Matemática

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Aula Inaugural

Ontem dia 13 de Março, aconteceu a aula inaugural do curso de Matemática Licenciatura.

No primeiro momento, os acadêmicos participaram da palestra com o professor Dr. Alex Sander da Silva- professor do programa de mestrado em educação (PPGE) da Unesc.

Tema: Os desafios de ser professor/a hoje.

Promoveu reflexões acerca da profissão: ser professor; políticas educacionais; precarização do trabalho; LDB/Fundes; intensificação das exigências da carreira; novas competências necessárias, como as competências digitais. Importância dos projetos Pibid e Residência Pedagogica.


Em seguida os acadêmicos foram convidados a participar do Piquenique organizado pelo CA de Matemática, com o objetivo de socialização com os novos acadêmicos.
 

Por: Laiz Miranda De Stefani Trombim 14 de março de 2018 às 16:36
Compartilhar Comente

Edmar buscou na Unesc as possibilidades para ganhar o mundo

Edmar buscou na Unesc as possibilidades para ganhar o mundo
Solenidade desta sexta-feira (9/2) encerrou os três dias de colações de grau especiais (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Edmar entrou na Unesc em busca de novos horizontes e nesta sexta-feira (9/2) ganhou um mundo de novas possibilidades. Ele e mais 61 acadêmicos da Universidade completaram a graduação, celebrada no auditório Ruy Hülse em uma cerimônia de grau especial.

Sempre sonhando em ir além das fronteiras, Edmar da Silva de Oliveiro foi o primeiro da noite a receber seu canudo. Ele começou a trabalhar e ter contato com a área de Comercio Exterior ainda na adolescência. Ali, percebeu que poderia alcançar voos mais altos. “Além do trabalho de exportação e importação, que me levaria a outros países, sempre gostei de viajar e acreditei desde o início que o curso abriria estas portas para mim”, contou.

Após muito estudo e dedicação, hoje o formando reafirmou sua certeza na graduação que escolheu. “Estou muito feliz, parecia que nunca chegaria este dia. Agora quero segui na carreira e continuar estudando”, afirmou.

Possibilidades dentro da Universidade

Mesmo após receber o canudo, Edmar e os formandos em Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, História, Matemática, Odontologia, Psicologia, Secretariado executivo, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Processos Gerenciais, que colaram grau na noite desta sexta-feira (9/2), podem continuar e crescendo dentro da Unesc.

A Pós-Graduação da Universidade oferece 38 opções de especialização, sete mestrados e duas linhas de doutorados. Além de uma diversidade de capacitações ao longo do semestre.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de fevereiro de 2018 às 20:56
Compartilhar Comente

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho
Mais de 250 estudantes recebem os diplomas de conclusão de curso nesta semana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Eles entraram na Unesc como calouros e em uma noite especial receberam seu Diploma acadêmico. A cerimônia de coleção de grau, promovida no auditório Ruy Hülse, nas noites destas quarta e quinta-feira (7/2 e 8/2), recompensou os anos de estudos, a dedicação e o empenho dos quase 180 formandos deste semestre. Os aluos concluíram o curso superior na Unesc e receberam seus diplomas em solenidade de colação especial realizada pela Universidade.

Os formandos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Comercio Exterior, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Educação física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em moda e Tecnologia em Jogos Digitais foram reunidos nas primeiras filas do auditório para o pronunciamento do juramento, oficializados pelo vice-reitor, Daniel Preve. “Recebo vossos juramentos e outorgo o grau de graduação. Podeis exercer a profissão”, legitimou o professor.

Esforço e reconhecimento

O destaque das cerimônias foi a estudante do curso de Design, Larissa Peterle. Ela descobriu a profissão ao longo dos anos na Universidade e nesta noite foi reconhecida com a maior média acadêmica dentre os estudantes de Design e recebeu o certificado de honra ao mérito. “Uma grata surpresa. Em meio ao nervosismo pararam a cerimônia e chamaram meu nome, foi um susto. No fim o susto virou felicidade”, conta a acadêmica, que recebeu a placa das mãos do presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim.

Durante a solenidade, acompanhada por um auditório lotado, os canudos foram entregues pelos coordenadores e professores dos cursos presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de fevereiro de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente

Acadêmicos e Bolsistas-PIBID-Matemática, representam o curso em evento na UNISINOS – São Leopoldo-RS

Com o tema “Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas” o II ENLICSUL, o II PIBID/SUL e o II SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UNISINOS, ocorreram no período de 13 a 15 de dezembro de 2017, na UNISINOS – Campus São Leopoldo/RS.

O evento é o segundo encontro regional promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), das Instituições de Ensino Superior (IES) da região sul, organizado e sediado pela Unisinos.
Este evento congrega o Seminário Institucional anual, previsto no Edital nº 61/2013, Pibid/Unisinos e o segundo encontro das Licenciaturas da região sul. 
O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência em seus diferentes enfoques, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação. 

Acadêmicos do Curso de Matemática e integrantes do Projeto PIBID-Subprojeto Matemática da UNESC, participaram do evento com a apresentação de três trabalhos de autoria dos pibidianos e dos docentes supervisores e coordenadores de área do projeto.

Integraram-se aos 33 representantes da Universidade que foram à São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, para apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Os professores e alunos da Unesc socializaram conhecimentos no encontro. O encontro contou com a presença de participantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. 

Os trabalhos aprovados e apresentados constam no portal do evento. E, posteriormente estarão integrando os anais do referido evento.

Por: Elisa Netto Zanette 18 de dezembro de 2017 às 10:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos e Bolsistas-PIBID-Matemática, representam o curso em evento na PUC_Curitiba-PR

Acadêmicos do Curso de Matemática e integrantes do Projeto PIBID-Subprojeto Matemática da UNESC, participaram do VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o V Seminário Nacional do Pibid, IV Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid – Diversidade e complexidade dos Espaçotempos da formação de professores, que ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, em Curitiba-PR, de 14 a 16 de dezembro de 2016.

Os eventos realizados de forma associada, tiveram como propósito possibilitar a exposição e o diálogo sobre experiências e pesquisas que integram os diferentes espaços e tempos da formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica. A realização dos eventos teve alta relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, sociocultural e educacional do País, pois tratou diretamente dos impactos das políticas e das práticas na formação dos quadros docentes, com ênfase na diversidade de traços e na complexidade dos paradoxos que marcam a profissionalidade docente na contemporaneidade.

O conjunto de palestras, mesas redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais promoveu o debate teórico, crítico e intercultural com vistas à formação e à profissionalização do docente.

Foram apresentados 1810 trabalhos em 8 (oito) Grupos de Trabalho relacionados a diversas áreas da educação.

Dentre estes, três trabalhos são de autoria dos pibidianos do Sub-projeto Matemática da UNESC, com a orientação dos professores supervisores e orientadores do projeto.

Constam dos anais do evento: Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID. V. 1, 2016 / ISSN: 2526-3234. Disponível em http://www.unioeste.br/eventos/enalic/anais/

  • O trabalho “MOVIMENTO CONCEITUAL DE FRAÇÃO NA PROPOSIÇAO DE ENSINO DE DAVYDOV”, tem como autores, os acadêmicos Luciane Oliveira de Aguiar, Jeferson da Silva Baltazar e a Prof(a) MSc Eloir Fátima Mondardo Cardoso.
  • O trabalho “O CONCEITO DE MULTIPLICIDADE E DIVISIBILIDADE: RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA NA ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL”, tem como autores, os acadêmicos Dionata Fernandes de Vargas, Bruno Duarte da Silva, Prof(a)s Fátima Victoria Hlebania de Oliveira e Dr(a) Ledina Lentz Pereira.
  •  O trabalho “OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FRAÇÕES, NA ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL: UMA VIVÊNCIA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA”, tem como autores, os acadêmicos Bruna Trajano da Cruz, Cátia Floriano, Angelina Bernardino Duarte, Renata Manenti da Silva, Karoline Pignatel  e a Prof(a) MSc Elisa Netto Zanette

 

Por: Elisa Netto Zanette 15 de dezembro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente