Matemática

Projeto de extensão cursos de Matemática e Pedagogia.

O projeto de extensão aprovado pelo Edital 514/2022 denominado “Desenvolvimento com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um sistema de ensino de Matemática, na perspectiva do Ensino Desenvolvimental”, teve início nesta segunda-feira 15.05.2023,  insere-se no programa de extensão - Formação e Valorização Docente e Discente .

A organização e desenvolvimento deste projeto de extensão tem a participação de três professores, dos cursos de Matemática e Pedagogia da UNESC (Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Gislene Camargo e Lucas Sid Moneretto Búgigo) e dois bolsistas, Luccas Borges de Medeiros acadêmico do curso de Matemática e Maria Madalena Nascimento Guerra, do curso de Pedagogia.

O primeiro encontro aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica Caetano Ronchi, no bairro São Defende, Criciúma-SC, local em que o projeto será desenvolvido, para organização do cronograma dos encontros do planejamento  e execução. 

O objetivo deste projeto é desenvolver com os estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental, nas turmas 101 (matutino) e 102 (vespertino),  uma proposta para o ensino de matemática com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, base teórica das Diretrizes Curriculares do Município de Criciúma.

Agradecemos o aceite da diretora da escola Fabiana Manenti Martinhago e da professora das turmas Elisângela Sperfeld Bortoluzzi. 

15 de maio de 2023 às 15:10
Compartilhar Comente

Dia Nacional da Matematica

O Dia Nacional da Matemática, comemorado anualmente em todo o território nacional em 06 de maio, foi instituído, oficialmente, em 26 de junho de 2013, pela Lei n° 12.835 em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan nascido em 06/05/1985. 

O professor carioca que passou sua infância na cidade de Queluz, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro. Ficou conhecido no mundo todo pelo heterônimo Malba Tahan que usou para assinar cerca de 120 livros sobre matemática, cultura, história e didática da Matemática, que escreveu.

A data especial tem como objetivos, incentivar a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à Matemática, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a Matemática em suas várias dimensões, entre elas a recreativa, a cultural, a utilitária e outras que lhe dão significado (LOPES, 2017).

Em vários países se comemora o dia da matemática: Por exemplo, na Espanha, o “Dia Escolar da Matemática” é comemorado todo dia 12 de maio, data de nascimento de Pedro Puig Adam, o mais importante educador matemático espanhol; Em outros países como nos EUA a data é comemorada no dia 14 de março, o “dia do Pi”, pois lá a data se escreve 3,14; (o mês de março (3) antes do dia da semana (14)); em alguns lugares a data é comemorada no dia 22 de julho em alusão a 22/07 que é uma aproximação de Pi descoberta por Arquimedes de Siracusa  (LOPES, 2017). 

LOPES, Antônio José. A Verdadeira história do Dia Nacional da Matemática. SBEM, 2017. http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/noticias/795-a-verdadeira-historia-do-dia-nacional-da-matematica

06 de maio de 2020 às 10:11
Compartilhar Comente

Cursos de licenciatura da Unesc promovem campanha em prol da Casa Guido

Cursos de licenciatura da Unesc promovem campanha em prol da Casa Guido
Itens como café, feijão e achocolatado, além de guloseimas para a Páscoa serão arrecadados até 12 de abril (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos dos cursos de licenciatura da Unesc mais uma vez estão unidos em prol de uma causa nobre. Na ação “Licenciaturas Solidárias” os alunos trabalham na arrecadação de donativos a serem doados para a Casa Guido, instituição de Criciúma que auxilia crianças portadoras de câncer e seus familiares. Estão sendo recolhidos itens como café, feijão, achocolatado e biscoitos, para uso no dia a dia da instituição e doação aos pacientes assistidos, além de guloseimas como balas e chocolates variados para colaborar com a comemoração de Páscoa das crianças. As doações podem ser entregues nos centros acadêmicos de todos os cursos de licenciatura da Unesc.

Conforme a acadêmica e estagiária do curso de Letras Maria Julia Deucher, a ideia foi iniciada por meio da proposta do início do ano letivo no Trote Solidário. “Pensando em envolver os alunos em uma ação beneficente acabamos escolhendo a Casa Guido por entender sua importância e sua credibilidade na nossa região”, explica.

Para a coordenadora da Casa Guido, Rosane Búrigo Gonçalves, é uma alegria que a instituição seja reconhecida em amparada pelos estudantes da Unesc. “É maravilhoso ver a preocupação deles em realizar uma ação solidária e investir seu esforço para causas como a das nossas crianças. Toda a arrecadação será muito bem recebida e fará a diferença para nós”, comentou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de abril de 2019 às 13:03
Compartilhar Comente

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Nesta sexta-feira (18/8) é comemorado o dia do estagiário.
O acadêmico de Matemática e estagiário do Colégio Unesc, Alexandre Pacheco, quer ajudar no aprendizado de outras pessoas e está vivendo um pouco deste sentimento durantes as aulas de Matemática. “Eu busco auxiliar os alunos com deficiência no aprendizado, o que é muito gratificante. Meu desejo é ser professor e estou vivendo aqui um pedacinho da prática, e reafirmando que é o que quero”, comentou o aluno da quarta fase de Licenciatura em Matemática.

Ele conta ainda sobre a satisfação do seu papel junto aos alunos. “Há dois meses estou aqui e trabalho com duas crianças. Ver elas apreendendo é uma grande recompensa, é o que nos move”, destacou.
Muitas vezes conciliar trabalho com a graduação pode ser cansativo, mas a recompensa vem. Os conhecimentos e a socialização com quem entende do assunto se tornam fundamentais para você crescer, na vida pessoal e profissional. Às vezes, as relações extrapolam âmbito profissional e criam-se amizades, uma interação que agrega ao conhecimento e proporciona uma melhor vivência no dia a dia.

A contribuição do estagiário reflete em todo o processo. Normalmente ele recebe aquelas missões que destravam, que vão otimizar o trabalho de outras pessoas, facilitando assim o trabalho de todos. É uma contribuição que se percebe ao final, nos resultados.
É um processo de  amadurecimento e conhecimento, de crescimento e de amor pelo que se faz. 

Na Unesc, os estudantes ocupam 2.207 vagas de estágios e contribuem em aproximadamente 500 empresas e instituições da região. Além disso, a Universidade dá 71 oportunidades de trocas de conhecimentos aos seus acadêmicos no campus. “É a preparação para a etapa profissional da vida do estudante. O estágio pode ser entendido como o período de focar na prática e estimular os conhecimentos adquiridos no ambiente de ensino. É a oportunidade de familiarizar o acadêmico com o meio de trabalho, contribuindo assim para sua formação profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade da Unesc, Camila Casagrande Preve.

Leia mais sobre esta matéria do SECOM da UNESC .... https://www.unesc.net/portal/blog/ver/213/39150

Por: Elisa Netto Zanette 18 de agosto de 2017 às 18:31
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Matemática participam do 4º Seminário Institucional do Pibid Unesc

Socializar experiências significativas e inovadoras no campo da prática docente. Esse é o principal objetivo do 4º Seminário Institucional do Pibid Unesc, que ocorreu nos dias 19 e 20/11 na Universidade. A programação do evento contou com oficinas e comunicações orais em grupos temáticos.

Este ano o encontro traz como tema central a “Universidade e Escola: diálogos necessários à formação docente”, que apresentou cinco eixos temáticos: Valorização docente, interdisciplinaridade na formação, iniciação à docência, formação continuada e a integração Universidade e Escola.

Foram apresentados trabalhos de bolsistas e egressos do programa, estudantes de licenciatura, mestrandos, egressos do PIBID, projetos de pesquisa, extensão e integrantes do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).

O programa ocorre desde 2012 na Unesc e os alunos participantes do Pibid têm encontros semanais para realizar reuniões de trabalho na Universidade e ir às escolas para interagir com professores e alunos. O Pibid é mantido pela CAPES e pela UNA HCE e o evento tem apoio do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc).

Saiba mais, visitando o site do evento

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de novembro de 2015 às 11:32

Por: Elisa Netto Zanette 18 de novembro de 2015 às 21:11
Compartilhar Comente