Letras

Curso de Letras presente na XIII Feira de Livros de Criciúma

Na última sexta-feira, 6 de outubro, os professores do curso de Letras da UNESC (Dra. Cibele Beirith Figueiredo Freitas, Ma. Eloisa da Rosa, Dr. Gladir da Silva Cabral e Dr. Richarles Souza de Carvalho), estiveram presentes na XIII Feira do Livro de Criciúma, socializando conhecimentos em uma mesa redonda com o tema “Literatura Infantil e Juvenil”, ressaltando a importância dos livros infantis e do início da leitura na infância.

Os acadêmicos da segunda fase do curso de Letras da UNESC também estiveram presentes, realizando uma leitura dramatizada da obra “Auto da Barca do Inferno” do autor Gil Vicente.

A XIII Feira do Livro de Criciúma ocorre até o dia 13 de outubro, na Praça Nereu Ramos. Realizada pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com a Câmara Catarinense do Livro (CCL).

Por: Geisiele Bernardo Alves 09 de outubro de 2018 às 20:00
Compartilhar Comente

Participação no IV CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos realizado no Espírito Santo

Nos dias 16 e 17 de novembro, o coordenador adjunto do curso de Letras da UNESC, professor Richarles Souza de Carvalho, participou no IV CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos em Vitória-ES. Durante a sessão coordenada DISCURSO E IMAGEM, professor Richarles apresentou sua pesquisa intitulada "A Escrita da Imagem e a Imagem da Escrita". Como desdobramento de sua tese de doutorado, este trabalho tem como objetivo problematizar as relações entre semioses verbais e não verbais, sobretudo a tipografia publicitária.

Por: Geisiele Bernardo Alves 20 de novembro de 2017 às 13:35
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão: Sala de Leitura e Letramento

Projeto de Extensão: Sala de Leitura e Letramento
Mais imagens

Projeto de extensão Sala de leitura e Letramento como estratégia de autonomia em parceria na atividade de contação de histórias e reflexão sobre a leitura. 

Por: Geisiele Bernardo Alves 13 de outubro de 2017 às 15:19
Compartilhar Comente

Oficina de contação de histórias no curso de Letras

Oficina de contação de histórias no curso de Letras
Mais imagens

A atividade de contar histórias envolve o corpo, a voz, os gestos e as expressões faciais, numa associação que visa seduzir a criança para a literatura, estimulando seu gosto pela leitura. A performance do contador de histórias deve resultar da leitura e da apropriação do texto, a qual exige preparação para que a história possa ser passada ao expectador da forma mais significativa possível.

Tendo em vista a importância dessa atividade para a formação de leitores, na última sexta-feira, dia 03/06/2016, os alunos da 3ª fase do Curso de Letras da disciplina de Literatura Infantojuvenil, ministrada pela professora Cibele Freitas, participaram da Oficina de contação de histórias realizada pela escritora, professora e contadora de histórias Maria Mogorim, que desenvolveu algumas técnicas utilizadas na atividade de contação. Foi uma tarde muito e agradável e produtiva, uma vez que os alunos tiveram oportunidade de colocar em prática os diversos artifícios que envolvem a contação de histórias.

Quem é Maria Mogorim?

Maria Mogorim é graduada em Pedagogia, Mestre em Educação/UNESC e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. É poetisa, com vários poemas publicados nos sites: “Recanto das Letras”, “Poetas del mundo”, “Cultura e humanismo”, “O melhor da web poesias” e em seu blog, intitulado “Maria Mogorim poesias & afins”. Mogorin revela que o amor pela poesia nasceu aos nove anos de idade, quando recebeu de presente o seu primeiro livro de poemas. A escritora confidencia: “A poesia fluiu, evoluiu, jorrou e preencheu páginas e páginas dos meus cadernos”. Em 2012, publicou Minhas Poesinhas, um livro de poemas dedicado às crianças.

 

Por: Richarles Souza De Carvalho 26 de maio de 2016 às 08:58
Compartilhar Comente