Letras

Centro Acadêmico de Letras entrega material arrecadado em trote solidário

Centro Acadêmico de Letras entrega material arrecadado em trote solidário
Material foi doado à Casa da Infância, organização beneficente de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Representantes do curso de Letras da Unesc realizaram, na tarde desta segunda-feira (03/04), uma doação de material escolar à Casa da Infância, organização beneficente e filantrópica que visa ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

Na ocasião, os coordenadores do curso Daniela Arns Silveira e Carlos Arcângelo Schlickmann e o representante do Centro Acadêmico de Letras da Unesc, Heitor Augusto Pedri Gomes, fizeram a entrega dos itens arrecadados no Trote Solidário do curso, realizado no início do semestre e organizado pelo Centro Acadêmico de Letras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de abril de 2023 às 14:03
Compartilhar Comente

Cursos de Licenciatura da Unesc promovem momento de reflexão e solidariedade

Cursos de Licenciatura da Unesc promovem momento de reflexão e solidariedade
Acadêmicos e professores estiveram reunidos em forma de homenagem e respeito às vítimas de atentado registrado em Blumenau Mais imagens

A quarta-feira (05/04) foi de um silêncio diferente na Unesc, em Criciúma, em Santa Catarina e em todo o Brasil. Após o trágico atentado registrado ainda durante a manhã em Blumenau, fato que tirou a vida de quatro crianças, feriu outras cinco e deixou todo o país em alerta, os cursos de Licenciatura da Unesc promoveram um encontro de reflexão e solidariedade.

Centenas de estudantes se uniram em um ato comandado pelos professores dos cursos de Física, Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Tecnologia da Educação. Emocionados, os acadêmicos foram convidados a refletir sobre o acontecimento em cada sala de aula e, coletivamente, a fazer um minuto de silêncio.

Para o estudante da sétima fase do curso de Pedagogia, Davi Brígido, a ação foi importante para unir os colegas em um momento de homenagem. “Fiquei muito abalado com a notícia. Enquanto estudante de Pedagogia, me senti mal ao longo de todo o dia e vejo que meus amigos também estão assustados e indignados com tudo isso. Ao afetar crianças de Blumenau, esse caso atinge todo o setor da educação do país, que já vem acendendo esse alerta para a segurança nas escolas”, reflete.

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino e professora dos cursos de licenciatura, Andreia Rabelo Marcelino, agradeceu o aceite maciço do convite para o ato, que é algo simples, mas com uma simbologia muito forte. “Todos nós sentimos muito. Sabemos que neste momento precisamos refletir, pensar sobre nosso papel, nossas defesas e emanar energias positivas para as famílias das vítimas e todos aqueles diretamente envolvidos neste trágico incidente. Que essa energia chegue em todas as escolas”, acrescenta.

Após as falas rápidas, o minuto de silêncio e uma longa salva de palmas, os alunos retornaram às salas de aula para continuidade das atividades.

https://noticias.unesc.net/geral/2023/04/05/cursos-de-licenciatura-da-unesc-promovem-momento-de-reflexao-e-solidariedade/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2023 às 21:45
Compartilhar Comente

Tecnologias e educação escolar são tema de palestra na Unesc

Tecnologias e educação escolar são tema de palestra na Unesc
Egressa Alice Minotto compartilhou pesquisa realizada em Trabalho de Conclusão de Curso Mais imagens

A disciplina de Processos Pedagógicos da Cultura Digital, ministrada pela professora Cintia Gonçalves Martins, reuniu acadêmicos dos cursos de Letras, História e Matemática para aprender sobre tecnologia e educação.

A responsável por compartilhar ensinamentos foi a egressa do curso de pedagogia Alice Minotto, que proferiu sobre seu TCC/artigo intitulado “Pensamento Computacional na Perspectiva da Robótica Educacional: Análise sobre a perspectiva dos professores”.

A orientação foi feita pela professora Graziella Giacomazzo, pesquisadora em torna da temática.

Na oportunidade, conforme a responsável pela disciplina, Cintia Gonçalves Martins, Alice também relatou experiências que possibilitam a utilização das tecnologias com a educação escolar de forma interdisciplinar, apresentando aos alunos contato prático com a temática. “Em nome dos cursos, agradecemos a Alice pela disponibilidade e todas contribuições para a construção de novos saberes nas nossas turmas”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2023 às 21:44
Compartilhar Comente

Acadêmicos dos cursos de Letras da Unesc participam de aula inaugural

Acadêmicos dos cursos de Letras da Unesc participam de aula inaugural
A aula foi ministrada por Ana Cláudia de Souza, docente da UFSC e egressa do curso de Letras (Foto: Reprodução) Mais imagens

Os acadêmicos do curso de Letras (Língua Portuguesa) e Letras (Inglês) da Universidade lotaram o auditório Edson Rodrigues, na última sexta-feira (23/03), para a aula inaugural dos cursos. Veteranos e calouros participaram de uma aula construída pela professora Ana Cláudia de Souza, docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e egressa do curso de Letras (Língua Portuguesa) da Unesc.

A aula foi um momento de aprendizado e troca de experiências para os acadêmicos e professores e um espaço de reflexão e de desafios lançados aos futuros docentes. Ela teve como tema “As psicolinguísticas da formação do professor das letras” em um perspectiva de formação inicial docente e continuada dos professores, junto aos desafios que a área apresenta nos dias de hoje. 

O Curso de Letras completa 49 anos em 2023 e já se prepara para os seus 50 anos em 2024, os quais representam uma história de contribuição efetiva para o desenvolvimento da região com a formação de professores de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de março de 2023 às 13:03
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente