Matemática

Estudantes da escola Caetano Bez Batti visitaram o laboratório de Matemática da Unesc

No dia 29.06.2023,  vinte e quatro estudantes acompanhados pelas professoras Karol Pignatel e Micheline Dagostim, do 2º ano do Ensino médio, da escola Caetano Bez Batti de Urussanga -SC, visitaram o laboratório Dr. Ademir Damazio do Curso de Matemática. A todos os envolvidos agradecemos a honra de recebê-los e mostrar as possibilidades do ensino, pesquisa e extensão no curso.  

Os estudantes foram recebidos pelas acadêmicas do curso de Matemática Bruna Corrêa Francisco (oitava fase)  e pela  monitora do laboratório Karina Rossa (terceira fase).

Agradecemos a presença!

29 de junho de 2023 às 22:20
Compartilhar Comente

Acadêmico do curso de matemática é finalista na primeira edição do Unesc Challenge

Nesse sábado e domingo (27 e 28.05.2023) ocorreu a primeira edição do Unesc Challenge, a competição de inovação e empreendedorismo universitário reuniu cerca de 50 participantes, entre acadêmicos, de vários cursos, professores mentores e avaliadores.

Ao todo, foram 55 horas de atividades, em comemoração aos 55 anos da Unesc. Divididos em seis equipes – Águias; Búfalos; Dragões; Gorilas; Tigres; e Tubarões – os participantes receberam o desafio de propor soluções para tornar o campus mais inteligente, a partir de mecanismos de otimização, com ou sem o uso de tecnologias digitais.

A presença do curso de matemática em eventos de empreendedorismo é extremamente importante e necessária. Os empreendedores precisam lidar constantemente com desafios complexos que envolvem cálculos e análises, como gestão financeira, tomada de decisões estratégicas e planejamento operacional. Nesse sentido, a matemática pode ser uma ferramenta fundamental para o sucesso de um negócio.

Além disso, "é importante destacar que a matemática é uma disciplina que oferece diferentes possibilidades de empreendimentos, tais como o desenvolvimento de softwares, aplicativos, soluções tecnológicas, entre outros, o que torna sua aplicação ainda mais crucial para o empreendedorismo", afirma Leonay Camargo Padilhaa, acadêmico do curso de Matemática da Unesc.  Sua equipe (Gorilas)  ficou em terceiro lugar na competição.

Parabéns! 

30 de maio de 2023 às 22:27
Compartilhar Comente

Formandos 2022-2

A formatura dos acadêmicos do Curso de Matemática da Unesc, turma 2022-2, foi marcada por vários momentos de confraternizações e colação de grau. Dia 14.12.2022 a colação ocorreu de forma síncrona, pelo meet. No dia 13 de março e 01.04. de 2023 foi presencialmente, no auditório Rui Hulse-Unesc e AM formaturas.

 Parabéns aos mais recentes professores de Matemática e aos seus familiares, pelo apoio na trajetória. Gratidão pela confiança e por compartilhar conosco (coordenação e professores) o fechamento desse ciclo!

A vida é feita de muitos desafios, bem como realização de sonhos e vocês com determinação concluíram mais uma etapa. Mas a formação profissional não cessa, continuem estudando. Todos nós da UNESC e do Curso de Matemática estamos de braços abertos para vivenciar novos desafios, na complementação da formação docente, tanto na especialização, lato sensu, como no mestrado e doutorado, stricto sensu. Os professores homenageados (Edison Uggioni, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Ledina Lentz Pereira, Lucas Sid Moneretto Búrigo e Kristian Madeira) se sentiram honrados e  privilegiados pela oportunidade de  representar todos os professores do colegiado do curso. 

Sucesso aos mais novos egressos do curso de Matemática da - UNESC: 

ALEXSANDRO PACHECO FELICIANO, CRISTIAN CUSTÓDIO SERAFIM, ERICA DA SILVA SIPRIANO, FERNANDA ANTUNES BORGES, GIOVANA RODRIGUES VIEIRA FORMADO, ISTÉFANNY PEREIRA DA CRUZ, JOÃO VÍTOR GUERRA MACHADO,  MATEUS DOS SANTOS BITENCOURT, MAXWEL FERNANDES BERNARDES e SARAH GALATTO CANCILLIER.

02 de abril de 2023 às 15:01
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão da Unesc : Cursos de Matemática e Pedagogia é apresentado em evento internacional.

O projeto de extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense-  Unesc, desenvolvido com professores da rede municipal de ensino de Criciúma,  no período de 2018-2020 foi apresentado no último dia 25.10.2022 na I Conferência Internacional Desarrollo Humano y Enfoque Histórico Cultural.

Esse projeto com o título “Formação de Professores do Ensino Fundamental anos iniciais na disciplina de Matemática: uma Experiência de Extensão” foi desenvolvido pela Profª Eloir Fátima Mondardo Cardoso (Cursos de Pedagogia e Matemática), Prof. Lucas Sid Moneretto Búrigo (Curso de Matemática), Profª Gislene Camargo (Curso de Pedagogia). Também, pelas acadêmicas Aline Alves das Neves (Curso de Matemática), Isadora da Silva Lemos, Amanda Caroline dos Santos Gonçalves (Curso de Pedagogia). 

A programação da conferência teve início em maio de 2022 e se estenderá até 6 de dezembro de 2022, com diversas atividades na modalidade on line: conferências, cursos, simpósios entre outras.

Nosso trabalho compôs o 22º Simpósio, com o título “Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para a multiplicação e divisão no Sistema Elkonin-Davydov”

25 de outubro de 2022 às 11:12
Compartilhar Comente

Alunos do Ensino Fundamental de Içara e Braço do Norte visitam Laboratórios de Matemática e Estatística na Unesc.

Esta semana foi especial! Nos dias (22.06 e 23.06), o laboratório Dr. Ademir Damazio do Curso de Matemática recebeu a visita de professores e de oitenta (80) estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, de duas escolas da região, uma do município de Içara e outra de Braço do Norte.

Os estudantes foram recebidos pela acadêmica Bruna Corrêa Francisco (curso de Matemática) e pela mestranda Emilly Vicente de Freitas (egressa do curso de Matemática), que debateram em diálogo com eles o estudo de sólidos geométricos.   

A visita se estendeu para o laboratório do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (GPMEQ/LACOM), onde os estudantes tiveram a oportunidade de conhecerem o trabalho de seus pesquisadores, por meio da apresentação do Lucas (Matemática e Psicologia), Daiane (Psicologia) e Érica (Matemática).

Agradecemos imensamente todos os envolvidos!!

23 de junho de 2022 às 18:00
Compartilhar Comente