Letras

Projeto de Extensão arrecada livros para biblioteca do Presídio Santa Augusta

Projeto de Extensão arrecada livros para biblioteca do Presídio Santa Augusta
Ação é realizada em parceria entre os cursos de Letras e Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

Por meio do projeto “Leitura Literária com Detentos: uma contribuição para a cidadania”, a Unesc está arrecadando livros de literatura. O foco é conseguir a doação de títulos de crônica, conto, romance, novela, biografias, entre outros, que serão destinados à biblioteca do Presídio Santa Augusta. A ação conta com apoio dos cursos de Letras e Direito e faz parte do Programa de Extensão Território Paulo Freire da Universidade.

Conforme a professora doutora Cibele Beirith Freitas, uma das organizadoras da ação, os interessados em colaborar podem entregar as doações no curso de Letras, bloco E, sala 2, de segundas às sextas-feiras, das 13h às 22h.  “Toda a ajuda será muito bem recebida. É importante lembrar ainda que os livros doados não podem conter capa dura e nem espiral”, completou.

Também participam do projeto, que ainda está em fase inicial, os professores Richarles Souza de Carvalho, do Curso de Letras, e Janete Triches, do Curso de Direito.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de agosto de 2018 às 15:09
Compartilhar Comente

Unesc promove Seminário "Matemática e Educação em Debate"

Unesc promove Seminário
Atividade reuniu professores e alunos dos Cursos de Matemática e Letras (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do Curso de Matemática e convidados do Curso de Letras da Unesc participaram, na segunda-feira (13/8), do Seminário I - Matemática e Educação em Debate.

O evento, promovido pelo Curso de Matemática, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Centro Acadêmico Pitágoras, contou com a participação de quatro palestrantes com a mediação dos trabalhos desenvolvida pelo Prof. Dr. Ademir Damazio, professor do Curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade.

Entre os temas discutidos, dois foram a referência na tarde de atividades acadêmicas: Debates e reflexões sobre a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio e Reflexões sobre a Docência no âmbito da Matemática: Universidade x Escola.

Participaram como palestrantes sobre o primeiro tema os professores Dr. André Cechinel e Dr.  Rafael Rodrigo Mueller. A importância das reflexões sobre a BNCC e as implicações na docência e no ensino médio foram enfatizadas pelos professores, que sugeriram, ao finalizar, a apropriação pelos presentes dos elementos relevantes da proposta por meio da leitura do documento. 

A Base Nacional Comum Curricular é um documento do Ministério da Educação, de caráter normativo, que estabelece um conjunto de aprendizagens essenciais nas quais os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Já na discussão do segundo tema, participaram como palestrantes as professoras Karine Luiz Calegari Mrotskoski e  Ana Lucia Pintro. De forma expressiva, o entusiasmo pela Matemática e a profissão docente foi evidenciado pela Professora Karine, que citou fatores relevantes para o sucesso na profissão como: trabalho colaborativo, elaboração de projetos, voluntariado, participação em grupos de estudos, envolvimento com a OBEMEP,  Feiras de Matemática, entre outros. 

Já Ana Lúcia, citou o incentivo na participação em projetos e provas, como da OBEMEP, as Feiras de Matemática, o Prêmio ACIC de Matemática, entre outras, como oportunidades de contribuir de forma efetiva na formação das novas gerações, de forma diferenciada, no âmbito da Matemática.

As atividades foram finalizadas com uma homenagem oferecida pelo Centro Acadêmico e a Coordenação dos Curso de Matemática aos estudantes pela passagem do Dia do Estudante, no celebrado no dia 11 de agosto.

Sobre os palestrantes

André Cechinel é Doutor em Literatura pela UFSC, com estágio na New York University (NYU). Mestre em Literatura e graduado em Letras e Literatura de Língua Inglesa (Bacharelado e Licenciatura), também pela UFSC. É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa CNPq-LITTERA, professor do Curso de Letras e do PPGE da UNESC, exercendo atualmente a coordenação adjunta do programa. 

Rafael Rodrigo Mueller é Doutor e Mestre em Educação pela UFSC, graduado em Administração de Empresas pela FURB. É professor do PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA/UNESC/CNPq) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (NINEIT).

Karine Luiz Calegari Mrotskoski é egressa do Curso de Matemática da UNESC e professora da rede municipal e estadual de ensino. Professora destaque e com premiações em Feiras de Matemática, recentemente (08/2018) participou com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge da Cunha Carneiro, das Olimpíadas Internacionais de Matemática da Ásia (AIMO), que foi disputada em Bangkok, na Tailândia.  Gabriel Domingos, de 13 anos, Sofia Oliveira, de 13 anos e Lucas Rodrigues, de 10 anos receberam duas medalhas de bronze e da menção honrosa no evento. Seus principais projetos na docência são socializados também, no site “Diário de Aula” - www.diariodeaula.com

Ana Lucia Pintro é graduada em Matemática (UnC) e especialista em Educação Matemática pela UNESC.  Professora da rede municipal participa ativamente nas Feiras de Matemática com seus alunos. Tem desenvolvido trabalhos importantes de incentivo à matemática com o uso “Cubo Mágico”. É incentivadora do uso de Tecnologias na Educação e desenvolve atividades com o uso do GeoGebra na Matemática. Construiu um blog onde socializa as experiências “Os alunos que exploravam...” - www.osalunosqueexploravam.blogspot.com/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de agosto de 2018 às 21:30
Compartilhar Comente

Atividades de programas de incentivo à formação de novos professores iniciam na Unesc

Atividades de programas de incentivo à formação de novos professores iniciam na Unesc
Alunos de Licenciatura vivenciarão experiências em escolas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os estudantes dos cursos de Licenciatura da Unesc têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano do professor ainda durante o período em que estão na Universidade. Por meio dos programas de incentivo à formação de novos docentes Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica, os acadêmicos vão até escolas da região onde interagem com professores e alunos, vivenciam os desafios e as alegrias da docência e recebem bolsas de estudo para desenvolverem as atividades. Os programas oferecem bolsas também para os professores das escolas que irão supervisionar as atividades.

Nesta semana, o grupo de alunos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia de cada programa iniciou as atividades com um encontro na Unesc. O cronograma prevê, além da ida às escolas, encontros regulares com professores da Instituição, nos quais os acadêmicos irão repassar as experiências, tirar dúvidas e receber orientações.

Pibid e Residência Pedagógica são programas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao Ministério da Educação. Na Unesc, os programas são desenvolvidos pela Diretoria de Ensino de Graduação e serão desenvolvidos por 18 meses. Estão envolvidos nestes dois projetos escolas de sete municípios das regiões de Criciúma e Araranguá.

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, serão mais de 250 bolsistas nos dois programas que, além de realizar atividades de relevância em seu processo de formação docente, têm uma política de permanência nos cursos de graduação com o recebimento de bolsas de estudo. “O Pibid e o Residência Pedagógica são programas que certamente aproximarão nosso acadêmico com a cultura da escola em suas diferentes dimensões, dentro e fora da sala de aula. São experiências formativas que se constituem como um importante espaço de formação inicial (acadêmicos das Licenciaturas) como de formação continuada (professores das escolas campo e da Unesc)”, afirma Feldhaus.

Pibid

O Pibid existe na Unesc desde 2012 e é voltado para estudantes de Licenciatura que tenham completado no máximo 50% do curso. “O objetivo é que se possa oportunizar melhor comunicação e compreensão da dimensão teórica e dos limites e possibilidades de reelaboração contínua da prática docente no cotidiano das escolas, proporcionando momentos de reflexão e de valorização do magistério. Pretende-se, ainda, ampliar o diálogo com mais escolas da região, oportunizando aos docentes condições de realizar avaliações periódicas de suas práticas pedagógicas”, afirma um dos coordenadores institucionais do Pibid, Jéferson Luís de Azeredo.

A aluna da quarta fase do curso de Artes Visuais, Francine Nazário da Silva, faz parte do grupo de estudantes que vai agregar conhecimento para a sua formação por meio do Pibid e se diz entusiasmada com a possibilidade. “O principal motivo que me fez querer participar não foi a bolsa, mas a oportunidade. Ouvi relatos muito positivos de colegas que já participaram. Eles falavam do Pibid com um brilho diferente nos olhos”, conta Francine. “Vejo no Programa é uma oportunidade de estar do lado de fora, na escola, enquanto ainda estou dentro da Universidade. Terei a possibilidade de trocar experiências e aprender muito, ampliar o meu repertório e meu olhar enquanto estudante e futura professora”, complementa.

Residência Pedagógica

O Residência Pedagógica é a novidade na Unesc e é voltado para acadêmicos que já tiverem cursado 50% ou mais da graduação. Em 2018 o programa do Governo Federal realizará suas primeiras atividades no Brasil com universidades federais e algumas comunitárias – no rol das Universidades Comunitárias, a Unesc foi escolhida na seleção pela nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e pelo currículo dos professores inscritos para o programa.

Segundo um dos coordenadores institucionais do Residência Pedagógica da Unesc, Aurélia Regina Honorato, o programa quer oportunizar ao estudante a vivência no processo de gestão de sala de aula, estabelecendo a necessária relação teoria/prática na abordagem da realidade escolar. “Ele qualifica a iniciação à docência e é um importante instrumento para a formação de professores”, considera.

Já Isadora da Silva Lemos, acadêmica da sexta fase do curso de Pedagogia, faz parte do primeiro grupo da Residência Pedagógica. A aluna já fez parte do Pibid quando estava nas primeiras fases do curso e gostou tanto da experiência que quando soube do novo programa da Universidade, não pensou duas vezes para se inscrever no processo seletivo. “A oportunidade de colocar em prática o que aprendemos na Universidade é importante para a nossa formação. Minhas expectativas são as melhores possíveis no sentido de aprimorar meu conhecimento e vivenciar experiências agregadoras”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de agosto de 2018 às 12:37
Compartilhar Comente

Egressa de Letras recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Criciúma

Egressa de Letras recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Criciúma
Cristiane foi homenageada nesta segunda (Fotos: Assessoria Câmara de Vereadores) Mais imagens

A egressa do curso de Letras da Unesc, Cristiane Dias, um dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10, considerado o mais importante prêmio da Educação Básica do Brasil, foi a homenageada da sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma desta segunda-feira (13/8). Ela recebeu Moção de Aplausos em reconhecimento ao prêmio, uma proposta do vereador Júlio Colombo (PSB), e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Cristiane é professora de Língua Estrangeira do nono ano na Escola Pública Estadual Maria José Hulse Peixoto, localizada no Bairro Brasília, em Criciúma. Sua sequência didática, escolhida entre 4.186 projetos inscritos, é denominada “We speak the same language” (Nós falamos a mesma língua) e levou os estudantes a debater imigração com haitianos e ganeses que vieram morar na cidade. Sua ideia de trabalhar o tema com aproximadamente quarenta e cinco alunos surgiu quando ela se deparou com uma vendedora num shopping da cidade não conseguindo se comunicar com imigrantes ganeses, recém-chegados em Criciúma.

A professora ensinou conteúdos importantes para que as crianças pudessem conversar, interagir e dar informações a quem precisasse. Assim, os estudantes entenderam a importância de uma língua em comum, treinaram o idioma e vocabulário e se sensibilizaram sobre questões como respeito e diversidade. Utilizando o inglês, a professora trabalhou a empatia, respeito e o combate à xenofobia.

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

A iniciativa é uma realização da Fundação Victor Civita, através da revista Nova Escola, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

A cerimônia de premiação que escolhe o Educador do Ano ocorre em 1º de outubro, em São Paulo.

*Com colaboração da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2018 às 13:04
Compartilhar Comente

Quintas Culturais

Quintas Culturais
Mais imagens

A acadêmica do curso de Letras e participante do Coral Unesc, Emilly Machado, realizou na última semana uma apresentação no palco do Quintas Culturais apresentando músicas internacionais e de seu repertório pessoal. 

Emilly, aos 17 anos, tem uma música lançada oficialmente (Cirurgião) que está disponível em aplicativo streaming, como Spotify, iTunes e Deezer. A artista vai lançar seu primeiro EP “Aurorear”, no dia 1º de setembro.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de agosto de 2018 às 17:18
Compartilhar Comente