Letras

Professora por vocação, Manu acredita que pode transformar vidas

Professora por vocação, Manu acredita que pode transformar vidas
Já são quase 15 anos em sala de aula (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Manuela Rossa de Souza aprendeu com a mãe o que é ser professora e o amor pela profissão. Docente em Língua Portuguesa, em 2008 se formou em Letras na Unesc. Em meio a graduação já começou sua caminhada profissional e desde então compartilha amor e conhecimentos com crianças e adolescentes, confiante de que seu papel no mundo é transformar vidas. “Eu cresci dentro de uma escola, vendo o amor com que minha mãe dedicava às aulas. Com o passar dos anos isso foi se tornando mais forte dentro de mim e acabei optando pela Licenciatura”, contou. 



Antes de ingressar no ensino infantil, por não ser aluna, Manu tinha mais liberdade na escola e visitava todos os lugares daquele ambiente. Se sentindo bem, em casa, foi o primeiro indício de que uma vocação se fortalecia dentro de si. E no fim do ensino médio a decisão foi tomada. “Sempre gostei muito de ler, influenciada pela mãe. Optei por estudar Letras. Aqui na graduação encontrei tudo que estava procurando. Foram experiências em projetos, viagens de estudos, congressos, seminários e muito mais. Mesmo anos depois ainda não saí da Unesc. Tudo que acontece por aqui eu participo”, afirmou. 

Todo este processo de formação, tanto antes quanto depois da Unesc, fortaleceu a identificação com a profissão. Hoje, por opção, atua com alunos de 13 a 15 anos porque sabe da importância do professor nesta etapa da vida. “É quando eles estão pensando no futuro. O professor hoje assume papéis de família, de educador, de amigo e muito mais. Ser professor é estar presente, poder ouvir suas angústias e entendê-los”, evidenciou. Para quem sente que ser professor é sua vocação, Manu diz “vai”. “Eu amo a minha profissão e acredito que é dentro de uma sala de aula que podemos mudar a vida de alguém. Nada substitui um professor”, frisou. 

Bolsas de até 100% para quem quer ser professor 

A identificação da Manu com a profissão é compartilhada por muitos e na Unesc, até 23 de setembro, as Licenciaturas têm bolsas de 100%. Na modalidade presencial ou EAD (Ensino a Distância), o benefício é concedido por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura (Proesde Licenciatura), que faz parte do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). 

Na Universidade, quem sonha em ser professor encontra todo o suporte em estrutura e corpo docente necessários para formar profissionais de destaque em uma universidade de excelência. Laboratórios específicos, interdisciplinaridade, iniciativas extracurriculares e muitas outras possibilidades são o que colocam a Unesc com nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação). 

Saiba mais no material completo clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de setembro de 2020 às 16:45
Compartilhar Comente

Projeto Sala de Leitura realiza atividade virtual com estudantes do ensino médio

Projeto Sala de Leitura realiza atividade virtual com estudantes do ensino médio
Iniciativa teve objetivo de despertar a percepção sobre a importância da atividade na formação do indivíduo (Foto: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

As aulas de Língua Portuguesa e Literatura no Cedup Abílio Paulo, de Criciúma, foram especiais nesta terça-feira (21/7). O projeto “Sala de Leitura itinerante: provocando e transformando leitores literários”, desenvolvido dentro do curso de Letras da Unesc, realizou uma atividade de leitura com turmas do primeiro ano do Ensino Médio – curso de Administração.

A iniciativa, realizada por ferramentas virtuais, teve objetivo de despertar a percepção sobre a importância da atividade na formação do indivíduo transformador de sua realidade. “É um grande orgulho ver nossos acadêmicos, futuros professores, desafiando-se, como num exercício de virtualidade, e obtendo a mesma qualidade e atenção propostos pelo projeto, e que reforçam a importância da formação acadêmica e de nosso compromisso com as Licenciaturas”, destacou o coordenador do curso de Letras, Carlos Schlikmann, um dos idealizadores da Sala de Leitura.

O momento foi conduzido pelas acadêmicas e bolsistas Endiara Martins Rodrigues e Lana Levezzo, com a crônica “A última crônica”, de Fernando Sabino. “Os estudantes foram instigados a pensarem sobre o mote do texto lido, bem como sobre o que sentiram e perceberam a respeito da leitura”, explicou Endinara.

Para Lana, a atividade foi desafiadora e gratificante. “O nervosismo de estar via meet foi sumindo à medida que os estudantes estavam participando e se soltando, aderindo à proposta de leitura e de reflexão”, contou.

O projeto “Sala de Leitura itinerante: provocando e transformando leitores literários” também é idealizado pelos docentes Daniela Arns Silveira, Cibele Freitas e Richarles Souza de Carvalho.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 14:06
Compartilhar Comente

Aos 77 anos, Edna Gaidzinski Bastos conquista sua primeira graduação

Aos 77 anos, Edna Gaidzinski Bastos conquista sua primeira graduação
Ela escolheu Letras – Língua Portuguesa e multiplicou sua paixão pela leitura e escrita (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Em meio aos mais de 70 jovens egressos da Unesc, cabelos grisalhos e um grande sorriso chamaram a atenção no palco do AM Master Hall, na noite de sexta-feira, 15. Dona Edna Gaidzinski Bastos, aos 77 anos, contagiou os formandos com sua energia positiva e a alegria da conquista. Paralelo à cerimônia, outros 70 concluintes também comemoraram este momento em uma colação de grau especial no Auditório Ruy Hülse, na universidade.

Mãe de cinco, avó de 12 e bisavó de quatro, ela concluiu sua primeira graduação, em Letras – Língua Portuguesa. “Quando jovem a educação não era acessível. Para frequentar o ginásio, a segunda metade do ensino fundamental, eu e meus irmãos nos deslocamos para Porto Alegre. A vida passou, os filhos chegaram e o tempo foi dedicado aos cuidados de casa”, contou.

Apesar da maternidade, a egressa nunca deixou de buscar conhecimento. Estudou em casa junto aos filhos e apaixonou-se pela leitura. O habito passou a fazer parte de seus dias, tanto que em 1997 foi convidada a ser cofundadora da Academia Criciumense de Letras (ACLe). 17 anos depois, em 2014, ela ingressou na Unesc para concluir mais um objetivo de sua vida. “Foi uma experiência incrível e enriquecedora. A Universidade proporciona momentos marcantes para toda a vida. Com calma e sem pressa, vivenciei estes momentos, a cultura pulsante e a extraordinária sensação de pertencimento presente neste espaço”, destacou.

Ao longo destes seis anos, segundo Edna, a paixão pela leitura se multiplicou. Incentivada pela família, já pensa em iniciar uma próxima graduação. “Quando subi ao palco um sentimento de grande alegria tomou conta de mim. Somando isso aos dias apaixonantes vividos na Instituição, o amor que tenho pela leitura e o fascínio pela escrita, logo estarei novamente nestes corredores, aprendendo nas salas de aula e visitando quase que diariamente a Biblioteca Professor Eurico Back”, confidencializou.

Noite de Formaturas

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências 

Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais. O evento foi presidido pelo vice-reitor, Daniel Prevê.

No AM Master Hall, a colação de grau festiva graduou concluintes de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia. Os certificados de conclusão do curso superior foram entregues pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de fevereiro de 2020 às 13:39
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente

Segunda-feira marcada pela conquista

Segunda-feira marcada pela conquista
47 formandos receberam a outorga (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta segunda-feira (16/12) ficará marcada na memória dos 47 formandos que colaram grau especial em gabinete. A cerimônia ocorreu no palco do Auditório Ruy Hülse e contemplou dez cursos de graduação, entre Licenciaturas e Bacharelados.

Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

A outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente