História

Unesc recebe Jornada Regional de Patrimônio Industrial

Unesc recebe Jornada Regional de Patrimônio Industrial
Fotografia histórica mostra Maria Fumaça e trabalhadores na Ponte das Laranjeiras, em Laguna. Mesma travessia que hoje faz a ponte Anita Garibaldi Mais imagens

Estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral interessados em aprender e debater sobre Patrimônio Cultural estarão reunidos na Unesc, de 6 a 8 de novembro. Isto porque a Universidade sediará a primeira Jornada Regional de Patrimônio Industrial, evento voltado ao Sul do país, envolvendo profissionais de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. O encontro é promovido pelo Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias, pelo Curso de História e pelo Cedoc (Centro de Documentação), em parceria com o TICCIH – Brasil (Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial), recebendo apoio financeiro da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

De acordo com o coordenador do curso de História da Unesc e integrante da comissão científica do evento, Tiago da Silva Coelho, estarão em Criciúma para a Jornada pesquisadores de todo o país. “No total serão apresentados aproximadamente 40 trabalhos ao longo dos dias de evento, que receberá ainda palestrantes de São Paulo e Minas Gerais”, destaca.

O foco das discussões, conforme Thiago, envolverá temáticas que interessarão ao público da região, já que englobará questões como indústria, mineração e ferrovia.

A temática oficial do evento foi dividida em Patrimônio Industrial, arquitetura e preservação; Patrimônio Industrial, arte e representações audiovisuais; Patrimônio Industrial, meio ambiente e paisagem cultural; Patrimônio Industrial, museus e acervos e Patrimônio Industrial e memórias do trabalho.

Esta é a primeira vez que a jornada é realizada no Sul e, conforme Thiago, representa a preparação para um evento nacional programado para 2020 e para outra ação internacional, prevista para 2021.

A programação completa para os dias de Jornada Regional pode ser encontrada no site www.unesc.net/patrimonioindustrial. A entrada para as atividades é gratuita, porém aqueles que precisarem do certificado oficial de participação deverão pagar uma taxa de R$10. As inscrições podem ser realizadas pelo site ou no dia dos eventos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de outubro de 2019 às 21:52
Compartilhar Comente

Escola de Migrantes Unesc promove dia da criança

Escola de Migrantes Unesc promove dia da criança
Mais imagens

Os projetos de extensão Escola de Migrantes e PLA - Português como Língua de Acolhimento, realizaram na manhã de sábado, 26/10 um grande encontro para marcar o mês da criança. O encontro foi realizado ao ar livre, na praça do estudante da Unesc, reunindo famílias de migrantes de diversos países e professores, acadêmicos e voluntários, que também trouxeram seus filhos para a atividade. Além dos momentos de confraternização, o encontro proporcionou uma oportunidade única para muitas crianças, na manhã do ensolarada, onde puderam conhecer e usar brinquedos que muitos jamais tiveram contato, como jogar pião, andador com latas recicladas, cinco marias e construir a sua própria pipa.

Entre os visitantes famílias haitianas, ganesas e do Togo. Mouhamed Tchagnou e Badiyaton Ouro Yerina, são naturais do Togo, e levaram o filho de dois anos, Murad. Mouhamed está no Brasil  há cinco anos. Chegou primeiro e, mais tarde, trouxe a esposa, que vivia também no país do oeste da Áfrifa, situado entre o Benin e Gana. O haitiano Winchel Plaisimond também aproveitou a atividade para interagir com outros imigrantes e equipe da Unesc, ensinando as crianças a construir pipas. Há três anos no Brasil ele já trouxe a esposa e hoje sonha em cursar Engenharia Civil.

A  atividade envolveu vários programas da Unesc, como o Boi de Mamão, o Museu de Zoologia, Museu da Infância e projetos de extensão como de contação de histórias. O envolvimento tanto de imigrantes quanto das equipes da Unesc que participaram do evento é prova do sucesso da atividade. “É uma forma de integrar adultos e crianças. A ideia é trazer a família do migrante para participar de todas essas atividades que envolvem o brincar, desta forma integrando e socializando e mostrando o contexto sociocultural tanto nosso quanto dos migrantes que aqui vivem”, salienta o coordenador do curso de História, Tiago da Silva Coelho.

A Universidade mantém dois projetos com os migrantes. Além da Escola de Migrantes, os estrangeiros também participam do Português como Língua de Acolhimento. Em ambos são realizadas aulas semanais gratuitas, sempre aos sábados, das 9 às 12 horas, intercalando os conteúdos e ao mesmo tempo fortalecendo os laços com os migrantes.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 27 de outubro de 2019 às 14:38
Compartilhar Comente

Ensino de História e Formação de professores é tema de evento na Unesc

Ensino de História e Formação de professores é tema de evento na Unesc
Professora doutora da UFRGS, Carmem de Vargas Gil, abriu o evento nesta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes, pesquisadores e professores estarão reunidos nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/10) para a 16ª edição Semana de Estudos Históricos da Unesc. Neste ano, o evento traz debates sobre o tema “Ensino de História e Formação de Professores” e visa discutir as possibilidades para a disciplina e a docência em História na contemporaneidade.

A abertura oficial da Semana ocorreu na tarde desta quinta-feira, e contou com a palestra da professora doutora da UFRGS, Carmem Zeli de Vargas Gil, que abordou “Saberes e práticas pedagógicas do ensino de História para Educação Básica”. A historiadora e pesquisadora iniciou sua fala parabenizando o curso de História e o Cahel (Centro Acadêmico de História Edson Luís), da Unesc pela iniciativa de realizar um evento como a Semana de Estudos de forma coletiva e colaborativa. “É importante pensar de maneira conjunta a formação do professor que vai atuar nas escolas”, enfatizou.

Carmem convidou os presentes para refletirem o trabalho docente a partir de leituras de trechos do livro “Esperando não se sabe o quê: Sobre o ofício de professor”, de Jorge Larrosa e Cristina Antunes. “A mensagem que o autor traz para pensar é o nosso desafio hoje. Como ser professor destituído do seu ofício e como formar docentes para atuarem em um ofício deslegitimado? Como existir e reexistir como professor e tentar não sucumbir à paralisia e descobrir formas de continuar trabalhando?”.

A professora falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas para o entendimento de que História não é apenas uma área de formação, mas também uma área de pesquisa. “Isso é uma luta desde os anos 80. Uma luta contra uma visão dicotômica de uma total separação entre ensino e pesquisa. Embora com avanços importantes, a escola ainda é vista como um local de transmissão e a Universidade, de pesquisa. Mas o professor da Educação Básica, que está no dia a dia da escola, pode sim trabalhar com pesquisa”, comenta.  

Abertura


A abertura do evento teve a participação do coordenador do curso de História, Tiago Coelho e da presidente do CA (Centro Acadêmico) Samira Rampinelli.

Segundo o coordenador, cada vez mais é importante discutir o educação e ensino de História. “Estamos passando por reformas e mudanças no cenário nacional da educação e com elas, algumas questões que precisamos superar para o ensino da nossa disciplina e formação de novos professores. Também é necessário questionar que docentes de História queremos formar”, afirma.

A presidente do CA, também deu as boas-vindas aos participantes do evento e salientou que refletir e discutir a educação e o papel do professor de História é primordial no ambiente acadêmico.

Semana de Estudos segue até sexta-feira


A programação da 16ª Semana de Estudos Históricos encerrará nesta sexta-feira (18/10). Para a data, duas palestras estão programadas. A primeira, às 13h30, falará sobre ‘Desafios e práticas pedagógicas na atualidade”, com a doutora em História e professora do Departamento de História da Udesc e do Programa de Pós-Graduação em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História da mesma Universidade, Cristiani Bereta da Silva. O evento ocorrerá no Auditório Edson Rodrigues.

A segunda palestra desta sexta-feira será sobre o “Ensino de História e espaços virtuais”, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues. Os trabalhos serão conduzidos pelo doutorando em História pela UFSC, pesquisador e responsável pelo canal Leitura ObrigaHISTÓRIA no YouTube, Icles Rodrigues e pela historiadora e apresentadora do quadro “Mulheres na História” do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA, Luanna Jales.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de outubro de 2019 às 16:51
Compartilhar Comente

Professor da Unesc é homenageado pela Assembleia Legislativa

Professor da Unesc é homenageado pela Assembleia Legislativa
Paulo Sérgio Osório recebeu reconhecimento em sessão nesta terça-feira (Foto: Bruno Colaço/ Agência Alesc) Mais imagens

O trabalho na área da educação realizado pelo professor da Unesc Paulo Sérgio Osório, foi reconhecido pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). O docente fez parte de um grupo de dez profissionais da educação que foram homenageados durante uma sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (15/10). A deferência foi alusiva ao Dia do Professor e os homenageados representaram diferentes níveis e modalidades de atuação dos professores em Santa Catarina.

Esta foi a primeira vez na história que a Alesc suspendeu os trabalhos para homenagear profissionais da educação. O momento foi proposto pela deputada Luciane Carminatti, que enfatizou a importância da data, criada oficialmente no Estado pela deputada e professora Antonieta de Barros. “A homenagem é um reconhecimento da valorização que tem essa profissão para as demais”, afirma.

Para o professor da Unesc, é uma honra estar representando os docentes do ensino superior na homenagem e ter participado de um momento histórico no Estado, quando a Assembleia Legislativa parou a sua sessão para reverenciar os profissionais da educação em seu dia. “Foi um misto de sentimentos. De um lado, uma grande alegria e gratidão por ter sido escolhido para receber a homenagem e representar os docentes da educação superior. De outro, a reflexão que o Dia do Professor traz. Infelizmente a nossa profissão vem sendo desprestigiada e criminalizada. É um momento em que todos os professores precisam refletir acerca da necessidade de se manterem juntos e coesos pela valorização da docência em todos os níveis. Não há nenhum país que tenha atingido altos níveis de desenvolvimento sem ter valorizado, incentivado e investido na educação e nos profissionais da área. O nosso papel tem sido trabalhar para contribuir com a qualificação e a melhoria da educação”, afirma.

Osório é graduado e especialista em História, mestre em Educação e doutorando em História. É professor titular da Unesc, sendo coordenador adjunto do curso de História e coordenador do Cedoc (Centro de Memória e Documentação) da Universidade. Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história, história da educação, período colonial, memória, identidade, patrimônio e mundos do trabalho.

Entre os homenageados estiveram ainda os professores Alessandra Cristina Bernardino (Escola Quilombola), Edilaine Aparecida Vieira (Educação no Campo), Fátima Peres Zago de Oliveira (Escola Técnica), João Batista Antunes (professor indígena), Josiana Soares Reis (Educação Especial), Miguel Angelo Dittrich (professor de Educação Física), Ricardo de Mattos Martins Cunha (professor de História), Diego Pacheco (Educação de Jovens e Adultos) e Maria de Andrade Silva (Associação Catarinense dos Professores).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de outubro de 2019 às 10:07
Compartilhar Comente