Instituto de Idiomas

Campus recebe programação de rádios da região

Campus recebe programação de rádios da região
Primeiro dia de aula, cursos e serviços da Unesc foram tema de entrevistas (Fotos: Emanuela Justino/Milena Nandi) Mais imagens

O primeiro dia de aula de 2019 também foi marcado pela apresentação de programas de rádios do sul do estado, direto do campus da Universidade. No período da manhã e da tarde, três programas tiveram  gestores da Instituição, coordenadores de setores e de cursos como entrevistados.

O primeiro foi o programa João Paulo Messer, da rádio Eldorado. Já no início da manhã desta segunda-feira (25/2), Messer recebeu a reitora, Luciane Bisognin Ceretta; o vice, Daniel Preve; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; o coordenador do Instituto de Idiomas Unesc, Carlos Schlickmann e a coordenadora do curso de Geografia, Andréia Rabelo. Em pauta, a volta às aulas e a importância da Universidade para a formação de profissionais e para o desenvolvimento regional.

Ainda pela manhã, o campus foi palco do programa Eu e Ela, da rádio Hulha Negra. Durante a transmissão, o apresentador Tony Marcos entrevistou o coordenador do Instituto de Idiomas Unesc, Carlos Schlickmann, a coordenadora do Setor de Pós-Graduação, Elenice Padoin Juliani e os coordenadores dos cursos de: Geografia, Andréia Rabelo; Engenharia Civil, Márcio Vito e Engenharia de Produção, Leopoldo Guimarães.

À tarde, foi a vez do programa Eldorado Total, apresentado por Karol Carvalho, receber profissionais da Universidade. No hall dos blocos XXI, a jornalista entrevistou o coordenador pedagógico do Instituto de Idiomas, Richarles de Souza Carvalho e a coordenadora do Setor de Esportes da Unesc, Gisele Torri.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de fevereiro de 2019 às 16:24
Compartilhar Comente

Instituto de Idiomas da Unesc oferece prova TOEFL

Instituto de Idiomas da Unesc oferece prova TOEFL
Entre Florianópolis e Porto Alegre, a Unesc é a única instituição aplicadora do teste (Foto: Arquivo) Mais imagens

Cada vez mais, as razões de aprender inglês e certificar a língua estão em alta e se tornaram uma necessidade. Tendo em vista este cenário, desde 2016 o Instituto de Idiomas da Unesc é um centro aplicador da prova TOEFL (Test of English as a Foreign Language). O exame é uma certificação internacional da fluência na língua inglesa e é aplicado em todo o mundo.

Na Unesc, o teste oferecido é o IBT (Internet Based Test), que é considerado o mais completo e totalmente digital. “O teste mede a fluência e o nível do Inglês nos participantes em diversos quesitos, através da leitura, escrita, fala e escuta”, explica o coordenador pedagógico do Instituto de Idiomas da Unesc e responsável Institucional pela aplicação da prova da Universidade, Richarles de Carvalho.

Segundo Carvalho, os motivos para a realização da prova são os mais variados. “A maior parte das pessoas que realizam a prova são por motivos de estudo, alguns que querem participar de alguma Graduação, Mestrado, Doutorado ou alguma qualificação no exterior. Em segundo, as pessoas são motivadas por questões de trabalhos, além daquelas que realizam para testar o seu inglês”, comenta.

Estrutura e qualificação

O teste é o mais aceito internacionalmente. Em Santa Catarina, somente cinco cidades contam com centros aplicadores, sendo a Unesc a única delas entre Florianópolis e Porto Alegre . A prova avalia os participantes entre uma porcentagem de zero a 120 pontos.

“Nós temos a estrutura física, de laboratórios, e de pessoal para ser um centro aplicador, com o sistema de computadores e Internet de qualidade”, explica o coordenador. A prova tem a duração de 4 horas, é formulada e aplicada pelo ETS (Educational Testing Service).

Inscrição e realização das provas

Qualquer pessoa pode realizar a prova. Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o site do exame (www.ets.org/toefl), ir até o link “Take The Toefl Ibt Test”, realizar o registro, preencher formulários, efetuar o pagamento da taxa, escolher “Criciúma – Unesc” e a data do teste, criando login e senha para consultas posteriores.

As datas de aplicação do teste são estipuladas pela própria ETS.

Instituto de Idiomas

O Instituto de Idiomas da Unesc oferece cursos de Inglês, Espanhol, Alemão, Francês e Italiano. Além dos cursos de Português para estrangeiros, Libras e Inglês e Espanhol para crianças e adolescentes.

Para matrículas e mais informações sobre o Instituto de Idiomas Unesc acesse unesc.net/idiomas ou entre em contato pelo telefone (48) 3431-2663 e, no e-mail institutoidiomas@unesc.net.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de fevereiro de 2019 às 17:12
Compartilhar Comente

Unesc prepara Formação Continuada em parceria com municípios da AMREC

Unesc prepara Formação Continuada em parceria com municípios da AMREC
Universidade receberá professores de seis municípios para capacitações ao longo de 2019 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores dos municípios de Cocal do Sul, Içara, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Siderópolis e Urussanga têm, em 2019, mais uma vez a Unesc como grande aliada para suas qualificações. Isso porque a Universidade, em parceria com os seis municípios da AMREC, oferecerá o programa de Formação Continuada com a temática “Valorização Docente e Discente” por meio de atividades ao longo de todo o ano. O primeiro encontro da ação será realizado no dia 6 de março, na Unesc.

Conforme o coordenador do projeto, professor Jeferson Luiz de Azeredo, a Universidade receberá profissionais das áreas de Educação Física, Biologia, Inglês, Português, Ensino Religioso, Ciências, Matemática, entre outras. “Serão vários temas tratados, tendo como diretriz a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). As atividades fazem parte desse programa de Valorização Docente e têm como um de seus pilares a parceria com os municípios para formação continuada”, explica.

Os interessados em obter mais informações sobre o programa podem entrar em contato por meio do e-mail jeferson@unesc.net.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de fevereiro de 2019 às 15:57
Compartilhar Comente