Matemática

No sonho de ser professor, o segredo da superação

No sonho de ser professor, o segredo da superação
Giovane Souza ultrapassou obstáculos e concluiu graduação em Matemática, conquistando o sonhado diploma (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A jornada em busca do conhecimento e de sua materialização, o sonhado diploma do curso de Matemática, começou aos 33 anos para o professor Giovane Souza. O egresso iniciou seus estudos na Unesc em 2010 com um anseio claro em sua mente: trabalhar com questões humanas com a intenção de tornar as pessoas melhores através do ensino e aprendizagem. Mesmo com os obstáculos que apareceram na jornada, seu sonho e o apoio que recebeu dentro do curso fizeram com que ela fosse concluída com sucesso e o aluno se tornasse uma das grandes histórias de sucesso do curso de Matemática da Unesc, que completa 50 anos de atividades em 2020.

Ao ingressar no curso de Licenciatura por meio de uma bolsa de estudos, Giovane dava o primeiro passo para a realização do sonho de tornar-se professor. Ao longo da trajetória, no entanto, um acidente de trabalho adiou a concretização do desejo, porém, não foi capaz de encerrar por completo a etapa como acadêmico, retomada em 2018. “Sofri um episódio que por pouco não me tirou a vida. Precisei ficar afastado, contudo nesse período todos os professores se fizeram presentes mantendo uma referência para não desistir e persistir”, comenta.

Mesmo após a volta à sala de aula, o aluno precisou renovar sua força de vontade, já que precisou enfrentar mais um percalço. “Em razão do acidente que sofri, tive uma perda de memória, o que resultou em uma dificuldade ainda maior na minha volta aos estudos. Neste período os professores continuaram me oferecendo apoio para que não desistisse, o que foi essencial para que, no segundo semestre de 2019, eu concluísse minha graduação”, destaca.

Dos ensinamentos teóricos e práticos que leva do curso, conforme Giovane, um em especial jamais deixará de estar em seu coração. “Meus professores ensinaram a parte metodológica com maestria e na parte humana sempre enfatizaram que o ensino, a aprendizagem e a educação exercidos com dedicação e voltada à formação humana farão um diferencial na vida dos alunos oportunizando um futuro e a realizações de sonhos”, relembra.

A conquista do sonhado diploma de licenciado em Matemática, de acordo com o egresso, materializa a realização de lecionar. “Ser professor é tornar-se um canal de transmissão do conhecimento em que o seu falar e agir será um impulsionador na transformação do aluno”, salienta Giovane.

Hoje, com 43 anos, o professor leva o nome da Universidade como parte fundamental de sua formação como profissional e ser humano. Ele faz parte das milhares de pessoas que transformaram suas vidas por meio do ensino em uma Instituição Comunitária de portas abertas para realizar e multiplicar sonhos desde 1968.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de março de 2020 às 14:53
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente

Segunda-feira de sonhos realizados

Segunda-feira de sonhos realizados
Unesc formou novos 51 profissionais na noite desta segunda-feira (10/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O que parecia um sonho para Gilmar Figueiredo, de 60 anos, se transformou em realidade na noite desta segunda-feira (10/2). Em pleno dia 10 de fevereiro de 2020, o Giba, como é conhecido na Unesc, deu mais um passo na direção do conhecimento: teve o grau outorgado em sua terceira graduação. O feito foi celebrado com a companheira, filhas, neta e amigos como a realização do sonho antigo de formar-se no curso de Direito para exercer a profissão de advogado. Assim como Gilberto, outros 50 acadêmicos da Unesc tornaram-se profissionais aptos a exercerem a profissão após a cerimônia de Colação de Grau Especial em gabinete nesta noite.

A cerimônia presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, formou acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, História, Matemática e Pedagogia. O momento, para Gilberto, significa mais um desafio superado, mas jamais o fim da jornada de estudos. “Já sou formado em Jornalismo e Teologia e agora alcanço esse sonho. Meu desejo agora é ir em busca de uma bolsa para cursar Psicologia ou entrar no Mestrado. Ainda vou dar aula na Unesc”, compartilhou o formando que serve como grande exemplo para os quatro filhos e quatro netos.

A semana será ainda de intensa programação de conquistas celebradas na Universidade. Novas cerimônias de Colação de Grau Especial em gabinete serão realizadas nesta terça-feira (11/2), quinta-feira (13/2) e sexta (14/2), além de celebração festiva na noite de sábado (15/2).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de fevereiro de 2020 às 22:09
Compartilhar Comente

Unesc oferece curso de Matemática Básica

Unesc oferece curso de Matemática Básica
Aulas são voltadas a alunos que queiram reforçar conhecimentos ou se preparar para graduação (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o Curso de Verão de Matemática Básica. A oportunidade é voltada a quem quer reforçar seus conhecimentos na área e se preparar para o próximo semestre ou ano letivo. As inscrições vão até o dia 10 de fevereiro às 17h.

O curso, que tem duração de oito dias, será realizado de 10 a 19 de fevereiro, das 18h50 às 22h. Conforme a professora orientadora do projeto, Viviane Raupp Nunes de Araújo, o foco da abordagem é voltado ao reforço de questões básicas da aprendizagem em matemática. “Serão ministrados conteúdos básicos, comumente ensinados no ensino médio, mas que também são importantes reforços em ensinos técnicos e na graduação. A oportunidade é oferecida a todos, basta querer aprender”, afirma.

Nesta, que é a terceira edição do projeto desenvolvido pela Promat Jr, Empresa Júnior do Curso de Matemática Unesc, serão ofertados dois níveis do curso de matemática básica, sendo o nível I, mais voltado a conceitos do ensino médio, também importantes para técnicos e graduação, e o nível II, que atende toda a ementa da disciplina de Fundamentos Matemáticos dos cursos de Engenharias, Administração, Contabilidade e alguns cursos da área da Saúde.

Para participar o interessado pode clicar AQUI, sendo direcionado para o formulário de inscrição. O investimento para a participação nos cursos é de R$ 30, para o nível I, e R$ 50, para o nível II.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cursopromat@unesc.net, ou ainda no canal de WhatsApp: (48)99973-8817.

O Curso é uma inciativa da PROMAT Jr. (Empresa Júnior do Curso de Matemática) e do Camp (Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras). A Empresa Júnior e o Camp podem ser conhecidos nas redes sociais, no @promatjunior e @camp.unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de janeiro de 2020 às 15:16
Compartilhar Comente

Unesc entrega novos profissionais ao mercado de trabalho

Unesc entrega novos profissionais ao mercado de trabalho
Mais de 80 concluintes colaram grau na noite desta segunda-feira (16/12) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Quanto amor pela profissão e dedicação cabem em um abraço? O momento compartilhado entre o concluinte de Geografia Ricardo Michels e a coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino, foi apenas uma das emoções vividas na noite desta segunda-feira (16/12). Em um Auditório Ruy Hülse com sua lotação máxima, a Unesc entregou mais de 80 novos profissionais ao mercado de trabalho durante uma colação de grau especial.

O momento, marcado pela entrega do canudo e pelo juramento da profissão, foi vivenciado por acadêmicos de Artes Visuais, Fisioterapia, Geografia, História, Matemática, Odontologia e Pedagogia. A outorga do grau foi feita pelo diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, com a presença de coordenadores dos cursos.

Na tarde desta segunda-feira, outros 47 formandos colaram grau especial. Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

Nesta oportunidade a outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, também com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 20:24
Compartilhar Comente