Escritório de Relações Internacionais

Estudantes estrangeiros recebem boas-vindas da Reitoria

Estudantes estrangeiros recebem boas-vindas da Reitoria
Novos alunos vêm de Angola, Uruguai, Espanha e França (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todos os semestres, a Unesc recebe estudantes de outros países que vêm para passar um período de seis meses a um ano ou mesmo para fazer um curso superior ou de pós completos. Neste segundo semestre, a Universidade recebeu sete estudantes de Angola, Uruguai, Espanha e França, que nesta sexta-feira (9/9), receberam as boas-vindas da Reitoria da Universidade. Hoje a Instituição possui mais de 150 alunos estrangeiros.

“Estou aqui também para aprender a falar Português. Por enquanto estou escrevendo melhor que falando. Nas aulas, os colegas me ajudam e os professores falam mais devagar para que eu acompanhe”, contou o francês Joseph Rouchier, aluno da Universidade de Rennes 1, que veio para o Brasil fazer parte da graduação em Ciências Econômicas na Unesc. Além dele, também farão intercâmbio na Universidade, o espanhol Felipe Alvarez Fernandez, da Universidade Carlos III de Madri (curso de Administração) e os angolanos José Fortuna da Silva e José Augusto Chamolehã, que fazem disciplina isolada no Mestrado em Ciências da Saúde.

Já a angolana Jaira Patrícia Francisco Simões, é caloura do curso de Administração e o seu conterrâneo Celestino Honeido Simão Cumba, de Engenharia Civil. Do Uruguai, Ramiro Doyenart Ferreira veio para a Unesc estudar no curso de Educação Física.

“Queremos desejar sucesso e dizer que estamos à disposição para o que vocês precisarem. Sabemos o quanto é difícil deixar a casa, a família, os amigos e vir morar em outro país. Mas essa atitude vai agregar muito para a vida acadêmica, pessoal e profissional de vocês. E os alunos brasileiros e os professores também ganham com a vinda de vocês. A troca de conhecimento e o contato com outras culturas é muito positivo. Todos ganham com essa dimensão multicultural da Universidade”, afirmou o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Também recepcionaram os estudantes estrangeiros a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, e o coordenador da Coordenaria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de setembro de 2016 às 18:39
Compartilhar Comente

Reitoria recepciona novos estudantes estrangeiros

Reitoria recepciona novos estudantes estrangeiros
Alunas de graduação e pós falaram sobre expectativas no Brasil (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quando Barbora Soukupova fala, é difícil decifrar de onde ela veio. Com um português com um pouco de sotaque, a designer em cerâmica da República Tcheca se mistura entre os alunos de 12 países diferentes que escolhem Unesc para estudar. Estudante do curso de pós-graduação em Teoria e História da Arte, Barbora é um dos oito novos alunos estrangeiros que iniciaram as atividades na Universidade no primeiro semestre de 2016. Nesta quarta-feira (23/3), ela e os colegas vindos da Rússia, Angola e Benin - país da região ocidental da África, receberam as boas vindas do reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Em 2014, Barbora, que na época fazia curso de graduação na República Tcheca, veio pela primeira vez ao Brasil, após ter conseguido uma bolsa para fazer intercâmbio. “Procurei um país em que o alfabeto fosse semelhante ao nosso. Optei pelo Brasil e procurei uma instituição onde houvesse um curso de graduação em Artes que também trabalhasse com cerâmica, minha área. Então encontrei a Unesc e gostei do que vi sobre ela e sobre o curso de Artes Visuais e decidi vir para Criciúma”, conta. Nos seis meses que ficou no Brasil, a estudante tcheca desenvolveu um projeto de artes com crianças de Timbé do Sul.

De volta à capital da República Tcheca, Praga, Barbora concluiu a graduação e no fim do curso, recebeu outra bolsa, agora para pós-graduação. “Não tive dúvidas em voltar para a Unesc. No começo foi difícil por causa do idioma, mas agora estou bem adaptada e quero dar continuidade ao projeto com as crianças em Timbé do Sul e fazer uma exposição dos trabalhos”, planeja. Ela fica até dezembro em Criciúma, e depois retorna para concluir o curso de pós no seu país.

Recepção


Durante as boas vindas aos estudantes estrangeiros, o reitor da Unesc agradeceu pela escolha da Universidade e desejou sucesso nesta nova etapa da vida dos alunos. “A Unesc é hoje uma Universidade internacional. E a presença de vocês aqui traz muitos benefícios para todos. A troca de conhecimento gera novas oportunidades e essa troca cultural enriquece tanto vocês, que vieram de outros países quanto nós, brasileiros”, comentou.

Além de Barbora, a Unesc recebeu este semestre os alunos: Polina Zapivalova, da Rússia, para o Mestrado em Educação; Liliane Raulique Koundo, de Benin, para o curso de graduação em Biomedicina; e os angolanos Suemy Patricia Neto Barreto, de Angola, para o curso de Ciências Contábeis; Ruslana Jandira de Carvalho da Conceição Gumbe, da Angola, para o curso de Gestão em Recursos Humanos; Aderito Garcia Simão Dias, para Administração; Ana Jerusa Nogueira Mónica, para Psicologia e James Donaldson Luzincourt, para estudar Biomedicina. Os alunos foram acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2016 às 21:36
Compartilhar Comente

Processo seletivo: Universidade oferece 70 vagas em diversos cursos para estudantes estrangeiros

Processo seletivo: Universidade oferece 70 vagas em diversos cursos para estudantes estrangeiros
Mais imagens

A Universidade está com processo seletivo para o ingresso de estudantes estrangeiros aberto. São 70 vagas em diversos cursos de graduação para o primeiro semestre de 2016. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro.

As vagas são destinadas a estrangeiros que não moram no Brasil e tiverem concluído o Ensino Médio ou equivalente.


Mais informações.

Further information.

Por: Francilani Demarch 05 de outubro de 2015 às 16:21
Compartilhar Comente

Matrícula de estudantes estrangeiros ocorre nesta quarta-feira

Os estudantes estrangeiros aprovados no processo seletivo para ingresso em cursos de graduação da Unesc no segundo semestre de 2015, devem efetuar a matrícula nesta quarta-feira (29/7), na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), localizada no Bloco do Estudante, das 14 às 19 horas.

Os calouros irão ocupar vagas em Administração – linha de formação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Fisioterapia e Odontologia e iniciarão as aulas em 3 de agosto.

Classificação

Matrícula

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Francilani Demarch 27 de julho de 2015 às 16:07
Compartilhar Comente

Alunos podem tentar bolsa para estudar no exterior

Alunos podem tentar bolsa para estudar no exterior
Mais imagens

Os estudantes dos cursos de graduação da Unesc interessados em fazer intercâmbio no exterior podem tentar uma bolsa de estudo do Programa Fórmula Santander. Os alunos precisam fazer suas inscrições até o dia 1 de setembro na Coordenadoria de Relações Internacionais, na sala 1 do Bloco do Estudante, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

O estudante selecionado será beneficiado com uma bolsa de estudo de R$16.846,50. Não podem participar do processo seletivo alunos que estão cursando a primeira fase, sendo que o acadêmico precisa estar regularmente matriculado na Universidade.

O primeiro passo da inscrição é preencher um formulário no site do Banco Santander (clique aqui). No ato da inscrição são necessários:
- Ficha de inscrição (disponível na Coordenadoria);
- Comprovante de inscrição impresso (obtida no site do programa);
- Cópia do RG e CPF;
- Histórico escolar emitido pela CENTAC (Central de Atendimento ao Acadêmico).

A seleção do candidato será pela análise do histórico. O resultado será divulgado no dia 03 de setembro e o aluno beneficiado irá desenvolver seus estudos no exterior até o segundo semestre de 2016.

Mais informações pelo e-mail relinternacionais@unesc.net e telefone (48) 3431-2660.

Clique aqui para mais detalhes

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Francilani Demarch 24 de junho de 2015 às 09:26
Compartilhar Comente