Matemática

Anais do VI SES (Seminário de Estágios Supervisionados) e V SISPPP (Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica) em Matemática.

Os Anais do VI Seminário de Estágios Supervisionados e V Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática, serão publicados anualmente, neste espaço. Para ter acesso aos ANAIS, clique aqui.

O VI Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e o V Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC têm como objetivo, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

O percurso rumo à consolidação dos três eventos do curso de Matemática iniciou em 2006 com a I Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011 ocorreu I Seminário de Estágios Supervisionados do Curso, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

A necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, direcionaram a promoção do I Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC que ocorreu em 2013. Desde então, anualmente, os eventos ocorrem, organizados em períodos distintos e/ou integrados como ocorreu em 2017.  

O evento tem por objetivos: Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática; Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática; Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios; Disseminar e incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática; Integrar estudantes, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;  Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa e Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC.

Comissão Organizadora: Prof. Dr. Ademir Damázio; Prof. MSc Edison Ugioni; Prof(a) MSc Elisa Netto Zanette; Prof. Dr Kristian Madeira e Prof(a) Dra Ledina Lentz Pereira. 

Realização: Curso de Matemática; Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras CAMP

Apoiadores do evento: Unesc; UNAHCE; Curso de Matemática; PIBID-Subprojeto Matemática; Centro Acadêmico do curso de Matemática CAMP; PIBID; Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE.

Por: Elisa Netto Zanette 06 a 10 de novembro de 2017
Compartilhar Comente

Estudantes de Matemática realizam visita técnica no I-Parque

A sexta feira (10/11) foi dia de aprendizado para os acadêmicos de Matemática-Licenciatura.

Como parte integrande da programação da XI Semana Acadêmica de Matemática, do VI Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e da V Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC, que ocorreu no período de 06 a 10 de novembro de 2017, o último dia foi dedicado ao conhecimento acerca do Parque Científico e Tecnológico (I-parque) da UNESC. 

Os acadêmicos e Prof(s) do Curso de Matemática, Edison Uggioni e Elisa Netto Zanette, foram recepcionados pelo Prof. Ramon que acolheu o grupo e fez uma breve apresentação do I-parque e dos seis institutos que o constituem. 

 Institutos: 

O I-Parque dispõe de uma ampla estrutura capaz de abrigar todos os institutos e, principalmente, dar vazão às necessidades geradas. 

Os acadêmicos foram organizados em três grupos e cada grupo, teve acesso a infraestrutura do parque por meio de visita orientada por profissionais do I-Parque nas salas de aula e reuniões, biblioteca setorial, laboratórios, auditório, entre outros espaços. Os laboratórios foram os pontos altos da visita. Ficou evidenciado que o ambiente constituído no Iparque é altamente favorável ao desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão, bem como os serviços disponibilizados por meio dos institutos.  
O encontro foi promovido pelo curso em parceria com seu Centro Acadêmico Pitágoras com a coordenação do NDE de Matemática.

 

Por: Elisa Netto Zanette 14 de novembro de 2017 às 14:46
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Matemática debate a formação docente

Semana Acadêmica de Matemática debate a formação docente
Palestra foi ministrada pela doutoranda Margarete Farias do IFSC (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Professores de Criciúma e região, juntamente com acadêmicos da Unesc, estão participando de uma semana voltada ao conhecimento dentro da profissão. É a 11ª edição da Semana Acadêmica de Matemática, que traz temáticas diversas entre palestras, mesas redondas e comunicações orais.

Na tarde desta quarta-feira, a doutoranda do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Margarete Farias de Medeiros, debateu com os participantes sobre “Formação Docente em Tempos Digitais: Um Estudo da Gênese Instrumental”. Durante a palestra, Margarete levou aos professores, e futuros professores, as possibilidades de trabalhar matemática por meio da tecnologia.

“É interessante levar a tecnologia para dentro da sala de aula, mas não apenas ela por levar. Muitos professores utilizam computadores e smartphones em algumas atividades para que os alunos gostem da aula, mas a questão vai muito além. É preciso pensar no objetivo da atividade, para conduzi-la de uma forma que os alunos absorvam o conhecimento final”, comentou.

A Semana Acadêmica de Matemática ocorre paralela ao 6º Seminário de Estágios Supervisionados e ao 5º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica. As atividades serão desenvolvidas até quinta-feira (9/11), no Auditório Edson Rodrigues, das 13h30 às 17h10.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 07 de novembro de 2017 às 18:19
Compartilhar Comente

XI Semana Acadêmica de Matemática, o VI Seminário de Estágios Supervisionados e V Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática

Inicia nesta 2a feira (06/11/2017) a XI Semana Acadêmica de Matemática, o VI Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e V Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC.

Os eventos integrados têm como objetivo geral, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

O percurso rumo à consolidação dos três eventos iniciou em 2006 com a I Semana Acadêmica de Matemática.

Em 2011 ocorreu I Seminário de Estágios Supervisionadas do Curso, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

A necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, direcionaram a promoção do I Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC que ocorreu em 2013. Desde então, anualmente ocorrem os três eventos, organizados em períodos distintos até 2016 e integrados em 2017.

Veja também a programação completa do evento e, o cronograma das comunicações orais.

 

Por: Elisa Netto Zanette 06 de novembro de 2017 às 11:42
Compartilhar Comente