Letras

Sala de Leitura Itinerante

O projeto de extensão “Sala de Leitura Itinerante: Provocando e transformando leitores Literários”, do curso de Letras da Unesc, levou mais uma vez suas atividades à Escola Básica Ignácio Stakowski, em Içara.

No dia 9 de setembro, as acadêmicas da sexta fase do curso, Endiara Martins Rodrigues e Fernanda Winckler de Bem, desenvolveram atividades de leitura com cerca de 50 alunos do Ensino Fundamental II da Instituição.

“Foi uma tarde extremamente produtiva, partindo do pressuposto de que os alunos participaram ativamente nas discussões dos textos lidos, bem como, nas produções solicitadas”, afirma Endiara. O projeto é coordenado pelos professores Daniela Arns Silveira, Cibele Freitas, Carlos Schilickmann, e Richarles Carvalho.

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2019 às 17:41
Compartilhar Comente

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc
Atividades especiais serão realizadas até às 22h desta quarta-feira (18/9) no Espaço Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A união de esforços dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc resultou em mais um evento cultural voltado à comunidade acadêmica. Acontece nesta quarta-feira (18/9) ao longo de todo o dia o primeiro Piquenique Campeiro, segundo Piquenique do Equinócio de Geografia e terceira Mateada Universitária. A ação está sendo realizada no Espaço Quintas Culturais, no Bloco XXI, e conta com a distribuição de erva mate e água quente aos participantes que quiserem compartilhar um chimarrão.

Duas das lideranças da organização do evento, os acadêmicos Douglas Santana, do curso de Geografia, e Paula Martins, do curso de Letras, acompanham a movimentação no espaço ao longo de todo o dia. Conforme Paula, a iniciativa busca celebrar a cultura, um dos focos dos cursos de Licenciatura. “Nós sempre buscamos promover eventos culturais na Universidade, pois acreditamos que cultura nunca é demais”, destacou.

De acordo com Douglas, além de terem feito o convite em todas as salas de aula dos cursos de Licenciatura, o grupo estendeu o chamado à toda a comunidade acadêmica e contou ainda com a participação de visitantes que estiveram no campus em visita no Unesc Profissões. “Muitos que estavam visitando a Unesc também se interessaram pela nossa iniciativa e passam por aqui para trocar uma ideia e participar. A resposta tem sido muito positiva desde as primeiras horas”, afirmou.

No período noturno, conforme Douglas, serão realizadas apresentações de dança e declamação de poemas no espaço.

Essa é mais uma das atividades realizadas pelo grupo de Centros Acadêmicos, que trabalha na Campanha de Valorização Docente.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Letras participam da 19ª Bienal do Livro

Acadêmicos de Letras participam da 19ª Bienal do Livro
Grupo esteve no Rio de Janeiro no último fim de semana (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Estudantes e professores do curso de Letras tiveram novas experiências no último fim de semana, quando participaram da 19ª Bienal Internacional do Livro Rio, no Rio de Janeiro. Considerado o maior evento literário do país, a Bienal do Livro proporciona ao público participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores nacionais e internacionais, além das atividades culturais que promovem a leitura.

O objetivo da viagem cultural foi ampliar a formação dos futuros profissionais de educação, colocando-os em contato com autores e ideias, possibilitando a participação em um evento que difunde o costume de ler, a literatura, o saber e o conhecimento, forças capazes de transformar a sociedade.

Além da participação na Bienal, o grupo visitou o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Museu de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Museu do Amanhã, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o Corcovado, o Pão de Açúcar e o AquaRio, parte do legado cultural da cidade que já foi a capital do Brasil.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de setembro de 2019 às 11:52
Compartilhar Comente