Letras

Egresso de Letras tem obra selecionada no concurso literário “A poesia vai de ônibus”

Egresso de Letras tem obra selecionada no concurso literário “A poesia vai de ônibus”
Texto vai ser impresso e distribuído pelos ônibus da linha municipal (Foro: Daniel Búrigo/A Tribuna) Mais imagens

A poesia é uma velha paixão do professor Anderson Jeremias. Ele que é egresso do curso de Letras da Unesc, teve a obra “A Parada” selecionada entre as 50 melhores no concurso literário “A poesia vai de ônibus”, organizado pela ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano), em parceria com a escritora Cristiane Dias. Os textos vão ser impressos e anexados nos ônibus da linha municipal.

Jeremias conta que sempre gostou de escrever e quando soube do concurso, não perdeu a oportunidade. “Em vários momentos tive vontade de começar, mas esse projeto pessoal nunca ia para o papel. No entanto a antiga paixão reacendeu dentro de mim e resolvi me inscrever”, explica o autor.

Segundo ele o concurso pode ser o passo inicial para continuar escrevendo. “Ao saber que meu poema havia sido um dos selecionados fiquei muito contente. Me motivou a dar continuidade ao projeto. É um estimulo para quem está iniciando e pode contribuir como dispositivo didático para professores aplicarem em escolas”, afirma Jeremias.

O coordenador de Letras da Unesc, Carlos Arcângelo Schlickmann, explica que no curso os estudantes são incentivados a todo o momento a ampliarem a leitura e a escrita. “​O acadêmico de Letras é alguém que gosta de ler e escrever. Por isso muitos desenvolvem o gosto pela escrita poética, como nosso egresso Anderson. É uma grande satisfação saber que ele seguiu por esse caminho e alcançou este objetivo”, destaca.

Conheça a obra:

A Parada

Certo dia, estava sentado em uma parada de ônibus,
Fervilhada de pessoas que ora chegavam e ora partiam.
Enquanto observava silente o frenesi da rua,
Uma senhora de idade avançada se sentou ao meu lado.
Resolvi que iria dar “Bom dia” para aquela total desconhecida,
O que acabou se estendendo para um breve diálogo.
Inicialmente comentamos sobre o calor que fazia,
Depois sobre a violência, a educação, a política, a cultura.
A conversa fluía naturalmente e espontânea,
Ambos contribuindo com um verso e depois outro.
Um ônibus se aproximou e encostou, abrindo as portas.
A senhora, despedindo-se, pegou suas coisas e se dirigiu ao ônibus,
Deixando-as cair no meio do caminho, ainda absorta na conversa. 
Sua rotina havia sido deslocada por um total desconhecido.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de novembro de 2017 às 16:00
Compartilhar Comente

Pibid promove festival de curtas-metragens

Pibid promove festival de curtas-metragens
Produções são resultados de trabalhos desenvolvidos em escolas da região (Foto: Divulgação) Mais imagens

A criatividade foi destaque no Festival de Curtas Pibid – subprojeto de Letras. O evento apresentou curtas-metragens produzidos por alunos das escolas Antônio Milanez Netto e Heriberto Hülse, auxiliados pelos bolsistas do projeto. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (28/11).

Ao todo, foram apresentadas 10 produções, em forma de releitura da obra “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto. “O objetivo foi despertar a curiosidade dos estudantes. A atividade também foi uma experiência que mostrou mais uma proposta de metodologia aos acadêmicos do curso”, explicou o coordenador de Letras, Carlos Arcângelo Schlickmann

Além da apresentação dos curtas, a ação buscou aproximar a Universidade dos alunos das escolas, que conheceram o campus e as oportunidades do Ensino Superior.

O evento foi desenvolvido pelo do professor André Cechinel, com as análises dos trabalhos feitas pelos professores Tiago da Silva Coelho e Leandro de Bona.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de novembro de 2017 às 17:44
Compartilhar Comente

Prova ENADE 2017

Neste domingo, 26/11, alunos concluintes do curso de Letras participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Estiveram presentes também o Coordenador do curso, professor Carlos Arcângelo Schlickmann, o Coordenador Adjunto, professor Richarles Souza de Carvalho e a professora Cibele Beirith Figueiredo Freitas. 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

 

 

Por: Geisiele Bernardo Alves 27 de novembro de 2017 às 14:38
Compartilhar Comente

JANTAR BENEFICENTE DO CURSO DE LETRAS

JANTAR BENEFICENTE DO CURSO DE LETRAS
Mais imagens

No enceramento deste ano vamos confraternizar com nossos amigos, professores e familiares.
Os ingressos de nosso jantar já estão à venda no curso de Letras e com os representantes de turma e centro acadêmico. O pagamento poderá ser feito até 5 de dezembro.
Toda a renda será destinada à instituição que for escolhida pelos acadêmicos.
 

Por: Geisiele Bernardo Alves 23 de novembro de 2017 às 14:27
Compartilhar Comente

Simulado do ENADE 2017

Alunos concluintes do Curso de Letras realizaram na tarde do dia 21/11/17, simulado do ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O simulado faz parte das ações concentradas de preparação para o exame que ocorre no próximo dia 26 de novembro de 2017.

Por: Geisiele Bernardo Alves 22 de novembro de 2017 às 13:42
Compartilhar Comente