Letras

Sala de Leitura

Na última quinta-feira (5/12), o projeto de extensão “Sala de Leitura Itinerante: Formando leitores literários e transformadores” encerrou as atividades de 2019 na Escola de Educação Básica Ignácio Stakowski, com os alunos do Ensino Fundamental I – 5º ano (501).

As bolsistas do curso de Letras desenvolveram atividades de leitura e de reflexão de obras literárias. Leram a obra “O incrível menino devorador de livros”, de Oliver Jeffers, e, a partir daí as crianças interagiram com as bolsistas, pensando a respeito do texto, de forma dinâmica e com muito interesse.

A coordenadora do projeto, Daniela Arns Silveira conta que após a leitura, os alunos foram desafiados a ler um miniconto e, depois, representar o entendimento da leitura, por meio de um desenho. Eles ainda foram convidados a socializar suas obras para toda a turma, o que proporcionou ao grupo um momento de descontração e reflexão dos textos lidos. Além da atividade, vários alunos deixaram dicas de livros lidos na Árvore Literária, revelando que mantêm contato constante com textos literários.

“O trabalho com a leitura literária no espaço escolar é de suma importância na constituição de um indivíduo reflexivo, crítico e capaz de pensar a respeito do que acontece no(s) espaço(s) do qual faz parte, posicionando-se com autonomia sobre as questões relacionadas a esse(s) espaço(s). E os projetos de extensão permitem que nossos estudantes universitários, no caso das licenciaturas, futuros professores e futuras professoras, pensem sobre seu papel nesse lugar de formação”, afirma.

Por: Milena Spilere Nandi 09 de dezembro de 2019 às 16:15
Compartilhar Comente

Sala de Leitura Itinerante

O projeto de extensão “Sala de Leitura Itinerante: Provocando e transformando leitores Literários”, do curso de Letras da Unesc, levou mais uma vez suas atividades à Escola Básica Ignácio Stakowski, em Içara.

No dia 9 de setembro, as acadêmicas da sexta fase do curso, Endiara Martins Rodrigues e Fernanda Winckler de Bem, desenvolveram atividades de leitura com cerca de 50 alunos do Ensino Fundamental II da Instituição.

“Foi uma tarde extremamente produtiva, partindo do pressuposto de que os alunos participaram ativamente nas discussões dos textos lidos, bem como, nas produções solicitadas”, afirma Endiara. O projeto é coordenado pelos professores Daniela Arns Silveira, Cibele Freitas, Carlos Schilickmann, e Richarles Carvalho.

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2019 às 17:41
Compartilhar Comente

Calouros de Letras conhecem Museu de Zoologia

Calouros de Letras conhecem Museu de Zoologia
Mais imagens

A turma do primeiro semestre do curso de Letras, conheceu o Museu de Zoologia da Universidade no dia 5 de agosto, durante atividade da disciplina de Literatura I, ministrada pela professora Cibele Freitas.

Na aula diferenciada, eles puderam observar a fauna e a flora, foram instigados a identificar as características dos animais – capacidade de adaptação, persistência, força, agilidade, olhar amplo, sabedoria, coragem, entre outras – procurando relacioná-las com a própria personalidade e buscando inspiração para a identidade que pretendem construir como profissionais.

“A experiência propôs refletir que o percurso formativo os alunos iniciaram na Unesc se fará por aquilo que trazem de sua vivência, de seu meio cultural, mas também pelo aprendizado do encontro com o outro, entendendo-o como os colegas, os professores, e, principalmente, o conhecimento científico que o meio acadêmico pode proporcionar. A riqueza disso irá compor sua identidade como profissionais, cabendo a cada um fazer a parte que lhe cabe”, comenta Cibele.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de agosto de 2019 às 17:30
Compartilhar Comente

Curso de Letras leva alunos à reflexão sobre espaços diferenciados de formação

Os estudantes da quarta fase do curso de Letras tiveram uma aula diferente na última semana. Com o objetivo de propor a ressignificação do espaço formativo, as professoras Cibele Freitas e Daniela Arns, que ministram as disciplinas de Literatura III e Prática de Análise Linguística, respectivamente, levaram os acadêmicos para o Museu ao Ar Livre, em Orleans.

Segundo Cibele, uma das propostas da aula foi relacionar as memórias históricas com o “ser professor” enquanto ser também constituído de histórias, às quais se adicionarão os conhecimentos técnico-científicos e pedagógicos apropriados na Universidade durante a trajetória formativa. “A intenção é que o legado de dedicação e seriedade dos que nos antecederam para construir uma sociedade melhor sirva de motivação para o esforço que professores e acadêmicos devem empreender para se formarem profissionais competentes e comprometidos com o social”, afirma.

Por: Milena Spilere Nandi 15 de agosto de 2019 às 15:53
Compartilhar Comente

Quintas Culturais

Quintas Culturais
Mais imagens

A acadêmica do curso de Letras e participante do Coral Unesc, Emilly Machado, realizou na última semana uma apresentação no palco do Quintas Culturais apresentando músicas internacionais e de seu repertório pessoal. 

Emilly, aos 17 anos, tem uma música lançada oficialmente (Cirurgião) que está disponível em aplicativo streaming, como Spotify, iTunes e Deezer. A artista vai lançar seu primeiro EP “Aurorear”, no dia 1º de setembro.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de agosto de 2018 às 17:18
Compartilhar Comente