Letras

Atividades de 2018 do projeto de extensão de leitura com detentos são encerradas

Atividades de 2018 do projeto de extensão de leitura com detentos são encerradas
Projeto é realizado com detentos do presídio Santa Augusta, de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As atividades de 2018 do projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, foram encerradas em grande estilo na tarde da última quinta-feira (29/11). A ação fez parte do projeto de extensão Território Paulo Freire, da Unesc, que foi realizada com os detentos do Presídio Regional Santa Augusta, de Criciúma.

A atividade teve o propósito de resgatar a cidadania dos detentos e prevê uma contribuição para o projeto "Despertar pela leitura”, o qual é patrocinado pelo Estado de Santa Catarina e tem como proposta a leitura de livros e elaboração de resenhas com fins de remição da pena, conforme assegura a Lei de Execução Penal.

No encontro, as estagiárias do curso de Letras da Unesc, Marina Arnt e Renata Fernandes, avaliaram os encontros semanais junto aos detentos e receberam um retorno bastante positivo. “Os alunos mostraram-se extremamente satisfeitos com as atividades realizadas e ficaram animados para a continuação do projeto no próximo ano”, destacaram.

O projeto é coordenado e supervisionado pelos professores do curso de Letras, Cibele Freitas e Richarles de Carvalho, e pela professora do curso de Direito, Janete Trichês.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 30 de novembro de 2018 às 14:09
Compartilhar Comente

Curso de Letras realiza viagem de estudos para Porto Alegre

No dia 09 de novembro de 2018, os alunos do Curso de Letras da UNESC realizaram uma viagem de estudos para Porto Alegre. Na oportunidade, os alunos, juntamente com o Coordenador do Curso de Letras, Professor Carlos Arcângelo Schlickmann, e as professoras Cibele Freitas, Daniela Arns Silveira e Eloísa da Rosa Oliveira, visitaram a duas exposições em cartaz na Fundação Iberê Camargo. A primeira, “Iberê Camargo - Formas em Movimento”, que traz um recorte de diversas obras do artista que nomeia a Fundação Iberê Camargo; e a segunda, “Subversão da Forma”, que traz obras de quatro artistas distintos que apresentam temáticas semelhantes para discutir aspectos formais e conceituais da arte.

Além da visita à Fundação Iberê Camargo, visitaram a Feira do Livro de Porto Alegre e alguns dos pontos turísticos da cidade, como o Mercado Público, o Teatro São Pedro, a Catedral Metropolitana e a Casa de Cultura Mário Quintana.

Por: Geisiele Bernardo Alves 30 de novembro de 2018 às 13:01
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc doa livros ao presídio Santa Augusta

Projeto da Unesc doa livros ao presídio Santa Augusta
Professores da Unesc realizaram a entrega das obras que lidas pelos reeducandos (Foto: Divulgação) Mais imagens

A biblioteca do presídio Santa Augusta, em Criciúma, ganhou um reforço esta semana. O projeto de extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa Território Paulo Freire, da Unesc, doou cerca de 250 livros de diversos gêneros literários para incentivar a leitura entre os reeducandos. As obras foram entregues nesta terça-feira (6/11) por professores da Universidade.

O projeto de extensão é realizado pelo curso de Letras e conta com o apoio do curso de Direito, da Unesc. Segundo a professora de Letras e participante do projeto, Cibele Freitas, a leitura pode contribuir para o resgate da cidadania dos reclusos, transformando e promovendo uma redescoberta da aprendizagem.

Os participantes do projeto tem um encontro semanal com professores e alunos da Universidade, de modo que discutem textos literários e realizam atividades. “A discussão dos textos colabora para que eles, que possuem as mais variadas escolaridades, consigam interpretar e escrever seus próprios textos”, conta.

A entrega dos livros foi realizada por Cibele, pelo coordenador adjunto do curso de Letras, Richarles de Carvalho, pela professora do curso de Direito da Unesc, Janete Trichês e pela aluna de Letras e estagiária do projeto, Renata Fernandes.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2018 às 16:16
Compartilhar Comente

IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-learning

IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-learning
Mais imagens

O coordenador adjunto do curso de Letras, professor Richarles Souza de Carvalho, participou nos dias 29 e 30 de outubro, na cidade de Curitiba - PR, do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-learning, que fez parte do Congresso Humanitas da PUC-PR.
O trabalho apresentado pelo professor foi "A prática da leitura e da escrita como elemento essencial na formação de professores". Neste relato, professor Richarles pode registrar a experiência acumulada com a Disciplina de Produção e Interpretação de Textos em diversos cursos de licenciatura da UNESC.
 

Por: Geisiele Bernardo Alves 05 de novembro de 2018 às 13:26
Compartilhar Comente