Letras

Acadêmicos e professores de Letras participam da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia

Nesta semana, acadêmicos e professores do curso de Letras participaram da IX Semana de Ciência e Tecnologia, intitulada com o tema: "Ciência para Redução das Desigualdades". Orientados pelo corpo docente da universidade, os acadêmicos representaram com êxito a produção acadêmica e cultural do campus com apresentações de comunicações orais, pôsteres e minicursos. 

A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) é o evento institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Por: Geisiele Bernardo Alves 24 de outubro de 2018 às 17:56
Compartilhar Comente

Apresentação teatral auxilia curso de Pedagogia na montagem de brinquedoteca

Apresentação teatral auxilia curso de Pedagogia na montagem de brinquedoteca
Brinquedos arrecadas serão destinados para a escola Mário Pizzeti (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Sorrisos, gargalhadas e um pouquinho de medo. Assim foi a tarde dos alunos que assistiram à peça “A bruxinha que era boa”, realizada pelo grupo de teatro Teatrando, elaborado pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unesc. Porém, o objetivo principal da peça não era somente divertir a criançada, mas sim, arrecadar doações de brinquedos e jogos educativos para montar uma brinquedoteca no CEIM (Centro de Educação Infantil) Mário Pizzetti, do Bairro Ana Maria, de Criciúma. A peça teve duas apresentações, uma às 14h e outra às 20h, nesta quinta-feira (18/10).

Alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras participaram da peça. A obra infantil, de Maria Clara Machado, conta a história de três bruxinhas que frequentavam a Escola de Maldades da Floresta para se tornarem a bruxa mais malvada e ganhar a tão sonhada vassoura a jato, porém uma se destacava entre as outras, pois ela não era má, e, sim, do bem.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo, atuava como a Bruxa-Chefe. De acordo com ela, a literatura clássica serve para todas as idades. “Para nós que trabalhamos com crianças, temos que manter a criança que está dentro de nós, pois só uma criança entende outra criança”, comenta.

Alunos da escola Balão Mágico e do Bairro da Juventude prestigiaram a apresentação. De acordo com a diretora da Escolinha Balão Mágico, Vivian Zanette, o teatro é pouco valorizado e ações como esta valorizam a arte. “Isso cria um vínculo com o teatro e essa peça mostra a importância de ser do bem e fazer o bem. Nosso objetivo é dar continuidade a dinâmicas como essa na escola”, explica.

A pequena Eloisa Alves Cunha, de cinco anos, não teve medo das bruxas que estavam na peça e garantiu que levará os aprendizados para casa. “Tinha as bruxas malvadas e não se faz assim. Tem que ser igual a boa”, comenta.

A peça teve a direção do acadêmico Denis Moraes, que atuava como o Bruxo Belzebu Terceiro. Segundo ele, a peça tem como objetivo quebrar estereótipos. “Ela tira esses rótulos de que toda a bruxa é feia e que é má. A peça mostra que existe a bruxa boa”, respalda.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de outubro de 2018 às 13:29
Compartilhar Comente

Curso de Letras tem qualidade reconhecida pelo MEC

Na última segunda-feira, 15 de outubro, o Curso de Letras junto ao Instituto de Idiomas, se reuniram para comemorar não apenas o dia dos professores, mas também, para divulgar que o curso agora volta a ser oferecido no período noturno, com bolsas de 100% e 50%, com duração de 4 anos. Além disso, a reunião ocorreu para celebrar a notícia de que o Curso de Letras da UNESC é conceito 4 no Enade.

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que visa avaliar se os alunos dominam os conteúdos programados nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e se o aluno possui conhecimentos sobre a atual situação do país. Sendo possível, como resultado, o curso de graduação atingir o conceito máximo: 5.

Por: Geisiele Bernardo Alves 17 de outubro de 2018 às 21:11
Compartilhar Comente

Curso de Letras presente na XIII Feira de Livros de Criciúma

Na última sexta-feira, 6 de outubro, os professores do curso de Letras da UNESC (Dra. Cibele Beirith Figueiredo Freitas, Ma. Eloisa da Rosa, Dr. Gladir da Silva Cabral e Dr. Richarles Souza de Carvalho), estiveram presentes na XIII Feira do Livro de Criciúma, socializando conhecimentos em uma mesa redonda com o tema “Literatura Infantil e Juvenil”, ressaltando a importância dos livros infantis e do início da leitura na infância.

Os acadêmicos da segunda fase do curso de Letras da UNESC também estiveram presentes, realizando uma leitura dramatizada da obra “Auto da Barca do Inferno” do autor Gil Vicente.

A XIII Feira do Livro de Criciúma ocorre até o dia 13 de outubro, na Praça Nereu Ramos. Realizada pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com a Câmara Catarinense do Livro (CCL).

Por: Geisiele Bernardo Alves 09 de outubro de 2018 às 20:00
Compartilhar Comente

Unesc inicia projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”

Unesc inicia projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”
Projeto de Extensão leva oportunidade de aprendizado até o Presídio Santa Augusta (Foto: Divulgação) Mais imagens

Esta quinta-feira (4/10) marcou o início de uma oportunidade valiosa oferecida aos detentos do Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Nesta data, foi oficialmente iniciado o Projeto de extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa de Extensão Território Paulo Freire da Unesc. A ação é mais uma atividade que levará conhecimento para além do campus e tem objetivo de oferecer o contato com a literatura no espaço carcerário.

Conforme uma das professoras do curso de Letras participante do projeto, Cibele Freitas, a leitura pode contribuir para o resgate da cidadania dos reclusos, transformando e promovendo uma redescoberta da aprendizagem. “Além disso, essa iniciativa prevê também uma contribuição para o projeto "Despertar pela leitura”, o qual é realizado pelo Estado no Presídio, e tem como proposta a leitura de livros e elaboração de resenhas com fins de remição da pena, conforme assegura a Lei de Execução Penal”, destacou.

Ao receberem a proposta de participar das atividades semanais, de acordo com a professora, os detentos se mostraram interessados e formaram inclusive uma fila de espera para ingressarem no grupo. “A princípio serão dez participantes por encontro e iremos atendendo essa demanda. A cada semana iremos discutir textos literários, fazendo com que eles, das mais variadas escolaridades, consigam interpretar e consigam escrever seus próprios textos, transformando-os também como cidadãos”, completou.

Participam ainda das atividades do projeto o professor Richarles de Carvalho e duas estagiárias, todos do curso de Letras, e a professora Janete Trichês, do curso de Direito.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de outubro de 2018 às 16:20
Compartilhar Comente (1)