Matemática

Unesc oferece curso de Matemática Básica

Unesc oferece curso de Matemática Básica
Aulas são voltadas a alunos que queiram reforçar conhecimentos ou se preparar para graduação (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o Curso de Verão de Matemática Básica. A oportunidade é voltada a quem quer reforçar seus conhecimentos na área e se preparar para o próximo semestre ou ano letivo. As inscrições vão até o dia 10 de fevereiro às 17h.

O curso, que tem duração de oito dias, será realizado de 10 a 19 de fevereiro, das 18h50 às 22h. Conforme a professora orientadora do projeto, Viviane Raupp Nunes de Araújo, o foco da abordagem é voltado ao reforço de questões básicas da aprendizagem em matemática. “Serão ministrados conteúdos básicos, comumente ensinados no ensino médio, mas que também são importantes reforços em ensinos técnicos e na graduação. A oportunidade é oferecida a todos, basta querer aprender”, afirma.

Nesta, que é a terceira edição do projeto desenvolvido pela Promat Jr, Empresa Júnior do Curso de Matemática Unesc, serão ofertados dois níveis do curso de matemática básica, sendo o nível I, mais voltado a conceitos do ensino médio, também importantes para técnicos e graduação, e o nível II, que atende toda a ementa da disciplina de Fundamentos Matemáticos dos cursos de Engenharias, Administração, Contabilidade e alguns cursos da área da Saúde.

Para participar o interessado pode clicar AQUI, sendo direcionado para o formulário de inscrição. O investimento para a participação nos cursos é de R$ 30, para o nível I, e R$ 50, para o nível II.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cursopromat@unesc.net, ou ainda no canal de WhatsApp: (48)99973-8817.

O Curso é uma inciativa da PROMAT Jr. (Empresa Júnior do Curso de Matemática) e do Camp (Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras). A Empresa Júnior e o Camp podem ser conhecidos nas redes sociais, no @promatjunior e @camp.unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de janeiro de 2020 às 15:16
Compartilhar Comente

Unesc entrega novos profissionais ao mercado de trabalho

Unesc entrega novos profissionais ao mercado de trabalho
Mais de 80 concluintes colaram grau na noite desta segunda-feira (16/12) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Quanto amor pela profissão e dedicação cabem em um abraço? O momento compartilhado entre o concluinte de Geografia Ricardo Michels e a coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino, foi apenas uma das emoções vividas na noite desta segunda-feira (16/12). Em um Auditório Ruy Hülse com sua lotação máxima, a Unesc entregou mais de 80 novos profissionais ao mercado de trabalho durante uma colação de grau especial.

O momento, marcado pela entrega do canudo e pelo juramento da profissão, foi vivenciado por acadêmicos de Artes Visuais, Fisioterapia, Geografia, História, Matemática, Odontologia e Pedagogia. A outorga do grau foi feita pelo diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, com a presença de coordenadores dos cursos.

Na tarde desta segunda-feira, outros 47 formandos colaram grau especial. Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

Nesta oportunidade a outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, também com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 20:24
Compartilhar Comente

Professor da Unesc recebe Diploma de Mérito do Conselho Estadual de Educação

Professor da Unesc recebe Diploma de Mérito do Conselho Estadual de Educação
Ademir Damazio é docente e pesquisador na Universidade (Fotos: Sergio Nei Coelho) Mais imagens

O professor doutor da Unesc, Ademir Damazio, recebeu nesta terça-feira (10/12) o Diploma de Mérito Educacional, concedido pelo CEE (Conselho Estadual de Educação). A honraria foi entregue a Damazio em função dos relevantes serviços prestados à educação de Santa Catarina. A indicação do professor foi feita pelo docente da Unesc e membro do CEE, Gildo Volpato, em julho de 2019, e aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Receber o Diploma de Mérito Educacional do CEE traz, segundo o professor da Unesc, o compromisso de fazer cada dia melhor e suscita uma reflexão sobre o seu trabalho, possível, apenas em coletividade. “A homenagem chama a um momento de reflexão de que ainda temos muito a fazer e que somos incompletos. E este reconhecimento recebido não é meu, mas nosso. O alguém só é alguém com outro e na educação só existe o ‘nós’, o coletivo”, ressalta Damazio, que atua há 54 anos na área da educação. Ele reforça ainda que o lugar onde gosta de estar é em sala de aula e desenvolvendo pesquisas (especialmente sobre o ensino da Matemática nos diferentes níveis).  

A reitora da Unesc, Luciane Bisgonin Ceretta, comemorou a deferência a Damazio, salientando a importância da sua atuação como professor e pesquisador na Instituição. “Professor Ademir é um desses sujeitos raros. Apaixonado pela docência e com significativa capacidade de transformar os espaços por onde protagoniza o ensino e a pesquisa. Seus alunos o têm como referência e a nossa Universidade tem muito orgulho e admiração pelo seu trabalho. A comunidade Unesc comemora este ato de reconhecimento ao nosso mestre Ademir Damazio!”, afirma a reitora.

Segundo o proponente da homenagem, Damazio possui uma extensa produção acadêmica e a contribuição com a formação das futuras gerações, tanto em nível de graduação, quanto especialização, mestrado e doutorado. “Foi com muita convicção que indiquei o professor Ademir Damazio para receber a outorga do Diploma de Mérito Educacional pelos relevantes serviços prestados à educação catarinense. Esta homenagem é um reconhecimento e agradecimento a sua caminhada e grandiosa obra”.

Uma vida dedicada à educação

A trajetória de Ademir Damázio na educação começou em 1966, quando iniciou as atividades como professor na Escola Isolada Municipal Rocinha Alta, localidade de Lauro Müller. Trabalhou durante 30 anos como professor na Educação Básica, passando por dez escolas públicas estaduais até se aposentar.

Chegou ao Ensino Superior para lecionar em 1982, na Faciecri (Faculdade de Ciências e Educação de Criciúma), uma das faculdades isoladas da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), mantenedora da Unesc. Foi o primeiro coordenador do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc e atualmente, além de lecionar nele, é professor dos cursos de Licenciatura em Matemática, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Ainda na Universidade coordena o Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural, que faz parte da Unidade Catarinense de Relacionamento do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica da Faculdade de Educação da USP.

Possui 45 artigos completos publicados em revistas qualificadas; dois livros publicados; 14 capítulos de livros publicados; 77 trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos; apresentou mais de 100 trabalhos em eventos acadêmicos e possui mais de 245 trabalhos técnicos no campo da educação, sobretudo da Matemática.

Ademir Damazio é Licenciado em Matemática pela Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), mestre e doutor em Educação, linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de dezembro de 2019 às 14:08
Compartilhar Comente

Matemática e Física em destaque durante Semana Acadêmica

Matemática e Física em destaque durante Semana Acadêmica
Programação se estende até quinta-feira (14/11) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Semana Acadêmica de Matemática iniciou na tarde desta segunda-feira (11/11), com a proposta de promover discussões e gerar conhecimentos sobre a área de estudos. Promovido em parceria com o curso de Física da Universidade, o evento foi idealizado em paralelo ao “8º Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens” e ao “7º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática”.

A coordenadora da graduação, Elisa Netto Zanette, explica que a Semana já se consolidou como o maior evento do curso e deu destaque a edição de 2019. “Serão quatro dias e duas noites, com o objetivo de refletir sobre as diversas propostas de ensino e pesquisa dentro do curso. Os encontros ficarão marcados por diálogos ricos, sobre assunto que vão além da sala de aula e de grande importância para a formação dos acadêmicos”, afirmou.

Para ter sucesso em sua proposta, a organização propôs seis eixos: promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso, criando reflexões sobre tendências pedagógicas na área; socializar pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência; fomentar reflexões e discussões para a consolidação da formação por meio dos estágios; disseminar e incentivar as produções de pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da educação Matemática; envolver estudantes, egressos, professores e pesquisadores, e abordar projetos como o “Pibid (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência)), Subprojeto – Matemática”.

O primeiro dia do evento foi marcado por um diálogo com os professores do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Criciúma, Bazilicio de Andrade Filho e Marleide Cardoso. A programação se estende até quinta-feira (14/11). Clique aqui para ver mais.

Saiba mais

A consolidação dos três eventos iniciou em 2006, com a 1ª Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011, o 1º Seminário de Estágios Supervisionadas do Curso foi idealizado, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

Para dar destaque aos resultados de estudos decorrentes a produção de iniciação científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, o 1º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da Unesc foi promovido em 2013. Desde 2017, anualmente os três eventos integram suas ações.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de novembro de 2019 às 14:16
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica da Matemática - Seminários de Pesquisas e Estágios

O evento tem como objetivo geral, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

O percurso rumo à consolidação dos três eventos iniciou em 2006 com a I Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011 ocorreu I Seminário de Estágios Supervisionadas do Curso, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

A necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, direcionaram a promoção do I Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC que ocorreu em 2013. Desde então, anualmente ocorrem os três eventos, organizados em períodos distintos até 2016 e integrados em 2017.

A programação do evento consta no site do mesmo: https://www.doity.com.br/semana-academica-matematica-2019/calendario  

O evento tem por objetivos específicos:

Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática;
Socializar as pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência matemática;
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização da formação dos acadêmicos por meio dos estágios;
Disseminar e incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática;
Integrar estudantes, egressos, professores e professores pesquisadores, envolvidos com a pesquisa e ensino da Matemática;
Promover reflexões e discussões para a consolidação e socialização na formação dos acadêmicos por meio dos projetos de pesquisa e Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Matemática/UNESC/SC.

As produções acadêmicas dos eventos contam de Anais da Matemática, cuja publicação iniciou em 2017 e estão disponíveis no Portal Periódicos da UNESC. O Anais de Matemática surgiu da necessidade de socializar os resultados de estudos decorrentes da produção de Iniciação Científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática apresentados no Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC.

Mais informações: https://www.doity.com.br/semana-academica-matematica-2019/calendario

Por: Elisa Netto Zanette 08 de novembro de 2019 às 14:33
Compartilhar Comente