Letras

Viagem cultural: Estudantes visitam a Bienal do Livro no Rio de Janeiro

Viagem cultural: Estudantes visitam a Bienal do Livro no Rio de Janeiro
Eles retornaram da cidade maravilhosa nesta segunda-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Com o intuito de fortalecer a formação dos estudantes elevando o ensino para fora da sala de aula. A Unesc, por meio dos cursos de graduação, promove viagens de estudo. Na última semana, foi a vez de diversos alunos dos cursos de Comércio Exterior, Direito e Letras, visitarem a Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, entre outros espaços culturais.

“Além da Bienal do Livro, nós também visitamos museus e diversos pontos de referência no Rio de Janeiro como: Museu do Amanhã, Centro Cultural Banco do Brasil, Parque Lage e Faculdade de Artes, Jardim Botânico, Lapa, Área portuária, sistemas de transportes, entre outros”, comentou a professora Natália Martins Gonçalves.

Segundo ela, além de muitos livros, a bagagem também foi preenchida muito conhecimento sobre a história e cultura brasileiras. “Foram diversas as vivências e experiências que adquirimos andando pela cidade, que foi capital do império e da república brasileira. Por todos os lados era possível observar marcas deixadas pela história e pelo povo que formou a sociedade brasileira”, ressaltou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 11 de setembro de 2017 às 21:10
Compartilhar Comente

Novembro Consciente: Mesa-redonda aborda as Comunidades Quilombolas de SC

Novembro Consciente: Mesa-redonda aborda as Comunidades Quilombolas de SC
Debate trouxe realidade da Comunidade São Roque (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Negritude Quilombola: a luta pela preservação cultural” foi o tema de uma mesa-redonda na Unesc nesta semana, em alusão ao Dia da Consciência Negra (celebrado em 20 de novembro). O debate trouxe a experiência da Comunidade São Roque e contou com a presença do procurador da república, Darlan Airton Dias; da militante do Movimento Negro Unificado, professora Maria de Lurdes Mina, e dos moradores da Comunidade, Vilson Nunes e Paulo Monteiro.

A comunidade São Roque, em Praia Grande/SC, é mais um dos muitos territórios quilombolas ameaçados no Brasil. Desde a década de 1970 as famílias quilombolas dessa comunidade sofrem restrições ao uso do território por conta da criação de dois parques nacionais, Aparados da Serra e Serra Geral.

Em 2013, a comunidade e o ICMBIO (Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade) firmaram um termo de compromisso visando regulamentar o uso e o manejo nas áreas de sobreposição entre o território quilombola e os Parques Nacionais. Contrariando o acordo, o ICMBIO, em seguida, recomendou o reassentamento da comunidade. “Essa comunidade corre o risco de desaparecer”, comentou o procurador da república.

Com as restrições impostas, a comunidade está limitada em seu cultivo de subsistência, fazendo com que dependam de cestas básicas para se alimentar. Enquanto houver esse impasse jurídico, a riqueza cultural e a dignidade humana vai aos poucos desaparecer para as famílias que vivem na comunidade. A professora Maria de Lurdes Mina afirmou que são mais de 10 anos de luta pelo reconhecimento do direito as terras. “Continuaremos lutando para que essa comunidade seja reconhecida e respeitem seus direitos”, destacou Maria.

Em depoimentos emocionantes, os moradores da comunidade sensibilizaram a plateia presente, composta por membros do Coletivo Chega de Racismo, representantes do Sinte Regional de Criciúma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), da Copirc (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial). Também se fez presente no evento a coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante da Unesc), Janaina Damazio, recém empossada coordenadora do NEAB (Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros e Inclusão das Minorias da Unesc). A atividade também contou com a participação de acadêmicos do curso de Letras, Direito e História.

(Colaboração: Alex Sander da Silva)

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 19 de novembro de 2014 às 17:23
Compartilhar Comente

Alunos de Letras e Secretariado Executivo conhecem o Rio

Os estudantes dos cursos de Letras e Secretariado Executivo da Unesc estiveram no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 19 de novembro para uma viagem cultural. Eles visitaram os lugares relevantes para sua formação, como o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro e o Centro Cultural Banco do Brasil, e também conheceram pontos turísticos cariocas.

Estas viagens são realizadas há mais de cinco anos visando possibilitar aos acadêmicos a aproximação com museus e casas de cultura que trabalhem com as áreas de formação do curso, como literatura e língua portuguesa. Eles também conheceram a história da cidade e arquitetura urbana do centro do antigo império.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

21 de novembro de 2012 às 16:47
Compartilhar Comente

Alunos participam de imersão em Língua Inglesa

Alunos participam de imersão em Língua Inglesa
Divulgação Mais imagens

Os estudantes e professores dos cursos de Letras e Secretariado Executivo da Unesc participaram de uma viagem de imersão em Língua Inglesa no final de semana (10 a 12/8). Eles ficaram na pousada Snow Valley em São Joaquim, um ambiente tipicamente americano.

Acompanhados dos professores Maria Cristina Keller Frutuoso e Richarles Souza de Carvalho, os estudantes tiveram a sua disposição brinquedos radicais, tirolesa, trilha e histórias de terror ao lado da fogueira. Durante todo o final de semana eles participaram de atividades conduzidas em língua inglesa.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 13 de agosto de 2012 às 15:04
Compartilhar Comente

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Mais imagens

Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.

Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.

 

Princípios socioambientais


O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".

Programação do evento.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Compartilhar Comente (1)