Matemática

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Acadêmicos e Bolsistas-PIBID-Matemática, representam o curso em evento na UNISINOS – São Leopoldo-RS

Com o tema “Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas” o II ENLICSUL, o II PIBID/SUL e o II SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UNISINOS, ocorreram no período de 13 a 15 de dezembro de 2017, na UNISINOS – Campus São Leopoldo/RS.

O evento é o segundo encontro regional promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), das Instituições de Ensino Superior (IES) da região sul, organizado e sediado pela Unisinos.
Este evento congrega o Seminário Institucional anual, previsto no Edital nº 61/2013, Pibid/Unisinos e o segundo encontro das Licenciaturas da região sul. 
O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência em seus diferentes enfoques, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação. 

Acadêmicos do Curso de Matemática e integrantes do Projeto PIBID-Subprojeto Matemática da UNESC, participaram do evento com a apresentação de três trabalhos de autoria dos pibidianos e dos docentes supervisores e coordenadores de área do projeto.

Integraram-se aos 33 representantes da Universidade que foram à São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, para apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Os professores e alunos da Unesc socializaram conhecimentos no encontro. O encontro contou com a presença de participantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. 

Os trabalhos aprovados e apresentados constam no portal do evento. E, posteriormente estarão integrando os anais do referido evento.

Postado por: Elisa Netto Zanette 18 de dezembro de 2017 às 10:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos e Bolsistas-PIBID-Matemática, representam o curso em evento na PUC_Curitiba-PR

Acadêmicos do Curso de Matemática e integrantes do Projeto PIBID-Subprojeto Matemática da UNESC, participaram do VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o V Seminário Nacional do Pibid, IV Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid – Diversidade e complexidade dos Espaçotempos da formação de professores, que ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, em Curitiba-PR, de 14 a 16 de dezembro de 2016.

Os eventos realizados de forma associada, tiveram como propósito possibilitar a exposição e o diálogo sobre experiências e pesquisas que integram os diferentes espaços e tempos da formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica. A realização dos eventos teve alta relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, sociocultural e educacional do País, pois tratou diretamente dos impactos das políticas e das práticas na formação dos quadros docentes, com ênfase na diversidade de traços e na complexidade dos paradoxos que marcam a profissionalidade docente na contemporaneidade.

O conjunto de palestras, mesas redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais promoveu o debate teórico, crítico e intercultural com vistas à formação e à profissionalização do docente.

Foram apresentados 1810 trabalhos em 8 (oito) Grupos de Trabalho relacionados a diversas áreas da educação.

Dentre estes, três trabalhos são de autoria dos pibidianos do Sub-projeto Matemática da UNESC, com a orientação dos professores supervisores e orientadores do projeto.

Constam dos anais do evento: Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID. V. 1, 2016 / ISSN: 2526-3234. Disponível em http://www.unioeste.br/eventos/enalic/anais/

  • O trabalho “MOVIMENTO CONCEITUAL DE FRAÇÃO NA PROPOSIÇAO DE ENSINO DE DAVYDOV”, tem como autores, os acadêmicos Luciane Oliveira de Aguiar, Jeferson da Silva Baltazar e a Prof(a) MSc Eloir Fátima Mondardo Cardoso.
  • O trabalho “O CONCEITO DE MULTIPLICIDADE E DIVISIBILIDADE: RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA NA ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL”, tem como autores, os acadêmicos Dionata Fernandes de Vargas, Bruno Duarte da Silva, Prof(a)s Fátima Victoria Hlebania de Oliveira e Dr(a) Ledina Lentz Pereira.
  •  O trabalho “OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FRAÇÕES, NA ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL: UMA VIVÊNCIA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA”, tem como autores, os acadêmicos Bruna Trajano da Cruz, Cátia Floriano, Angelina Bernardino Duarte, Renata Manenti da Silva, Karoline Pignatel  e a Prof(a) MSc Elisa Netto Zanette

 

Postado por: Elisa Netto Zanette 15 de dezembro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente

Estudantes de Matemática realizam visita técnica no I-Parque

A sexta feira (10/11) foi dia de aprendizado para os acadêmicos de Matemática-Licenciatura.

Como parte integrande da programação da XI Semana Acadêmica de Matemática, do VI Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e da V Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC, que ocorreu no período de 06 a 10 de novembro de 2017, o último dia foi dedicado ao conhecimento acerca do Parque Científico e Tecnológico (I-parque) da UNESC. 

Os acadêmicos e Prof(s) do Curso de Matemática, Edison Uggioni e Elisa Netto Zanette, foram recepcionados pelo Prof. Ramon que acolheu o grupo e fez uma breve apresentação do I-parque e dos seis institutos que o constituem. 

 Institutos: 

O I-Parque dispõe de uma ampla estrutura capaz de abrigar todos os institutos e, principalmente, dar vazão às necessidades geradas. 

Os acadêmicos foram organizados em três grupos e cada grupo, teve acesso a infraestrutura do parque por meio de visita orientada por profissionais do I-Parque nas salas de aula e reuniões, biblioteca setorial, laboratórios, auditório, entre outros espaços. Os laboratórios foram os pontos altos da visita. Ficou evidenciado que o ambiente constituído no Iparque é altamente favorável ao desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão, bem como os serviços disponibilizados por meio dos institutos.  
O encontro foi promovido pelo curso em parceria com seu Centro Acadêmico Pitágoras com a coordenação do NDE de Matemática.

 

Postado por: Elisa Netto Zanette 14 de novembro de 2017 às 14:46
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Matemática debate a formação docente

Semana Acadêmica de Matemática debate a formação docente
Palestra foi ministrada pela doutoranda Margarete Farias do IFSC (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Professores de Criciúma e região, juntamente com acadêmicos da Unesc, estão participando de uma semana voltada ao conhecimento dentro da profissão. É a 11ª edição da Semana Acadêmica de Matemática, que traz temáticas diversas entre palestras, mesas redondas e comunicações orais.

Na tarde desta quarta-feira, a doutoranda do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Margarete Farias de Medeiros, debateu com os participantes sobre “Formação Docente em Tempos Digitais: Um Estudo da Gênese Instrumental”. Durante a palestra, Margarete levou aos professores, e futuros professores, as possibilidades de trabalhar matemática por meio da tecnologia.

“É interessante levar a tecnologia para dentro da sala de aula, mas não apenas ela por levar. Muitos professores utilizam computadores e smartphones em algumas atividades para que os alunos gostem da aula, mas a questão vai muito além. É preciso pensar no objetivo da atividade, para conduzi-la de uma forma que os alunos absorvam o conhecimento final”, comentou.

A Semana Acadêmica de Matemática ocorre paralela ao 6º Seminário de Estágios Supervisionados e ao 5º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica. As atividades serão desenvolvidas até quinta-feira (9/11), no Auditório Edson Rodrigues, das 13h30 às 17h10.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 07 de novembro de 2017 às 18:19
Compartilhar Comente

XI Semana Acadêmica de Matemática, o VI Seminário de Estágios Supervisionados e V Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática

Inicia nesta 2a feira (06/11/2017) a XI Semana Acadêmica de Matemática, o VI Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e V Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC.

Os eventos integrados têm como objetivo geral, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

O percurso rumo à consolidação dos três eventos iniciou em 2006 com a I Semana Acadêmica de Matemática.

Em 2011 ocorreu I Seminário de Estágios Supervisionadas do Curso, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

A necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, direcionaram a promoção do I Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC que ocorreu em 2013. Desde então, anualmente ocorrem os três eventos, organizados em períodos distintos até 2016 e integrados em 2017.

Veja também a programação completa do evento e, o cronograma das comunicações orais.

 

Postado por: Elisa Netto Zanette 06 de novembro de 2017 às 11:42
Compartilhar Comente