História

Nota de falecimento – João Batista Figueira Ribeiro

Nota de falecimento – João Batista Figueira Ribeiro
Egresso do curso de História, Ribeiro era policial militar e faleceu nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

É com pesar que a Universidade comunica o falecimento na madrugada desta quarta-feira (1º/4) do policial militar João Batista Figueira Ribeiro. Egresso do curso de História da Universidade (graduado em 2012), ele tinha 41 anos e atuava no 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma.  

Ribeiro faleceu após ser baleado durante o cumprimento de um mandado de prisão em Criciúma, nesta terça-feira (31/3). Casado e pai de uma jovem com 18 anos e de um menino com 5, Ribeiro era natural de Criciúma e atuava na Polícia Militar há 17 anos.

Em nome dos professores, funcionários e acadêmicos de História da Unesc, a coordenadora do curso, Michele Gonçalves Cardoso, manifestou pesar pelo falecimento de Ribeiro. “É lembrado pelos professores como um ótimo aluno. Calmo e atencioso com todo mundo, era também muito solícito com os colegas do curso”.

O velório ocorrerá às 16 horas no Crematório Millenium, em Içara. O sepultamento ocorrerá no cemitério do bairro Brasília, em Criciúma.
Aos pais, familiares e amigos de João Batista, os sentimentos de mais profundo pesar e solidariedade de toda a comunidade acadêmica da Unesc.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de abril de 2020 às 12:44
Compartilhar Comente

Segunda-feira de sonhos realizados

Segunda-feira de sonhos realizados
Unesc formou novos 51 profissionais na noite desta segunda-feira (10/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O que parecia um sonho para Gilmar Figueiredo, de 60 anos, se transformou em realidade na noite desta segunda-feira (10/2). Em pleno dia 10 de fevereiro de 2020, o Giba, como é conhecido na Unesc, deu mais um passo na direção do conhecimento: teve o grau outorgado em sua terceira graduação. O feito foi celebrado com a companheira, filhas, neta e amigos como a realização do sonho antigo de formar-se no curso de Direito para exercer a profissão de advogado. Assim como Gilberto, outros 50 acadêmicos da Unesc tornaram-se profissionais aptos a exercerem a profissão após a cerimônia de Colação de Grau Especial em gabinete nesta noite.

A cerimônia presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, formou acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, História, Matemática e Pedagogia. O momento, para Gilberto, significa mais um desafio superado, mas jamais o fim da jornada de estudos. “Já sou formado em Jornalismo e Teologia e agora alcanço esse sonho. Meu desejo agora é ir em busca de uma bolsa para cursar Psicologia ou entrar no Mestrado. Ainda vou dar aula na Unesc”, compartilhou o formando que serve como grande exemplo para os quatro filhos e quatro netos.

A semana será ainda de intensa programação de conquistas celebradas na Universidade. Novas cerimônias de Colação de Grau Especial em gabinete serão realizadas nesta terça-feira (11/2), quinta-feira (13/2) e sexta (14/2), além de celebração festiva na noite de sábado (15/2).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de fevereiro de 2020 às 22:09
Compartilhar Comente

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado
Data marca a conquista do conceito máximo em avaliação do MEC (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos de 14 cursos da Unesc viveram, nesta terça-feira (17/12), momentos especiais e inesquecíveis. Em cerimônias especiais de Colação de Grau em Gabinete nos períodos da tarde e da noite, quase 150 estudantes fizeram seus juramentos e passaram a ser considerados profissionais aptos a exercerem suas profissões. As cerimônias foram conduzidas pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e pelo vice-reitor Daniel Preve, nos períodos da tarde e da noite, respectivamente.

Além de representar grandes conquistas prestigiadas por amigos e familiares, as formaturas desta terça-feira marcaram também um dia especial para a Universidade, que recebeu o resultado da avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação), na qual atingiu nota 5, máxima pontuação. Em seus discursos, os representantes da Universidade que conduziram as cerimônias e outorgaram o grau aos formados destacaram também a conquista.

Conforme Daniel, que parabenizou os formandos e a todos os familiares e amigos que os acompanharam na jornada da graduação, o pedido é para que os graduandos do dia levem sempre o nome da Unesc por onde forem. “Honrem o nome da Universidade. Essa sempre será a casa de vocês, uma instituição da qual vocês podem se orgulhar. Exemplo disso é o resultado de hoje no qual fomos agraciados com a nota 5, conceito máximo do MEC, e as premiações que a Instituição vem recebendo nos últimos meses”, salientou.

Colaram grau neste dia alunos dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comércio Exterior, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 22:16
Compartilhar Comente

Unesc entrega novos profissionais ao mercado de trabalho

Unesc entrega novos profissionais ao mercado de trabalho
Mais de 80 concluintes colaram grau na noite desta segunda-feira (16/12) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Quanto amor pela profissão e dedicação cabem em um abraço? O momento compartilhado entre o concluinte de Geografia Ricardo Michels e a coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino, foi apenas uma das emoções vividas na noite desta segunda-feira (16/12). Em um Auditório Ruy Hülse com sua lotação máxima, a Unesc entregou mais de 80 novos profissionais ao mercado de trabalho durante uma colação de grau especial.

O momento, marcado pela entrega do canudo e pelo juramento da profissão, foi vivenciado por acadêmicos de Artes Visuais, Fisioterapia, Geografia, História, Matemática, Odontologia e Pedagogia. A outorga do grau foi feita pelo diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, com a presença de coordenadores dos cursos.

Na tarde desta segunda-feira, outros 47 formandos colaram grau especial. Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

Nesta oportunidade a outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, também com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 20:24
Compartilhar Comente

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura
Mais imagens

Acadêmicos de cursos de Licenciatura estiveram reunidos no dia 23 de novembro para a socialização de pesquisas no Seminário Regional do Proesde – Licenciatura. O evento reuniu 54 estudantes que participam do curso de extensão oferecido pelo Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) na Unesc e no Unibave.

A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas do Sul catarinense, reconhecidas como escolas “piloto” no processo de implementação do chamado Novo Ensino Médio. O objetivo dos acadêmicos foi o de construir uma análise de conjuntura minuciosa sobre os pontos que podem contribuir ou impossibilitar a construção e efetivação da reforma do Ensino Médio, resultado num relatório de pesquisa, enviado para a Secretaria de Estado da Educação.



O evento teve ainda a presença de representantes da Escola Governador Heriberto Hülse (Criciúma) e da Escola Governador Ildo Meneghetti (Passo de Torres), que participaram da socialização entre os bolsistas da Unesc e do Unibave. As coordenadoras do Proesde – Licenciatura da Unesc, Bruna Carolini de Bona e do Unibave, Luiza Liene Bressan mediaram as apresentações e o diálogo com as escolas, resultado de um processo de estudo, pesquisa e extensão, desenvolvido durante todo o ano de 2019.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de dezembro de 2019 às 10:18
Compartilhar Comente