Matemática

SEMANA ACADÊMICA DE MATEMÁTICA E COMEMORAÇÃO DE 50 ANOS DO CURSO

O Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura da UNESC comemora em 2020 seu cinquentenário.

São 50 anos de uma bela história de sucesso, iniciada em 1970, formando profissionais da Educação Matemática e cidadãos que atuam e transformam nossa sociedade, primando pela qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida.  

Para comemorar este momento histórico, professores, coordenadores, acadêmicos, egressos e a comunidade em geral, reunem-se num evento científico virtual, que espelha uma parte relevante da missão do curso e da Universidade - Educar por meio do ensino, pesquisa e extensão, buscando informar, discutir, refletir, inovar e agir continuamente na melhoria do ensino e aprendizagem nos diversos espaços de atuação formal e não-formal, escolares e acadêmicos.

A Semana Acadêmica do Curso, em sua XIV edição, foi organizada pela Coordenação, NDE, Empresa Júnior, Centro Acadêmico do Curso e Comissão 50 anos.

Planejada com o intuito de ampliar os conhecimentos e reviver parte dessa história contará com a participação de palestrantes, pesquisadores e professores de várias instituições de ensino superior do Brasil (USP, IFPR, UFMT, UFSC, IFRS, IFSC, UNIBAVE e UNISUL) e de instituições de Educação Básica, de egressos e atuais professores e acadêmicos do Curso. Também estarão presentes, acadêmicos da diretoria da Empresa Junior de Matemática da UNICAMP 

A programação e inscrição gratuita estão disponíveis no site do evento.

Link do evento: http://doity.com.br/xiv-semana-academica-de-matematica-da-unesc

15 de setembro de 2020 às 08:01
Compartilhar Comente

Dia Nacional da Matematica

O Dia Nacional da Matemática, comemorado anualmente em todo o território nacional em 06 de maio, foi instituído, oficialmente, em 26 de junho de 2013, pela Lei n° 12.835 em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan nascido em 06/05/1985. 

O professor carioca que passou sua infância na cidade de Queluz, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro. Ficou conhecido no mundo todo pelo heterônimo Malba Tahan que usou para assinar cerca de 120 livros sobre matemática, cultura, história e didática da Matemática, que escreveu.

A data especial tem como objetivos, incentivar a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à Matemática, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a Matemática em suas várias dimensões, entre elas a recreativa, a cultural, a utilitária e outras que lhe dão significado (LOPES, 2017).

Em vários países se comemora o dia da matemática: Por exemplo, na Espanha, o “Dia Escolar da Matemática” é comemorado todo dia 12 de maio, data de nascimento de Pedro Puig Adam, o mais importante educador matemático espanhol; Em outros países como nos EUA a data é comemorada no dia 14 de março, o “dia do Pi”, pois lá a data se escreve 3,14; (o mês de março (3) antes do dia da semana (14)); em alguns lugares a data é comemorada no dia 22 de julho em alusão a 22/07 que é uma aproximação de Pi descoberta por Arquimedes de Siracusa  (LOPES, 2017). 

LOPES, Antônio José. A Verdadeira história do Dia Nacional da Matemática. SBEM, 2017. http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/noticias/795-a-verdadeira-historia-do-dia-nacional-da-matematica

06 de maio de 2020 às 10:11
Compartilhar Comente

Acadêmicos e Bolsistas-PIBID-Matemática, representam o curso em evento na UNISINOS – São Leopoldo-RS

Com o tema “Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas” o II ENLICSUL, o II PIBID/SUL e o II SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UNISINOS, ocorreram no período de 13 a 15 de dezembro de 2017, na UNISINOS – Campus São Leopoldo/RS.

O evento é o segundo encontro regional promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), das Instituições de Ensino Superior (IES) da região sul, organizado e sediado pela Unisinos.
Este evento congrega o Seminário Institucional anual, previsto no Edital nº 61/2013, Pibid/Unisinos e o segundo encontro das Licenciaturas da região sul. 
O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência em seus diferentes enfoques, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação. 

Acadêmicos do Curso de Matemática e integrantes do Projeto PIBID-Subprojeto Matemática da UNESC, participaram do evento com a apresentação de três trabalhos de autoria dos pibidianos e dos docentes supervisores e coordenadores de área do projeto.

Integraram-se aos 33 representantes da Universidade que foram à São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, para apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Os professores e alunos da Unesc socializaram conhecimentos no encontro. O encontro contou com a presença de participantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. 

Os trabalhos aprovados e apresentados constam no portal do evento. E, posteriormente estarão integrando os anais do referido evento.

Por: Elisa Netto Zanette 18 de dezembro de 2017 às 10:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos e Bolsistas-PIBID-Matemática, representam o curso em evento na PUC_Curitiba-PR

Acadêmicos do Curso de Matemática e integrantes do Projeto PIBID-Subprojeto Matemática da UNESC, participaram do VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o V Seminário Nacional do Pibid, IV Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid – Diversidade e complexidade dos Espaçotempos da formação de professores, que ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, em Curitiba-PR, de 14 a 16 de dezembro de 2016.

Os eventos realizados de forma associada, tiveram como propósito possibilitar a exposição e o diálogo sobre experiências e pesquisas que integram os diferentes espaços e tempos da formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica. A realização dos eventos teve alta relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, sociocultural e educacional do País, pois tratou diretamente dos impactos das políticas e das práticas na formação dos quadros docentes, com ênfase na diversidade de traços e na complexidade dos paradoxos que marcam a profissionalidade docente na contemporaneidade.

O conjunto de palestras, mesas redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais promoveu o debate teórico, crítico e intercultural com vistas à formação e à profissionalização do docente.

Foram apresentados 1810 trabalhos em 8 (oito) Grupos de Trabalho relacionados a diversas áreas da educação.

Dentre estes, três trabalhos são de autoria dos pibidianos do Sub-projeto Matemática da UNESC, com a orientação dos professores supervisores e orientadores do projeto.

Constam dos anais do evento: Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID. V. 1, 2016 / ISSN: 2526-3234. Disponível em http://www.unioeste.br/eventos/enalic/anais/

  • O trabalho “MOVIMENTO CONCEITUAL DE FRAÇÃO NA PROPOSIÇAO DE ENSINO DE DAVYDOV”, tem como autores, os acadêmicos Luciane Oliveira de Aguiar, Jeferson da Silva Baltazar e a Prof(a) MSc Eloir Fátima Mondardo Cardoso.
  • O trabalho “O CONCEITO DE MULTIPLICIDADE E DIVISIBILIDADE: RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA NA ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL”, tem como autores, os acadêmicos Dionata Fernandes de Vargas, Bruno Duarte da Silva, Prof(a)s Fátima Victoria Hlebania de Oliveira e Dr(a) Ledina Lentz Pereira.
  •  O trabalho “OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FRAÇÕES, NA ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL: UMA VIVÊNCIA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA”, tem como autores, os acadêmicos Bruna Trajano da Cruz, Cátia Floriano, Angelina Bernardino Duarte, Renata Manenti da Silva, Karoline Pignatel  e a Prof(a) MSc Elisa Netto Zanette

 

Por: Elisa Netto Zanette 15 de dezembro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente

Anais do VI SES (Seminário de Estágios Supervisionados) e V SISPPP (Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica) em Matemática.

Os Anais do VI Seminário de Estágios Supervisionados e V Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática, serão publicados anualmente, neste espaço. Para ter acesso aos ANAIS, clique aqui.

O VI Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e o V Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC têm como objetivo, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

O percurso rumo à consolidação dos três eventos do curso de Matemática iniciou em 2006 com a I Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011 ocorreu I Seminário de Estágios Supervisionados do Curso, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

A necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, direcionaram a promoção do I Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC que ocorreu em 2013. Desde então, anualmente, os eventos ocorrem, organizados em períodos distintos e/ou integrados como ocorreu em 2017.  

O evento tem por objetivos: Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática; Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática; Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios; Disseminar e incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática; Integrar estudantes, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;  Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa e Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC.

Comissão Organizadora: Prof. Dr. Ademir Damázio; Prof. MSc Edison Ugioni; Prof(a) MSc Elisa Netto Zanette; Prof. Dr Kristian Madeira e Prof(a) Dra Ledina Lentz Pereira. 

Realização: Curso de Matemática; Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras CAMP

Apoiadores do evento: Unesc; UNAHCE; Curso de Matemática; PIBID-Subprojeto Matemática; Centro Acadêmico do curso de Matemática CAMP; PIBID; Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE.

Por: Elisa Netto Zanette 06 a 10 de novembro de 2017
Compartilhar Comente