Letras

Calouros de Letras conhecem Museu de Zoologia

Calouros de Letras conhecem Museu de Zoologia
Mais imagens

A turma do primeiro semestre do curso de Letras, conheceu o Museu de Zoologia da Universidade no dia 5 de agosto, durante atividade da disciplina de Literatura I, ministrada pela professora Cibele Freitas.

Na aula diferenciada, eles puderam observar a fauna e a flora, foram instigados a identificar as características dos animais – capacidade de adaptação, persistência, força, agilidade, olhar amplo, sabedoria, coragem, entre outras – procurando relacioná-las com a própria personalidade e buscando inspiração para a identidade que pretendem construir como profissionais.

“A experiência propôs refletir que o percurso formativo os alunos iniciaram na Unesc se fará por aquilo que trazem de sua vivência, de seu meio cultural, mas também pelo aprendizado do encontro com o outro, entendendo-o como os colegas, os professores, e, principalmente, o conhecimento científico que o meio acadêmico pode proporcionar. A riqueza disso irá compor sua identidade como profissionais, cabendo a cada um fazer a parte que lhe cabe”, comenta Cibele.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de agosto de 2019 às 17:30
Compartilhar Comente

Marcos Petry deixa lição e emociona na Unesc

Marcos Petry deixa lição e emociona na Unesc
Jovem de 26 anos compartilhou experiências e superações vividas por ele e pela família e deixou ensinamentos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Incontáveis foram as vezes que o público que lotou o Auditório Ruy Hülse, na Unesc, na noite desta quinta-feira (15/8) se emocionou ao assistir a palestra ministrada pelo jovem Marcos Petry. Após enfrentar uma lesão cerebral e ser diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista aos sete anos de idade, Marcos contou com o apoio incondicional da família para seu desenvolvimento e, provando o poder da superação, hoje é escritor, Youtuber, palestrante e apaixonado pela música, utilizando todas essas formas para ajudar na conscientização em todo o país sobre o autismo, tema sobre o qual é especialista. A presença do jovem na Universidade foi viabilizada pela união de esforços dos cursos de Licenciatura com apoio da reitoria e entrou para a história como um dos mais prestigiados e elogiados eventos da Instituição.

A palestra, intitulada como “Autismo e os gatilhos de superação”, contou com a participação da mãe de Marcos, Arlete Petry, que relatou os desafios enfrentados desde o seu nascimento, quando teve uma lesão cerebral, até o diagnóstico de autismo e os dias atuais. Conforme ela, após um parto difícil e alguns problemas de saúde encontrados no bebê, o segundo filho do casal, as notícias repassadas pelos médicos eram desesperadoras. “Eles nos afirmaram que ele não tinha nenhum dos sentidos básicos, visão, tato, paladar e olfato e que teria aproximadamente um ano de vida. Imaginem nossa situação! Ficamos sem chão, buscando explicações, mas nada disso mudaria o que teríamos que enfrentar. Decidimos, então, oportunizar a melhor vida possível no tempo que ele tivesse”, comentou Arlete.

Ao buscar orientações e acreditar em uma melhora gradativa, com muita dedicação de toda a família, a casa de Marcos se transformou, conforme a mãe, em um ambiente completamente voltado aos estímulos que o menino precisava. “Mudamos a casa toda e montamos um quarto com uma espécie de circuito, tudo colocado em prática pelo pai, que se aventurava a montar escorregadores e os mais variados utilitários que o pudessem ajudar de alguma forma a desenvolver os instintos mais básicos”, relatou.

Após anos de realização de práticas com o garoto, para que pudesse sentir e identificar cheiros e gostos e até a entender o processo de caminhar, os resultados foram aparecendo e hoje o jovem é exemplo ao ter conquistado muito mais do que a independência para se comunicar, se locomover, se alimentar e tudo mais que qualquer jovem pode fazer. “Ele, que não conseguia nem mexer os dedos direito, atualmente tem a música como uma paixão e uma aliada na conscientização, por exemplo”, completou.

“Por ele mesmo”

Sob a ótica de quem se desenvolveu, como ele mesmo diz, do 0 ao 100%, Marcus Petry dividiu suas experiências de forma brilhante ao longo da palestra. Usando da sua paixão, a música, o jovem deixou todos boquiabertos com seu talento e sua desenvoltura diante de centenas de pessoas. “Hoje eu consigo estar aqui na frente de vocês contando nossa história porque tive o apoio incondicional da minha família para que pudesse me desenvolver a esse ponto. Há alguns anos isso seria impossível, mas hoje eu consigo e gosto de me comunicar dessa forma para que possa levar informações que de alguma forma consigam ajudar outras famílias”, salientou.

Os obstáculos encarados em cada fase de sua vida e em partes relatados ao longo da noite, de acordo com Petry, se transformaram em empurrões para que fossem vencidos. “Os gatilhos, como chamo, são para mim algo que diz ‘Marcos tu podes mais’ e assim não desisto. Quero que vocês não esqueçam disso: não desistam. Cada um tem seu tempo, mas todo ser humano pode, sim, se superar e se desenvolver. Nós temos que buscar um pequeno avanço porque é assim que se consegue chegar longe. Eu devo minha superação a minha família, que acreditou mesmo diante de um cenário pessimista e hoje continua me acompanhando e apoiando”, completou.

Falar sobre desafios, superação e, principalmente, inclusão, de acordo com Marcos, é o que o motiva. “Foi um prazer conversar com esse auditório cheio de pessoas ávidas a saber mais sobre o autismo com informações que podem mudar a vida das pessoas. Fácil é falar de inclusão, mas difícil é fazer com que as pessoas vejam, de fato, o que as pessoas têm bom, valorizar e desenvolver o que existe de positivo”, destacou.

Ainda entre as lições deixadas pelo palestrante esteve a importância da paciência da família e dos professores, as diferenciações na forma de entendimento e aprendizado para aqueles que possuem o espectro, e, em destaque, a necessidade de a sociedade eliminar as comparações entre os indivíduos. “É muito comum que as pessoas sejam comparadas, mas cada um é único. Eu não consegui pronunciar palavras com a mesma idade que meu irmão conseguiu e talvez outros não consigam avançar na idade que avancei, mas isso não importa. É necessário apenas valorizar as pequenas conquistas e continuar tentando, eliminar as comparações e focar naquilo que queremos desenvolver. Isso faz com que o autista consiga caminhar dentro do espectro com muito mais facilidade”, pontuou ainda Marcos.

Ao fim da palestra Petry recebeu o agradecimento especial da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e dos presidentes dos Centros Acadêmicos envolvidos na organização do evento.

Os interessados em conhecer melhor a história de Marcos Petry e acompanhar seus trabalhos podem segui-los em suas redes sociais (Facebook e Instagram), no seu Canal no YouTube e acessar seu site.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 16 de agosto de 2019 às 15:47
Compartilhar Comente

Curso de Letras leva alunos à reflexão sobre espaços diferenciados de formação

Os estudantes da quarta fase do curso de Letras tiveram uma aula diferente na última semana. Com o objetivo de propor a ressignificação do espaço formativo, as professoras Cibele Freitas e Daniela Arns, que ministram as disciplinas de Literatura III e Prática de Análise Linguística, respectivamente, levaram os acadêmicos para o Museu ao Ar Livre, em Orleans.

Segundo Cibele, uma das propostas da aula foi relacionar as memórias históricas com o “ser professor” enquanto ser também constituído de histórias, às quais se adicionarão os conhecimentos técnico-científicos e pedagógicos apropriados na Universidade durante a trajetória formativa. “A intenção é que o legado de dedicação e seriedade dos que nos antecederam para construir uma sociedade melhor sirva de motivação para o esforço que professores e acadêmicos devem empreender para se formarem profissionais competentes e comprometidos com o social”, afirma.

Por: Milena Spilere Nandi 15 de agosto de 2019 às 15:53
Compartilhar Comente

Formar professores pesquisadores é um dos princípios do curso de Letras da Unesc

Formar professores pesquisadores é um dos princípios do curso de Letras da Unesc
O contato com egressos e o compartilhamento de experiências está entre as oportunidades encontradas no curso Mais imagens

O tempo passa, a forma de ensinar se renova e as transformações acontecem. Com as novas gerações, teoremas sociais e tecnologias cotidianas, o processo de ensino-aprendizagem recebe mudanças, desenvolvendo-se em novos métodos por meio de práticas inovadoras. Dentro desse contexto, o professor precisa estar atento, e uma das preocupações do curso de Letras da Unesc, junto à formação de novos educadores, é esse olhar voltado às diferentes formas de ensino e sua relação com o cotidiano escolar.

Segundo o coordenador do curso, Carlos Arcângelo Schlickmann, o professor não é um transmissor de conhecimento. “Hoje em dia, a internet, e todos os recursos que temos, se o aluno tem alguma dúvida ele consegue uma resposta rápida, não precisa de um professor para esclarecer. Por isso, a ideia do professor ligado à pesquisa é alguém que de fato busca respostas, constrói respostas, relaciona o senso comum ao saber científico”, comenta.

Carlos ressalta ainda que dentro da sala de aula a construção do elo entre a prática e a teoria se dá por meio do trabalho conjunto entre professor e aluno. “Quando o estudante tem uma dúvida e eu apenas dou a resposta, isso não vai ter significado para ele. Por isso é importante que o professor saiba investigar, buscar a solução do problema e ensinar isso para os alunos. Eles precisam aprender a construir suas próprias respostas, isso é diferente de decorar o conteúdo”, afirma.

Na educação atual, a necessidade de o professor estar disposto a desmitificar o processo de ensino-aprendizagem é indispensável. “É preciso buscar formas de ter os estudantes conosco, de envolvê-los em sala de aula. Nós buscamos trabalhar essa ideia dentro do curso, como por exemplo, nos nossos estágios obrigatórios. São 18 encontros, e eles devem fazer 18 salas diferentes, que fujam da estrutura tradicional. É uma forma de renovar o ensino, buscar formas diferentes de alcance”, conta Carlos.

Iniciação à docência e pesquisa

O estudante do curso de Letras pode participar de programas que trazem experiências complementares ao currículo. Entre eles o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e o Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica)

O Pibic é um programa da Unesc e do CNPq que tem como foco principal despertar no acadêmico o interesse pela pesquisa científica e incentivar potenciais entre estudantes de Graduação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores qualificados.

Já o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) realiza atividades em escolas de Criciúma e permite que estudantes de Licenciatura da Unesc tenham contato com o cotidiano do ambiente escolar mesmo antes de formados.

Os dois programas oferecem bolsas de estudos aos alunos interessados. Além destes, há outras possibilidades de bolsas e estágios que os acadêmicos podem participar.

Mercado de trabalho

Muito além da licenciatura, o ambiente de atuação do profissional formado em Letras é amplo. São inúmeros os caminhos que necessitam de suas habilidades, como o mercado empresarial, editorial, educacional, entre outros.

Outro mundo que tem a porta de entrada aberta aos profissionais de Letras é o dos freelancers, profissionais autônomos, que atuam em áreas de tradução, revisão, redação de artigos para blogs, revistas e sites, correção de redações, monografias e teses acadêmicas, entre outros espaços. Dentro deste campo, plataformas online também trazem diversas possibilidades. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de agosto de 2019 às 18:57
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente