História

Seminário de socialização celebra a conclusão dos Programas Pibid e Residências Pedagógicas de Licenciatura da Unesc

Seminário de socialização celebra a conclusão dos Programas Pibid e Residências Pedagógicas de Licenciatura da Unesc
Pibidianos e Residentes Pedagógicos apresentaram os subprojetos no auditório Ruy Hulse (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Com a apresentação dos 12 subprojetos, encerrou na noite desta segunda-feira (28/03), a quinta edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da segunda edição do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP). Os 192 bolsistas pibidianos e residentes socializaram as atividades e experiências formativas, vivenciadas nos últimos 18 meses nas escolas municipais e estaduais de Criciúma e Região.

Participam dos programas estudantes dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Os dois Programas institucionais são fomentados pelo Governo Federal e há 10 anos a Unesc é contemplada nos editais por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ministério da Educação. Neste período, a Universidade já beneficiou mais de 600 pessoas, entre estudantes, supervisores de escolas e professores coordenadores dos subprojetos. A participação nos programas garante aos acadêmicos uma bolsa de R$ 400 em dinheiro e o enriquecimento curricular.

Pibid

O Pibid é destinado aos estudantes da primeira fase até a metade dos cursos. Neste programa o acadêmico tem a possibilidade de, paralelamente à graduação, desenvolver trabalhos nas escolas, vivenciando desde o início do Curso a experiência profissional.
Segundo o coordenador do PIbid, Richarles Souza de Carvalho, é uma grande oportunidade para os discentes, desde o início da sua trajetória acadêmica, participar de uma proposta de iniciação à docência. “Essa possibilidade de conhecer a escola, vivenciar o universo escolar, é fundamental para quem busca a docência. Com certeza esse programa vem ao encontro do novo slogan da Universidade: ‘Graduação Multi. Cada dia uma nova experiência’. Um certificado de participação desse agrega bastante no currículo dos acadêmicos”, avaliou.

Ao todo, nestes 18 meses de Programa, 96 bolsistas foram envolvidos, com a coordenação de sete professores e o apoio de 12 supervisores escolares.  Apesar do programa ser desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, para o acadêmico da quinta fase do curso de Letras, Guilherme Gaspar Lopes foi muito interessante participar do Pibid. “Para mim foi ótimo e acredito que para os demais integrantes do grupo também. Um dos resultados foi a redação de um artigo publicado agora, e, se tudo der certo, será publicado na Revista. Então será ótimo já ter o nome publicado no artigo. É uma experiência de pesquisa e de escrita com a construção de um texto acadêmico”, comentou.
O estudante ainda explicou como foi o desenvolvimento do tema. “O nosso subprojeto foi idealizado para o ensino de português como língua de acolhimento, voltado para ensinar os alunos imigrantes, oriundo do movimento migratório que Criciúma recebeu nos últimos anos”, destacou.

Os bolsistas do programa apresentaram sete subprojetos com os seguintes temas:

Matemática - “Manifestações de alunos no desenvolvimento de situações de aprendizagem para o número racional”

Geografia/Ciências Biológicas -

Artes Visuais - “Experiências no Pibid de Artes Visuais Unesc: o que ficou?"

Pedagogia  - “Alfabetização”

Língua Portuguesa - “Formação de professores para o Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Acolhimento”

Educação Física - “A Escola como espaço de transformação”

História - “Experiência do Pibid História: direitos humanos e migrações em diálogo com a consciência histórica”

Residência Pedagógica

O programa Residência Pedagógica é voltado para os estudantes que estão da metade para o final dos cursos de Licenciatura. O Programa está em sua segunda edição e neste período enfrentou a pandemia que limitou a presença dos envolvidos nas escolas selecionadas. Para a coordenadora da RP, Aurélia Honorato, “Diferente da primeira edição, com a pandemia, precisamos recriar, criar novas formas de pensar a escola, pensar os planejamentos junto com os professores das escolas, mas ao mesmo tempo, foi um desafio, foi um movimento muito importante”, comentou.
A Residência, conforme Aurélia, é um espaço de formação muito importante para os nossos 96 acadêmicos, sete supervisores de escolas e quatro professores da universidade. “É uma troca de experiências e aprendizados que vai favorecer e incorporar os currículos de todos, principalmente dos nossos universitários”, ressaltou.

Realização na sala de aula

A acadêmica da sétima fase do curso de Matemática, Simone Covre, se sentiu realizada com a experiência vivenciada nestes 18 meses de Programa. “Foi maravilhoso poder estar dentro da sala de aula e contemplar o tempo que a gente está lá para aprender. É muito bom saber se realmente é isso que a gente quer. No meu ponto de vista, eu sempre gostei da sala de aula, brincava quando criança de professora, sempre quis fazer uma faculdade de licenciatura e estar neste espaço é, sem dúvida, a melhor experiência”, comentou.
Sobre o tema desenvolvido pelo seu grupo, a relatora do subgrupo de Matemática explicou o objetivo. “Trabalhamos com a modelagem matemática e a Educação Ambiental. Dentro desse tema, realizamos o planejamento de aula, utilizamos materiais manipuláveis entre outras atividades. Foi muito importante por que aprendemos a planejar, avaliar, a dar aula. Na Modelagem Matemática utilizamos a matemática no ambiente. Pegamos um problema ambiental e utilizamos os modelos matemáticos para calcular e solucionar a equação ambiental”, explicou.

Cinco subprojetos foram apresentados com os seguintes temas:

Pedagogia - "Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia: criando jogos e brincadeiras para o ensino na pandemia"  

Matemática - "O ato de ensinar, reflexões sobre o processo de elaboração da avaliação escolar"

Artes, Letras, História - “O aprendizado da docência por meio de componentes curriculares integrados”

Ciências Biológicas - “Práticas de ensino-aprendizagem inseridas na Região Catarinense de mineração de carvão a partir da perspectiva da economia circular”

Educação Física - “Subprojeto Educação Física: experiências no programa Residência Pedagógica”

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de março de 2022 às 21:30
Compartilhar Comente

Curso de História promove palestra sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia

Curso de História promove palestra sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia
Convidado para ministrar sobre o assunto é pesquisador-sênior do Centro de Pesquisa em Segurança e Estratégia da Academia de Defesa Nacional da Letônia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os processos históricos, políticos e econômicos que envolvem o conflito entre Rússia e Ucrânia foram tema de importante palestra promovida nesta semana pelo curso de História. Acadêmicos e professores puderam ouvir a experiência do professor convidado: Jãnis Bërzins, pesquisador-sênior do Centro de Pesquisa em Segurança e Estratégia da Academia de Defesa Nacional da Letônia. Bërzins e professor associado do Departamento Interdisciplinar de Estudos em Economia Global da Universidade da Letônia.

A atividade foi realizada na última terça-feira (08/03) de forma virtual, contando ainda com a participação dos historiadores Carlos Renato Carola, da Unesc, e Tiago da Silva Coelho, do Instituto Federal de Santa Catarina.

Conforme a coordenadora do curso de História, Michele Gonçalves Cardoso, com a participação de acadêmicos de diversos cursos, a atividade contribuiu para elucidar algumas questões de grande importância sobre o confronto proporcionando importantes reflexões sobre o cenário atual.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2022 às 18:30
Compartilhar Comente

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Em mais uma ação que demonstra a importância da Unesc em nível estadual e a presença da Instituição no ecossistema do desenvolvimento, a Universidade passa a ocupar cadeira na diretoria da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB SC). A diretoria da Associação tomou posse na noite desta segunda-feira (07/03), tendo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, entre os empossados.

A presidência da ADVB passa a estar sob comando do também criciumense Claiton Pacheco. A diretoria que estará ao seu lado é comporta por 40 lideranças do setor, divididas em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Meio-Oeste, Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra.

Para Gisele, integrar o grupo de grandes profissionais da área é uma honra, em especial por representar a Universidade e seus princípios. “Estaremos a frente da diretoria de Desenvolvimento Socioeconômico, uma área que faz parte parte também da missão da nossa Unesc. Estamos muito felizes por integrar ainda mais de perto esse ecossistema, contribuindo com nossa experiência e aprendendo com os colegas e suas vivências”, destacou.

O grupo trabalhará a frente da ADVB no biênio 2022/2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 08:34
Compartilhar Comente