Letras

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc
Atividades especiais serão realizadas até às 22h desta quarta-feira (18/9) no Espaço Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A união de esforços dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc resultou em mais um evento cultural voltado à comunidade acadêmica. Acontece nesta quarta-feira (18/9) ao longo de todo o dia o primeiro Piquenique Campeiro, segundo Piquenique do Equinócio de Geografia e terceira Mateada Universitária. A ação está sendo realizada no Espaço Quintas Culturais, no Bloco XXI, e conta com a distribuição de erva mate e água quente aos participantes que quiserem compartilhar um chimarrão.

Duas das lideranças da organização do evento, os acadêmicos Douglas Santana, do curso de Geografia, e Paula Martins, do curso de Letras, acompanham a movimentação no espaço ao longo de todo o dia. Conforme Paula, a iniciativa busca celebrar a cultura, um dos focos dos cursos de Licenciatura. “Nós sempre buscamos promover eventos culturais na Universidade, pois acreditamos que cultura nunca é demais”, destacou.

De acordo com Douglas, além de terem feito o convite em todas as salas de aula dos cursos de Licenciatura, o grupo estendeu o chamado à toda a comunidade acadêmica e contou ainda com a participação de visitantes que estiveram no campus em visita no Unesc Profissões. “Muitos que estavam visitando a Unesc também se interessaram pela nossa iniciativa e passam por aqui para trocar uma ideia e participar. A resposta tem sido muito positiva desde as primeiras horas”, afirmou.

No período noturno, conforme Douglas, serão realizadas apresentações de dança e declamação de poemas no espaço.

Essa é mais uma das atividades realizadas pelo grupo de Centros Acadêmicos, que trabalha na Campanha de Valorização Docente.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente

Curso de Letras presente na XIII Feira de Livros de Criciúma

Na última sexta-feira, 6 de outubro, os professores do curso de Letras da UNESC (Dra. Cibele Beirith Figueiredo Freitas, Ma. Eloisa da Rosa, Dr. Gladir da Silva Cabral e Dr. Richarles Souza de Carvalho), estiveram presentes na XIII Feira do Livro de Criciúma, socializando conhecimentos em uma mesa redonda com o tema “Literatura Infantil e Juvenil”, ressaltando a importância dos livros infantis e do início da leitura na infância.

Os acadêmicos da segunda fase do curso de Letras da UNESC também estiveram presentes, realizando uma leitura dramatizada da obra “Auto da Barca do Inferno” do autor Gil Vicente.

A XIII Feira do Livro de Criciúma ocorre até o dia 13 de outubro, na Praça Nereu Ramos. Realizada pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com a Câmara Catarinense do Livro (CCL).

Por: Geisiele Bernardo Alves 09 de outubro de 2018 às 20:00
Compartilhar Comente

Quintas Culturais

Quintas Culturais
Mais imagens

A acadêmica do curso de Letras e participante do Coral Unesc, Emilly Machado, realizou na última semana uma apresentação no palco do Quintas Culturais apresentando músicas internacionais e de seu repertório pessoal. 

Emilly, aos 17 anos, tem uma música lançada oficialmente (Cirurgião) que está disponível em aplicativo streaming, como Spotify, iTunes e Deezer. A artista vai lançar seu primeiro EP “Aurorear”, no dia 1º de setembro.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de agosto de 2018 às 17:18
Compartilhar Comente

Sarau Unesc leva arte e cultura a escola da região

Sarau Unesc leva arte e cultura a escola da região
Projeto levou apresentações de música e poesia para Escola Humberto Hoffman Mais imagens

O Sarau Unesc levou arte e cultura aos alunos da Escola de Ensino Básico Humberto Hermes Hoffman, do Caravaggio, Nova Veneza. Na última terça-feira (29/11) os estudantes tiveram contato direto com a música e a literatura de um modo diferente.

As apresentações do encontro ficaram por conta de acadêmicos da Universidade. O aluno do Mestrado em Educação Leandro DeBona Dias, a acadêmica do curso de Psicologia Caroline Scussel, que também é autora, em parceria com os escritores Marcello Zapelini da Rosa e Sandra Lodetti declamaram poemas e falaram sobre suas produções.

"Atividades como essa são muito importantes porque fortalecem os laços entre a Universidade e a comunidade, reforçando o compromisso da Unesc com as escolas da região", destacou Leandro.

Após essa última atividade, o Sarau Unesc, iniciativa do curso de Letras, com apoio da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), retomará as suas atividades em 2017.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

02 de dezembro de 2016 às 13:27
Compartilhar Comente

Música e literatura no Sarau UNESC

Música e literatura no Sarau UNESC
Compositores e escritores apresentaram seus trabalhos durante o Sarau Mais imagens

O Sarau UNESC reuniu escritores, músicos e apreciadores da arte. A primeira edição do encontro ocorreu no último sábado (27/8) e contou com música e declamação de poemas. As atividades, que fazem parte da campanha Professor Orgulho de Ser, coordenada pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), ocorrerão quinzenalmente, aos sábados, das 15 às 17 horas.
Durante a ação, os participantes compartilham obras de suas próprias autorias e de artistas já consagrados, como Fernando Pessoa, Noel Rosa, Chico Buarque e Arnaldo Antunes. Houve também um espaço para escritores da região, com Marcello Zapelini da Rosa, Beatriz Leal Vieira e Caroline Scussel, que declamaram seus poemas e divulgaram seus trabalhos.
Já no gênero musical, os presentes puderam ouvir as composições autorais dos músicos João Francisco Monteiro e Maurício Biléssimo, além de canções interpretadas por Richarles Souza de Carvalho, José Carlos Virtuoso e Rosa Virginia Rosalino Daitx.

Por: Richarles Souza De Carvalho 29 de agosto de 2016 às 14:31
Compartilhar Comente (95)