Escritório de Relações Internacionais

Pós-graduandos da Angola se despedem da Unesc com experiências positivas na bagagem

Pós-graduandos da Angola se despedem da Unesc com experiências positivas na bagagem
Estudantes foram acolhidos na reitoria da Universidade em um diálogo de despedida (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma parceria entre Unesc e Instituto Superior Politécnico da Caála está contribuindo para a saúde pública na Angola. A experiência de intercâmbio de 11 estudantes de pós-graduação, vindos de Bié e Huambo, chegou ao fim nesta segunda-feira (28/10). Promovida por meio do Programa de Residência Multiprofissional e do Mestrado em Saúde Coletiva, resultados positivos marcaram o encontro de despedida do grupo, realizado na reitoria da Instituição.

Para o angolano José Cambuta, os 24 dias no Brasil foram de uma rica vivência e possibilitará boas práticas em seu país. “Levaremos aprendizados que permitirão impulsionar nossa atuação lá. Vale destacar uma mudança de perspectiva sobre a atuação de alguns profissionais, como o agente de saúde, que aqui tem papel fundamental na estratégia e contato com a comunidade. Pontos como este certamente estarão em nossas conversas para a melhora da saúde pública da Angola”, destacou.

Os pós-graduandos chegaram no dia 5 de outubro e passaram a acompanhar o trabalho dos residentes da Universidade, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nas Clínicas Integradas da Universidade. Momentos pontuais, como seminários e oficinas, onde dialogaram sobre suas experiências e aprenderam sobre a saúde pública no Brasil, também foram realizados. “Foi uma experiência positiva e que agregou aos dois lados, como relatado por muitos integrantes da Residência Multiprofissional e do Mestrado em Saúde Coletiva. Para o futuro, novas atividades em parceria ocorrerão com muitos frutos a prospectar”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva e do Colegiado das Residências Multiprofissionais, Lisiane Tuon.

O grupo também visitou a Prefeitura, a Secretaria de Saúde de Criciúma e o CER (Centro Especializado em Reabilitação). O diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, parabenizou a vinda dos estudantes e enalteceu a escolha pela Unesc. “Saber que escolheram a nossa Universidade para completar a graduação é de grande alegria. Temos, há muitos anos, uma importante relação com a Angola, de onde mais de 500 intercambistas já nos visitaram”, frisa.

O intercâmbio foi mediado pelo Escritório de Relações Internacionais e tem a parceria do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva). O coordenador do Escritório de Internacionalização, Emilio Streck, também esteve presente no encontro.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de outubro de 2019 às 16:55
Compartilhar Comente

Residência Multiprofissional da Unesc recebe intercâmbio de enfermeiros angolanos

Residência Multiprofissional da Unesc recebe intercâmbio de enfermeiros angolanos
Visitantes participarão de uma atividade de 30 dias como observadores dos residentes (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Com o objetivo de fomentar a troca de experiências e as vivências da atenção em saúde, 11 estudantes de pós-graduação em Saúde Pública de Angola chegaram, nesta segunda-feira (7/10), em Criciúma. Os acadêmicos vieram para o Brasil para participar como observadores do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, em que vão acompanhar os residentes nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nas Clínicas Integradas da Universidade. Os visitantes participarão do projeto em um período de 30 dias.

Vindos de Bié e Huambo, duas províncias de Angola, os estudantes são profissionais da área de Enfermagem que atuam na atenção básica de saúde e buscam nos serviços e atendimentos realizados pela Residência, embasamento e experiência para levarem para o país de origem.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva e do Colegiado das Residências Multiprofissionais, Lisiane Tuon, o interesse da participação partiu dos próprios visitantes. “A Unesc e a Residência já tem experiência na atuação no município e, a partir dessa troca de informações, nós poderemos aprender com o modo de trabalho deles e eles também poderão levar o conhecimento daqui para a Angola”, explica.

O angolano José Cambuta está entre os participantes do grupo e busca colocar em prática no seu país o que aprender no Brasil. “A expectativa é grande e vimos que aqui tem pontos fortes na saúde pública, algumas coisas que queremos implementar lá”, coloca. Um ponto que chamou a atenção de Cambuta é a quantidade de profissionais atuando na Residência e na Universidade. “É um fluxograma muito grande, com um leque de profissionais importantes trabalhando em equipe”, coloca.

A mesma expectativa é compartilhada por Angela Praia, que, vê a troca de experiência como principal motivador desta atividade. “Na saúde pública nós atuamos na vertente da prevenção e aqui vejo que também atuam na empatia, no contato com as pessoas. Essa experiência servirá para vermos como é feito aqui e como podemos melhorar”, enfatiza.

O grupo visitou a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Criciúma no início da tarde. Após o encontro visitaram a Unesc, onde conheceram as Clínicas Integradas, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e tiveram o primeiro contato com os residentes do Programa, que serão seus parceiros nos próximos 30 dias.

O intercâmbio foi mediado pelo Escritório de Relações Internacionais e tem a parceria do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 07 de outubro de 2019 às 18:49
Compartilhar Comente