Letras

Escola de Migrantes Unesc promove dia da criança

Escola de Migrantes Unesc promove dia da criança
Mais imagens

Os projetos de extensão Escola de Migrantes e PLA - Português como Língua de Acolhimento, realizaram na manhã de sábado, 26/10 um grande encontro para marcar o mês da criança. O encontro foi realizado ao ar livre, na praça do estudante da Unesc, reunindo famílias de migrantes de diversos países e professores, acadêmicos e voluntários, que também trouxeram seus filhos para a atividade. Além dos momentos de confraternização, o encontro proporcionou uma oportunidade única para muitas crianças, na manhã do ensolarada, onde puderam conhecer e usar brinquedos que muitos jamais tiveram contato, como jogar pião, andador com latas recicladas, cinco marias e construir a sua própria pipa.

Entre os visitantes famílias haitianas, ganesas e do Togo. Mouhamed Tchagnou e Badiyaton Ouro Yerina, são naturais do Togo, e levaram o filho de dois anos, Murad. Mouhamed está no Brasil  há cinco anos. Chegou primeiro e, mais tarde, trouxe a esposa, que vivia também no país do oeste da Áfrifa, situado entre o Benin e Gana. O haitiano Winchel Plaisimond também aproveitou a atividade para interagir com outros imigrantes e equipe da Unesc, ensinando as crianças a construir pipas. Há três anos no Brasil ele já trouxe a esposa e hoje sonha em cursar Engenharia Civil.

A  atividade envolveu vários programas da Unesc, como o Boi de Mamão, o Museu de Zoologia, Museu da Infância e projetos de extensão como de contação de histórias. O envolvimento tanto de imigrantes quanto das equipes da Unesc que participaram do evento é prova do sucesso da atividade. “É uma forma de integrar adultos e crianças. A ideia é trazer a família do migrante para participar de todas essas atividades que envolvem o brincar, desta forma integrando e socializando e mostrando o contexto sociocultural tanto nosso quanto dos migrantes que aqui vivem”, salienta o coordenador do curso de História, Tiago da Silva Coelho.

A Universidade mantém dois projetos com os migrantes. Além da Escola de Migrantes, os estrangeiros também participam do Português como Língua de Acolhimento. Em ambos são realizadas aulas semanais gratuitas, sempre aos sábados, das 9 às 12 horas, intercalando os conteúdos e ao mesmo tempo fortalecendo os laços com os migrantes.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 27 de outubro de 2019 às 14:38
Compartilhar Comente

Projeto Sala de Leitura Itinerante

Neste dia 23/4/2019, pela manhã, as acadêmicas do Curso de Letras, Endiara e Fernanda, desenvolveram atividades de leitura com alunos do 2º e 3º ano da Escola de Educação Básica Antônio Colonetti, em Içara, por meio do Projeto Sala de Leitura Itinerante. A escola entrou em contato com a coordenação do Projeto, que, prontamente, organizou as atividades para serem desenvolvidas na unidade.

O Projeto Sala de Leitura Itinerante é coordenado pela Prof. Daniela Arns Silveira, do Curso de Letras, e pelos professores Cibele Beirith F. Freitas, Carlos Arcângelo Schlikmann e Richarles Souza de Carvalho. É um projeto que pretende visitar diversas escolas do município de Criciúma e de seu entorno, desenvolvendo atividades de leitura de diferentes gêneros literários, com vistas à perspectiva de que a leitura é um caminho para o desenvolvimento da autonomia e da emancipação do indivíduo.

O Projeto tem como propósito visitar uma escola por mês e, por meio de um banner, com desenho de uma árvore, os alunos são convidados a deixar sugestões de leitura para os demais colegas do colégio, ficando na unidade escolar uma marca do Projeto e uma centelha de curiosidade por obras ainda não lidas. No próximo dia 4/5, o Projeto estará na Praça Nereu Ramos e no Parque das Nações apresentando um pouco da sua história e encantando com leituras gostosas e instigantes, públicos das mais diferentes faixas-etárias – uma ação promovida pela Extensão na Praça. Estão todos convidados!

Por: Geisiele Bernardo Alves 24 de abril de 2019 às 16:17
Compartilhar Comente

Curso de Letras realiza viagem de estudos para Porto Alegre

No dia 09 de novembro de 2018, os alunos do Curso de Letras da UNESC realizaram uma viagem de estudos para Porto Alegre. Na oportunidade, os alunos, juntamente com o Coordenador do Curso de Letras, Professor Carlos Arcângelo Schlickmann, e as professoras Cibele Freitas, Daniela Arns Silveira e Eloísa da Rosa Oliveira, visitaram a duas exposições em cartaz na Fundação Iberê Camargo. A primeira, “Iberê Camargo - Formas em Movimento”, que traz um recorte de diversas obras do artista que nomeia a Fundação Iberê Camargo; e a segunda, “Subversão da Forma”, que traz obras de quatro artistas distintos que apresentam temáticas semelhantes para discutir aspectos formais e conceituais da arte.

Além da visita à Fundação Iberê Camargo, visitaram a Feira do Livro de Porto Alegre e alguns dos pontos turísticos da cidade, como o Mercado Público, o Teatro São Pedro, a Catedral Metropolitana e a Casa de Cultura Mário Quintana.

Por: Geisiele Bernardo Alves 30 de novembro de 2018 às 13:01
Compartilhar Comente

IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-learning

IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-learning
Mais imagens

O coordenador adjunto do curso de Letras, professor Richarles Souza de Carvalho, participou nos dias 29 e 30 de outubro, na cidade de Curitiba - PR, do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-learning, que fez parte do Congresso Humanitas da PUC-PR.
O trabalho apresentado pelo professor foi "A prática da leitura e da escrita como elemento essencial na formação de professores". Neste relato, professor Richarles pode registrar a experiência acumulada com a Disciplina de Produção e Interpretação de Textos em diversos cursos de licenciatura da UNESC.
 

Por: Geisiele Bernardo Alves 05 de novembro de 2018 às 13:26
Compartilhar Comente

Circuito de leituras na Escola de Educação Básica Walter Holthausen

No dia 12 de julho de 2018, quatro acadêmicos da terceira fase do do Curso de Letras, juntamente com a professora Cibele Beirith Figueiredo Freitas, promoveram uma atividade de leitura para os alunos do Ensino Médio Inovador, da Escola de Educação Básica Walter Holthausen, localizada na cidade de Lauro Müller. Na ocasião foi realizado um circuito de atividades como uma possível forma de incentivo à prática da leitura.   

Essa atividade foi extremamente importante para os futuros professores de Letras, pois eles planejaram, prepararam e aplicaram as atividades, podendo assim vivenciar na prática a experiência da docência.

Por: Geisiele Bernardo Alves 30 de julho de 2018 às 20:47
Compartilhar Comente