LabProj - Laboratório de Projetos

Apresentação do Projeto de Inventário das Arquiteturas do Bairro Rio Fiorita, em Siderópolis, é realizada na comunidade.

Apresentação do Projeto de Inventário das Arquiteturas do Bairro Rio Fiorita, em Siderópolis, é realizada na comunidade.
Apresentação do Projeto Mais imagens

O evento de apresentação e entrega à comunidade dos levantamentos realizados nos edifícios do Escritório da Carbonífera Siderúrgica Nacional, do Ambulatório e da Central Telefônica, foi realizado na terça-feira (13/12), na sede da paróquia Santa Barbara, no bairro Rio Fiorita em Siderópolis.

O material digital apresentado continha as plantas técnicas com apresentação do estado de conservação dos edifícios históricos, que auxiliará para que a comunidade possa dar prosseguimento à iniciativa de restauração dos edifícios.  

O Projeto é desenvolvido pelo Laboratório do Núcleo de Teoria e História do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESC (LABNETH), através de vínculo com a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (ADITT), e coordenado pela Professora Aline Eyng Savi. Participaram também acadêmicos estagiários e voluntários envolvidos e representantes da Prefeitura Municipal de Siderópolis e da comunidade.

Por: Samara Eberhardt Schardosim 14 de dezembro de 2016 às 13:51
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo recebe premiação da VII Semana de Ciência e Tecnologia

Projeto de Extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo recebe premiação da VII Semana de Ciência e Tecnologia
Integrantes do Projeto de Extensão recebendo premiação Mais imagens

A cerimônia de entrega dos certificados aos trabalhos premiados na VII Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC, ocorreu nesta segunda-feira (12/12). Dentre os 93 trabalhos selecionados pela comissão julgadora do evento, o Projeto de Extensão Escola Caetano Ronchi: revitalização dos espaços escolares no bairro São Defende, Criciúma/SC, teve dois trabalhos que receberam Menção Honrosa pelo destaque alcançado.

Os trabalhos premiados foram, completo de extensão “Avaliação da Acessibilidade Espacial - Estudo de caso na Escola Caetano Ronchi, São Defende, Criciúma/SC”, apresentado oralmente, e o resumo “Extensão Universitária na Escola Caetano Ronchi: requalificação de ambientes escolares no município de Criciúma”, apresentado no formato pôster.

Por: Samara Eberhardt Schardosim 13 de dezembro de 2016 às 15:22
Compartilhar Comente

Alunos e professores extensionistas do curso de Arquitetura e Urbanismo finalizam o ano com mutirão para execução de horta escolar

Alunos e professores extensionistas do curso de Arquitetura e Urbanismo finalizam o ano com mutirão para execução de horta escolar
O mutirão ocorreu na última quinta-feira (08/12) para execução das atividades Mais imagens

Na última quinta-feira (08/12), integrantes do Projeto de Extensão Escola Caetano Ronchi: revitalização dos espaços escolares no Bairro São Defende, Criciúma, reuniram-se em mutirão com o objetivo de executar uma horta escolar (jardins verticais), na escola do Bairro atendido pela ação de extensão, marcando o encerramento das atividades do primeiro ano de projeto e renovando as expectativas para o próximo.

Durante o desenvolvimento das atividades de extensão foi elaborado um projeto paisagístico de uma horta escolar. Para execução do projeto concebido como um espaço educativo, que contribui, assim, de forma ativa e concreta para qualificação dos ambientes da escola, os alunos e professores reuniram-se em um grande grupo, no qual possibilitou aos participantes colocarem a “mão na massa” para lixar e pintar o palets que serão utilizados na horta vertical.

A atividade foi planejada como uma ação do Projeto de Extensão coordenado pela Professora Elizabeth de Siervi, que se desenvolve no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo, e do Projeto Ambiente e Cidadania, do Programa Paulo Freire, coordenado pela Professora Maristela Giassi, que estiveram presentes, além das bolsistas Ana Paula, Julia e Sofia, e dos voluntários Lucas, Letícia, Luana e Alice.

Na oportunidade, foram entregues três livretos mostrando as ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão durante o ano.

Por: Samara Eberhardt Schardosim 12 de dezembro de 2016 às 17:00
Compartilhar Comente

Festa Junina integra acadêmicos de Projetos de Extensão com a Escola Caetano Ronchi

O mês de junho foi de Festa Junina na Escola Caetano Ronchi, e também de interação entre os acadêmicos participantes de projetos de extensão, e a comunidade, professores e alunos da Escola. A festa Junina é promovida anualmente pela Associação de Pais e Professores - APP da EMEIEF Caetano Ronchi.

Neste ano, a festa foi realizada no dia 18 de junho de 2016, das 14:00h as 18:00h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, vizinha à Escola Caetano Ronchi, no Bairro São Defende, em Criciúma, e contou com a colaboração de integrantes dos Projetos de Extensão que atuam no Bairro: Escola Caetano Ronchi: projeto de revitalização dos espaços escolares no Bairro de São Defende, Criciúma/SC e Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental em escolas do Território Paulo Freire localizadas próximas à nascente do bairro Santo André.

Na intenção de aproximar as ações dos projetos ás vivências da comunidade, foi proposta uma brincadeira com as crianças, organizada sob a forma da tradicional “barraca” de Festa Junina, no qual os alunos respondiam questões sobre a temática da festa e sobre sua percepção do ambiente escolar, com ilustrações de desenhos, recebendo uma prenda ao final, em que todo o valor arrecado na atividade foi doado à Escola.

Na realização desta e demais práticas, a extensão comunitária colabora para o alcance de sua missão, visando reforçar a inserção da comunidade atendida, engajando-os no processo de forma a contribuir na consecução dos resultados propostos de maneira efetiva e concreta.    

Por: Samara Eberhardt Schardosim 04 de agosto de 2016 às 16:14
Compartilhar Comente

Visita de estudo é realizada na Escola Caetano Ronchi

Na quarta-feira, dia 18 de maio de 2016, os acadêmicos da disciplina de Psicologia Ambiental, da 4ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo e mais três integrantes do Projeto de Extensão Escola Caetano Ronchi, acompanhados da professora Rosa Nadir Teixeira, realizaram uma visita à Escola que é objeto de estudo do projeto de extensão “Revitalização dos Espaços Escolares no Bairro de São Defende, Criciúma/SC”.

Na ocasião foi analisado a percepção ambiental sobre a forma de uso, apropriação e identificação dos espaços da escola pelos alunos, professores e funcionários, com fundamento nos conceitos de Psicologia Ambiental aplicados a arquitetura, contribuindo assim para as relações interpessoais e socioespaciais no ambiente escolar. Os resultados servirão de suporte para elaboração do projeto de revitalização que está andamento.

A visita despertou a curiosidade das crianças que interagiram com os visitantes através de brincadeiras e bate-papo.  Além desta atividade, outras também estão sendo desenvolvidas com o intuito de aproximar a escola e a comunidade do projeto.

Por: Samara Eberhardt Schardosim 30 de maio de 2016 às 11:46
Compartilhar Comente