Matemática

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Matemática na Unesc: Quase cinco décadas de dedicação à educação

Matemática na Unesc: Quase cinco décadas de dedicação à educação
Curso está entre os mais tradicionais da Universidade Mais imagens

Os números movimentam o mundo e há 49 anos o curso de Matemática da Unesc forma professores e profissionais de excelência, constrói cidadania, preserva conhecimentos e contribui com a sociedade. Sua referência é comprovada com a terceira posição no cenário catarinense entre os melhores cursos de graduação.

A estrutura do curso também é destaque, com laboratórios de informática, de Matemática, salas de aula modernas com data shows e lousa digital interativa, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e espaços equipados com softwares aplicados à Matemática, como Graph e o Geogebra, além do acesso aos Recursos Educacionais Abertos (REAs) e bases de dados relevantes, por meio da Internet.

O corpo docente do curso é altamente qualificado na sua maioria entre doutores e mestres com experiência em sala de aula e que atuam na região.

A coordenadora do curso, Elisa Netto Zanette, afirma que o curso oferece todos os meios para a formação de profissionais de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão. “Além da proposta didático-pedagógica do curso que prima pela formação qualificada dos acadêmicos em Matemática, estes têm a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica, do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Residência Pedagógica e, da Empresa Promat Junior do Curso - 1ª empresa júnior de SC no âmbito da HCE (Humanidades, Ciências e Educação) - que contribuem na formação ampla do futuro professor”.

A coordenadora adjunta, Ledina Lentz Pereira, também comenta que, “os espaços de promoção do ensino são pensados e preparados para atender o estudante e suas necessidades. Mas os conhecimentos não se limitam a sala de aula. Ainda durante a graduação o estudante tem seu primeiro contato com o dia a dia de um profissional, atuando em escolas e projetos educacionais da região”.

As oportunidades viabilizadas pelo PIBID e Residência Pedagógica, parcerias entre o curso de Matemática da Unesc e o MEC, oferecem incentivos para iniciação docente aos acadêmicos e tem o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública.

Produção cientifica

Durante a graduação, o acadêmico também encontra possibilidades de produzir trabalhos científicos por meio dos projetos de iniciação científica e relatos de experiências no PIBID e na Residência Pedagógica. Conforme Elisa, a iniciação é motivada pelos professores e pela coordenação. “Conseguimos quebrar alguns paradigmas, já que o mais comum são publicações referenciadas a mestres e doutores. Nossos estudantes, nos últimos anos, produziram mais de 70 publicações em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, incluindo publicações em revistas especializadas. São conquistas importantes para os estudantes e professores, para o curso e para a Universidade”, ressaltou.

Outra oportunidade para o fomento de conhecimentos e socialização de pesquisa são os eventos promovidos pelo curso em parceria com outros setores institucionais e grupos de pesquisa, como: Seminário  “Matemática e Educação em Debate” (evento semestral),  “Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática” e “Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC. Os eventos reúnem acadêmicos, egressos, mestres, doutores e pesquisadores para uma socialização de ideias e de iniciativas. Segundo Elisa, os eventos têm como objetivo geral, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

Ledina também afirma que o evento traz qualidade a formação dos acadêmicos. “Esta troca de informações entre quem está atuando na área e quem está começando é muito importante para qualificação pessoal e profissional dos professores e dos futuros professores”, completou a coordenadora adjunta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de julho de 2019 às 16:39
Compartilhar Comente

Conquistas para guardar na memória

Conquistas para guardar na memória
Noite de Colação de Grau especial celebrou o término da graduação de 73 alunos da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao receber o sonhado diploma do curso de Geografia, na noite desta terça-feira (23/7) na Unesc, Rosileia Eliza Nunes Lima, de 46 anos, olhou para o céu e não titubeou ao gritar “Glória a Deus” ainda no palco do Auditório Ruy Hülse. O agradecimento, feito em alto e bom som diante de todos os presentes que lotaram o auditório, representou a conquista especial em sua vida e na vida dos outros 72 acadêmicos que tornaram-se graduados na cerimônia especial de Colação de Grau especial em gabinete de oito cursos da Universidade.

Diante dos seus convidados, amigos, pais, e familiares, os 73 formandos, divididos entre os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Direito, voltaram para a casa com mais uma vitória em suas vidas. Eles receberam seus diplomas das mãos dos coordenadores de seus cursos ou seus representantes e tiveram a outorga do grau feita pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, condutora da cerimônia.

Ao final da celebração, Rosileia foi recebida com um presente especial da mãe e o abraço caloroso de filhos, netos e da irmã, todos extasiados com a conquista especial dividida com a família. Estar realizando esse sonho, conforme ela, parece ainda inacreditável. “Só com a presença de Deus mesmo para eu estar vencendo. Eu comecei a estudar após 18 anos do término do meu magistério. Ouvi que a Unesc tinha inscrições abertas para bolsas, vim ver se me aceitavam e hoje estou aqui graças a isso”, afirmou emocionada a nova licenciada em Geografia que pretende lecionar assim que possível e passar adiante tudo aqui que aprendeu na Universidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de julho de 2019 às 21:38
Compartilhar Comente

Unesc abre inscrições para cursos de Matemática Básica

Unesc abre inscrições para cursos de Matemática Básica
As aulas ocorrem de 15 a 24 de julho e são direcionadas para comunidades interna e externa (Foto: Divulgação) Mais imagens

As inscrições para os cursos de Matemática Básica nos níveis 1 e 2 já estão abertas na Universidade. O objetivo é levar o aperfeiçoamento dos conteúdos básicos aos alunos do Ensino Fundamental e Médio e para acadêmicos das áreas da saúde, administração, economia, contabilidade, engenharia ou outros cursos de graduação que necessitem dos conhecimentos básicos de matemática em sua formação. 

O curso de nível 1 traz conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental, indispensáveis para aprendizagem da matemática no Ensino Médio e Superior, como operações com números inteiros e racionais, potência e radiciação, equação de 1º e 2º grau, razão e proporção, regra de três e porcentagem. 

Já o nível 2 trabalha os conceitos vistos no Ensino Fundamental e Médio que servem como base na aprendizagem da matemática no Ensino Superior, sobretudo nos cursos de engenharias, como a revisão da matemática básica, funções, trigonometria, área, perímetro e volume.

As vagas são limitadas e os interessados podem solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail promatjr@gmail.com ou por direct no perfil do Instagram da Promat Jr, a empresa júnior do curso de Matemática da Unesc: @promatjr.


Emanuela Justino – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de junho de 2019 às 13:31
Compartilhar Comente

Educadores se reúnem na Unesc para discutir currículo escolar da rede municipal de Criciúma

Educadores se reúnem na Unesc para discutir currículo escolar da rede municipal de Criciúma
Formação ocorreu na manhã desta segunda-feira na Universidade (Foto: Jhulian Pereira/Prefeitura de Criciúma) Mais imagens

Para estudar, reformular e adaptar o currículo escolar da rede municipal de ensino de Criciúma, professoras da Unesc receberam, na manhã desta segunda-feira (6/5), educadores que atuam em escolas municipais para o início de mais uma série de formações continuadas. O evento ocorreu em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e reuniu profissionais de Matemática, Educação Física e Pedagogia.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, professores de outras disciplinas também participarão da iniciativa. “Cada disciplina terá cinco encontros. É uma oportunidade para desenvolver estratégias de formação sobre os direitos de aprendizagem e as habilidades e competências para reformular o currículo escolar da rede municipal”, conta.

O encontro desta segunda-feira foi conduzido pelas professoras da Unesc, Eloir Fátima Mondardo Cardoso e Ledina Lentz Pereira. As educadoras apresentaram propostas em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do MEC (Ministério da Educação). “Os profissionais que participam das formações continuadas se inscreveram em um edital publicado pela Prefeitura de Criciúma”, explica Eloir.

BNCC

No Brasil, a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas e as propostas pedagógicas de escolas públicas e privadas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O documento de caráter normativo estabelece conhecimentos, competências e habilidades para os estudantes desenvolverem ao longo da escolaridade básica. Mais informações podem ser obtidas por meio do site.

Colaboração: Jhulian Pereira - Decom - Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Criciúma

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 06 de maio de 2019 às 14:00
Compartilhar Comente