Matemática

Unesc leva ações de conscientização à Praça Nereu Ramos no Dia Mundial da Água

Unesc leva ações de conscientização à Praça Nereu Ramos no Dia Mundial da Água
Atividades envolveram diversos setores da Universidade e 11 escolas da Gered (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas), “estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não adequada ao consumo humano direto nem à irrigação da plantação”. Já o número de água doce, de 2,5%, tem a sua maior parcela, que corresponde a 69%, considerada de difícil acesso. Nesta sexta-feira, comemorou-se o Dia Mundial da Água e, além de celebrar este bem natural tão precioso e necessário para a sociedade, a data serve para relembrar destes números alarmantes e de trabalhar pela conscientização e preservação da água.

A Unesc, com o seu comprometimento com a preservação do meio ambiente realizou, na tarde desta sexta-feira (22/3), ações de conscientização e preservação da água e de assuntos relacionados ao Rio Criciúma. As atividades ocorreram na Praça Nereu Ramos e contaram com a participação de diversos setores da Universidade e de 11 escolas da Gered (Gerência Regional de Educação) de Criciúma.

Projetos inovadores

De acordo com a professora da Unesc, Andrea Rabello, a ação teve o intuito da propagação de conhecimento sobre a água. “A partir da parceria com a Gered, as escolas desenvolveram trabalhos e estudos sobre o assunto, sobre a importância da água e seus impactos e os estudantes trouxeram os trabalhos aqui na ação para apresentá-los”, explicou.

Um exemplo é o estudante do 2º ano do Ensino Médio do Cedup (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo, Yuri Lopes Machado, que utilizou o seu conhecimento em informática para propor medidas para a preservação da água e do meio ambiente. Em seu projeto, ele apresentou os principais tipos de contaminação dos lençóis freáticos e uma maquete em 3D de uma barragem de resíduos sólidos.

Conforme o estudante, a atividade proporcionou ampliar seus conhecimentos sobre a água. “Foi um projeto dinâmico em que tivemos que ir atrás das informações, uma atividade realizada fora da sala de aula, ou seja, tivemos que correr atrás das informações e estudar o assunto”, comentou. Com tanto empenho, o aluno mostrou que realmente aprendeu sobre o assunto. “A contaminação é um processo causado pela ação do ser humano e que acaba acarretando em nós mesmos”, acrescentou.

Conscientização sobre o Rio Criciúma

Outras atividades realizadas na ação contaram com a temática do Rio Criciúma. O rio já serviu de componente essencial para o desenvolvimento da cidade e hoje encontra-se escondido. Um exemplo, de acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, é o local onde foi realizada a atividade, pois o rio passa por baixo da Praça.

De acordo com Carlyle o objetivo da ação foi de sensibilizar a sociedade para causas da água da região e do Rio Criciúma. “A maioria da população não conhece o rio, mas ele tem vida, ele está presente em nós e tem a possibilidade de renascer”, enfatizou.

Os pontos que o professor destaca sobre a atenção para o Rio Criciúma são as questões que envolvem as nascentes, a liberação de esgoto no rio, a poluição das bocas de mina que tem contato com o rio e os produtos de empresas que não são corretamente descartados. “Para ele ter vida, precisamos preservar as nascentes, pois não adianta trabalharmos onde ele corre, se a nascente não estiver boa”, comentou o coordenador.

A atividade na Praça Nereu Ramos contou com a participação do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbelli Gaidzinski, e dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas, Geografia, Artes Visuais, Teatro, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Junto à ação realizada na Praça, a Unesc TV produziu um vídeo-documentário sobre o Rio Criciúma, em que apresenta a história do rio e suas interferências, pois mesmo silencioso, está presente no cotidiano da cidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de março de 2019 às 17:39
Compartilhar Comente

Integração e conhecimento na recepção da Residência Pedagógica

Integração e conhecimento na recepção da Residência Pedagógica
Atividade foi conduzida pelo Ânima (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os participantes da Residência Pedagógica da Unesc confraternizaram em uma tarde de boas-vindas. Acadêmicos e professores dos cursos de Geografia, Ciências Biológicas e Matemática compartilharam momentos de integração, autoconhecimento e lanche nesta terça-feira (19/3). A atividade foi conduzida pelo Ânima, representado pelo coordenador João Batanolli.

A coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, conta que a residência faz parte das ações da Política Nacional de Formação de Professores. O objetivo, segundo a coordenadora, é introduzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura da Universidade.

“A busca dos coordenadores da área é de acolher, estudar, formar, debater, planejar ações e outras atividades que partilhem a regência de sala de aula e intervenção pedagógica”, explica Andréa.

Os coordenadores Édsom Ugione e Mainara Figueiredo Cascaes também conduziram a iniciativa.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de março de 2019 às 12:38
Compartilhar Comente

Professores da Amrec participam de Formação Continuada na Unesc

Professores da Amrec participam de Formação Continuada na Unesc
Encontros ocorrem ao longo do ano com o tema “Valorização Docente e Discente” (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores de Matemática de diversos municípios da Amrec passaram a manhã desta quarta-feira (6/3) na Unesc refletindo sobre o ensino, a proposta pedagógica de sua escola, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a PCSC (Proposta Curricular de Santa Catarina). Eles participaram do primeiro encontro do programa de Formação Continuada. Outros encontros ocorrerão ao longo de 2019 e incluirão profissionais de áreas como Educação Física, Biologia, Inglês, Português, Ensino Religioso e Ciências.

O coordenador do programa, Jeferson Luiz de Azeredo, explica que a as atividades da Formação Continuada ao longo do ano abordarão a temática “Valorização Docente e Discente”. “As atividades fazem parte do programa de Valorização Docente e têm como um de seus pilares a parceria com os municípios para formação continuada de seus professores. Em 2019 receberemos profissionais que atuam nos municípios de Cocal do Sul, Içara, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Siderópolis e Urussanga”, comenta. O programa está vinculado ao Escritório de Negócios da Universidade.

O primeiro encontro foi comandado pelas professoras Eloir Mondardo Cardoso e Ledina Lentz Pereira do curso de Matemática da Universidade. Os trabalhos tiveram a apresentação de vídeo e dinâmicas com o objetivo de fazer a integração entre os professores de diferentes municípios. “Vamos pensar o ensino a partir da Base Nacional Comum Curricular e refletir a Matemática na Educação Básica e também no contexto da nossa escola”, explica Eloir.

Segundo Ledina, momentos de reflexão como o desta quarta-feira são oportunidades importantes para os profissionais. “A formação de seres humanos está nas mãos dos professores e isso nos remete ao compromisso sério que temos com a sociedade. É importante nos reunirmos para pensar o ensino da Matemática e a Educação Básica”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de março de 2019 às 11:43
Compartilhar Comente