Matemática

Matemáticos em Visita Técnica e de Estudos no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS

Acadêmicos do Curso de Matemática (35) da segunda, quarta, sexta e oitava fase, participaram da viagem técnica e de estudo, no dia 10/11/2018. Organizada pelo NDE do Curso em parceria com o Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras (CMAP), a atividade objetivou vivenciar experiências interdisciplinares nos laboratórios de Matemática e Física associados a Álgebra, a Geometria e Geometria Analítica. O evento ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  - Porto Alegre-RS. 



Os acadêmicos foram acompanhados das professoras da Unesc: Adriani Brogni Ugioni, Eloir Fatima Mondardo Cardoso, Viviani Raupp Nunes de Araújo, Ledina Lentz Pereira e Elisa Netto Zanette.

 

Por: Elisa Netto Zanette 13 de novembro de 2018 às 22:00
Compartilhar Comente

Estudantes de Matemática participam de visita ao Museu de Tecnologia da PUC-RS

Mais de 30 acadêmicos da segunda, quarta, sexta e oitava fase do curso de Matemática vivenciaram experiências interdisciplinares no último sábado (10/11), em uma visita ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, em Porto Alegre. No local, eles puderam observar o laboratório que associa Matemática e Física e se relaciona com Álgebra, Geometria e Geometria Analítica.

Acompanharam os alunos da Unesc as professoras Adriani Brogni Ugioni, Eloir Fatima Mondardo Cardoso, Viviani Raupp Nunes de Araújo, Ledina Lentz Pereira e Elisa Netto Zanette.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de novembro de 2018 às 16:36
Compartilhar Comente

Curso de Matemática realiza 12ª Semana Acadêmica

Curso de Matemática realiza 12ª Semana Acadêmica
Evento foi aberto na tarde desta segunda-feira (05/11) e segue até quinta-feira (08/11) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Foi aberta oficialmente no início da tarde desta segunda-feira (05/11) a 12ª Semana Acadêmica de Matemática; Sétimo Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e Sexto Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da Unesc. O curso, um dos mais tradicionais da Universidade, receberá ao longo da semana profissionais para tratarem sobre os mais variados temas envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão.

A abertura oficial das atividades foi realizada com a presença do Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, da coordenadora do curso, Elisa Netto Zanette; do professor Ademir Damazio e da convidada Maria Julita Volpato, Diretoria Executiva da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

A primeira palestra ficou por conta de Lucas Spillere Barchinski, Doutor em Matemática na área de Sistemas dinâmicos. Ele dividiu com os acadêmicos informações sobre o tema “A participação da sociedade na valorização da Matemática: o Prêmio ACIC”.

Conforme o Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, o encontro do palestrante Lucas com a diretora da ACIC, Maria Julita, e o curso, marca também uma parceria firmada entre as instituições para fortalecer ainda mais o já tradicional Prêmio ACIC de Matemática. “Sem dúvida essa integração fortalece o papel da Universidade Comunitária e justifica, inclusive, o nosso diferencial junto à comunidade”, comenta Marcelo.

Ainda na tarde desta segunda-feira, o Doutor em Educação Ciências e Matemática, Luciano Sant'Ana Agne, egresso do curso da Unesc, tratará sobre o tema “Trajetória Acadêmica – da Graduação à Pesquisa na Inovação em Educação Matemática: o caso da Escuela Pedagógica Experimental da Colômbia”.

A programação completa da Semana Acadêmica pode ser conferida aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de novembro de 2018 às 15:35
Compartilhar Comente

EVENTOS ACADÊMICOS INTEGRADOS DO CURSO DE MATEMÁTICA - DEBATENDO E SOCIALIZANDO PRODUÇÕES

XII Semana Acadêmica de Matemática

VII Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens

VI Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC

DE 05 A 08 DE NOVEMBRO DE 2018

Apresentação

A XII Semana Acadêmica de Matemática, o VII Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e o VI Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC têm como objetivo, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

O percurso rumo à consolidação dos três eventos iniciou em 2006 com a I Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011 ampliou-se o I Seminário de Estágios Supervisionadas do Curso, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

A necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, direcionaram a promoção do I Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC que ocorreu em 2013. Desde então, anualmente ocorrem os três eventos, organizados em períodos distintos até 2016 e integrados em 2017.

Site do evento: https://www.doity.com.br/xii-semana-acadmica-de-matemtica

Objetivos

Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática;
Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática.
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios;
Disseminar e incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática;
Integrar estudantes, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa e Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC.

Programação

05-11-2018 (2ª feira) - Bloco R1-15 – 13h30 às 17h45

13h30 – Abertura

Prof. Mestre Marcelo Feldhaus - Diretor de Ensino de Graduação

Prof a MSc Elisa Netto Zanette – Coordenadora do Curso de Matemática

Prof a Dra Ledina Lentz Pereira - Coordenadora Adjunta do Curso de Matemática

Prof. Dr. Ademir Damazio – Professor do PPGE, do Curso e integrante da Comissão Organizadora do evento.

13h45 às 16h05 – Palestras

Prof. Dr Ademir Damazio - Mediação nas palestras e comunicações

13h45 às 14h55 - Palestra 1: A participação da sociedade na valorização da Matemática: o Prêmio ACIC

Palestrante: Prof. Dr. Lucas Spillere Barchinski

Doutor em Matemática na área de Sistemas dinâmicos (UFRGS). Mestre com área de concentração em Análise (UFSC 2009). Licenciado em Matemática (UFSC 2006). Docente no Instituto Federal Catarinense, campus de Sombrio/SC. Coordenador Pedagógico do Premio ACIC (Associação Comercial e Industrial de Criciúma) de Matemática.

14h55 às 16h05 - Palestra 2: Trajetória Acadêmica – da Graduação à Pesquisa na Inovação em Educação Matemática: o caso da Escuela Pedagógica Experimental da Colômbia.

Palestrante: Prof. Dr. Luciano Sant'Ana Agne

Doutor em Educação - Ciências e Matemática (PUC-RS). Mestre em Educação - Ciências e Matemática (PUC-RS). Licenciado em Matemática (UNESC 2008). Pesquisador em Inovação em Educação Matemática. Professor de Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus de Sertão/RS. Egresso do Curso de Matemática da UNESC.

16h05 às 16h15– Intervalo
 
16h15 às 17h45 – Comunicações Orais

Banca Avaliadora:

Profa MSc.Viviane Raupp Nunes de Araujo

Prof a MSc Eloir Fátima Mondardo Cardoso

06-11-2018 (3ª feira) - Bloco R1-15 – 13h30 às 17h45

13h30 – Abertura

Prof. MSc. Edison Uggioni - Mediação nas palestras e comunicações

13h35 às 15h – Palestra: A Perspectiva do Professor pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM/SC.
Palestrante: Prof. Dr. Ademir Damazio
Doutor em Educação (UFSC 2000). Mestre em Educação (UFSC 1990). Licenciado em Matemática (UNIPLAC). Docente do PPGE/Unesc e na graduação. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural (GPEMACH- UNESC) que, juntamente com o grupo Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDEMAT/UNISUL), constituem a Unidade Catarinense de Relacionamento do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe) da FEUSP. Professor do PPGE/UNESC e coordenador em  2005-2007 e 2008-2010. É membro do Comitê Editorial da Revista Poiésis (UNISUL) e Linguagens, Educação e Sociedade (UFPI). Integra a diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática/SC.
15h às 15h40 – Comunicações Orais
15h40 às 15h50– Intervalo
15h50 às 17h45 – Comunicações Orais

Banca Avaliadora:

Profa MSc Elisa Netto Zanette

Profa MSc.Viviane Raupp Nunes de Araujo

07-11-2018 (4ª feira) - Bloco R1-15 – 13h30 às 17h45

13h30 – Abertura

Profa Dra Ledina Lentz Pereira - Mediação nas palestras e comunicações

13h35 às 14h45 – Palestra: Percurso de Formação Docente em Matemática: Recortes de Experiências.

Palestrante: Prof(a) Mestranda Luciane Oliveira de Aguiar

Graduada em Matemática (2017). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Pesquisadora em Educação Matemática. Integrou de 2014 a 2017 o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UNESC (2015 a 2017), integrando o Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural (GPEMACH- UNESC)

14h45 às 15h25 – Comunicações Orais

Banca Avaliadora:

Prof. MSc. Andrigo Rodrigues

Prof  MSc. Lucas Sid Moneretto Burigo

 
15h25 às 15h35– Intervalo

15h35 às 17h45 – Comunicações Orais

08-11-2018 (5ª feira) - Bloco R1-15 – 13h30 às 18h

13h30 – Abertura

Profa MSc Eloir Fátima Mondardo Cardoso - Mediação nas palestras e comunicações

13h35 às 14h45 – Palestra: Empresa Junior – Possibilidades na formação acadêmica dos matemáticos
Palestrantes: Gian Carlos da Silva, Guilherme de Bem Carvalho, Emilly Vicente de Freitas e Marco Antonio Antunes Vieira –Diretoria da Empresa Junior da Matemática e acadêmicos do Curso.
14h45 às 15h - Posse da Diretoria do Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras – CAMP – gestão 2018-2019
 
15h às 18h - Comunicações Orais

Banca Avaliadora:

Prof. Dr. Ademir Damazio

Profa Dra Ledina Lentz Pereira

17h45 – Encerramento do evento

10/11/2018 (sábado)

Visita Técnica e de Estudo ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Av.Ipiranga, n.6311. B.Partenon, Porto Alegre – RS. CEP 90160-092

Mediação – Prof(as) Adriane Uggioni, Elisa Netto Zanette, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Ledina Lentz Pereira, Viviane Raupp Nunes de Araujo.

Saída da UNESC – 06 h

Saída da PUC-RS – 18h

Comissão Organizadora

Ledina Lentz Pereira

Elisa Netto Zanette

Ademir Damázio

Edison Uggioni

Kristian Madeira

Promoção

Curso de Matemática

Centro Acadêmico do curso de Matemática CAMP

Contato

Para dúvidas e inscrições do evento.

Telefone: 3431-2642; 99978-0011

E-mail: matematica@unesc.net; llp@unesc.net; enz@unesc.net

Apoiadores do evento

Curso de Matemática; PIBID-Subprojeto Matemática; Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras - CAMP; Empresa Júnior da Matemática – PROMAT Jr. E Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE.

Por: Elisa Netto Zanette 04 de novembro de 2018 às 19:44
Compartilhar Comente

Formação de Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais em Matemática

Na quinta-feira (27/09), aconteceu na Unesc a primeira formação de professores das redes municipal e privada do município de Criciúma, totalizando quarenta e um participantes. A formação é parte do projeto de extensão intitulado “Formação de Professores do Ensino Fundamental anos iniciais na disciplina de Matemática: uma Experiência de Extensão” que conta com a orientação de três professores mestres dos Cursos de Matemática e Pedagogia: Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Gislene Camargo e Lucas Sid Moneretto Búrigo, bem como, com o apoio de duas bolsistas, também dos cursos de Matemática e Pedagogia, respectivamente,  Aline Alves das Neves  e Isadora da Silva Lemos.

A proposta curricular do munícipio de Criciúma, no que se refere ao ensino de Matemática, aderiu à teoria Histórico-Cultural para o processo de ensino-aprendizagem. No contexto da mencionada teoria, recorremos aos estudos das proposições Davydovianas, visto que ela contempla os fundamentos da teoria Histórico-Cultural.

No primeiro encontro, foram apresentados e debatidos os estudos das proposições Davydovianas para o ensino do conceito de número, por meio de tarefas baseadas na tese de Rosa (2012). Busca-se que a partir das formações, os professores se apropriem dos princípios da teoria Histórico-Cultural que prioriza o desenvolvimento do pensamento teórico. A finalidade das tarefas é colocar os estudantes em ação investigativa com o propósito de desenvolver um modo de pensar em que a meta é atingir a essência do conceito proposto pelo professor. 

A formação terá a duração de dois anos até o primeiro semestre de 2020. Neste ano, faremos mais dois encontros nos dias 01-11 e 29-11. Os conceitos matemáticos a serem discutidos nessa formação são: número, adição, subtração, resolução de problemas, multiplicação, divisão, sistemas de numeração e número racional.

Por: Elisa Netto Zanette 09 de outubro de 2018 às 11:27
Compartilhar Comente