Escritório de Relações Internacionais

Pós-graduandos da Angola se despedem da Unesc com experiências positivas na bagagem

Pós-graduandos da Angola se despedem da Unesc com experiências positivas na bagagem
Estudantes foram acolhidos na reitoria da Universidade em um diálogo de despedida (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma parceria entre Unesc e Instituto Superior Politécnico da Caála está contribuindo para a saúde pública na Angola. A experiência de intercâmbio de 11 estudantes de pós-graduação, vindos de Bié e Huambo, chegou ao fim nesta segunda-feira (28/10). Promovida por meio do Programa de Residência Multiprofissional e do Mestrado em Saúde Coletiva, resultados positivos marcaram o encontro de despedida do grupo, realizado na reitoria da Instituição.

Para o angolano José Cambuta, os 24 dias no Brasil foram de uma rica vivência e possibilitará boas práticas em seu país. “Levaremos aprendizados que permitirão impulsionar nossa atuação lá. Vale destacar uma mudança de perspectiva sobre a atuação de alguns profissionais, como o agente de saúde, que aqui tem papel fundamental na estratégia e contato com a comunidade. Pontos como este certamente estarão em nossas conversas para a melhora da saúde pública da Angola”, destacou.

Os pós-graduandos chegaram no dia 5 de outubro e passaram a acompanhar o trabalho dos residentes da Universidade, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nas Clínicas Integradas da Universidade. Momentos pontuais, como seminários e oficinas, onde dialogaram sobre suas experiências e aprenderam sobre a saúde pública no Brasil, também foram realizados. “Foi uma experiência positiva e que agregou aos dois lados, como relatado por muitos integrantes da Residência Multiprofissional e do Mestrado em Saúde Coletiva. Para o futuro, novas atividades em parceria ocorrerão com muitos frutos a prospectar”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva e do Colegiado das Residências Multiprofissionais, Lisiane Tuon.

O grupo também visitou a Prefeitura, a Secretaria de Saúde de Criciúma e o CER (Centro Especializado em Reabilitação). O diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, parabenizou a vinda dos estudantes e enalteceu a escolha pela Unesc. “Saber que escolheram a nossa Universidade para completar a graduação é de grande alegria. Temos, há muitos anos, uma importante relação com a Angola, de onde mais de 500 intercambistas já nos visitaram”, frisa.

O intercâmbio foi mediado pelo Escritório de Relações Internacionais e tem a parceria do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva). O coordenador do Escritório de Internacionalização, Emilio Streck, também esteve presente no encontro.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de outubro de 2019 às 16:55
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos participam do Ciência sem Fronteiras

Estudantes da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, embarcarão em agosto e setembro em uma nova experiência. Celso Carneiro Carvalho Júnior, do curso de Medicina, Allan Serra Braga Bugyi, aluno de Ciência da Computação, João Carlos Christovam Teixeira, de Arquitetura e Urbanismo e Bruno Saccon Frezza e Guilherme Meneghel, estudantes de Engenharia Civil, irão fazer parte do curso em instituições de ensino no exterior. Os cinco foram aprovados no Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, que concede bolsas de estudo para que acadêmicos realizem parte da graduação ou pós-graduação em outros países. No mesmo programa, a Universidade já possui  alunos que estão no exterior.

No final da tarde de hoje (24/6), os alunos, acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, conversaram com o reitor Gildo Volpato sobre as suas expectativas nesta nova fase da jornada acadêmica. “Estou indo para ampliar meus estudos e quero representar bem a Unesc lá fora”, afirmou Celso. Para Guilherme, além do conhecimento acadêmico, cada um irá aprender mais sobre a cultura de outros países.

Celso e Allan vão para os Estados Unidos e João Carlos, para o Canadá. Os três passarão seis meses aperfeiçoando a língua inglesa e um ano estudando em universidades. Já Bruno e Guilherme, ficarão um ano na Itália. As viagens ocorrerão em agosto e setembro.

“Poucas pessoas têm todas as condições para ir estudar fora e vocês estão vencendo obstáculos em busca de algo mais para a formação profissional e pessoal. Esta experiência vai agregar muito na vida de vocês. Novas culturas, novas pessoas, novos conhecimentos. Que vocês tenham uma excelente viagem e que representem bem o Brasil, o estado, a cidade e a Universidade de vocês”, afirmou o reitor.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de junho de 2013 às 19:51
Compartilhar Comente