitora Profa Indianara Reynaud Toreti, do Diretor de Ensino, Prof. Marcelo Feldhaus, das Diretoras de Pesquisa e Extensão, Profas Patricia de Aguiar Amaral e Fernanda Sônego, Assessores pedagógicos e coordenadores de Curso de Licenciaturas da Unesc.

Representando os acadêmicos, o Vice-Presidente do DCE, Vittor Teixeira, fez a abertura do evento, referenciando a sua importância como resultado da conquista dos estudantes para os estudantes. É indicativo das ações das lideranças estudantis! O protagonismo estudantil dentro da universidade, tem trazido excelentes resultados, que aliados ao bom diálogo com a instituição, apresenta ganhos significativos ao movimento estudantil, as lutas importantes e necessárias.

O Doutorando Prof. Marcelo, representando os Diretores presentes no evento, enfatizou a importância do momento, do protagonismo e autonomia estudantil. Na perspectiva de diferentes dimensões, incluindo a dimensão ética, da necessidade de discutir em diferentes tempos e espaços sobre currículo que nos forma enquanto elemento importante de transformação. O evento vem ao encontro desta perspectiva formativa porque promove debates e reflexões sobre temas muito importantes na ótica dos estudantes, elencados como necessários e complementares a formação dos futuros profissionais das licenciaturas.

O Prof. Dr. Ismael, representando os assessores pedagógicos institucionais, também parabenizou e enfatizou a importância das temáticas do evento que são urgentes e extremamente importantes para o campo da educação. A educação é transformadora, capaz de unir diferentes indivíduos em torno que questões problemáticas comuns, provocando mudanças, transformando o mundo num lugar mais plural, mais diversos e mais tolerante.

A Profa Dra Indianara, representando a reitoria e parabenizando os organizadores pelo envolvimento e protagonismo, enfatizou a importância da temática evidenciada, necessária, sobretudo em tempos atuais. Afirmou que, a temática dialoga com os valores da nossa Universidade. A Unesc tem em seus princípios e valores, a inclusão e a promoção da cultura de paz. Estão inclusos nas atividades e práticas voltadas as três dimensões acadêmicas: no ensino na pesquisa e na extensão. Citando, como exemplo, o NEAB, Secretaria de diversidade, Âmago, entre tantos programas institucionais que dialogam com essa temática, enfatizou a importância da temática em debate, que é transversal as áreas de conhecimento da Unesc.

O debate foi iniciado pela apresentação dos palestrantes e os debates acerca do Racismo Estrutural e Educação: Diálogos sobre a Opressão Cotidiana.

Os debates por conduzidos pelo Prof. Dr. Alex Sander da Silva, Prof. Dr Leandro Passos, Prof. Mestrando Douglas Vaz Franco e a acadêmica de Direito, Myrella Eufrazio.

As importantes falas e reflexões dois palestrantes podem ser acompanhadas no canal Unesc Tv, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=XCcF2ObgOJM

13 de setembro de 2021 às 23:00
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica da Matemática - Seminários de Pesquisas e Estágios

O evento tem como objetivo geral, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

O percurso rumo à consolidação dos três eventos iniciou em 2006 com a I Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011 ocorreu I Seminário de Estágios Supervisionadas do Curso, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

A necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, direcionaram a promoção do I Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC que ocorreu em 2013. Desde então, anualmente ocorrem os três eventos, organizados em períodos distintos até 2016 e integrados em 2017.

A programação do evento consta no site do mesmo: https://www.doity.com.br/semana-academica-matematica-2019/calendario  

O evento tem por objetivos específicos:

Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática;
Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática;
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios;
Disseminar e incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática;
Integrar estudantes, egressos, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa e Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC.

As produções acadêmicas dos eventos contam de Anais da Matemática, cuja publicação iniciou em 2017 e estão disponíveis no Portal Periódicos da UNESC. O Anais de Matemática surgiu da necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática apresentados no Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC.

Mais informações: https://www.doity.com.br/semana-academica-matematica-2019/calendario

Por: Elisa Netto Zanette 08 de novembro de 2019 às 14:33
Compartilhar Comente

Acadêmicos e Bolsistas-PIBID-Matemática, representam o curso em evento na PUC_Curitiba-PR

Acadêmicos do Curso de Matemática e integrantes do Projeto PIBID-Subprojeto Matemática da UNESC, participaram do VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o V Seminário Nacional do Pibid, IV Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid – Diversidade e complexidade dos Espaçotempos da formação de professores, que ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, em Curitiba-PR, de 14 a 16 de dezembro de 2016.

Os eventos realizados de forma associada, tiveram como propósito possibilitar a exposição e o diálogo sobre experiências e pesquisas que integram os diferentes espaços e tempos da formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica. A realização dos eventos teve alta relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, sociocultural e educacional do País, pois tratou diretamente dos impactos das políticas e das práticas na formação dos quadros docentes, com ênfase na diversidade de traços e na complexidade dos paradoxos que marcam a profissionalidade docente na contemporaneidade.

O conjunto de palestras, mesas redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais promoveu o debate teórico, crítico e intercultural com vistas à formação e à profissionalização do docente.

Foram apresentados 1810 trabalhos em 8 (oito) Grupos de Trabalho relacionados a diversas áreas da educação.

Dentre estes, três trabalhos são de autoria dos pibidianos do Sub-projeto Matemática da UNESC, com a orientação dos professores supervisores e orientadores do projeto.

Constam dos anais do evento: Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID. V. 1, 2016 / ISSN: 2526-3234. Disponível em http://www.unioeste.br/eventos/enalic/anais/

  • O trabalho “MOVIMENTO CONCEITUAL DE FRAÇÃO NA PROPOSIÇAO DE ENSINO DE DAVYDOV”, tem como autores, os acadêmicos Luciane Oliveira de Aguiar, Jeferson da Silva Baltazar e a Prof(a) MSc Eloir Fátima Mondardo Cardoso.
  • O trabalho “O CONCEITO DE MULTIPLICIDADE E DIVISIBILIDADE: RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA NA ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL”, tem como autores, os acadêmicos Dionata Fernandes de Vargas, Bruno Duarte da Silva, Prof(a)s Fátima Victoria Hlebania de Oliveira e Dr(a) Ledina Lentz Pereira.
  •  O trabalho “OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FRAÇÕES, NA ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL: UMA VIVÊNCIA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA”, tem como autores, os acadêmicos Bruna Trajano da Cruz, Cátia Floriano, Angelina Bernardino Duarte, Renata Manenti da Silva, Karoline Pignatel  e a Prof(a) MSc Elisa Netto Zanette

 

Por: Elisa Netto Zanette 15 de dezembro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente