Escritório de Relações Internacionais

Acadêmicos se preparam para experiência internacional

Acadêmicos se preparam para experiência internacional
Oito acadêmicos vão fazer intercâmbio a partir do segundo semestre (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Caio Canarin Mroninski, da terceira fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc se prepara para uma experiência única. Ele faz parte do grupo de oito acadêmicos da Universidade que estão afivelando as malas para fazer intercâmbio em Instituições de Ensino Superior de Portugal, Argentina, Áustria e Peru. Caio vai passar um ano na Universidade Nacional de Avellaneda, na Argentina, e será o primeiro aluno do curso de Design a ter a dupla titulação. “A Unesc e Avellaneda têm um acordo para que estudantes de Design daqui e de Desenho Industrial de lá possam fazer intercâmbio e quando se formar, ter diplomas das duas instituições. É uma oportunidade muito interessante e estou com uma expectativa muito boa a respeito desse intercâmbio”, comentou.

Nesta quinta-feira (18/5), Mroninski e os outros acadêmicos que irão embarcar no segundo semestre para estudar no exterior – para passar de um mês a um ano – tiveram um encontro com o reitor da Unesc, Gildo Volpato, que desejou sucesso nesta nova etapa da vida acadêmica e pessoal deles. “Parabéns pela coragem de vocês em ir para outro país e a ousadia de sair da zona de conforto. É uma experiência pessoal e acadêmica muito interessante. Aproveitem também para conhecer lugares, culturas, pessoas. E não esqueçam que mais que representar a Unesc, vocês vão representar o Brasil lá fora. Sucesso para vocês e quando voltarem, compartilhem com todos ao redor as experiências vividas”, afirmou.

Segundo o coordenador de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, a Universidade é uma das IES catarinenses com mais acordos com instituições do exterior e possibilidades de mobilidade acadêmica. Atualmente, são 44 acordos internacionais com 18 países. Além de ter alunos seus em instituições estrangeiras, a Unesc possui mais de 140 alunos oriundos de 12 países fazendo cursos de graduação e pós.

Além de Mroninski, vão realizar intercâmbio os alunos: Gustavo Cardoso da Silva, Luísa de Campos Loreto e André Luiz Vasconcelos Patrício, que farão um mês do curso de Medicina no Hospital Garcia Orta, em Portugal; já Letícia de Matos Silveira, de Engenharia Química, vai estudar no Management Center Innsbruck, na Áustria; Bianca Luiza Duarte Schmoller vai estudar Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal; Sabrina Baesso Cadorin, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, vai para a Universidade Científica do Sul, no Peru e Débora Jerônimo de Borba, de Arquitetura e Urbanismo, vai para Portugal estudar na Universidade de Algarve.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de maio de 2017 às 21:57
Compartilhar Comente

Estudar fora ampliou a visão e as oportunidades de Allan

Estudar fora ampliou a visão e as oportunidades de Allan
Em Nova Iorque, onde estudou Computação, Allan conheceu pessoas de várias nacionalidades. Mais imagens

Sabe a expressão sobre a mente que se abre a uma nova ideia e não volta ao seu tamanho original? Pois o bacharel em Ciência da Computação Allan Serra Braga Bugyi conhece bem o significado dela. Enquanto fazia graduação na Unesc, passou 1 ano e 4 meses estudando nos Estados Unidos, onde ampliou não só o conhecimento técnico, mas conheceu pessoas de diversas partes do mundo – Egito, China, Paquistão, Mongólia, Cabo Verde, Cazaquistão, Índia, Japão, Letônia, México, Colômbia, Porto Rico, além de brasileiros do Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Resolveu problemas sozinho e se fortaleceu. E quer saber? Quer repetir a dose. Agora, desenvolvendo estudos em um mestrado.  

Quando estava na sétima fase do curso da Unesc, Allan viajou aos Estados Unidos como aluno do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal. Primeiro foi para a Fulton Montgomery Community College, onde teve aulas de Inglês. Depois, para a State University of New York at Plattsburgh estudar computação. 

“Viajar o mundo sempre foi algo que me cativou. Pensava em ir por conta própria para o exterior após terminar minha graduação na Unesc. Quando descobri que poderia estudar durante o curso, fiquei muito animado e tratei logo de me inscrever para todo esse processo. Pensar que poderia estudar Computação com os americanos me deixou muito empolgado”, conta. 

A maior lição

E qual a maior lição que ele tirou desse período no exterior? A autoconfiança.  “Saber que cumpri com tudo o que me foi proposto, ter um desempenho no mesmo patamar de pessoas do mundo inteiro, foi uma espécie de validação interna”, conclui. 

Para se destacar, é preciso internacionalizar

Para o egresso do curso de Ciência da Computação da Universidade, uma instituição de ensino se destaca além-fronteiras quando inviste em sua internacionalização. A Unesc, por exemplo, tem buscado cada vez mais parcerias com o exterior. Atualmente, possui 46 acordos internacionais com 17 países. Trabalho reconhecido, inclusive, pelo MEC (Ministério da Educação). No Censo de Educação Superior 2015, divulgado em outubro de 2016, a Unesc apareceu em primeiro lugar no quesito internacionalização entre as IES (Instituições de Ensino Superior) privadas do Sul do Brasil, com cerca de 200 estudantes estrangeiros frequentando cursos de graduação e pós.

“Qualquer universidade que queira de fato aparecer no mapa mundial da Ciência deve buscar a sua internacionalização. Buscar qualificar o aluno e prepará-lo para uma era de conectividade e informação através de intercâmbios internacionais é algo muito louvável e que poderá influenciar positivamente a cultura da instituição”, considera Allan. 


#escolhaunesc
Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção do ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui para conhecer todos os cursos, possibilidades e se inscrever.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Fabiola Oliveira 05 de janeiro de 2017 às 14:23
Compartilhar Comente (1)

Alunos se preparam para estudar no exterior

Alunos se preparam para estudar no exterior
Estudantes viajam em 2017 para intercâmbio de seis meses (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Conhecer novas culturas e ampliar o conhecimento técnico é apenas um pouco do que cinco estudantes da Unesc vão viver em 2017. Os acadêmicos viajam a partir do primeiro semestre para Espanha, Portugal, México e Uruguai, e cada um passará seis meses em uma instituição de ensino fazendo parte do curso superior. Na tarde desta segunda-feira (31/10), o grupo foi recepcionado pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato, em um encontro para desejar sucesso no intercâmbio.

“Vocês irão conhecer pessoas de muitos lugares e ampliar o conhecimento não só acadêmico, mas para a vida. Não deixem que o medo paralise e impeça vocês de aproveitar ao máximo para adquirir experiência. Representem bem a Unesc e o Brasil lá fora. Nós ficaremos aqui torcendo por vocês”, afirmou Volpato.

A estudante do curso de Direito, Emanuela Gava Caciatori, viaja no segundo semestre de 2017 para o México, onde passará seis meses estudando na Universidade Autônoma de São Luis Potosí. Para ela, a experiência vai agregar muito em sua formação profissional. “Dá um pouco de medo pela língua e estilo de vida diferente. Mas vai ser uma experiência muito interessante para todos nós”, comentou Emanuela.

Segundo o aluno de Engenharia de Agrimensura Bruno Varela Medeiros, que vai estudar o primeiro semestre de 2017 na Universidade da República, no Uruguai, o conhecimento adquirido e as experiências vividas serão compartilhadas e aproveitadas para a carreira de cada um.

Além de Emanuela e Bruno, os alunos Cristiano Julio Faller (Enfermagem), Francis Júnior Barbosa da Silva (Arquitetura e Urbanismo) e Arthur Bernardo Messias (Direito) irão para a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Algarve (Portugal) e Universidade Autônoma de São Luis Potosí (México), respectivamente.

O encontro ocorreu na Reitoria da Universidade e teve a participação do responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc Alexandre Possamai.

A Unesc mantém 46 acordos internacionais com 17 países.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2016 às 18:48
Compartilhar Comente

Estudantes estrangeiros recebem boas-vindas da Reitoria

Estudantes estrangeiros recebem boas-vindas da Reitoria
Novos alunos vêm de Angola, Uruguai, Espanha e França (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todos os semestres, a Unesc recebe estudantes de outros países que vêm para passar um período de seis meses a um ano ou mesmo para fazer um curso superior ou de pós completos. Neste segundo semestre, a Universidade recebeu sete estudantes de Angola, Uruguai, Espanha e França, que nesta sexta-feira (9/9), receberam as boas-vindas da Reitoria da Universidade. Hoje a Instituição possui mais de 150 alunos estrangeiros.

“Estou aqui também para aprender a falar Português. Por enquanto estou escrevendo melhor que falando. Nas aulas, os colegas me ajudam e os professores falam mais devagar para que eu acompanhe”, contou o francês Joseph Rouchier, aluno da Universidade de Rennes 1, que veio para o Brasil fazer parte da graduação em Ciências Econômicas na Unesc. Além dele, também farão intercâmbio na Universidade, o espanhol Felipe Alvarez Fernandez, da Universidade Carlos III de Madri (curso de Administração) e os angolanos José Fortuna da Silva e José Augusto Chamolehã, que fazem disciplina isolada no Mestrado em Ciências da Saúde.

Já a angolana Jaira Patrícia Francisco Simões, é caloura do curso de Administração e o seu conterrâneo Celestino Honeido Simão Cumba, de Engenharia Civil. Do Uruguai, Ramiro Doyenart Ferreira veio para a Unesc estudar no curso de Educação Física.

“Queremos desejar sucesso e dizer que estamos à disposição para o que vocês precisarem. Sabemos o quanto é difícil deixar a casa, a família, os amigos e vir morar em outro país. Mas essa atitude vai agregar muito para a vida acadêmica, pessoal e profissional de vocês. E os alunos brasileiros e os professores também ganham com a vinda de vocês. A troca de conhecimento e o contato com outras culturas é muito positivo. Todos ganham com essa dimensão multicultural da Universidade”, afirmou o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Também recepcionaram os estudantes estrangeiros a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, e o coordenador da Coordenaria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de setembro de 2016 às 18:39
Compartilhar Comente

Planejamento estratégico segue com reuniões

Planejamento estratégico segue com reuniões
UNA CET, Iparque e Relações Internacionais realizaram atividades (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As atividades do Planejamento Institucional foram continuadas esta semana na Universidade. Nesta quarta-feira (4/5), as equipes do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) e da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) participaram de reuniões. Já nesta sexta-feira (6/5), foi a vez da Coordenadoria de Relações Internacionais debater assuntos relativos ao planejamento, atualizando o Projeto Estratégico da Internacionalização da Universidade.

No Iparque foram avaliados os macro processos que envolvem o Parque e iniciada uma  reflexão sobre a razão de ser do Iparque.

Na UNA CET, feita uma pesquisa com os professores para levantar a percepção deles com relação a pontos como a concepção e o papel da Unidade Acadêmica, o principal desafio e como os professores gostariam que a UNA CET fosse reconhecida dentro e fora da Unesc. Os resultados da pesquisa foram trabalhados em forma de proposta de missão e visão de futuro da UNA.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de maio de 2016 às 16:24
Compartilhar Comente