Instituto de Idiomas

Escola de Idiomas da Unesc oferece aulas de Libras, Italiano para Viagem e Francês para Curiosos

Escola de Idiomas da Unesc oferece aulas de Libras, Italiano para Viagem e Francês para Curiosos
Italiano para Viagem e demais cursos terão aulas presenciais, seguindo todos os protocolos de biossegurança (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Escola de Idiomas da Unesc traz novidades para o mês de abril e de maio: cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de Italiano para Viagem e de Francês para Curiosos. Os interessados já podem fazer suas matrículas e se prepararem para o início das atividades. As aulas ocorrerão presencialmente na Unesc, e, seguindo todos os protocolos de biossegurança, com número reduzido de pessoas na sala.

Libras

A coordenadora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc, Dayane Cortez, explica que o curso de Libras na modalidade presencial é uma novidade e terá aulas às terças-feiras das 20 às 22 horas, totalizando 32 horas de curso e terá início ainda em abril. “Como ainda estamos em situação pandêmica, o número de alunos é reduzido, pelos protocolos de biossegurança, e assim, temos vagas limitadas. Como Libras é uma língua espaço-visual, acreditamos que com aulas presenciais o aproveitamento será maior”, comenta.

A professora de Libras, Ana Paula Marques Luiz, explica que a Língua Brasileira de Sinais é usada pela comunidade surda no Brasil. “Ela é extremamente importante, como qualquer outra, mas por se tratar de uma língua usada pela comunidade surda é também capaz de incluir estas pessoas na sociedade”, comenta Ana Paula.

Já a coordenadora pedagógica da Escola de Idiomas, chama a atenção para a necessidade de a população entender que Libras é uma língua, assim como Alemão ou Francês, por exemplo, e possui estrutura, verbo, variação linguística de lugar para lugar do Brasil, um organismo vivo. “Libras é uma língua oficial do Brasil, com o mesmo status e importância que o Português. Por isso, quando você acessa um órgão público tem direito a um intérprete de Libras, assim como a Unesc garante o direito dos alunos a terem um intérprete de Libras em sala de aula e eventos”.

O curso é voltado para o público em geral, mas atualmente tem uma demanda maior de pedagogos, professores do Ensino Fundamental e Médio e docentes da graduação que, segundo Dayane, querem melhor atender os alunos surdos. “Isso não dispensa o intérprete de Libras da sala de aula, mas ao ter conhecimento sobre Libras, o professor consegue ficar mais próximo do aluno surdo e ter um melhor resultado de seu trabalho”, comenta.

Italiano para viagem

Aos que planejam viagem a passeio ou a trabalho no pós-pandemia, a Escola de Idiomas da Unesc oferece o curso de Italiano para Viagem. Diferente do curso de Italiano já oferecido, este é uma introdução à língua, voltado especificamente para quem precisa aprender o idioma antes de viajar. A professora do curso, Nathália Spencer, explica que se trata de um curso rápido, com carga horária de 20 horas e não é um curso regular de Língua Italiana. As aulas terão início em 3 de maio.

“É voltado especificamente para quem vai viajar e não tem noção nenhuma de Italiano. O curso vai desenvolver situações básicas para que a pessoa consiga se comunicar. Estas situações são baseadas em coisas que o turista vai se deparar, esteja viajando a lazer ou a negócios, como desembarcar no aeroporto, pedir um táxi, pedir o quarto no hotel, fazer compras, pedir comida no restaurante e até em caso de emergência médica. Além disso, os alunos aprenderão também um pouco dos costumes daquele país”.

Francês para curiosos

Destinado a pessoas que gostam da cultura francófona (envolve todos os lugares e pessoas que têm em comum a Língua Francesa), o curso com 20 horas de duração e aulas de 1h30 por semana, terá início em 3 de maio. Vai trabalhar por módulos culturais, como por exemplo, uma aula partir de uma música, onde a professora trará a história da canção, do seu intérprete e da região que ela vem.

“Em uma aula se falará da região da Borgonha, e assim, vamos entrar no assunto vinhos, que são destaque daquele local. Em alguns momentos, a turma receberá convidados especiais, que estão em países que falam francês”, conta a coordenadora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc. À exemplo do curso Italiano para Viagem, Francês para Curiosos não será um curso voltando para a fluência no idioma, mas para auxiliar em situações diversas de uso da língua.

Matrículas

Para saber mais sobre estes e outros cursos ofertados pela Escola de Idiomas Unesc e sobre as matrículas, assim como tirar dúvidas, você pode entrar em contato com a Escola de Idiomas pelo Telefone e Whatsapp Business (48) 3431-4533.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de abril de 2021 às 10:55
Compartilhar Comente

Escola de Idiomas da Unesc inicia o ano com novidades

Escola de Idiomas da Unesc inicia o ano com novidades
Um espaço novo e moderno aguarda os estudantes em 2021 (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O ano novo trouxe novidades na Escola de Idiomas da Unesc. Os alunos que já fazem parte do time, e os novos estudantes, encontrarão um ambiente diferente, com salas repaginadas e equipadas com ainda mais tecnologia. Tudo para proporcionar boas experiências aos alunos e colaborar no processo de aprendizado de novas línguas. A Escola de Idiomas da Unesc oferece aulas de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português para Estrangeiros e para 2021, expandiu o número de vagas e a oferta de turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, além dos sábados pela manhã.

E as novidades não param por aí. Avaliando o cenário atual, a Escola de Idiomas oferece a possibilidade de aulas mediadas por tecnologia ou presenciais (de acordo com os protocolos de biossegurança instalados na Unesc, sempre garantindo a segurança de alunos, professores e funcionários). Também são opções oferecidas, além das aulas em grupos, aulas VIP (individuais ou em dupla), pensadas para suprir as necessidades específicas dos alunos. Segundo a assessora pedagógica do Instituto de Idiomas, Dayane Cortez, a pandemia acelerou processos que já vinham acontecendo no ensino de línguas mediados por tecnologia e expandiu as novas possibilidades de atendimentos e realização de aulas de idiomas. “Os encontros são planejados por nossos professores, sempre levando em conta o perfil individual de cada aluno ou turma. Nenhuma aula é igual por sua dinamicidade e todas levam em consideração as características e necessidades dos nossos estudantes, sem perder o foco do objetivo de cada nível”, afirma.

Outro ponto que mudou para 2021 foi a carga horária. Antes, a Escola oferecia por semestre, 15 encontros de duas horas cada. A proposta agora é que outras duas horas sejam acrescidas aos encontros e destinadas a um diálogo entre professores e alunos, com feedbacks e análise do aprendizado. Dayane explica que esse tempo a mais será diluído ao longo do semestre, e assim, a carga horária passará a 32 horas aula.

Professores que são pesquisadores

Entre os diferenciais oferecidos pela Universidade na área de idiomas está a formação de seus professores. Segundo Dayane, a maioria deles é pesquisador em línguas, o que garante um conhecimento mais profundo do idioma que ele ensina. “A Unesc forma ótimos professores de línguas que estão no mercado. Temos uma equipe qualificada de docentes que pesquisam línguas, professores que desenvolvem material didático, somos acompanhados diretamente pelo curso de Letras que forma professores. Então, o tempo em sala de aula tem um grande valor para os alunos, pois estão na companhia de especialistas da área, que dispõem dos melhores recursos e estratégias pedagógicas para aproveitar esse tempo e orientar os estudantes em seu desenvolvimento ao longo do processo”.

Na Escola de Idiomas da Unesc, o aprendizado se dá também com material didático de qualidade, aulas com a participação de pessoas nativas da língua-alvo em estudo e visitas a espaços de aprendizagem da Universidade, como o laboratório dos cursos de Nutrição e de Gastronomia e a Biblioteca, que diversificam as aulas.

A Escola de Idiomas da Unesc está ligada ao Instituto de Idiomas da Universidade, vinculado ao curso de Letras, coordenado pelo professor Carlos Schikmann. Além dos cursos, o Instituto oferece uma série de serviços, como tradução, revisão, aplicação de prova de proficiência e do Toefl (Test of English as a Foreign Language ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira).

Abordagem diferenciada


A assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Universidade explica que a metodologia de ensino se apoia na abordagem comunicativa. “A ênfase é fazer que o aluno consiga se comunicar no mundo real. O ensino de gramática faz parte do curso, mas o objetivo é ensinar de uma maneira fluida, sem o peso que a gramática às vezes tem para os alunos. O tempo em sala de aula é nobre para que o aluno teste e ponha em prática o que aprende”, comenta Dayane.

Segundo ela, alguns dos princípios utilizados na abordagem feita na Escola de Idiomas da Unesc são: linguagem autêntica; uso apropriado da língua e comunicação genuína/real em sala de aula. Além disso, os alunos podem expressar suas próprias ideias, a partir de situações significativas de uso, sempre mirando no desenvolvimento das quatro habilidades: oralidade, compreensão, leitura e escrita.

“Dependendo de cada contexto de ensino, nossos professores integrarão outras abordagens de ensino de língua, indo ao encontro de necessidades pedagógicas de professores e alunos. Além das metodologias de ensino, estamos atentos à proposta de integração às tecnologias em sala de aula, além de dispormos da plataforma online Richmond, repleta de conteúdo exclusivo para nossos alunos”, afirma.

Aprenda um novo idioma na Unesc

As matrículas da Escola de Idiomas da Unesc estão abertas até o dia 6 de março. As aulas se iniciam em 8 de março. Mais informações, pelo Whatsapp Business (48) 3431-4533 ou pelo e-mail: institutoidiomas@unesc.net.

Acadêmicos, professores e funcionários da Unesc, egressos, pessoas com mais de 50 anos e alunos de escolas públicas recebem desconto nas mensalidades.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de fevereiro de 2021 às 14:47
Compartilhar Comente (1)

Curso de Letras tem qualidade reconhecida pelo MEC

Na última segunda-feira, 15 de outubro, o Curso de Letras junto ao Instituto de Idiomas, se reuniram para comemorar não apenas o dia dos professores, mas também, para divulgar que o curso agora volta a ser oferecido no período noturno, com bolsas de 100% e 50%, com duração de 4 anos. Além disso, a reunião ocorreu para celebrar a notícia de que o Curso de Letras da UNESC é conceito 4 no Enade.

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que visa avaliar se os alunos dominam os conteúdos programados nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e se o aluno possui conhecimentos sobre a atual situação do país. Sendo possível, como resultado, o curso de graduação atingir o conceito máximo: 5.

Por: Geisiele Bernardo Alves 17 de outubro de 2018 às 21:11
Compartilhar Comente

Um dia de chocolate

Um dia de chocolate
Mais imagens

Aula temática? Temos também! Na última quinta-feira (19/04), os alunos da turma de inglês intermediário II, ministrada pela professora Clebiane Dias, ao conversarem sobre comidas típicas dos Estados Unidos, resolveram trazer essa ideia para o Brasil, notando que a comida mais popular é o chocolate. Sendo assim, os alunos trouxeram um prato contendo o chocolate e a receita do prato em inglês, visando a socialização da turma.

Por: Geisiele Bernardo Alves 25 de abril de 2018 às 20:48
Compartilhar Comente

To have another language you must have a second soul

Além de pensar em proporcionar aos nossos alunos a possibilidade de aprender uma língua estrangeira - como o francês, inglês, alemão, italiano e espanhol - o curso de idiomas da UNESC oferece, também, o curso de Língua Portuguesa para estrangeiros. Nossas alunas Fang Fang (China) e Erika Insaurralde (Argentina) já estão aproveitando o melhor do curso com a Professora Dayane Cortez. Parafraseando o monarca Charles Magno: to have another language you must to have a second soul, sendo assim, visamos dar a todos uma oportunidade de adquirir uma nova experiência. 

Por: Geisiele Bernardo Alves 12 de abril de 2018 às 20:09
Compartilhar Comente