Letras

Atividades são retomadas no Projeto de Extensão de leitura literária no Presídio Regional de Criciúma

Atividades são retomadas no Projeto de Extensão de leitura literária no Presídio Regional de Criciúma
Projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania” envolve acadêmicos e professores (Foto: Divulgação) Mais imagens

Foram reiniciadas nesta quinta-feira (04/04) as atividades do Projeto de extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa de Extensão Território Paulo Freire, da Unesc.

O encontrou contou com dezesseis detentos, os quais participarão semanalmente de atividades que envolvem leitura, interpretação e produção textual. Conforme a bolsista do projeto e acadêmica do curso de Letras, Renata Pavan, o encontro foi muito produtivo. “Eles mostraram grande interesse pelas temáticas abordadas, pois puderam falar um pouco sobre suas histórias de vida, além de produzir textos”, comentou.

A proposta do projeto é expandir o conhecimento para além do campus e oferecer o contato com a literatura dentro do espaço carcerário, contribuindo para o resgate da cidadania dos reclusos. Além disso, de acordo com a professora e coordenadora do projeto, Cibele Freitas, a intenção é auxilia-los no processo de escrita textual, uma vez que o Conselho Nacional de Justiça 44/2013 recomenda que, a partir da leitura de livros, sejam elaboras resenhas com fins de remição da pena.

Conforme Cibele, neste ano a ideia é formar duas turmas concomitantes para que se possa atender um maior número de detentos, já que a iniciativa teve bastante adesão em 2018.

Segundo a responsável pelo setor de educação do presídio, Aline Cizewski Borb, o projeto é visto como um instrumento para a ressocialização dos reeducados uma vez que através da leitura o indivíduo adquire novas informações, hábitos e diferentes maneiras de pensar.

Participam também das atividades do projeto a professora Janete Trichês, do Curso de Direito, o professor Richarles de Carvalho, do Curso de Letras, e a bolsista Marina Arnt, acadêmica da quinta fase do Curso de Letras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de abril de 2019 às 20:31
Compartilhar Comente

Projeto Sala de Leitura Itinerante leva atividade especial para a Escola Ignácio Stakowski, em Içara

Projeto Sala de Leitura Itinerante leva atividade especial para a Escola Ignácio Stakowski, em Içara
Atividade de extensão foi realizada nesta terça-feira (26/03) em Içara (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Projeto de Extensão Sala de Leitura Itinerante: provocando e transformando leitores literários, do curso de Letras da Unesc, chegou à Escola de Educação Básica Ignácio Stakowski, localizada em Içara, na tarde desta terça-feira (26/02). Na ocasião, as acadêmicas da 5ª fase do curso de Letras, Fernanda Winckler de Bem e Endiara Martins Rodrigues, desenvolveram atividades de leitura com alunos do Ensino Médio da Instituição. “Foi um momento muito rico e de aprendizado, tanto para os alunos, como para nós, futuras professoras de Língua Portuguesa e Literatura”, afirma a acadêmica Fernanda.

A ideia central do projeto, conforme as acadêmicas, é formar leitores literários com vistas à reflexão e à emancipação. Fazem parte da ação os professores: Carlos Schlickmann, Cibele Freitas, Daniela Arns Silveira e Richarles Carvalho.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de março de 2019 às 18:26
Compartilhar Comente

Atividades de 2018 do projeto de extensão de leitura com detentos são encerradas

Atividades de 2018 do projeto de extensão de leitura com detentos são encerradas
Projeto é realizado com detentos do presídio Santa Augusta, de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As atividades de 2018 do projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, foram encerradas em grande estilo na tarde da última quinta-feira (29/11). A ação fez parte do projeto de extensão Território Paulo Freire, da Unesc, que foi realizada com os detentos do Presídio Regional Santa Augusta, de Criciúma.

A atividade teve o propósito de resgatar a cidadania dos detentos e prevê uma contribuição para o projeto "Despertar pela leitura”, o qual é patrocinado pelo Estado de Santa Catarina e tem como proposta a leitura de livros e elaboração de resenhas com fins de remição da pena, conforme assegura a Lei de Execução Penal.

No encontro, as estagiárias do curso de Letras da Unesc, Marina Arnt e Renata Fernandes, avaliaram os encontros semanais junto aos detentos e receberam um retorno bastante positivo. “Os alunos mostraram-se extremamente satisfeitos com as atividades realizadas e ficaram animados para a continuação do projeto no próximo ano”, destacaram.

O projeto é coordenado e supervisionado pelos professores do curso de Letras, Cibele Freitas e Richarles de Carvalho, e pela professora do curso de Direito, Janete Trichês.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 30 de novembro de 2018 às 14:09
Compartilhar Comente

Unesc inicia projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”

Unesc inicia projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”
Projeto de Extensão leva oportunidade de aprendizado até o Presídio Santa Augusta (Foto: Divulgação) Mais imagens

Esta quinta-feira (4/10) marcou o início de uma oportunidade valiosa oferecida aos detentos do Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Nesta data, foi oficialmente iniciado o Projeto de extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa de Extensão Território Paulo Freire da Unesc. A ação é mais uma atividade que levará conhecimento para além do campus e tem objetivo de oferecer o contato com a literatura no espaço carcerário.

Conforme uma das professoras do curso de Letras participante do projeto, Cibele Freitas, a leitura pode contribuir para o resgate da cidadania dos reclusos, transformando e promovendo uma redescoberta da aprendizagem. “Além disso, essa iniciativa prevê também uma contribuição para o projeto "Despertar pela leitura”, o qual é realizado pelo Estado no Presídio, e tem como proposta a leitura de livros e elaboração de resenhas com fins de remição da pena, conforme assegura a Lei de Execução Penal”, destacou.

Ao receberem a proposta de participar das atividades semanais, de acordo com a professora, os detentos se mostraram interessados e formaram inclusive uma fila de espera para ingressarem no grupo. “A princípio serão dez participantes por encontro e iremos atendendo essa demanda. A cada semana iremos discutir textos literários, fazendo com que eles, das mais variadas escolaridades, consigam interpretar e consigam escrever seus próprios textos, transformando-os também como cidadãos”, completou.

Participam ainda das atividades do projeto o professor Richarles de Carvalho e duas estagiárias, todos do curso de Letras, e a professora Janete Trichês, do curso de Direito.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de outubro de 2018 às 16:20
Compartilhar Comente (1)

Projeto de Extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”

Projeto de Extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”
Mais imagens

Nesta quinta-feira, 04 de outubro, iniciaram as atividades do Projeto de extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Território Paulo Freire, que conta com a participação dos professores Cibele Freitas e Richarles de Carvalho, do Curso de Letras, e Janete Trichês, do Curso de Direito. Também participam as acadêmicas Marina Arnt e Renata Fernandes, do Curso de Letras. O projeto tem como objetivo levar a literatura para o espaço carcerário, uma vez que ela pode contribuir para o resgate da cidadania dos reclusos, transformando e promovendo uma redescoberta da aprendizagem. Além disso, essa iniciativa prevê também uma contribuição para o projeto "Despertar pela leitura”, o qual já é desenvolvido no Presídio Santa Augusta, e tem como proposta a leitura de livros e elaboração de resenhas com fins de remição da pena, conforme assegura a Lei de Execução Penal. 

Por: Geisiele Bernardo Alves 04 de outubro de 2018 às 14:43
Compartilhar Comente