LabProj - Laboratório de Projetos

Extensão | Escola Caetano Ronchi: projeto de revitalização dos espaços escolares no bairro de São Defende, Criciúma/SC

Extensão | Escola Caetano Ronchi: projeto de revitalização dos espaços escolares no bairro de São Defende, Criciúma/SC
Projeto de Extensão - Relatório Mais imagens

CONTEXTO
O projeto tem como objetivo “desenvolver projetos técnicos de arquitetura e acompanhamento de obras para qualificação e acessibilidade dos espaços interiores e exteriores da Escola Caetano Ronchi, no bairro de São Defende localizada em Criciúma/SC”.
A metodologia utilizada estabelece aspectos qualitativo e participativos, fortalecendo os aprendizados de todos os envolvidos, seja do ambiente acadêmico ou da comunidade escolar. As atividades previstas envolvem a realização de projeto de arquitetura com a finalidade de melhorar os ambientes físicos e a acessibilidade da escola.
Durante os dois anos de projeto realizaram-se levantamentos técnicos  de apoio às definições de projetos de intervenção que se desenvolveram em conjunto entre os professores, alunos e demais participantes da comunidade escolar. Durante o projeto e seus levantamentos foram realizadas atividades lúdicas de aproximação aos alunos e professores aos temas do projeto.
Principais atividades desenvolvidas: Levantamento e proposta de qualificação de acessibilidade na escola; proposta de adequação de acessibilidade nos banheiros da escola; atualização do desenho de arquitetura da edificação da escola; planejamento área do parquinho e projeto e execução de rrevitalização da área da horta escolar.
O projeto se encerrou no inicio do ano de 2018 e ainda desenvolve atividades de finalização em que se doará para a escola uma maquete que inclui a escola e o seu entorno.

Palavras-Chave: Arquitetura; Acessibilidade; Qualidade dos ambientes escolares; Extensão universitária.

DADOS DO PROJETO
Campo de Arquitetura: Edificação
Tipo: Extensão
Local: Bairro de São Defende, Criciúma/SC
Situação: Finalizado - Período de: 2016 a 2017
Financiamento: Edital Unesc
Coordenação: Elizabeth de Siervi
Professores Participantes:  Aline Savi; Pedro Luiz Kestering Medeiros; Margarete de Oliveira
Bolsistas: Ana Paula Freitas de Albuquerque; Júlia Marcello Dal Molin; Fernanda Lissa; Jerusa Lino, Letícia Torquarto;  Lucas Souza; Renata Galli Ferreira.
Voluntários: Sofia Minatto Monçoni; Jaqueline Porto da Silva; Joice Lopes Mendes; Alice Cechinel Lúcio.

Veja aqui a ficha do projeto 

Publicações

ALBUQUERQUE, A. P. F. ; SAVI, A. E. ; SIERVI, E. C. ; OLIVEIRA, M. ; MEDEIROS, P. L. K. ; MOLIN, J. M. D. ; LUCIO, A. C. ; MONÇONI, S. M. ; SILVA, J. P. . AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE ESPACIAL - estudo de caso na Escola Caetano Ronchi, São Defende, Criciúma/SC. In: VII Semana de Ciência e Tecnologia UNESC, 2016, Criciúma. Anais VII Semana de Ciência e Tecnologia. Criciúma: UNESC, 2016. v. 7. Disponível em: <http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5962/1/AVALIAÇÃO%20DA%20ACESSIBILIDADE%20ESPACIAL%20-%20ESTUDO%20DE%20CASO%20NA.pdf>. Data de Acesso: 08/08/2018.
SIERVI, E. C.; SAVI, A. E. ; OLIVEIRA, M. ; MEDEIROS, P. L. K. . Qualficação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E.F. Caetano Ronchi,nobairrodeSãoDefende,Criciúma?SC. Práticas e Saberes da Extensão, v. VI, p. 23-41, 2017. Disponível em: <https://www.unesc.net/portal/resources/files/234/Práticas%20e%20Saberes%20de%20Extensão%20-%20Volume%20VI.pdf>. Data de acesso: 01/08/2018.
MONÇONI, S. M. ; SIERVI, E. C. ; OLIVEIRA, M. ; SAVI, A. E. ; MEDEIROS, P. L. K. ; ALBUQUERQUE, A. P. F. ; LUCIO, A. C. ; MOLIN, J. M. D.  EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ESCOLA CAETANO RONCHI: requalificação de ambientes escolares no município de Criciúma/SC. In: VII Semana de Ciência e Tecnologia, 2016, Criciúma. Anais VII Semana de Ciência e Tecnologia. Criciúma: UNESC, 2016. v. 7.
OLIVEIRA, M. ; SIERVI, E. C. ; SAVI, A. E. ; MEDEIROS, P. L. K.  Livreto de Extensão: Projeto de Extensão Caetano Ronchi: Horta Escolar e Parquinho - Proposta e Intervenção. 2016. (Apresentação de resultados).
SAVI, A. E. ; SIERVI, E. C. ; OLIVEIRA, M. ; MEDEIROS, P. L. K. Livreto de Extensão: Diagnóstico de acessibilidade Escola Caetano Ronchi. 2016. (Apresentação de resultados).
SIERVI, E. C.; OLIVEIRA, M. ; SAVI, A. E. ; MEDEIROS, P. L. K. Livreto de Extensão: PROJETO CAETANO RONCHI: revitalização dos espaços escolares no bairro São Defende, Criciúma/SC. 2016. (Apresentação de resultados).

Mais informações: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5962/3/Formulário do Projeto.pdf

Por: Elizabeth Maria Campanella De Siervi 27 de julho de 2018 às 16:54
Compartilhar Comente

Pesquisa | Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na AMREC

Pesquisa | Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na AMREC
Patrimônio Cultural Ferroviário na AMREC Mais imagens

O CONTEXTO
O Patrimônio Cultural Material é o que o ser humano produziu fabricou ou construiu ao interagir com o meio em que vive. Nesse universo, o Patrimônio Ferroviário vem sendo estudado desde a aprovação da Lei Federal número 11.483/2007, que atribuiu ao Estado a responsabilidade de receber, administrar e zelar os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural, oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) e englobando edificações como estações, armazéns, terrenos e trechos de linha, até material rodante, como locomotivas, vagões, carros de passageiros, além de bens móveis como mobiliários, relógios, sinos, telégrafos e acervos documentais. 
A região sul de Santa Catarina teve muitas de suas cidades desenvolvidas às margens da Ferrovia Dona Tereza Cristina, ligada à extinta RFFSA. A rede teve como atividade principal a exploração, o transporte de carga, especialmente o carvão mineral. Ignorar esse patrimônio, deixando-o esquecido na história das cidades é perder parte importante dessa memória cultural. 
A primeira ação para que isso não aconteça é inventariar as arquiteturas, de modo a gerar dados permanentes. Essa documentação permite o reconhecimento de sua existência e a sua preservação. Sabendo disso, o projeto de iniciação científica teve como objetivo principal: elaborar um registro da arquitetura do Patrimônio Cultural Ferroviário pertencente à Ferrovia Tereza Cristina na região da AMREC. 
A construção deste inventário do patrimônio cultural ferroviário constituiu-se numa etapa inicial e indispensável no processo de registro de bens culturais, trabalho necessário no sentido de incentivar a preservação dos mesmos e viabilizar ações municipais nesse sentido. 
Este estudo realizou-se a partir de um o projeto de iniciação cientifica cujo objetivo foi: elaborar um registro amplo da arquitetura do Patrimônio Cultural Ferroviário pertencente à Ferrovia Tereza Cristina na região da AMREC.

Palavras-Chave: Inventário, patrimônio ferroviário, AMREC
 
DADOS DO PROJETO
Campo de Arquitetura: Conjuntos arquitetônicos e monumentos 
Tipo: Pesquisa  
Local: Municípios da Região Carbonífera – Sul do Estado de Santa Catarina
Situação: Finalizado - Período de: 2016/02  a 2017/01
Financiamento: Edital Unesc PIC 170
Coordenação: Dra. Aline Eyng Savi
Bolsistas: Alice Bortoluzzi | Voluntários: Felype Moretti – Lays Juliani Hespanhol

PUBLICAÇÕES
BORTOLUZZI, Alice; HESPANHOL, Lays Juliani; SAVI, Aline Eyng. Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC. In: Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade. Número 02, set. 2016 – p. 151. Disponível em: <http://www.escoladacidade.org/wp/wp-content/uploads/160915_publicacao_pesquisa_completo.pdf
BORTOLUZZI, Alice; HESPANHOL, Lays Juliani; SAVI, Aline Eyng. Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC. In: VII Semana de Ciência e Tecnologia. Universidade do Extremo Sul Catarinense. Disponível em:<http://periodicos.unesc.net/cienciaetecnologia/article/viewFile/3286/3126

Mais informações: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5962/3/Formulário do Projeto.pdf

Por: Elizabeth Maria Campanella de Siervi 26 de julho de 2018 às 16:35
Compartilhar Comente