Matemática

Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática

Iniciou hoje, o  IX Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática, integrado a XV Semana Acadêmica do curso de Matemática- Licenciatura e o X Seminário de Estágios Supervisionados.

Com o tema “Formação docente relacionada aos clubes de matemática” a palestrante: Profª Drª Maria Marta da Silva refletiu sobre a importância da elaboração dos conceitos matemáticos nas ações do clubes de Matemática, apresentando os principais projetos desenvolvidos na UEG (Universidade Estadual de Goiás) -->  https://www.clumatuegquirinopolis.com/

A atividade foi coordenada pelo Prof. Dr. Ademir Damazio com a abertura do evento pela Profa Ma Eloir Fatima Mondardo Cardoso.

A sessão de Comunicações Orais iniciou após a palestra e os debates. Integrando a banca de avaliadores, Dr. Alex Sander da Silva e Ma. Ediséia Suethe Faust Hobold

Os trabalhos apresentados constam na programação. Acesse pelo link. 

O evento ocorreu pelo Google Meet --> meet.google.com/grz-khgt-ssb
Para se inscrever basta preencher o formulário neste link: http://unesc.net/incricaosemanamatematica.

O evento ocorre no período de 24 a 26 de novembro de 2021 e tem como objetivos:

Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática;
Incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática;
Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática.
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios;
Integrar estudantes, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa, Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC e Programa de Residência Pedagógica.

24 de novembro de 2021 às 23:35
Compartilhar Comente

SEMANA ACADÊMICA DE MATEMÁTICA 2021 e SEMINÁRIOS INTEGRADOS

A XV Semana Acadêmica do curso de Matemática- Licenciatura, o X Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura e o IX Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas/2021 – Reflexões, ocorre no período de 24 a 26 de novembro de 2021, tem como objetivos:

  • Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática;
  • Incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática;
  • Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática.
  • Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios;
  • Integrar estudantes, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;
  • Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa, Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC e Programa de Residência Pedagógica.

As inscrições para o evento e para submissão de trabalhos ocorre via Even3.com.br/xvsam2021/ 


As produções acadêmicas do evento e dos eventos anteriores constam de Anais da Matemática, cuja publicação iniciou em 2017.

Os ANAIS dos eventos de 2017, 2018, 2019 e 2020, estão disponíveis no PORTAL DE PERIÓDICOS da UNESC (http://periodicos.unesc.net/seminariomat/issue/view/270)

EVENTOS ANTERIORES: 2018 a 2020

2020 - VIII Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC e o IX Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: 

https://doity.com.br/seminarios-integrados-matematica-unesc  

2020 - XIV Semana Acadêmica de Matemática

https://doity.com.br/xiv-semana-academica-de-matematica-da-unesc

2019 - XIII Semana Acadêmica de Matemática; VIII Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens; VII Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC 

https://doity.com.br/semana-academica-matematica-2019

2018 - XII Semana Acadêmica de Matemática; VII Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens; VI Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC

https://doity.com.br/xii-semana-acadmica-de-matemtica

26 de outubro de 2021 às 12:00
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica da Matemática - Seminários de Pesquisas e Estágios

O evento tem como objetivo geral, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

O percurso rumo à consolidação dos três eventos iniciou em 2006 com a I Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011 ocorreu I Seminário de Estágios Supervisionadas do Curso, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

A necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, direcionaram a promoção do I Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC que ocorreu em 2013. Desde então, anualmente ocorrem os três eventos, organizados em períodos distintos até 2016 e integrados em 2017.

A programação do evento consta no site do mesmo: https://www.doity.com.br/semana-academica-matematica-2019/calendario  

O evento tem por objetivos específicos:

Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática;
Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática;
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios;
Disseminar e incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática;
Integrar estudantes, egressos, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa e Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC.

As produções acadêmicas dos eventos contam de Anais da Matemática, cuja publicação iniciou em 2017 e estão disponíveis no Portal Periódicos da UNESC. O Anais de Matemática surgiu da necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática apresentados no Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC.

Mais informações: https://www.doity.com.br/semana-academica-matematica-2019/calendario

Por: Elisa Netto Zanette 08 de novembro de 2019 às 14:33
Compartilhar Comente

Anais do VII SES (Seminário de Estágios Supervisionados) e VI SISPPP (Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica) em Matemática.

Os Anais do VII Seminário de Estágios Supervisionados e VI Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática, serão publicados anualmente, neste espaço. Para ter acesso aos ANAIS 2018, clique aqui.

O VII Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e o VI Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC têm como objetivo, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

O percurso rumo à consolidação dos três eventos do curso de Matemática iniciou em 2006 com a I Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011 ocorreu I Seminário de Estágios Supervisionados do Curso, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

A necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, direcionaram a promoção do I Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC que ocorreu em 2013. Desde então, anualmente, os eventos ocorrem, organizados em períodos distintos e/ou integrados como ocorreu em 2017 e 2018.  

O evento tem por objetivos: Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática; Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática; Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios; Disseminar e incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática; Integrar estudantes, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;  Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa e Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC.

Comissão Organizadora: Prof. Dr. Ademir Damázio; Prof. MSc Edison Ugioni; Prof(a) MSc Elisa Netto Zanette; Prof. Dr Kristian Madeira e Prof(a) Dra Ledina Lentz Pereira. 

Realização: Curso de Matemática; Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras CAMP

Apoiadores do evento: Unesc; UNAHCE; Curso de Matemática; PIBID-Subprojeto Matemática; Centro Acadêmico do curso de Matemática CAMP; PIBID; Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE.

Por: Elisa Netto Zanette 10 de novembro de 2018 às 18:00
Compartilhar Comente

Curso de Matemática realiza 12ª Semana Acadêmica

Curso de Matemática realiza 12ª Semana Acadêmica
Evento foi aberto na tarde desta segunda-feira (05/11) e segue até quinta-feira (08/11) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Foi aberta oficialmente no início da tarde desta segunda-feira (05/11) a 12ª Semana Acadêmica de Matemática; Sétimo Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e Sexto Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da Unesc. O curso, um dos mais tradicionais da Universidade, receberá ao longo da semana profissionais para tratarem sobre os mais variados temas envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão.

A abertura oficial das atividades foi realizada com a presença do Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, da coordenadora do curso, Elisa Netto Zanette; do professor Ademir Damazio e da convidada Maria Julita Volpato, Diretoria Executiva da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

A primeira palestra ficou por conta de Lucas Spillere Barchinski, Doutor em Matemática na área de Sistemas dinâmicos. Ele dividiu com os acadêmicos informações sobre o tema “A participação da sociedade na valorização da Matemática: o Prêmio ACIC”.

Conforme o Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, o encontro do palestrante Lucas com a diretora da ACIC, Maria Julita, e o curso, marca também uma parceria firmada entre as instituições para fortalecer ainda mais o já tradicional Prêmio ACIC de Matemática. “Sem dúvida essa integração fortalece o papel da Universidade Comunitária e justifica, inclusive, o nosso diferencial junto à comunidade”, comenta Marcelo.

Ainda na tarde desta segunda-feira, o Doutor em Educação Ciências e Matemática, Luciano Sant'Ana Agne, egresso do curso da Unesc, tratará sobre o tema “Trajetória Acadêmica – da Graduação à Pesquisa na Inovação em Educação Matemática: o caso da Escuela Pedagógica Experimental da Colômbia”.

A programação completa da Semana Acadêmica pode ser conferida aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de novembro de 2018 às 15:35
Compartilhar Comente