Letras

Escola de Migrantes Unesc promove dia da criança

Escola de Migrantes Unesc promove dia da criança
Mais imagens

Os projetos de extensão Escola de Migrantes e PLA - Português como Língua de Acolhimento, realizaram na manhã de sábado, 26/10 um grande encontro para marcar o mês da criança. O encontro foi realizado ao ar livre, na praça do estudante da Unesc, reunindo famílias de migrantes de diversos países e professores, acadêmicos e voluntários, que também trouxeram seus filhos para a atividade. Além dos momentos de confraternização, o encontro proporcionou uma oportunidade única para muitas crianças, na manhã do ensolarada, onde puderam conhecer e usar brinquedos que muitos jamais tiveram contato, como jogar pião, andador com latas recicladas, cinco marias e construir a sua própria pipa.

Entre os visitantes famílias haitianas, ganesas e do Togo. Mouhamed Tchagnou e Badiyaton Ouro Yerina, são naturais do Togo, e levaram o filho de dois anos, Murad. Mouhamed está no Brasil  há cinco anos. Chegou primeiro e, mais tarde, trouxe a esposa, que vivia também no país do oeste da Áfrifa, situado entre o Benin e Gana. O haitiano Winchel Plaisimond também aproveitou a atividade para interagir com outros imigrantes e equipe da Unesc, ensinando as crianças a construir pipas. Há três anos no Brasil ele já trouxe a esposa e hoje sonha em cursar Engenharia Civil.

A  atividade envolveu vários programas da Unesc, como o Boi de Mamão, o Museu de Zoologia, Museu da Infância e projetos de extensão como de contação de histórias. O envolvimento tanto de imigrantes quanto das equipes da Unesc que participaram do evento é prova do sucesso da atividade. “É uma forma de integrar adultos e crianças. A ideia é trazer a família do migrante para participar de todas essas atividades que envolvem o brincar, desta forma integrando e socializando e mostrando o contexto sociocultural tanto nosso quanto dos migrantes que aqui vivem”, salienta o coordenador do curso de História, Tiago da Silva Coelho.

A Universidade mantém dois projetos com os migrantes. Além da Escola de Migrantes, os estrangeiros também participam do Português como Língua de Acolhimento. Em ambos são realizadas aulas semanais gratuitas, sempre aos sábados, das 9 às 12 horas, intercalando os conteúdos e ao mesmo tempo fortalecendo os laços com os migrantes.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 27 de outubro de 2019 às 14:38
Compartilhar Comente

Acadêmicas da Unesc apresentam artigo em Florianópolis

Acadêmicas da Unesc apresentam artigo em Florianópolis
Ano Internacional das Línguas Indígenas é base para artigo apresentado na UFSC (Fotos: Francine Calegari) Mais imagens

Tendo como objetivo principal a valorização e preservação das línguas indígenas, as acadêmicas do curso de Licenciatura em Geografia da Unesc, Francine Lunardi Calegari e Thainá Cabral Eugênio, e de Letras, Silvana Mazzuquello Teixeira, apresentaram, na última terça-feira (28/5), em Florianópolis, o artigoDiversidades e potencialidades linguísticas indígenas no país: relevância ao ano internacional das línguas indígenas”.

A apresentação foi parte da programação do 4º Seminário de Geografia Econômica e Social (Senges) e da 40ª Semana de Geografia da UFSC (Semageo), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o tema “Mundo, Brasil e regiões: hoje e amanhã”. Entre mesas-redondas, mini-cursos e trabalhos de campo, as acadêmicas da Unesc abordaram as línguas indígenas tendo como viés principal o Ano Internacional das Línguas Indígenas, celebrado em 2019.

O foco são os indígenas e sua identidade pós-moderna. “Este tema não está sendo trabalhado como deveria, por isso o Ano Internacional e a organização desta pesquisa”, explicou Francine.

Coleta de dados como base científica

Para abordar o tema, a pesquisa tratou de coletar dados e fontes relacionadas às linguagens indígenas. “Através de levantamentos e referenciais teóricos, a pesquisa aborda a redução de 1,2 mil para um pouco mais de 270 línguas indígenas presentes em território brasileiro”, estimou a pesquisadora.

A pesquisa, portanto, auxilia na recapitulação das identidades culturais indígenas catarinenses e brasileiras. “Focamos muito na importância do tesouro que é a cultura indígena, sendo que ela está sendo deixada de lado, sem cuidado e preservação, bem como as dificuldades que as comunidades tradicionais têm de se manterem ativas”, pontuou Francine.

Além de compartilhar conhecimento, a apresentação do artigo na UFSC leva o nome da Unesc até Florianópolis. “É uma forma de dar mais visibilidade aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Unesc, por isso é importante que nos mantenhamos ativos em espaços públicos e de pesquisa”, finalizou a acadêmica. O artigo foi produzido com a orientação da professora Yasmine de Moura da Cunha, da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 29 de maio de 2019 às 19:45
Compartilhar Comente

Acadêmicos e acadêmicas de Letras em tarde de cinema

Acadêmicos e acadêmicas de Letras em tarde de cinema
Mais imagens

Na tarde do dia 22/3/19, os acadêmicos e as acadêmicas da 5ª fase do Curso de Letras, junto à Prof. Daniela Arns Silveira, assistiram ao filme Sociedade dos poetas mortos, na Sala de Dinâmicas, no bloco das Clínicas Integradas. Como futuros professores e futuras professoras, foram convidados a pensar o exercício da leitura e da escrita de forma diferente, sendo instigados a refletir sobre o papel da escola, o processo ensino-aprendizagem e a docência.

Por: Geisiele Bernardo Alves 22 de março de 2019 às 19:23
Compartilhar Comente

Adaptando-se aos novos desafios da educação e da realidade dos alunos, Unesc oferece cursos de Licenciatura no período noturno

Adaptando-se aos novos desafios da educação e da realidade dos alunos, Unesc oferece cursos de Licenciatura no período noturno
Períodos dos cursos sofreu alterações, assim como os currículos, para benefícios aos acadêmicos (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Os cursos de licenciatura fazem parte da história da Unesc e estão entre seus grandes orgulhos. Pensando em fortalece-los cada vez mais e atrair novos alunos que cultivam o sonho de tornarem-se professores, a Universidade implanta neste primeiro semestre de 2019 novos currículos e um novo turno para as aulas. A partir de agora, os alunos que ingressarem em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia estarão na Universidade no período noturno. O Curso de Educação Física Licenciatura permanece no turno noturno e também está com vagas para novos alunos.

A mudança no turno das atividades acontece concomitantemente a adaptações no currículo dos cursos, que passaram por um processo cuidadoso de inovação curricular e pedagógica nos últimos meses. Conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, a intenção, de forma geral, é atrair cada vez mais alunos, cumprindo o compromisso institucional com a formação de excelência. “Estabelecemos o horário noturno para que o acadêmico possa conciliar o período dentro da Universidade com as possibilidades de estágio nas escolas da região, além de possibilitar que profissionais que já atuam em horário comercial possam vir buscar sua formação. É uma mudança para se adequar a nossa realidade atual observando as pesquisas no campo da formação de professores no país e oferecer o melhor aos estudantes”, explica Marcelo.

No que diz respeito a matriz curricular de cada um dos cursos de licenciatura, conforme o diretor, as mudanças estabelecidas objetivaram um currículo mais integrado, dinâmico, flexível, pensados em itinerários formativos no campo de conhecimentos gerais da profissão docente, na formação específica de cada curso integrando de modo mais orgânico a pesquisa, a extensão e a gestão educacional como componentes da formação inicial. “É importante considerar os desafios que a sociedade contemporânea nos convoca e, a partir deles, desenvolver novos modos de formação, de investigação dos processos de ensino aprendizagem e de formação de professores”, completou.

Realização de sonhos

Ao oferecer um ambiente dinâmico de estudo, com descontos e bolsas de estudo e fazer a mudança de turno, a expectativa é de que a demanda para as licenciaturas seja aumentada. “Queremos receber todas aquelas pessoas que têm o sonho de cursar uma graduação com qualidade reconhecida e que buscam a profissão professor como projeto de vida.  A Unesc é uma instituição que assumiu em seus valores o investimento na formação de professores com políticas institucionais que viabilizam o acesso e permanência ao ensino superior”, acrescenta o diretor.

A expectativa positiva, conforme Marcelo, vai ao encontro a esperança e a busca por uma educação de qualidade no país. “Não há como falar de perspectiva de melhora no país sem investir e qualificar a educação. Precisamos de bons professores, que pensem outros modos de ser e fazer docência e estamos prontos para formar profissionais cada vez mais bem preparados para isso. Os métodos de ensino podem mudar, a tecnologia pode ocupar ainda muitos espaços, mas a mediação para o processo de aprendizado sempre vai precisar da presença do professor, enquanto ator que estimula, problematiza, reflete, acolhe” afirma.

Formas de ingresso

O programa Escolha Unesc é a forma mais fácil de ingresso para aqueles que pretendem iniciar uma graduação já no primeiro semestre de 2019. Por meio do Histórico Escolar ainda é possível garantir a vaga em um dos cursos ofertados na instituição e até participar do programa Nossa Bolsa, que oferece descontos de até 100% no valor da mensalidade.

Entre os critérios para estar entre os beneficiados pelas bolsas está a condição de ter estudado durante todo o Ensino Médio em escola pública ou privada com bolsa integral, ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, não possuir diploma de graduação em outro curso superior, entre outras normas que podem ser conferidas no edital no site da Unesc.

As matrículas para os cursos de licenciatura da Unesc seguem abertas até o dia 22 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), que atende das 8h30 às 21h. Mais informações sobre os cursos ou as formas de ingresso na Unesc podem ser obtidas pelos telefones (48) 3431-4500, 99861-0068 (Whatsapp) ou pelo e-mail relacionamento@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de fevereiro de 2019 às 13:57
Compartilhar Comente

Curso de Letras presente na XIII Feira de Livros de Criciúma

Na última sexta-feira, 6 de outubro, os professores do curso de Letras da UNESC (Dra. Cibele Beirith Figueiredo Freitas, Ma. Eloisa da Rosa, Dr. Gladir da Silva Cabral e Dr. Richarles Souza de Carvalho), estiveram presentes na XIII Feira do Livro de Criciúma, socializando conhecimentos em uma mesa redonda com o tema “Literatura Infantil e Juvenil”, ressaltando a importância dos livros infantis e do início da leitura na infância.

Os acadêmicos da segunda fase do curso de Letras da UNESC também estiveram presentes, realizando uma leitura dramatizada da obra “Auto da Barca do Inferno” do autor Gil Vicente.

A XIII Feira do Livro de Criciúma ocorre até o dia 13 de outubro, na Praça Nereu Ramos. Realizada pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com a Câmara Catarinense do Livro (CCL).

Por: Geisiele Bernardo Alves 09 de outubro de 2018 às 20:00
Compartilhar Comente