Letras

Círculos de Cultura: Alunos refletem sobre colonização portuguesa e os índios

Círculos de Cultura: Alunos refletem sobre colonização portuguesa e os índios
Encontro ocorreu na escola Padre Miguel Giacca (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Alunos da segunda fase do curso de Letras da Unesc estiveram reunidos com estudantes do Ensino Médio da Escola Padre Miguel Giacca, localizada no Distrito de Rio Maina, em Criciúma, para refletir sobre a cultura indígena e a colonização portuguesa. A ação, que ocorreu nesta terça-feira (29/11) e fez parte do projeto de extensão “Círculos de Cultura”, coordenado pelos professores Bruno Dandolini Colombo e Eloisa da Rosa Oliveira.

A ideia do projeto é movimentar debates e reflexões entre estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras, Artes Visuais e Educação Física e alunos do Ensino Médio.

Durante o encontro, os acadêmicos apresentaram teatro, declamação de poemas, música e tiveram um bate-papo com os alunos da escola. Houve ainda a participação dos professores João Batanolli (Unesc) e Francisco Kuaray (da Aldeia Tekoa Campo Bonito, em Torres, RS) que abordaram a cultura indígena Guarani.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de novembro de 2016 às 21:25
Compartilhar Comente

Unesc presente no Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire

Unesc presente no Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire
Encontro ocorreu no dia 25 de novembro (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos participantes do projeto de extensão "Letramento como estratégia de formação para a autonomia" estiveram em Porto Alegre para apresentar as atividades desenvolvidas no Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire.

O projeto de extensão da Unesc envolve os cursos de Letras e Pedagogia, e é coordenado pela professora Daniela Arns Silveira, juntamente com o professor Ricardo Luiz de Bittencourt, acompanhados pelas bolsistas Ana Paula Mendes e Karine Goulart Schneider, estudantes de Letras.

O Seminário

O evento está em sua décima edição e envolve pesquisadores de todo o Brasil. Ele trouxe como tema “Democracia, sujeitos coletivos e a pedagogia da esperança", com o intuito de promover discussões sobre o pensamento do educador Paulo Freire e de sua repercussão no campo da educação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de novembro de 2016 às 15:26
Compartilhar Comente

Estudantes de Letras promovem oficina de leitura em Escola de Criciúma

Estudantes de Letras promovem oficina de leitura em Escola de Criciúma
Objetivo é fortalecer o pensamento crítico dos participantes (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O ato de ler e refletir deve ser constante naqueles que buscam fomentar pensamentos críticos. Para isso, o curso de Letras promove o projeto “Sala de Leitura”, com o intuito de proporcionar momentos para formar leitores literários e transformadores. Os futuros professores atuam em parceria com a Escola Coronel Marcos Rovaris, de Criciúma.

A ação, realizada com alunos do primeiro ano do ensino médio, ocorreu nesta quarta-feira (23/11), e foi desenvolvida por meio dos contos “O contador de histórias”, de Saki, e “A teoria do medalhão”, de Machado de Assis. Com a leitura dessas obras, os alunos foram incentivados a refletir sobre questões relacionadas ao cotidiano.

“O projeto permite que os estudantes tenham contato com textos literários que permeiam questões de formação do indivíduo e que fogem da zona de conforto. Desse modo, eles refletem sobre a sociedade em que vivem, por meio de leituras e conversas promovidas no ambiente escolar”, comentou a professora Daniela Arns Silveira, coordenadora do projeto.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de novembro de 2016 às 20:40
Compartilhar Comente

Estudantes de Pedagogia e Letras juntos para fortalecer a prática da leitura

Estudantes de Pedagogia e Letras juntos para fortalecer a prática da leitura
Encontro ocorre por meio de um projeto de extensão da UNA HCE (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Fortalecer a prática de leitura e produção de textos entre os estudantes das primeiras fases. Esse é o principal objetivo do projeto de extensão da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades Ciências e Educação), “Letramento como Estratégia para a Autonomia”. Ele vem sendo desenvolvido com os estudantes do curso de Pedagogia da Unesc, por meio dos alunos do curso de Letras.

Nos encontros são trabalhadas produções textuais dos mais variados gêneros, principalmente os que são utilizados em sala de aula na Universidade, como resumo e resenha.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de novembro de 2016 às 20:10
Compartilhar Comente

Projeto de extensão leva cultura e valorização ao professor

Projeto de extensão leva cultura e valorização ao professor
Atividade ocorreu na escola Padre Miguel Giacca (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Realizar círculos de cultura, à exemplo da experiência de Paulo Freire, no intuito de incentivar e valorizar a profissão professor entre estudantes de Ensino Médio. Este é o objetivo do projeto de extensão “Círculos de Cultura: Uma Proposta para o Ensino Médio”, da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), desenvolvido, que desenvolve ações que envolvem os cursos de Educação Física, Letras e Artes Visuais.

Na última quinta-feira (10/11), professores e acadêmicos da Universidade envolvidos no projeto visitaram a escola de Educação Báscia Padre Miguel Giacca, parceira das atividades, com intuito de levantar o número de alunos do Ensino Médio interessados em participar de outra ação do projeto, o “Circuito Ser Professor”, que ocorrerá em 29 de novembro e consiste na visitação dos alunos do Ensino Médio aos cursos de Licenciatura da Unesc. O curso de Educação Física já recebeu a visita e o próximo será o de Letras.

Na visita a escola os bolsistas Gabriel Da Rolt, Laura Dos Santos Goulart, Lucas Garcia Quaglioto, além de divulgarem a ação do dia 29, realizaram um momento cultural com música.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de novembro de 2016 às 22:12
Compartilhar Comente