Escritório de Relações Internacionais

Unesc e EF Education First lançam programa de intercâmbio de férias

Unesc e EF Education First lançam programa de intercâmbio de férias
Projeto está entre as ações com a intenção de qualificar alunos e professores (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Alunos e professores da Unesc foram apresentados, na noite desta terça-feira (21/8), ao programa de intercâmbio de férias lançado por meio da Unesc e EF Education First. O projeto será colocado em prática a partir do dia 28 de janeiro de 2019, quando o grupo formado na Universidade iniciará a viagem que, conforme os organizadores, promete mudar as suas vidas. O destino será a Inglaterra para estudos na escola EF Brighton.

Conforme o representante da EF Santa Catarina, Marcelo Zarur, o pacote oferecido ao grupo da Unesc é especial e pensado especialmente para ser um programa acessível do ponto de vista econômico financeiro e com conteúdo em quantidade interessante. “Serão 17 horas de aula por semana, totalizando 34 horas, o que é equivalente a um semestre de aulas semanais de idioma, por exemplo. É uma carga horária expressiva e que possibilita, com engajamento do aluno, é claro, um grande avanço”, explica.

Estar totalmente imerso na cultura e no idioma diferentes por aproximadamente 15 dias, conforme o coordenador do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, professor doutor Emílio Streck, representa um crescimento muito significativo no aprendizado. “Isso é o grande diferencial de estar lá vivendo todo esse universo. O ambiente e a necessidade de se comunicar fazem com que o desenvolvimento na nova língua seja bem expressivo. É uma forma de expandir os horizontes”, comenta.

Para que alunos e professores da Universidade possam participar basta que realizem um teste de nivelamento, que dividirá as turmas em seis níveis de domínio em cada uma das subdivisões: iniciante, intermediário e avançado. “Não é necessário que o aluno já tenha bom domínio da língua. Estudantes de todos os níveis mostram aproveitamento muito bom, cada um da sua forma”, comenta Zarur.

A experiência

De acordo com representante da EF, além de todas as possibilidades de ensino dentro da escola, que também é referência internacional, o projeto possibilitará que os participantes aproveitem o que a cidade e a região terão a oferecer. “Dentro das escolas os estudantes ficarão aproximadamente quatro horas por dia, então o restante do tempo poderá ser utilizado também para conhecer a cidade e a cultura local na prática”, completa.

A residência estudantil oferecida no pacote especial da Unesc, a EF International House, conforme Zarur, foi reformada recentemente e oferecerá muito conforto para os dias de intercâmbio. “Isso sem contar que é um espaço exclusivo para alunos EF e é muito bem localizado”, explica.

O domínio do idioma

Estar preparado para se comunicar por meio da língua inglesa, de acordo com Streck, é considerado fundamental e tudo o que venha a somar no objetivo de dominar o idioma é extremamente válido. “Isso é um dos critérios básicos de seleção para muitos projetos. Na Unesc temos a intenção de ampliar, já em um futuro próximo, os investimentos no que diz respeito ao ensino em inglês. Precisamos estimular cada vez mais esse aprendizado, pois esta é a língua franca”, comenta.

A oportunidade ofertada pela EF em parceria com a Unesc, para Zarur, é um empurrão perfeito para quem tem a vontade de estar bem qualificado. “O aprendizado do idioma já é algo básico para os profissionais. De alguma forma as pessoas precisam começar a ir em busca disso e esse é um tiro certo para esse começo”, completa.

Saiba mais

Os valores e detalhes do pacote completo podem ser conferidos diretamente com o Escritório de Relações Internacionais da Unesc no telefone (48) 3431-2660 ou com a empresa LinkTur no telefone (48) 3439-3994.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de agosto de 2018 às 15:26
Compartilhar Comente (1)

Grupos de Trabalho sobre Internacionalização da Unesc realizam encontros

Grupos de Trabalho sobre Internacionalização da Unesc realizam encontros
Encontros entre professores ocorrem semanalmente (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores da Unesc tem se reunido toda semana para tratar sobre internacionalização. E mais um encontro dos integrantes dos dois GTs (Grupos de Trabalho) ocorreu nesta terça-feira (20/3). O GT 1, para elaboração do Plano de Ação da Internacionalização e o GT 2, para a elaboração da proposta para um projeto de captação de recursos junto a Capes para a expansão das ações de internacionalização da Unesc.

Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, as ações dos grupos estão ligadas e vem para colaborar para que a internacionalização institucional se expanda. Na primeira semana de abril, um Fórum ocorrerá para debater o assunto.

O GT 1 é formado pelos professores: Oscar Montedo (presidente); Francilani Demarch (secretária); Antonio Augusto Schafer; Eduardo Junca; Josiane Budni; Patrícia De Aguiar Amaral; André Cechinel; Lucas Machado Fagundes e Kelly Gianezini.

O GT 2 é composto pelos professores: Oscar Montedo (presidente); Francilani Demarch (secretária); Alex Sander Da Silva; Miguelangelo Gianezini; Eduardo Junca; João Luciano De Quevedo; Nilzo Ivo Ladwig e Maria Inês Da Rosa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de março de 2018 às 18:13
Compartilhar Comente

Acadêmicos se preparam para experiência internacional

Acadêmicos se preparam para experiência internacional
Oito acadêmicos vão fazer intercâmbio a partir do segundo semestre (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Caio Canarin Mroninski, da terceira fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc se prepara para uma experiência única. Ele faz parte do grupo de oito acadêmicos da Universidade que estão afivelando as malas para fazer intercâmbio em Instituições de Ensino Superior de Portugal, Argentina, Áustria e Peru. Caio vai passar um ano na Universidade Nacional de Avellaneda, na Argentina, e será o primeiro aluno do curso de Design a ter a dupla titulação. “A Unesc e Avellaneda têm um acordo para que estudantes de Design daqui e de Desenho Industrial de lá possam fazer intercâmbio e quando se formar, ter diplomas das duas instituições. É uma oportunidade muito interessante e estou com uma expectativa muito boa a respeito desse intercâmbio”, comentou.

Nesta quinta-feira (18/5), Mroninski e os outros acadêmicos que irão embarcar no segundo semestre para estudar no exterior – para passar de um mês a um ano – tiveram um encontro com o reitor da Unesc, Gildo Volpato, que desejou sucesso nesta nova etapa da vida acadêmica e pessoal deles. “Parabéns pela coragem de vocês em ir para outro país e a ousadia de sair da zona de conforto. É uma experiência pessoal e acadêmica muito interessante. Aproveitem também para conhecer lugares, culturas, pessoas. E não esqueçam que mais que representar a Unesc, vocês vão representar o Brasil lá fora. Sucesso para vocês e quando voltarem, compartilhem com todos ao redor as experiências vividas”, afirmou.

Segundo o coordenador de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, a Universidade é uma das IES catarinenses com mais acordos com instituições do exterior e possibilidades de mobilidade acadêmica. Atualmente, são 44 acordos internacionais com 18 países. Além de ter alunos seus em instituições estrangeiras, a Unesc possui mais de 140 alunos oriundos de 12 países fazendo cursos de graduação e pós.

Além de Mroninski, vão realizar intercâmbio os alunos: Gustavo Cardoso da Silva, Luísa de Campos Loreto e André Luiz Vasconcelos Patrício, que farão um mês do curso de Medicina no Hospital Garcia Orta, em Portugal; já Letícia de Matos Silveira, de Engenharia Química, vai estudar no Management Center Innsbruck, na Áustria; Bianca Luiza Duarte Schmoller vai estudar Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal; Sabrina Baesso Cadorin, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, vai para a Universidade Científica do Sul, no Peru e Débora Jerônimo de Borba, de Arquitetura e Urbanismo, vai para Portugal estudar na Universidade de Algarve.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de maio de 2017 às 21:57
Compartilhar Comente

Unesc assina convênio com Universidade Tecnológica Intercontinental

Unesc assina convênio com Universidade Tecnológica Intercontinental
Reitores das instituições brasileira e paraguaia firmaram parceria (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc firmou mais uma parceria internacional. Na tarde desta sexta-feira (12/5), a Instituição recebeu uma comitiva da UTIC (Universidade Tecnológica Intercontinental), do Paraguai, para a assinatura de um convênio de cooperação entre as universidades. Com este, a Unesc passou a ter 44 acordos internacionais com 18 países.

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, e o reitor da UTIC, Hugo Ferreira Gonzalez, assinaram o convênio, o primeiro entre as instituições. “Todo mundo pode chegar ao topo, mas para ficar lá, é preciso ter parceiros. Trabalhando juntos, somos melhores”, comentou Gonzalez. Para o reitor da Unesc, acordos com outras instituições de ensino fortalecem os envolvidos e trazem benefícios para tanto para as universidades quanto para os seus alunos.

Após a assinatura do convênio, Volpato acompanhou o grupo em uma visita no campus, ao Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e ao Sead (Setor de Educação a Distância) da Universidade.

Participaram do encontro o chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri; o coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai; o vice-reitor Acadêmico da UTIC, Mario Alcides Ortigara; o vice-reitor de Tecnologia e Informática e diretor do Ensino a Distância da UTIC, Hugo Daniel Ferreira Ramos; o professor da UTIC Hernán Daniel Ferreira Ramos; o professor de pós-graduação Abelardo Moutiel.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 18:27
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e Santander oferece três bolsas de estudos para intercâmbio

Parceria entre Unesc e Santander oferece três bolsas de estudos para intercâmbio
Alunos têm oportunidade de estudar em Universidades da América e Europa Mais imagens

Uma parceria com o Santander vai levar três acadêmicos da Unesc a realizar o sonho de fazer intercâmbio, com bolsas de estudos. O programa Ibero-Americanas oferece três vagas aos alunos para cinco países, na América e Europa. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de junho.

A oportunidade concede bolsas aos alunos de Universidades por todo o mundo. Em 2017, os estudantes da Unesc poderão optar por viajar para destinos diferentes. Na Argentina as opções são a Universidade de San Pablo e Autónoma de Entre Ríos; Na Espanha as Universidades de Santiago de Compostela, Calos III de Madrid e Autónoma de Barcelona abrem as portas; No México quem recebe os alunos da Unesc é a Universidad Autónoma de San Luis Potosí; Em Portugal as Universidades de Coimbra e de Porto, e no Uruguai os alunos podem escolher a Universidad de la República.

Com exceção de Coimbra e Barcelona, com vagas específicas para estudantes de Direito e Psicologia, alunos de todos os cursos podem participar. A bolsa ofertada é no valor de R$ 10.032,90.

Inscrições

Para participar, o aluno deve ser maior de idade, realizar o cadastro no site do Santander, até o dia 9 de junho, e comparecer das 8 às 12 e das 13 às 17 horas na Coordenadoria de Relações Internacionais, com o RG, CPF, Histórico Escolar, emitido pela CENTAC, e o comprovante da inscrição realizada junto ao banco.

O processo seletivo será realizado pela Coordenadoria em analise a média geral do acadêmico. A classificação vai ser divulgada no dia 13 de junho no site da Unesc. Mais informações pelo telefone 3431-2666.

Confira mais informações

Sonho do intercâmbio

Os alunos da Universidade podem participar de outros programas para realizar o sonho do intercâmbio. Para conhecer acesse a página de Relações Internacionais da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de abril de 2017 às 11:26
Compartilhar Comente